por Draco Bahamut em 15 Fev 2011, 21:23
Bom, eu tenho jogado bastante Pathfinder (eu fiquei apaixonado pelo trabalho da Paizo e fiz quase todas as assinaturas e com isso ganho um bom desconto). Para mim valeu a pena, são os pequenos detalhes de personalização que me fazem gostar do sistema. Eu não ligo muito para equilibro entre classes (eu até prefiro as classes desequilibradas, para mim é o mestre que deve fazer os jogadores se divertirem igualmente e não as regras. Mas isso vale somente para mim, acho que todos tem o dever de ser cada coisa a seu modo).
O que eu tenho notado no entanto é o seguinte (notar que minha experiência é toda usando aventuras escritas pela Paizo) :
1- Clérigos estão tendendo a virar "magos brancos": Não sei se foi o turbo do paladino, a inclusão do inquisidor ou a perda do Heavy Armor. Mas eu tenho notado que quem faz clérigo atualmente tem ido pouco para frente de combate (e apenas para curar aliados).
2- Paladinos estão muito fortes: Eles não se mexem muito, mas muitas vezes a melhor opção é teleportar o paladino para o lado do oponente e ficar baixando suas defesas.
3- Os monstros estão bem mais fortes: A paizo tem nivelado os monstros por cima, muitas habilidades novas bem taticas e pontos fracos incomuns fazem com que varias coisas que antes eram muito boas agora sejam medianas. Principalmente com ogros, gigantes e etc aplicando manobras de combate a torta e a direita (a mudança da forma como o sunder é tratado faz com que destruir itens do jogadores seja mais valido do que nunca, e o controle do campo de batalha nunca foi tão necessário).
4- Fazer personagem fica muito mais complexo: Entre classes novas, traits, factions, feats, alternative class, favored class bonus, heroic points, Fate Cards etc, etc, etc... A vida de quem utiliza tudo de Pathfinder é bem complicada para jogadores novos ou simplesmente jogadores casuais. Existem muitas nuances do sistema que voce só percebe após estudar muito o livro de regras.
5- As classes de prestigio morreram: Todos os jogadores que eu vi só pegaram classes de prestigio ou por razões de histórico ou trama. A maioria tem ficado mesmo nas classes básicas.
6- Jogar com uma mesa cheia de notebooks é muito pratico: Quase todos os jogadores na minha mesa tem notebook e na minha casa a internet é wireless, logo eles jogam com a página do PRGRD aberta e é muito cômodo ter tudo disponível ao alcance do google e aplicativos e apps de iphone etc... Acaba com aquela briga entre o mago e o clérigo para quem fica consultando o básico no meio do combate.
É isso.