[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 28 Jan 2011, 08:28

Cara, em teoria todos os jogos com d20 são compatíveis uns com os outros. M&M é compatível com D&D, True20 com Ação, etc...
Só que em jogos OGL você não pode fazer menção ao fato de que o jogo é compatível com D&D, pois não leva o selo d20. Logo aquela linha pode até ser ambígua, mas ainda sim faz referência aos livros de Tormenta e não 3.5.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Russel em 28 Jan 2011, 09:33

Matheus Borges Ziderich escreveu:Cara, em teoria todos os jogos com d20 são compatíveis uns com os outros. M&M é compatível com D&D, True20 com Ação, etc...
Só que em jogos OGL você não pode fazer menção ao fato de que o jogo é compatível com D&D, pois não leva o selo d20. Logo aquela linha pode até ser ambígua, mas ainda sim faz referência aos livros de Tormenta e não 3.5.

e não seria muito mais facil e mais responsavel eles terem escrito

Agora, pela primeira vez, Tormenta torna-se um jogo completo(me engana que eu gosto), compatível com o aclamado Tormenta d20.

assim as pessoas iriam perceber que a retrocompatibilidade do TRPG se refere somente ao material de tormenta
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Russel

Mensagempor shido_vicious em 28 Jan 2011, 09:41

Matheus Borges Ziderich escreveu:Cara, em teoria todos os jogos com d20 são compatíveis uns com os outros. M&M é compatível com D&D, True20 com Ação, etc...

Menos, Matheus.

Linhas como o True20 e o M&M nunca tiveram pretensão de compatibilidade com com o D&D 3.5 -- tanto que ambos possuíam um selo próprio. Inclusive, era possível que outras empresas usassem tais selos para produzir suplementos compatíveis não com os básicos da Wizards, mas com os básicos M&M/True20.

Embora, por ser d20, seja possível usar coisas de suplementos de D&D 3.5 no True20, isso não é possível sem aplicar umas regras de conversão. Porque tem compatibilidade e compatibilidade -- é mais fácil jogar algo do Arcana Evolved no D&D 3.5 do que algo do Blue Rose.

Matheus Borges Ziderich escreveu:Só que em jogos OGL você não pode fazer menção ao fato de que o jogo é compatível com D&D, pois não leva o selo d20. Logo aquela linha pode até ser ambígua, mas ainda sim faz referência aos livros de Tormenta e não 3.5.

Só que, diferente do M&M e do True20, o TRPG veio acompanhado de todo um mission statement de "você vai continuar a usar seus suplementos de 3.5 como se essa 4a. edição jamais tivesse acontecido". Eu posso estar enganado, mas eu entendi a coisa toda como "se pudéssemos, continuaríamos a usar o selo d20 -- mas não rola, então vamos com esse básico stand-alone para substituir o Livro do Jogador perdido". Só que não é bem assim.

O TRPG tem base de d20 mas é outro jogo, não importa quantas vacas sagradas tenham sido mantidas. Não é um parente tão distante quanto o True20, mas nem tão próximo quanto o Arcana Evolved. Nem em sonhos se trata de compatibilidade do tipo plug and play -- vai precisar de conversão. Mesmo em se tratando de suplementos da própria linha Tormenta -- um bloco de NPC que possui um daqueles talentos que dava bônus em duas perícias vai precisar ter os valores de perícia calculados novamente, visto que tais talentos substituem os bônus por re-rolagem; se o NPC é de uma classe que mudou um bocadinho, como o bardo, é mais fácil usar só o nível como base e reconstruir do zero pelas regras novas. Mesmo classes de prestígio precisam que os pré-requisitos e algumas habilidades passem por um processo de conversão.

Me parece um pouco confuso. Invocaram o mesmo pronunciamento da Paizo, mas sem manter o sistema suficientemente preso ao D&D 3.5 como é o Pathfinder (e mesmo esse tem suas diferenças). De certo se, em vez de tentar ser "Paizo tupiniquim", se houvesse abraçado a natureza do OGL stand-alone e o fim da necessidade de responder à "metrópole" do LdJ 3.5, o sistema fosse mais interessante. Seria uma ótima chance de equilibrar combatentes e conjuradores -- refazendo o sistema de magia. Se poderia aproveitar as idéias de magia elemental do início do cenário; e dar um jeito de ter um feiticeiro diferente, que não fosse apenas um mago de grimório menor e uma possível avó com tara por criaturas mitológicas. E ainda assim seria perfeitamente compatível -- é só prover as diretrizes de conversão necessárias.
Tapista: feels like home... Stockholm!

Meu Deviantart
shido_vicious

Mensagempor Hikaru em 28 Jan 2011, 10:01

Pelo que eu li de mudanças de regra em TRPG a compatibilidade, mesmo com o proprio material, foi seriamente comprometida. Basicamente e mais facil e simplismente rasgar a parte de regras e so utilizar a parte descritiva, e refazer o resto do zero.

Alem do mais a atual tendencia de lançar livros que não tem material que deveria ter, para você ser praticamente obrigado a comprar outros livro, e no minimo irritante. Livros com Guerras Tauricas e Valkaria: Cidade da Deusa, são de utilizade duvidosa para mim. Já que as informações que eles passam deveriam estar no guia básico do cenário, e adivinha só elas não estão.

E depois falam que a Wizard e caça niqueis. Pelo menos la, os cenarios de campanha tem tudo que precisam.
ImagemImagemImagemImagemImagem
Hikaru

Mensagempor Nibelung em 28 Jan 2011, 10:12

Hikaru escreveu:Basicamente e mais facil e simplismente rasgar a parte de regras e so utilizar a parte descritiva

Que parte descritiva?

Hikaru escreveu:Livros com Guerras Tauricas e Valkaria: Cidade da Deusa, são de utilizade duvidosa para mim. Já que as informações que eles passam deveriam estar no guia básico do cenário, e adivinha só elas não estão.

Pior, Valkaria nem ao menos faz uso das Guerra Táuricas, que foi último grande evento do cenário.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Hikaru em 28 Jan 2011, 10:18

Nibelung escreveu:
Hikaru escreveu:Basicamente e mais facil e simplismente rasgar a parte de regras e so utilizar a parte descritiva

Que parte descritiva?

As que os fãs gostam de dizer que existem, como descrição dos Reinos Tematicos e a descrição da CdP, mas esqueça qualquer coisa que envolva regras nessa bagunça. Ou prepare uma quantidade obcena de aspirinas.

Nibelung escreveu:
Hikaru escreveu:Livros com Guerras Tauricas e Valkaria: Cidade da Deusa, são de utilizade duvidosa para mim. Já que as informações que eles passam deveriam estar no guia básico do cenário, e adivinha só elas não estão.

Pior, Valkaria nem ao menos faz uso das Guerra Táuricas, que foi último grande evento do cenário.

Serio? Valkiria NÃO usa nda das Guerras Tauricas? COMO ASSIM?!!!
ImagemImagemImagemImagemImagem
Hikaru

Mensagempor Nibelung em 28 Jan 2011, 10:22

Hikaru escreveu:As que os fãs gostam de dizer que existem, como descrição dos Reinos Tematicos e a descrição da CdP, mas esqueça qualquer coisa que envolva regras nessa bagunça. Ou prepare uma quantidade obcena de aspirinas.

Não tem descrição dos reinos no TRPG. Tem dos deuses, mas é bem básico. E nada que cubra restrições ou talentos especiais de devotos. Ou seja, pra quem não conhece o cenário, é só um reskin do panteão básico.

O resto de descritivo tem uma sinopse do cenário nas primeiras páginas, e só.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Metal Sonic em 28 Jan 2011, 11:07

Pra mim o pior é saber que ainda compram produtos dessa linha. Valkaria parece um suplemento mais ou menos, mas 35 reais?
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor o_venturoso em 28 Jan 2011, 13:36

Tah. Me cadastrei apenas para postar isto.
Este Formspring é do Cassaro né?
http://www.formspring.me/MarceloCassaro ... hareanswer
Se o próprio autor insinua que dizer que Tormenta não é retrocompativel com D&D e D20 está errado, quem sou eu para dizer o contrario...
o_venturoso

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Jan 2011, 13:39

Olha, ele pode insinuar o quanto quiser no formsprim ou twitter, não altera o fato de que está escrito no livro.
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Metal Sonic em 28 Jan 2011, 13:55

Na verdade o Cassaro está REFORÇANDO a compatibilidade com o D&D, quebrando o argumento do Matheus.

http://www.formspring.me/MarceloCassaro/q/889374483 escreveu:Mas deixa ver se entendi: alguém, em algum lugar, acusa que Tormenta RPG não é retrocompatível com o D&D 3a Edição e Sistema D20? Mesmo usando as mesmas regras, os mesmos termos, as mesmas habilidades, talentos e magias?

Realmente, a retrocompatibilidade existe, mas ficou bem mais complexa do que o caso do Pathfinder.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor o_venturoso em 28 Jan 2011, 14:12

Sim, foi o que eu quis dizer. Acho que apenas não ficou claro. Só quis dizer que o autor reforça que é retrocompativel e que quem diz o contrario(como Matheus) está errado.
o_venturoso

Mensagempor Corvo da Tempestade em 28 Jan 2011, 14:46

Mesmo usando as mesmas regras

Ataque de oportunidade era uma regra opcional no 3.0/3.5? eu nunca notei isso.

Onde está a proguressão +1/2 nível do D&D 3.0/3,5 ?

os mesmos termos, as mesmas habilidades

Essa discussão não (re)começou justamente por causa de um termo e da utilização(ou não) do SRD?

Mas sei de uma coisa: TRPG, pelo menos, não nasceu para tentar consertar suas próprias mancadas.

Concordo: O TRPG não nasceu pra consertar nada... pra consertar o TRPG e sim pra "consertar" o que eles achavam errado no 3.5....
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 28 Jan 2011, 15:10

Não, não inclui. A referência são aos livros da linha Tormenta, até porque em nenhum lugar da capa está o selo d20.

Porque a licença OGL proíbe o uso do selo d20 em produtos OGL.

São duas licenças completamente distintas.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Madrüga em 28 Jan 2011, 15:14

Matheus, sério. Temos a definição do sistema, a definição do Cassaro e os termos da licença OGL. Dói admitir o erro?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários