O mestre diz: ele não tem.
Meu elfo é orfão e foi criado inteiramente na cultura humana, mas o livro do jogador diz que ele ganha proficiencia com sabre e arcos.
Pois então, depender disso não é algo bacana. As pessoas podem começar a limitar seu backgrund para não perder isso.
Fora que a proficiencia poderia até ser justificada por aptidão racial, mas não o conhecimento.
PS: teu padrasto viveu até os 100 anos?
Boa!
Ok, ele era um anão.
De qualquer maneira pra mim não faz diferença. Não dou penalidade de experiencia, desde que o cara invente uma história coerente.
Excelente medida. Passarei a adotar.
Mas e quanto aos demais que usam a regra do livro? Deenderão da boa vontade do mestre?
Pq do contrário ficará desequilibrado. Uma das vantagens de ser humano está em pode ter qualquer classe como favorecida, e não é a toa que as demais raças não têm isso.
Acho desnecessário e desequilibrado adcionar isso aos elfos.
Essa é uma vantagem que fará com que jogadores que decidirem fazer magos escolham elfos ao invés de humanos.
Sem essa habilidade, eu ainda escolheria humano no lugar de elfo para um personagem mago.
Um dos sabores de elfos já lhe dá +2 de Int e faz com que muitos pjs que querem ser magos migrem para essa raça. Além de tudo não acho que deve-se modificar uma raça apenas para agradar mais a uma classe que aparentemente estava melhor adaptada a outra raça.
Mas o que estou argumento aqui é mais justamente colocar uma raça como imã e abertura para coisas non-sense, além de não favorecer tanto em quesito in-game/in-fantasy a raça.
Ela foi fetia sem isso por algum motivo, que decerto envolve o desequilibrio que está acontencendo.
E possivelmente trocar as habilidades culturais dos elfos (cultura intrincada, proficiências, clases favorecidas, aprendizado automático do idioma, etc, parte das perícias) e substituir pelas humanas ou da outra raça em questão .
Sinceramente não me parece uma boa solução.
Gostei muito das demais mudanças, mas aqui escapa uma brecha que demanda tanto boa vontade do mestre quanto espera-se que um bom player não deixe de fazer nada por conta das privações que seu background pode oferecer.
Particularmente é difícil dizer definir uma raça inteira por apenas uma classe. Tudo bem que não são flexíveis que nem os humanos, mas as raças não-humanas bem que merecem um pouquinho mais de flexibilidade. (então o anão poderia ter como classes favorecidas guerreiro ou clérigo)
Pois então, mas a questão de classe favorecida não é só uma característica bonita para sair adcionando as raças, é tb uma senhora vantagem.
Será mesmo que os anões e a minha versão de elfos merecem AN?
Não disse dos anões, eles estão um pouco mais apelativos que as demais mas não demando ajuste de nível. Se muito, balancea-lo mais.
Mas um elfo com tudo isso que adcionou, decerto merece um +1 aí.
Será que eles se tornaram superiores aos humanos?
Sim, pois vc está dando a eles parte das vantagens de ser humano e os humanos continuam sem nenhuma das vantagens de ser elfo. As vantagens do humano consistem justamente nessa flexibilidade, mas não ter ajuste de atributo por exemplo, faz com que vc não consiga maximizar uma tributo importante para sua classe. Vc pode ter um elfo arqueiro de 1o nível com 20 de Destreza, mas nunca um humano. Em compensação ele terá a flexibilidade. E vc está dando ainda por cima, parte dela tb aos elfos.
Está desbalanceando.