Notícias D&D 4e (Arquivo 2)

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor GoldGreatWyrm em 20 Nov 2007, 17:27

É. Daí inventaram a Devastadora Sagrada :b

Quanto aos itens, nunca gostei das armas "+X". Mas os encantamentos são legais. Estou louco para ver como vão ficar na 4.0.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Fëanor em 20 Nov 2007, 17:30

O problema é que os itens mágicos viraram algo para equilibrio do jogo.

Eu tava pensando em subtituir os itens que dão bonus em habilidade por habilidades que os jogadores ganham conforme o nivel.

Ex: cada nivel eles ganham 1 ponto de habilidade, ao invés de ser a cada 4. Limite de 16 em 1 atributo.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor ShinRyuu em 20 Nov 2007, 18:11

Roquen escreveu:Ué, mas seguindo essa tua interpretação os modificadores ficam iguais à 3ed, não? Me lembro dessa idéia já ter sido refutada e que os modificadores positivos começam muito antes do 10, não?

Alguém falou isso, sim, mas não vi em fonte oficial. Vi coisa do tipo "ah, estive na convenção em Londres e não sei quem falou que ia ser assim..." Até agora a teoria que o sujeito trouxe e que parece ter sido aceita ainda não me convenceu, porque não bate com a ficha do spined devil nem resolve o problema ao qual se propôs, nas palavras do relator (que seria acabar com penalidades).

Roquen escreveu:Agora qualquer o paladino compra a Vingadora Sagrada numa lojinha de itens mágicos. :linguinha:

Discordo. O valor serve primeiramente pra relacionar tesouro com XP e, assim, indicar em que nível o item é um prêmio apropriado, seja por uma missão sagrada ou por matar o dragão que matou o paladino lendário. Se o Mestre permite que a vingadora seja comprada na lojinha de itens mágicos, a culpa é só dele e de mais ninguém.

O que eu acho interessante sobre a Vingadora é que a maioria dos poderes dela antigamente não eram dela própria, mas sim da classe: um paladino empunhando uma espada sagrada, qualquer que ela fosse, produzia uma aura de poder que dissipava magias etc. A Vingadora em si era só uma espada +5 sagrada com talvez alguns detalhes a mais que eu não lembro. Mas, agora, o poder vem da espada, não do paladino.

Edit:

PHB 2E escreveu:A paladin using a holy sword projects a circle of power 10 feet in diameter when the sword is unsheathed and held. This power dispels hostile magic of a level up to the paladin's experience level. (A holy sword is a very special weapon; if your paladin acquires one, the DM will explain its other powers.)

DMG 2E escreveu:In the hands of any character other than a paladin, this holy sword will perform only as a sword +2. In the hands of a paladin, however, it creates a magic resistance of 50% in a 5-foot radius, dispels magic in a 5-foot radius at the level of the paladin, and inflicts +10 points of bonus damage upon chaotic evil opponents.

Pra mim, ela não perdeu muita coisa na 3E não. Uma coisa interessante que eu vi é que, embora o paladino expulse mortos-vivos como um clérigo 2 níveis inferior, o poder também funciona contra fiends (demônios e diabos), coisa que se perdeu na 3E.

Edit2:

Feanor escreveu:O problema é que os itens mágicos viraram algo para equilibrio do jogo.

Por isso, só uma nova edição pra resolver. Ou um sistema alternativo como Iron Heroes.
ShinRyuu

Mensagempor Deicide em 20 Nov 2007, 18:34

ShinRyuu escreveu:
Feanor escreveu:O problema é que os itens mágicos viraram algo para equilibrio do jogo.

Por isso, só uma nova edição pra resolver. Ou um sistema alternativo como Iron Heroes.

Pois é. Se alguém quiser adotar essa mudança de itens mágicos na 3e, ele teria que, no mínimo:

- Banir todos os itens e propriedades mágicas que simplesmente dão bônus +X numa característica. Ou no máximo +1 e olha lá.

- Adotar alguma regra de ganho de CA por nível (sugiro 1/2 Nível para classes que precisam ficar longe da ação, ou 2/3 para classes que usam armaduras e 3/4 para as que têm limitações de armadura mas precisam combater corpo-a-corpo).

- Adotar alguma regra para melhorar o ganho de pontos de Habilidades (no Saga você ganha dois pontos a cada quatro níveis... num jogo aqui em casa, adotamos +1 em qualquer habilidade a cada quatro níveis, e mais um aumento +1 de três Habilidades diferentes a cada cinco níveis).

- Só permitir itens que dão habilidades que normalmente sejam opcionais ou que não sejam normalmente adquiríveis com classes. Uma espada flamejante que lança Raio Ardente x vezes por dia, ou um mangual com alguma habilidade de causar dano em área ocasionalmente. Coisas claramente mágicas e opcionais, que dão mais opções ao invés de melhorarem habilidades primárias de classe.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Haiyate em 20 Nov 2007, 20:24

condordo plenamente!!

itens que simplesmente dão bônus são tão banais e parece que o povo de D&D se esqueceu como os verdadeiros itens mágicos são interessantes

o maior exemplo disso é caverna do dragão ( voce ve algum item banal? eu vejo um monte de itens cada um com habilidades exelentes!!)

se na 4 edição os itens voltarem a ter mais habilidades e menos bônus será uma grande bença
Haiyate

Mensagempor Roquen em 20 Nov 2007, 21:17

Hum, eu pensei em algo mais simples que vcs: permitir que os personagens "comprem" bônus com o valor que deveriam gastar em ítens mágicos. Ou seja, ao invés de tu comprares uma espada +3, tu compras um bônus de +3 com espadas. Ou seja, tu é um cara melhor em espadas do que as outras personagens. Só. Os bônus flamegantes e afins são simplesmentes bônus de dano - ou seja, tu é particularmente bom em causar estragos com determinada arma. Simples. A mesma lógica vale para tudo que dá bônus. O resto pode ser ítem mágico normalmente. Ah, até as botas da velocidade são apenas "um ataque extra". Me pareceu bom o suficiente - não é pq tu tens um ítem mágico na ficha que ele realmente precisa existir *fisicamente* no jogo.

---

Engraçado como todo mundo gosta da idéia de abolir itens mágicos do tipo +x de bônus. Impressionante como eles já alteraram as nossas mentes para gostar da mudança que eles estão propondo! (ok, isso foi bastane teoria da conspiração por hj!)
There's a hole in the world like a great black pit,
And the vermin of the world inhabit it,
And its morals aren't worth what a pig could spit,
And it goes by the name of London.

Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street
Roquen

Mensagempor Deicide em 20 Nov 2007, 21:46

Roquen, eu nunca gostei da idéia de depender de item mágico.

Há quatro anos jogo D&D. Nenhuma campanha que mestrei tinha muitos itens. E todo o sistema D20 Anima que criei e testei por quase três anos se baseou em não ter itens mágicos. Eu gosto de personagens heróicos que têm um ou dois itens que os complementam, não que dependem de ter itens mágicos da cabeça aos pés para serem heróicos.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Fëanor em 20 Nov 2007, 23:02

Engraçado como todo mundo gosta da idéia de abolir itens mágicos do tipo +x de bônus. Impressionante como eles já alteraram as nossas mentes para gostar da mudança que eles estão propondo! (ok, isso foi bastane teoria da conspiração por hj!)

Esse tipo de coisa a gente só percebe que não gosta quando experimenta.
Não acredito em nenhuma teoria da conspiração.

Mas ninguém acreditava no Mel Gibson também. XD
Far from home

Fëanor

Mensagempor Roquen em 20 Nov 2007, 23:13

Calma Deicide, foi piada! :D - e concordo contigo. Depender de itens mágicos é muito chato. O cara parece um soldado americano de revista, onde o cara é todo cheio de coisinhas e apetrechos. Tira o foco das habilidades do personagem!

Viu, ninguém acredita até que ...

Roquen

Mensagempor Kinn em 21 Nov 2007, 01:44

Para CA ganha por nível o UA tem regras interessantes sobre isso.
Interessante a idéia de comprar bonus para os itens... mas aí já entra a idéia (que imagino que será implementada junto com a blade magic e skill tricks pra todas as classes).

Itens mágicos = itens de legado. Devem ser assim mesmo, embora pessoalmente eu prefiro as Scion's weapons do UA.
Kinn

Mensagempor ShinRyuu em 21 Nov 2007, 09:52

Só pra dar um pitaco, armas com dano por energia eu manteria como itens mágicos.
ShinRyuu

Mensagempor Fëanor em 21 Nov 2007, 10:03

Vejamos, um guerreiros com iten de habilidade conseguiria:

Cinto da Força +6, Manual da força +5, +5 de pontos.
Amuleto da Constituição +6, manual da constituição +4
Luvas da Des +6.

O total de pontos dá 32.

Fazemos que eles ganham 1 ponto a cada nivel e 3 ao invés de 1 a cada 4 niveis, isso soma 30.

Todos os personagens tem um atributo primário e um secundário.
Então fazemos um limite por nivel:

Nivel // Atributo Primario // Atributo Secundário // Outros
1 - 4 //.........+3.........//...........+2............//...+1...
5 - 8 //.........+6.........//...........+4............//...+2...
9-12 //.........+9.........//...........+6............//...+4...
13-16//.........+12.........//...........+8............//...+6...
17-20//.........+16.........//...........+10............//...+6...
Far from home

Fëanor

Mensagempor Roquen em 21 Nov 2007, 10:09

ShinRyuu escreveu:Só pra dar um pitaco, armas com dano por energia eu manteria como itens mágicos.

É talvez ficasse melhor, mas daí acho que era bom limitar o número de tipos de energia na mesma arma, permitindo que talvez que uma mesma energia pudesse ser aplicada várias vezes. Espada flamejante +3 é umas espada que dá +3d6 de dano de fogo, por exemplo (o +3 serve para dizer o número de dados, não o bônus no ataque e dano). Parece ficar interessante. Uma pena eu não poder testar mais ...

Ah, acabei de ver um episódio de Caverna do Dragão: aquilo sim eram ítens mágicos de verdade! Tri legais! :)

Roquen

Mensagempor Styker em 21 Nov 2007, 10:49

Viva FFX, adeus bõnus no ataque e viva habilidades especiais. Todo item mágico devia ser assim.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor Deicide em 21 Nov 2007, 10:54

Como eu disse, só sou contra itens com bônus para características básicas.

Por exemplo, ia ser legal um item assim:

Lâmina Sagrada de Anôr (ê, Plágio!)
Espada Larga
Habilidades:
- Flamejante: +1d6 de fogo no dano (equiv. a bônus +1)
- Explosão Flamejante: +1d10 de dano de fogo em críticos (equiv. a bônus +1)
- Raio Ardente: Uma vez por encontro; Raio Ardente como conjurador de nível igual ao BAB do empunhador. (equiv. a bônus +2, digamos)
- Ardor: Três vezes por dia, permite atacar um oponente e coloca-lo em chamas. Ação Rápida que acompanha o ataque, causa +2d6 de dano (total +3d6), e 2d6 de dano por fogo por três rodadas naquele oponente. (Equiv. a bônus +2, digamos)
- Inferno: Uma vez por dia, permite conjurar Bola de Fogo como um conjurador de nível igual ao BAB do empunhador. Reflexos CD 14 + 1/2 BAB do empunhador para metade do dano. (equiv. a bônus +3, digamos)

Pronto! Agora você tem uma arma equivalente a uma arma +9, totalmente temática, que te torna mais versátil, e não é obrigatória! Ia ser legal ver esse tipo de item mágico em jogo.

Ou uma Vingadora Sagrada 2.0++:
Espada Bastarda
- Sagrada: +2d6 de dano sagrado contra criaturas de alinhamento mau (equiv. +1).
- Aura Sagrada: Caso um paladino empunhe esta arma, uma aura de luz o cerca, provendo os benefícios de um Círculo de Proteção contra o mau (equiv. +3, digamos).
- Destruir o Mal: Nas mãos de um Paladino, esta arma confere 3 usos adicionais de Destruir o Mal por dia. (equiv. +2, digamos)
- Luz Cegante: 3 vezes por dia, esta arma permite ao empunhador conjurar Luz Cegante como se fosse um conjurador divino de nível igual a seu BAB (CD 14 + 1/2 BAB do personagem para resistir ao efeito) (equiv. +3, digamos)

Pronto, mesmo custo de uma arma +9 também! Eu não realmente parei para equilibrar os efeitos, então são só exemplos de armas "legais".

Deicide

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários