[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Kinn em 28 Jan 2011, 23:53

Tomara que ele não entre em curto por causa disso.

Isso criou um paradoxo na linha argumentativa dele, que sempre foi negar toda e qualquer coisa que dizemos e afirmar tudo e qualquer coisa a favor de Tormenta & Cia.
Mas com Cassaro negando ele, ou ele concorda conosco uma vez na vida - algo que acho que ele teme fazer como se fosse uma concessão pecaminosa, que levaria a concordar com outras coisas e cada vez mais coisas até aceitar e admitir que na verdade sempre concordou com a gente em muita coisa - só que tinha vergonha de admitir...

Ou ele nega Cassaro para manter o argumento dele e entra em conflito existencial por negar a própria fonte como fato.
Kinn

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 29 Jan 2011, 01:34

Matheus Borges Ziderich escreveu:Cara, em teoria todos os jogos com d20 são compatíveis uns com os outros. M&M é compatível com D&D, True20 com Ação, etc...
Só que em jogos OGL você não pode fazer menção ao fato de que o jogo é compatível com D&D, pois não leva o selo d20. Logo aquela linha pode até ser ambígua, mas ainda sim faz referência aos livros de Tormenta e não 3.5.

Onde eu disse que um jogo não é compatível com o outro?! Eu eu disse é que o foco dos autores em "ajustar" o sistema de acordo com os materiais da linha TD20 e que a passagem na contracapa se refere aos livros de Tormenta já que, compatível ou não, um jogo OGL NÃO pode aludir a compatibilidade com D&D, pois não possui o selo d20.
Shido, eu entendi o seu ponto que os jogos OGL não foram criados pensando em ser compatíveis com outros jogos, mas mesmo assim eles possuem o mesmo sistema como referência. Pela definição da palavra ( do que se pode juntar; das coisas que podem concordar) eles são, sim, compatíveis, entre si. Em graus variados e alguns mais, outros menos em relação ao original. Eu não tenho o menor problema em usar meu Manual do Malfeitor com TRPG ou adaptar classes de prestígio do Completo do Arcano.
Então temos três pontos:
1- TRPG é compatível com D&D, assim como jogos OGL são compatíveis entre si (guardados os devidos níveis)
2- O foco da compatibilidade é voltado para a linha Td20.
3- O jogo em si não pode fazer menção a isso, pelas regras da licença (embora os autores estejam LIVRES para fazer isso em seus perfis de formspring, twitter, fórum, etc..)

Kinn, procura outra carreira e espaço pra aplicar psicologia de botequim. Se você não conseguiu sequer entender o que eu digo, com certeza não vai entender como eu penso.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor GoldGreatWyrm em 29 Jan 2011, 02:13

Td20 usava as regras do selo d20. Era um D&D "Tormentado"... portanto, sim,adaptar material do Td20 para TRPG possui a mesmíssima dificuldade de adaptar material de 3.x para TRPG ;)

Isso me lembra uma discussão da Jambô onde tinha muito "bu-hu Magia Persistente não funciona em TRPG por que era de D&D"... quando o único trabalho para adaptar talentos metamágicos é trocar o ajuste de nível deles por custo de PMs, mantendo o número (no caso, +6 PMs)
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 29 Jan 2011, 10:45

Sim cara, isso é óbvio. Só que a Jambô não vai ficar se preocupando se o TRPG vai funcionar bem com o Draconomicon, ela vai focar em fazê-lo funcionar com o Área de Tormenta que é um produto deles, consumido pelos fãs de Tormenta.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 29 Jan 2011, 11:07

Mas a promessa é de que funciona, Matheus.

Com todos os produtos com o selo d20, que é algo bem diferente de produtos OGL.

Tormenta não tem obrigação de ser compatível com M&M ou True 20, mas tem, sim, obrigação de funcionar com Draconomicon (que é, inclusive, um suplemento oficial). A promessa foi essa, não vejo o menor esforço em realizá-la.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Metal Sonic em 29 Jan 2011, 12:00

O TRPG não funciona por si próprio (lol Enervation lol Minoceiro lol), quanto mais com outros suplementos. xD
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor shido_vicious em 29 Jan 2011, 12:10

Matheus Borges Ziderich escreveu:Shido, eu entendi o seu ponto que os jogos OGL não foram criados pensando em ser compatíveis com outros jogos, mas mesmo assim eles possuem o mesmo sistema como referência. Pela definição da palavra ( do que se pode juntar; das coisas que podem concordar) eles são, sim, compatíveis, entre si. Em graus variados e alguns mais, outros menos em relação ao original. Eu não tenho o menor problema em usar meu Manual do Malfeitor com TRPG ou adaptar classes de prestígio do Completo do Arcano.

(Grifo meu.)

Mas deveria. Sério. RPGista tem muito dessa coisa de aceitar pagar para fazer o trabalho do designer. "O jogo é desequilibrado? Sem problema, isso é assunto pro mestre resolver." Não, não é. Fico abismado com esse tipo de postura.

"Você nunca vai precisar aprender outro sistema." Só que precisa. No momento em que você não consegue usar o documento do SRD pra resolver as coisas, temos efetivamente outro sistema, não importa o quão similar seja. Afinal, como mudaram algumas coisas, mas outras não, vai ser necessário estudar todo o livro de regras para saber o que permanece e que conhecimentos preciso "re-treinar". Inclusive, enquanto os "herdeiros" da 3.5 atacam o fato de "precisa comprar todos os básicos de novo!", manter-se na 3.5 através desses títulos requer tanta compra quanto passar para um jogo novo. E quanto mais divergente é a "nova" versão do 3.5 em relação ao original, menos serventia têm seus suplementos -- o uso nunca é direto; ou você se submete a fazer conversões, ou não usa o material.

Acho que é esse o ponto das críticas. Uma implementação real -- e prática -- do "continue a jogar como se a 4E não tivesse acontecido" deveria ser nas linhas do Arcana Evolved. A única diferença entre uma classe do AE e do D&D 3.5 é que as do AE possuem o equivalente a um talento a mais. Só. Todo o resto dá para usar direto, sem dar trabalho pro consumidor.

No fim das contas, se o sistema que "deixa tudo igual" requer quase tanto trabalho e compras quanto aprender um novo, qual a real vantagem? Se eu jogasse nesse tipo de sistema, seria mais vantagem mudar pra 4E -- ainda há similaridades suficientes (d20 + mod vs. CD, classe de armadura, pontos de vida, armas que causam dano com dados diferentes...), mas meu investimento financeiro e de tempo para aprender é melhor recompensado com um sistema de design (muito) mais competente.

Realmente não entendo porque, já que é inevitável ter de reaprender uma série de coisas, não refizeram o sistema desde o alicerce. Os envolvidos são game designers experientes, logo, teriam plena capacidade de atacar com um 3.5 que de fato resolve os problemas do sistema (e isso seria um belo "calaboca" pro pessoal da 4E, que é capaz de dizer que o sistema deles de fato resolveu problemas). Mas infelizmente preferiram apenas aplicar mudanças cosméticas do Star Wars Saga.
Tapista: feels like home... Stockholm!

Meu Deviantart
shido_vicious

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 29 Jan 2011, 12:41

Virtual, TRPG é compatível com o Draconomicon. Funciona bem? Não sei, ainda não testei. Mas o foco da editora vai ser em fazer funcionar melhor com os próprios materiais.

Não entendo o pq da confusão. TRPG é um RPG OGL igual a outros, como Pathfinder. A própria Paizo anuncia no seu site que Pathfinder é compatível com livros 3.5.
"The Pathfinder Roleplaying Game is an evolution of the 3.5 rules set of the world's oldest fantasy roleplaying game, designed using the feedback of tens of thousands of gamers just like you"
"The Pathfinder Roleplaying Game has been designed with compatibility with previous editions in mind, so you'll be able to use your existing library of 3.5 products with minimal effort. In fact, the Pathfinder RPG is designed to smooth over a number of the rough spots in the 3.5 rules set, making several existing books even easier to use."

Shido, eu concordo ctg em parte. Não importa as divergências entre os jogos OGL, ainda é infinitamente mais simples usar esses materiais em conjunto do que se eles tivessem sistemas completamente difentes. Antigamente se vc quisesse jogar um jogo com Mechas, tinha que aprender Battletech ou Mekton, e se mudasse de idéia e quisesse jogar fantasia medieval, tinha que mudar pra AD&D (ou um assemelhado) e aprender um jogo completamente novo. A única exceção que me ocorre é o GURPS, e mesmo esse você tinha que ter um módulo de acordo com a ambientação que quisesse.

E hoje não importa quantas vzs vc mude de jogo, se eles usam o d20 é infinitamente mais simples aproveitar elementos desses jogos entre si. Eu não precisei aprender um sistema completamente novo pra usar M&M ou TRPG,. Tive que reaprender algumas coisas, sim, mas fiz isso com uma facilidade muito maior do que se tivesse que aprender um sistema novo.

Que fique claro que eu não estou endeusando o sistema d20, existem outros sistemas que são mais bem acabados e eu sou fã deles (culpa dos teus artigos no .20 =P), mas ele é um sistema bem prático e funcional no que se refere um intercâmbio de elementos entre jogos que utilizem o sistema.

Enfim, esse posto foi muito off topic. Se tu quiser continuar a conversa me manda uma MP ou pega meus contatos com o Nume.

Voltemos a programação normal.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 29 Jan 2011, 12:55

Não entendo o pq da confusão. TRPG é um RPG OGL igual a outros, como Pathfinder. A própria Paizo anuncia no seu site que Pathfinder é compatível com livros 3.5.

É um OGL que promete ser compatível com D&D 3.5, mas não é.

Pathfinder é muito mais compatível com D&D 3.5 do que TRPG, e ainda assim tem problemas de compatibilidade. E um erro não justifica o outro.

O problema é esse: foi prometido que você poderia usar qualquer suplemento d20 anterior ao TRPG, e você não pode. Só isso. Você concorda ou discorda dessa premissa?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor GoldGreatWyrm em 29 Jan 2011, 12:58

Matheus Borges Ziderich escreveu:Sim cara, isso é óbvio. Só que a Jambô não vai ficar se preocupando se o TRPG vai funcionar bem com o Draconomicon, ela vai focar em fazê-lo funcionar com o Área de Tormenta que é um produto deles, consumido pelos fãs de Tormenta.

Eles não tem que se preocupar com o Draconomicon. Eles tem que se preocupar com a linha d20 antiga deles - que usa as mesmas regras da 3.5 - e mesmo assim tem momentos de coçar a cabeça, como os talentos de regeneração de Galrasia - um suplemento TRd20.
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Mensagempor Lumine Miyavi em 29 Jan 2011, 13:15

Já estou prevendo um "Galrasia não foi escrito pelo Trio". :hum:
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 29 Jan 2011, 13:34

Virtual:
Matheus Borges Ziderich escreveu: Eu não tenho o menor problema em usar meu Manual do Malfeitor com TRPG ou adaptar classes de prestígio do Completo do Arcano.

Cara, Pathfinder e TRPG são compatíveis com D&D 3E e outros jogos d20. Não sei você, mas eu usava o meu Manual do Malfeitor com D&D até antes do TRPG.

Lumine, vc se engana,até pq o Galrasia leva sim a mão do Cassaro. Mas como eu disse, o foco da editora é ajustar com a antiga linha, e o Bestiário prowly vai vir com estes talentos revisados.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor ferdineidos em 29 Jan 2011, 15:35

Matheus Borges Ziderich escreveu:O Lumine tá certo. Não dá pra ir pela SRD, tem-se que ir pelo TRPG e ele não coloca os níveis negativos como dano, então o talento não se aplica.

metalsonic escreveu:Se o TRPG não define o que é "dano" em suas páginas, eu fico com o SRD. Afinal não é novidade nenhuma que o TRPG é uma variante do mesmo.

Só pra lembrar onde tudo começou.

No fim das contas isso tá certo:

metalsonic escreveu:Então com o Talento Mago de Batalha, um Mago de 7º com INT 24 (+7) causa 1d4+7 de dano com um Drenar Temporário (Enervation). Basta atingir um Ataque de Toque para imediatamente matar qualquer criatura que não seja imune a Efeitos Necromânticos ou de Morte com 8 DVs ou menos. Com um Crítico vai matar qualquer Criatura com 16 DVs.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor ordo_dracul em 29 Jan 2011, 19:24

Realmente não entendo porque, já que é inevitável ter de reaprender uma série de coisas, não refizeram o sistema desde o alicerce.

eh difícil entender? serio? tem gente que GOSTA de 3.5 (eu incluso), e quer continuar jogando com as mesmas regras, soh melhoradas.

quanto as magias, vcs testaram o TRPG? pq com os pontos de magia ficou bem mais equilibrado... os conjuradores lançam bem menos magias... alem disso, conhecem menos magia, e naum aprendem mais "por fora", soh com talento ou subindo de nivel. com poucas magias, adeus a super-versatilidade dos magos e clerigos (que agora tem que aprender)
ordo_dracul

Mensagempor GoldGreatWyrm em 29 Jan 2011, 19:27

http://jamboeditora.com.br/forum/viewto ... 644#179644
GoldGreatWyrm escreveu:
eu confeso que achei até pouco PM, mas nas mesas que eu joguei, como um feiticeiro, um ladino com PM e Ranger sem magia não notei nenhum abuso ainda, na verdade até achei preciosismo dos jogadores, alguns gastavam entre 1 e 2pm um combate todo, e apelavam pra magias de nivel 0.

Curioso, mas verdadeiro, preciso sair no nivel 3 pra ver se isso piora e o quanto piora.

http://jamboeditora.com.br/forum/viewto ... c&start=60
Lumine escreveu:Um mago do TRPG tem, gastando TODOS os talentos teria no mínimo, 177 PM (excluindo o modificador inicial de magias); poderia preparar todas as magias acima, sobram 33 PMs, não gasta para realizar magias de 0*, e tem como reduzir de duas formas diferente, com um redutor global de -1 em qualquer magia (basta ter um amigo perto e pedir pro seu Qarren, ou na falta de um amigo, um simples familiar corvo, que pode falar um idioma).

http://jamboeditora.com.br/forum/viewto ... 652#154652
Eu Mesmo escreveu:1) com um talentinho, tu soma Inteligência no dano.
2) Digamos que um conjurador de nível 20 tenha 30 no seu atributo-chave. Mesmo assim, não alcança os de TRPG com seus PMs
3, 4 e 6) diminuir as "magias conhecidas" de nada adianta. Tu só tira a versatillidade que beneficiária o grupo e deixa o conjurador com as magias que ele vai usar para causar Morte em MassaTM. Ainda mais que o sistema de PMs ajuda nisso.
7) Regras básicas my ass. Criação de itens auxiliava mais o grupo em ter os itens que eles queriam do que qualquer outra coisa. Agora eles são obrigados a ir no item shop... se conseguirem chegar em Vectora.
8) Grande coisa os TRs terem aumentado. Tu vai ter que ficar fazendo corner cases para evitar que um conjurador com Tentáculos Negros ou uma mão de Bigby acabe com um combate no primeiro turno sem a RM.

http://jamboeditora.com.br/forum/viewto ... 787#153787
NewKid escreveu:alem disso aumentou consideravelmente a chance de fazer critico, já q vc não precisa confirmar nada. Já tem esquema de combo para dar 4 ataques em um turno, isso no nivel 17, e todos com o mesmo valor (a mesma penalidade tambem) então apenas o teste pode provar se isso resolveu ou não. E eu tenho q confessar, não fiz testes ainda em nivel tão auto

Eu Mesmo escreveu:Por que o único guerreiro que vai "prestar" é aquele com cimitarra. E ainda não alcança o poder de um conjurador.

Outra coisa que resgatei lá do outro tópico:
http://jamboeditora.com.br/forum/viewto ... 405#155405
Advogado de Regras escreveu:
Spartanus escreveu:Mesma coisa é diferente de mesma lógica. Um fusca preto é a mesma coisa que um fusca branco: ambos são carros. O uso de um avião de passageiros tem a mesma lógica, a mesma finalidade, do uso de um ônibus de transporte de passageiros interestadual: o transporte de pessoas.

Continuar o non sequitur não ajudará a fazer com que sua argumentação se torne consistente.

Tire o manual de falácias da mão, por que o cerne do argumento do GGW é válido: O número de slots em D&D 3.5 é ao menos o triplo dos slots de Tormenta OGL, o que é altamente relevante para fins de equilíbrio.

E o problema maior jaz em algo que foi notado com alguns talentos de D&D 4e: Quando você tem alguns ítens mágicos maçantes, mas que oferecem bônus em efeitos gerais que serão altamente utilizado no jogo ( pense em Robust Defenses ou Weapon Specialization na 4E, e no caso de Tormenta OGL, nos ítens de aumento de atributo, de testes e de CA ), tais ítens serão selecionados no lugar daqueles situacionais, que tem seu uso limitado a certas circunstâncias ( como Botas de Vôo ).

E já que citou os slots, a minha aposta é que dos 4 slots disponíveis, um Combatente vai ocupar um deles com a armadura, outro com um ítem que aumente seu atributo primário, um que aumente seus testes e vai basicamente sobrar um slot para outros efeitos. O que é algo ruim, já que basicamente força o jogador a se limitar a efeitos estáticos e haverá apenas um slot para lidar com efeitos variados.

E por hoje era isso. Cavocar aquele tópico é cansativo.
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários