Não estava me referindo a apenas o character builder da WotC.
Por exemplo: Em Dark Heresy, eu tenho um CB onde com um clique, eu pulo uns 15 passos de rolar e anotar aspectos do meu personagem. Ele me dá tudo isso. Tudo o que resta é distribuir o XP extra e você esta no jogo.
No livro, ele conta como passos cada rolagem de cada elemento.
vocês estão entrando em uma sala com uns 4 metros quadrados e o que mais chama a atenção é o cheiro de mofo e a bagunça generalizada em um cômodo que aparentemente foi um quarto
Tolkien descreveu a Terra média. Não a interpretou.
Tolkien não apenas a descreveu, ele efetivamente construiu uma historia dentro dela.
Narração, dentro do contexto de RPG, é uma interpretação também. Fora dele é considerado outra coisa.
E você não precisa descrever o que palavras significam para mim. Eu entendi o que você quis dizer, estou questionando quando a máquina mata passos puramente matemáticos, se isso conta como a simplificação da criação da ficha de personagem.
Para o meu ponto ficar mais claro:
Imagine se Old Dragon tivesse um sistema aléatorio de atributos e de pericias associadas a classes.
Imagine se Old Dragon tivesse um gerador de personagens que fizesse tais calculos matematicos.
Isso seria efetivamente eliminar tais passos para o jogador, pois ele não fez parte deles, a maquina o fez.
O que isso tem a ver com tudo? Simples, eu indaguei se era possivel ferramentas modernas auxiliarem a mentalidade Old School de se criar personagem com menos passos, pois calculos matematicos podem estar enraizados em tais passos, dependendo do sistema.