Elfos e drows

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Elfos e drows

Mensagempor Kinn em 21 Nov 2007, 16:00

E anões são apelões demais com monte de poderes raciais e ninguém reclama.
Só achei exagerado que o atributo chave fique a vontade pra ganha o bonus de +2.
Deveria ser fixo IQ pra magos.

Se fosse o caso, que se usasse um sabor de elfo pra outro atributo (como minha campanha que tem elfos sabor feiticeiros que teriam CH ao inves) e drow pelo exemplo de cultista de Lolth, sendo clérigas teriam SB como base.

Poderia retirar 2 ou duas perícias que ganham pontos...
Mas não acho que mereça ajuste de nível pq anão não tem e fora ele, de raça forte só mesmo humano e seu bonus feat se comparam em força.
Kinn

Elfos e drows

Mensagempor Youkai X em 21 Nov 2007, 16:14

por Sampaio em 21 Nov 2007, 14:46

O primeiro pq eu fiquei com a dúvida de como meu elfo druida, criado e nascido no mei do mato por um druida humano depois de ter a família assassinada, saberia tanto da cultura élfica se ele tem contato com ela tanto quanto meu padrasto druida humano?

(acabei de inventar o personagem, só exemplo)

Esse é o problema com raças não-humanas. Sempre tem alguém que quer buscar backgrounds de um membro da raça X criado pela raça Y. Aí já seria questão de conversar com o mestre. E possivelmente trocar as habilidades culturais dos elfos (cultura intrincada, proficiências, clases favorecidas, aprendizado automático do idioma, etc, parte das perícias) e substituir pelas humanas ou da outra raça em questão .

O terceiro tb acho excessivo, as classes tem como classe favorecida somente uma por um bom motivo: justamente para vc não poder escolher qual é na hora de fazer seu personagem e não abrir ainda mais brechas nas regras, permitindo que um elfo escolha entre três classes para ser a favorecida?

Particularmente é difícil dizer definir uma raça inteira por apenas uma classe. Tudo bem que não são flexíveis que nem os humanos, mas as raças não-humanas bem que merecem um pouquinho mais de flexibilidade. (então o anão poderia ter como classes favorecidas guerreiro ou clérigo)

O segundo eu achei poderoso o suficiente para, junto as demais características colocadas, já dar um ajuste de nível. Ou não, daí acho um pouco desbalanceado quanto as demais, talvez próxima apenas do anão.
Essa é uma senhora vantagem, que permitirá brechas na regra tamanhas e que fará com que o primeiro 18 seja usado em um atributo de conjurador, para sair bombando em magias.

por Fëanor em 21 Nov 2007, 14:55

Essa é uma vantagem que fará com que jogadores que decidirem fazer magos escolham elfos ao invés de humanos.

Sem essa habilidade, eu ainda escolheria humano no lugar de elfo para um personagem mago.

O que o Fënor falou já responde a muita coisa. Será mesmo que os anões e a minha versão de elfos merecem AN? Será que eles se tornaram superiores aos humanos? Será que contra tanta flexibilidade do ser humano é necessário um pouco mais de poder e habilidades extras? como as que essas raças apresentam?
Youkai X

Elfos e drows

Mensagempor Fëanor em 21 Nov 2007, 17:17

Pode dar 500 habilidades para anões ou elfos ou drows, humanos com seu talento adicional sempre, SEMPRE serão escolhas ótimas, principalmente para personagens pre precisam de talentos, como guerreiros de corrente com cravos ou Druidas.

Druidas que, como as magias de buff são as principais, a sabedoria pouco importa. Assim como pouco importa os +2 em perícias que ele pode conseguir se transformando em um animal. Ou as armas exóticas que ele jamais irá usar pois tem armas naturais. Ou a visão da penumbra que os animais já possuem. Assim com os +2 de destreza que desaparecem quando ele se transforma em um animal (e por acaso os pontos de vida não mudam).

Se fosse o caso, que se usasse um sabor de elfo pra outro atributo (como minha campanha que tem elfos sabor feiticeiros que teriam CH ao inves) e drow pelo exemplo de cultista de Lolth, sendo clérigas teriam SB como base.

Hmm, acho que tem razão, vou deixar só inteligencia mesmo.
Fëanor

Elfos e drows

Mensagempor Styker em 21 Nov 2007, 17:22

É como eu uso nos meus, só inteligência. Já pra evitar clérigos, druidas, magos, feiticeiros e pun puns elficos :D
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Elfos e drows

Mensagempor Kamus de Aquário em 21 Nov 2007, 17:52

Então em relação as armas, vai ganhar familiaridade com 3 armas exoticas ou bônus no acerto com 4 armas comuns? Como disse antes, dar ambos é muito exagerado.
Kamus de Aquário

Elfos e drows

Mensagempor Youkai X em 21 Nov 2007, 17:57

Kamus, você só escolheria ter bônus de acerto em uma das 4 armas, e apenas naquelas que a tua classe de primeiro nível for proficiente. Então um elfo mago de 1º nível nunca teria como ganhar Foco em arma e muito menos a proficiencia nas lâminas élficas e no arco grande.
Youkai X

Elfos e drows

Mensagempor Sampaio em 21 Nov 2007, 19:01

O mestre diz: ele não tem.

Meu elfo é orfão e foi criado inteiramente na cultura humana, mas o livro do jogador diz que ele ganha proficiencia com sabre e arcos.

Pois então, depender disso não é algo bacana. As pessoas podem começar a limitar seu backgrund para não perder isso.

Fora que a proficiencia poderia até ser justificada por aptidão racial, mas não o conhecimento.

PS: teu padrasto viveu até os 100 anos?

Boa!
Ok, ele era um anão. :bwaha:

De qualquer maneira pra mim não faz diferença. Não dou penalidade de experiencia, desde que o cara invente uma história coerente.

Excelente medida. Passarei a adotar.
Mas e quanto aos demais que usam a regra do livro? Deenderão da boa vontade do mestre?
Pq do contrário ficará desequilibrado. Uma das vantagens de ser humano está em pode ter qualquer classe como favorecida, e não é a toa que as demais raças não têm isso.
Acho desnecessário e desequilibrado adcionar isso aos elfos.

Essa é uma vantagem que fará com que jogadores que decidirem fazer magos escolham elfos ao invés de humanos.

Sem essa habilidade, eu ainda escolheria humano no lugar de elfo para um personagem mago.

Um dos sabores de elfos já lhe dá +2 de Int e faz com que muitos pjs que querem ser magos migrem para essa raça. Além de tudo não acho que deve-se modificar uma raça apenas para agradar mais a uma classe que aparentemente estava melhor adaptada a outra raça.

Mas o que estou argumento aqui é mais justamente colocar uma raça como imã e abertura para coisas non-sense, além de não favorecer tanto em quesito in-game/in-fantasy a raça.
Ela foi fetia sem isso por algum motivo, que decerto envolve o desequilibrio que está acontencendo.

E possivelmente trocar as habilidades culturais dos elfos (cultura intrincada, proficiências, clases favorecidas, aprendizado automático do idioma, etc, parte das perícias) e substituir pelas humanas ou da outra raça em questão .

Sinceramente não me parece uma boa solução.

Gostei muito das demais mudanças, mas aqui escapa uma brecha que demanda tanto boa vontade do mestre quanto espera-se que um bom player não deixe de fazer nada por conta das privações que seu background pode oferecer.

Particularmente é difícil dizer definir uma raça inteira por apenas uma classe. Tudo bem que não são flexíveis que nem os humanos, mas as raças não-humanas bem que merecem um pouquinho mais de flexibilidade. (então o anão poderia ter como classes favorecidas guerreiro ou clérigo)

Pois então, mas a questão de classe favorecida não é só uma característica bonita para sair adcionando as raças, é tb uma senhora vantagem.

Será mesmo que os anões e a minha versão de elfos merecem AN?

Não disse dos anões, eles estão um pouco mais apelativos que as demais mas não demando ajuste de nível. Se muito, balancea-lo mais.
Mas um elfo com tudo isso que adcionou, decerto merece um +1 aí.

Será que eles se tornaram superiores aos humanos?

Sim, pois vc está dando a eles parte das vantagens de ser humano e os humanos continuam sem nenhuma das vantagens de ser elfo. As vantagens do humano consistem justamente nessa flexibilidade, mas não ter ajuste de atributo por exemplo, faz com que vc não consiga maximizar uma tributo importante para sua classe. Vc pode ter um elfo arqueiro de 1o nível com 20 de Destreza, mas nunca um humano. Em compensação ele terá a flexibilidade. E vc está dando ainda por cima, parte dela tb aos elfos.
Está desbalanceando.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Elfos e drows

Mensagempor Kamus de Aquário em 21 Nov 2007, 19:56

Desbalanceado está, limite a apenas 1 classe favorecida, de apenas uma vantagem racial em relação a armas, limite o bônus de apitidão mágica apenas 1 atributo fixo, diminua a quantidade de perícias que eles recebem bônus (limite a 3 e outras continuam sendo Ouvi, Obsr e Procu) e mantenha todo o resto como pensou e vai ter uma raça muito boa pra formar magos e rangers. :victory:

Só n curti os lances opcionais, cultura intrincada e tals, sei lá, parece que tá burocratizando ainda mais o jogo.
Kamus de Aquário

Elfos e drows

Mensagempor Fëanor em 21 Nov 2007, 21:32

Só uma coisa: eu QUERO que elfos sejam MAIS FORTES que humanos.

É incrível como os jogadores só escolhem humanos. Atualmente eu tenho 1 anão e 3 humanos. E o cara só escolheu anão porque eu insisti.
Nunca tive Drows.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Elfos e drows

Mensagempor Kamus de Aquário em 21 Nov 2007, 22:15

Ser um pouco mais forte sim, ser forte em demasia num é a saida, vai ver os seus jogadores n escolhem elfos n pq acham a raça fraca, simplismente n gostam dela.

Eu acho anões muito fortes, mas nunca tive vontade de jogar com um.
Kamus de Aquário

Elfos e drows

Mensagempor Kinn em 22 Nov 2007, 00:09

Não, Kamus... o povo não escolhe elfo pq é fraca mesmo. Até os designers da wizards reconheceram isso. DX+2 não ajuda um mago em nada como ajuda HT+2 do anão.
já o HT-2 do elfo atrapalha muito ser mago. O carisma-2 do anão nem é importante...

Não a toa ançaram umas apelações para magos elfos para voltar a ser interessante ser elfo mago ao inves de humano (padrão) ou anão (otima opção nunca antes tentada pq as regras não permitiam).
Kinn

Elfos e drows

Mensagempor Kamus de Aquário em 22 Nov 2007, 08:31

Com bônus de +2 em Conhecimento Arcano e valor de Inteligência elevado em 2 pontos (para fins de conjuração e magias extras) os elfos são sim uma raça de magos muito capazes, certo anões vão ter em média 2 hp a mais por nível, mas isso não é o fim do mundo.
Kamus de Aquário

Elfos e drows

Mensagempor Fëanor em 22 Nov 2007, 10:55

Anões tem 2 hp a mais por nivel em relação aos elfos, ganham +2 em todos os testes de resistencia contra magias (muito bom) e são detectadores ambulantes de armadilhas feitas em alvenaria.
Fora as outras habilidades menores...
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Elfos e drows

Mensagempor Dragão de Bronze em 22 Nov 2007, 13:39

Sampaio escreveu:
O mestre diz: ele não tem.

Meu elfo é orfão e foi criado inteiramente na cultura humana, mas o livro do jogador diz que ele ganha proficiencia com sabre e arcos.

Pois então, depender disso não é algo bacana. As pessoas podem começar a limitar seu backgrund para não perder isso.

Fora que a proficiencia poderia até ser justificada por aptidão racial, mas não o conhecimento.

Pensa assim: e se a sua raça fosse um anão que sempre viveu com camponeses humanos, ele teria as habilidades de ligação com pedras?
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Elfos e drows

Mensagempor Kamus de Aquário em 22 Nov 2007, 13:56

Fëanor escreveu:Anões tem 2 hp a mais por nivel em relação aos elfos, ganham +2 em todos os testes de resistencia contra magias (muito bom) e são detectadores ambulantes de armadilhas feitas em alvenaria.
Fora as outras habilidades menores...

Ter 40 pv a mais que um Mago elfo certamente é uma vantagem, mas vc está pensando em termos de mêcanica de jogo, aguentar mais porrada não faz de ninguem um melhor estudioso do arcano.

Testes de resistência a magias +2, concordo, realmente é uma habilidade muito forte comparada a apenas +2 em encantamente, deveria ser +1 contra todas as mágias e efeitos similares a mágia pros elfos e +2 para os anões.

Novamente dectar armadilhas de pedra não faz de alguem um mago melhor, assim como elfos com sentido de aranha pra portas tambem não são.
Editado pela última vez por Kamus de Aquário em 22 Nov 2007, 14:01, em um total de 1 vez.
Kamus de Aquário

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários