[OGL] Old Dragon

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Old Dragon

Mensagempor sarego em 18 Mar 2011, 16:02

Quando eu digo pra vc:

" vocês estão entrando em uma sala com uns 4 metros quadrados e o que mais chama a atenção é o cheiro de mofo e a bagunça generalizada em um cômodo que aparentemente foi um quarto "

" A árvore tem uns 25 metros e três galhos grossos. Um dele chega próximo da janela que tem uma vidraça quebrada colada com uma espécie de grude translúcido. "

Se estas duas descrições aí de cima são interpretações pra vc, se trata apenas de nomenclatura.

Pra mim são descrições. e descrever não é interpretar. Tolkien descreveu a Terra média. Não a interpretou.
Venda de livros semi-novos (aceitamos todos os cartões de crédito) http://goo.gl/dBM49

Lojinha do OD, dados importados, miniaturas e toda a linha de jogos Old Dragon: http://loja.olddragon.com.br/
sarego

Mensagempor sarego em 18 Mar 2011, 16:05

Então não conta se eu "roubar" e usar uma máquina que faça tais calculos para mim, efetivamente removendo passos, fazendo eles se tornarem poucos?

Mais uma vez. eu não estou falando de tempo cronológico. Estou falando de menos opções.

Quando vc faz o seu pj na 4e pelo CB o personagem deixa ter poderes? Talentos? e etc? Não. Ele reduz o tempo cronológico de criação. Cronos = tempo
Venda de livros semi-novos (aceitamos todos os cartões de crédito) http://goo.gl/dBM49

Lojinha do OD, dados importados, miniaturas e toda a linha de jogos Old Dragon: http://loja.olddragon.com.br/
sarego

Mensagempor AKImeru em 18 Mar 2011, 16:10

Não estava me referindo a apenas o character builder da WotC.

Por exemplo: Em Dark Heresy, eu tenho um CB onde com um clique, eu pulo uns 15 passos de rolar e anotar aspectos do meu personagem. Ele me dá tudo isso. Tudo o que resta é distribuir o XP extra e você esta no jogo.
No livro, ele conta como passos cada rolagem de cada elemento.
vocês estão entrando em uma sala com uns 4 metros quadrados e o que mais chama a atenção é o cheiro de mofo e a bagunça generalizada em um cômodo que aparentemente foi um quarto

Tolkien descreveu a Terra média. Não a interpretou.

Tolkien não apenas a descreveu, ele efetivamente construiu uma historia dentro dela.
Narração, dentro do contexto de RPG, é uma interpretação também. Fora dele é considerado outra coisa.
E você não precisa descrever o que palavras significam para mim. Eu entendi o que você quis dizer, estou questionando quando a máquina mata passos puramente matemáticos, se isso conta como a simplificação da criação da ficha de personagem.

Para o meu ponto ficar mais claro:
Imagine se Old Dragon tivesse um sistema aléatorio de atributos e de pericias associadas a classes.
Imagine se Old Dragon tivesse um gerador de personagens que fizesse tais calculos matematicos.
Isso seria efetivamente eliminar tais passos para o jogador, pois ele não fez parte deles, a maquina o fez.

O que isso tem a ver com tudo? Simples, eu indaguei se era possivel ferramentas modernas auxiliarem a mentalidade Old School de se criar personagem com menos passos, pois calculos matematicos podem estar enraizados em tais passos, dependendo do sistema.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor sarego em 18 Mar 2011, 16:23

Estou questionando quando a máquina mata passos puramente matemáticos

Mas é por isso que eu pergunto se você não quer uma explicação mais detalhada. O Artigo fala em cortar pedaços de regras que não são necessários, em ficar só com necessário pra diversão e que com isso acabamos construindo PJs mais rapidamente. Você compara isso com ferramentas de cálculo automático.

Compreensão as vezes pode não ocorrer por vários problemas não inerentes a leitura. Processos cognitivos ou outra questão da falta delas. Só estava tentando deixar claro pra vc depois da terceira insistência.

Mas enfim passemos pra outra dúvida mais interessante!!!

sarego

Mensagempor AKImeru em 18 Mar 2011, 16:27

O Artigo fala em cortar pedaços de regras que não são necessários, em ficar só com necessário pra diversão e que com isso acabamos construindo PJs mais rapidamente. Você compara isso com ferramentas de cálculo automático.

E eu levantei a questão: "E se algo eliminasse a parte ruim da complexidade de tais regras, porém mantivesse as partes positivas, efetivamente eliminando passos, porém retendo aspectos de regras inerentes a tais passos eliminados?". E então você passou a assumir uma postura defensiva questionando meu entendimento entre cronologia e menos passos. Eu estou aqui para discutir idéias, não pessoas. Espero que faça o mesmo.

Mas enfim passemos pra outra dúvida mais interessante!!!

Eu gostei muito da sua parceria com Tagmar (Apesar deu apenas preferir Tagmar a Old Dragon, mas isso não vem ao caso), vocês pretendem adaptar mais aventuras?
E quanto ao cenário de Tagmar? Eu acredito que ele é muito compatível com Old Dragon.
AKImeru

Mensagempor danramos em 18 Mar 2011, 16:32

O que isso tem a ver com tudo? Simples, eu indaguei se era possivel ferramentas modernas auxiliarem a mentalidade Old School de se criar personagem com menos passos, pois calculos matematicos podem estar enraizados em tais passos, dependendo do sistema.

Não AKIMeru, seu jogo não deixa de ser Old School se você meramente usar ferramentas modernas pra facilitar o trabalho de criar seus personagens.

Beleza?
Dan Ramos
Ilustrador | Diretor de arte publicitário | Blogueiro

http://paragons.com.br/
http://willdan.deviantart.com/
http://danielramos.carbonmade.com/
danramos

Mensagempor sarego em 18 Mar 2011, 16:37

Não é postura defensiva não. Eu explico uma vez. Não deu? Explico outra! Não deu de novo? Vamos a terceira !Não deu? Melhor mudar de assunto.

Senão fica repetitivo, repetitivo, repetitivo e não saímos do lugar.

"E eu levantei a questão: "E se algo eliminasse a parte ruim da complexidade de tais regras, porém mantivesse as partes positivas, efetivamente eliminando passos, porém retendo aspectos de regras inerentes a tais passos eliminados?". E então você passou a assumir uma postura defensiva questionando meu entendimento entre cronologia e menos passos. Eu estou aqui para discutir idéias, não pessoas. Espero que faça o mesmo."

Você não está eliminando passos. Está eliminando contas. Eu faço contas muito rápido. Trabalho na parte financeira de uma empresa. Faço contas mais rápido de cabeça do que minha mulher digita na calculadora. Isso não tem relação NENHUMA com Old school.

Se cortar processos matemáticos de regras me levasse a um jogo Old School, todos os retroclones viriam com uma calculadora de brinde, mas eles não. E por que? Por que o "esquema" não está aí. O Esquema está em reduzir e tirar o que não é necessário pra brincadeira. Ao invés de um programa de cpu que escolha um dentre 3 mil feats pro seu personagem os retroclones simplesmente eliminam a existência de talento. Simples assim.

Entendeu?

Sobre o Tagmar, sim nós vamos converter e relançar todas as 6 aventuras do sistema. A segunda com certeza deve ser lançada ainda no primeiro semestre. Quanto ao cenário. Acredito que não seja possível. O Marcelo não deverá ter interesse em dissociar o cenário do sistema e eu nem sei se a autorização que ele possui dos autores permite isso. Mas que seria legal, seria sim. concordo contigo.

sarego

Mensagempor AKImeru em 18 Mar 2011, 16:41

Sobre o Tagmar, sim nós vamos converter e relançar todas as 6 aventuras do sistema. A segunda com certeza deve ser lançada ainda no primeiro semestre. Quanto ao cenário. Acredito que não seja possível. O Marcelo não deverá ter interesse em dissociar o cenário do sistema e eu nem sei se a autorização que ele possui dos autores permite isso. Mas que seria legal, seria sim. concordo contigo.

Que bom, toda e qualquer enfoque que as aventuras de Tagmar recebam é algo positivo, ao meu ver muitos RPGistas brasileiros perderam elas ou não sabem de sua existência quando são muito interessantes sem perder sua simplicidade.
AKImeru

Mensagempor danramos em 18 Mar 2011, 16:44

Ao invés de um programa de cpu que escolha um dentre 3 mil feats pro seu personagem os retroclones simplesmente eliminam a existência de talento. Simples assim.

Ah, ele perguntou se só usar programinhas pra encurtar processos transforma o jogo em OS? Pensei que era o contrário! :dança:

Nesse caso, é óbvio que não! heheh
Dan Ramos
Ilustrador | Diretor de arte publicitário | Blogueiro

http://paragons.com.br/
http://willdan.deviantart.com/
http://danielramos.carbonmade.com/
danramos

Mensagempor AKImeru em 18 Mar 2011, 16:53

danramos escreveu:
Ao invés de um programa de cpu que escolha um dentre 3 mil feats pro seu personagem os retroclones simplesmente eliminam a existência de talento. Simples assim.

Ah, ele perguntou se só usar programinhas pra encurtar processos transforma o jogo em OS? Pensei que era o contrário! :dança:

Nesse caso, é óbvio que não! heheh

Na realidade eu levantei a questão de jogos que tem como passos da criação cálculos matematicos, se estaria contido na definição criada pelo autor do artigo o fato de se poder encurtar tais aspectos usando um gerador de personagens estaria contido como "Old School".

Como por exemplo: http://suptg.thisisnotatrueending.com/dhroller.html
Em Dark heresy há um passo na criação de personagem onde o jogador rola atributos de seu personagem. Nesse gerador, tal passo não existe, ele é feito para o jogador.

O questionamento existiu mais porque o artigo abre falando em "fazer coisas do jeito antigo", e geradores de personagens que ativamente pulam passos mecânicos a fim de fazer a experiência mais simples não é algo antigo. Eu queria ver a opinião dele sobre tal aspecto da coisa, já que usar algo no computador não é um jeito antigo de fazer as coisas não é mesmo?

Em retrospecto, isso é irrelevante quanto ao resto do texto, já que ele definiu old school como algo que pode estar presente em qualquer sistema, se não sua forma total, meros aspectos dele.

Se me lembro, quando Old Dragon foi lançado, certas criticas e críticos (me incluo aqui) nasceram mais de como o sistema foi apresentado do que o sistema em si, pois criticava ativamente o outro jeito de se jogar RPG. Tendo em vista que (pode não parecer) este forum é para entusiastas de RPG em geral que jogam geralmente de tudo, fica claro porque tanta confusão no principio.

Espero que os meus motivos de indagação tenham ficado mais claros.
AKImeru

Mensagempor Elven Paladin em 19 Mar 2011, 00:45

Sou eu o único que acha que "Old School" é apenas saudosismo barato e idealização de um passado inexistente com alguma dose de "bragging rights" ?
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor AKImeru em 19 Mar 2011, 01:14

Elven Paladin escreveu:Sou eu o único que acha que "Old School" é apenas saudosismo barato e idealização de um passado inexistente com alguma dose de "bragging rights" ?

Você não está sozinho com esse pensamento, porém afirmar ele em um tópico sobre um sistema que abraça tal conceito seria apenas desrespeitoso não?
AKImeru

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 19 Mar 2011, 01:23

Sim, e não é o assunto a ser abordado nesse tópico. Se quiser contestar a ideia de Old School (existem artigos ótimos para se basear), fique livre para abrir outro tópico, Elven.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Armitage em 19 Mar 2011, 02:53

Elven Paladin escreveu:Sou eu o único que acha que "Old School" é apenas saudosismo barato e idealização de um passado inexistente com alguma dose de "bragging rights" ?

To contigo. (mas esse realmente não é o lugar adequado pra isso)
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Elven Paladin em 19 Mar 2011, 10:03

Você não está sozinho com esse pensamento, porém afirmar ele em um tópico sobre um sistema que abraça tal conceito seria apenas desrespeitoso não?

Tão desrespeitoso do que afirmar que D&D é um simulador tático-militaresco entre fãs de D&D ou que diversos RPGs Indies se baseiam nas premissas falhas da "gnS Theory" - e isso é feito usualmente na Spell.

Sim, e não é o assunto a ser abordado nesse tópico. Se quiser contestar a ideia de Old School (existem artigos ótimos para se basear), fique livre para abrir outro tópico, Elven.

Mas... isso está sendo abordado nesse tópico! As últimas mensagens entre o Oda (Akimeru), sarego e danramos estão se focando exatamente na questão do que é um RPG Old School e o que torna um RPG feito recentemente em algo Old School. But, se essa é a postura da moderação, okaydokay.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários