[4e] Shifter/Feral 3.5

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[4e] Shifter/Feral 3.5

Mensagempor Nibelung em 13 Mar 2011, 19:37

No Livro do Jogador 2, a raça Feral foi apresentada como uma raça jogável. A novidade na época (dois anos atrás) era uma única raça com duas subraças incusas: Dente-Alongado e Garra-Navalha. Se você parar pra comparar com as outras raças, ela possui poucos benefícios raciais: Visão na Penumbra, um idioma adicional, e um poder racial. A vantagem da raça era a versatilidade nos atributos.

Após o lançamento do Player's Handbook 3, da linha Essentials, e agora de uma matéria programada para dar atributos variáveis para todas as raças, o Feral acabou ficando bem abaixo das outras raças. Então tive a ideia de retomar o foco inicial do Feral: Uma raça versátil* com mutações diferenciadas. As duas mutações básicas são para representar lobisomens e catgirls Thudercats homens-gato. Há espaço de sobra pra colocar mais licantropos neste caldeirão e ver o que pode sair.

Como referência, estou usando os Ferais apresentados no Eberron Player Guide 3.5, e no Races of Eberron. Além das duas que apareceram no LdJ2 temos (com as características 3.5):

SPOILER: EXIBIR
  • Casca-Grossa (Beathide) - +Con, +CA
  • Escalador (Cliffwalk) - +Des, Deslocamento de escalada
  • Visão Instintiva (Dreamsight) - +Sab, falar com animais
  • Chifre-Brutal (Gorebrute) - +For, ataque com chifre, bônus em investida
  • Passo Largo (Longstrider) - +Des, +2 deslocamento
  • Asa Ligeira (Swiftwing) - +Des, deslocamento de voo
  • Mergulhador (Truedive) - +Con, deslocamento de natação, bônus pra prender a respiração
  • Caçador Selvagem (Wildhunt) - +Con, Faro, longa descrição pra dar bonus pra rastrear


O que as duas variações de feral 4e tem em comum? Altura, peso, deslocamento 6 quadrados, visão na penumbra, dois idiomas (comum e outro), +2 Sabedoria.

O que cada um ganha? +2 em um atributo físico, bônus em duas perícias e um poder racial (que só pode ser ativado quando o feral estiver sangrando).

Então, basicamente, pra cada nova mutação, tem pouca coisa que precisa ser feita. Aceito feedback e sugestões.

  • Feral Casca-Grossa (ursos) - +2 Constituição; +2 Intimidação, +2 Tolerância. Efeito da Mutação do Casca-Grossa: O feral ganha pontos de vida temporários equivalente a metade de seu nível mais seu modificador de constituição, e recebe resistência 1 contra todos os tipos de dano até o final do encontro. Nível 11: Resistência 3 contra todos os tipos de dano. Nível 21: Resistência 5 contra todos os tipos de dano.
  • Fera Escalador (lagartos) - +2 Força; +2 Acrobacia, +2 Atletismo. Efeito da Mutação do Escalador: O feral recebe um deslocamento de escalada igual ao seu deslocamento, e pode ajustar 1 quadrado com uma ação mínima até o final do encontro.
  • Feral da Visão Instintiva (toupeiras, morcegos, etc) - +2 Carisma; +2 Intuição, +2 Percepção. Efeito da Mutação da Visão Instintiva: O Feral adquire visão no escuro e nenhuma criatura se beneficia de invisibilidade, camuflagem ou camuflagem total contra ele até o final do encontro.
  • Feral Chifre-Brutal (carneiros e similares) - +2 Força; +2 Atletismo, +2 Intimidação. Efeito da Mutação do Chifre-Brutal: O feral recebe +2 de bônus na CA até o final do encontro. Um benefício só, mas bem mais forte que os outros. Vamos ver como se sai.
  • Feral Passo Largo - Fundido no Garra-Navalha.
  • Feral Asa Ligeira (aves) - +2 Destreza; +2 Acrobacia, +2 Percepção; Efeito da Mutação do Asa Ligeira: Até o final do encontro, o feral pode voar o seu deslocamento com uma ação de movimento, porém ele deve terminar este movimento em uma superfície solída, ou cairá sem sofrer dano. Nível 21: O Feral recebe deslocamento em voo igual ao seu deslocamento.
  • Feral Mergulhador (peixes) - +2 Constituição; +2 Atletismo, +2 Tolerância; Efeito da Mutação do Mergulhador: O feral recebe um deslocamento de natação igual ao seu deslocamento, e pode escolher 20 em testes de Tolerância para prender a respiração até o final do encontro. (Assim como o chifre-brutal, muito focado em uma coisa só, e não é útil em todas as campanhas. Aceito sugestões)
  • Feral Caçador Selvagem (cães, lobos) - +2 Constituição; +2 Exploração, +2 Natureza; Efeito da Mutação do Caçador Selvagem: Até o final do encontro o Feral ganha visão às cegas 1 (2 no nível 21) e sempre que fizer um teste de percepção, pode jogar os dados duas vezes e ficar com o maior resultado.

*Eu permito humanos escolherem +2 em um atributo físico (For, Des, Con) e +2 em um atributo mental (Int, Sab, Car), logo, dar mais opções não deixa o humano no fundo do poço da versatilidade.
Editado pela última vez por Nibelung em 22 Mar 2011, 02:22, em um total de 2 vezes.
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Re: [4e] Shifter/Feral 3.5

Mensagempor kaishakunin em 14 Mar 2011, 01:42

Não achei o Chifre-Brutal tão básico, se vc pensar bem esse é um efeito semelhante ao poder Goring Charge do Minotaur, só que ativo toda vez que bloodied e não por encontro. Aliás, ter como base (ou tornar disponíveis) os feats que incrementam o Goring Charge pode ser uma boa pro Chifre-Brutal.

Sobre o Escalador: tendo lagartos em mente, que tal dar o poder "Shifty" dos Kobolds a ele? Enquanto bloodied, o Escalador pode ajustar (a tradução de "shift" ficou assim?) como uma minor action.
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Re: [4e] Shifter/Feral 3.5

Mensagempor Rain em 18 Mar 2011, 01:52

Feral Casca-Grossa (ursos) - +2 Constituição; +2 Intimidação, +2 Tolerância. Efeito da Mutação do Casca-Grossa: O feral ganha pontos de vida temporários equivalente a metade de seu nível mais seu modificador de constituição, e recebe +2 de bônus racial em todas as defesas até o final do encontro.


Isso ta muito roubado
Adorei a ideia, e realmente ficou faltando os antigos ferais da 3.5 na 4.0
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Re: [4e] Shifter/Feral 3.5

Mensagempor Nibelung em 18 Mar 2011, 02:07

Acha que fica mais equilibrado se trocar o tipo de bônus pra bônus de poder?
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Re: [4e] Shifter/Feral 3.5

Mensagempor Nibelung em 20 Mar 2011, 00:31

  • Alterei o bônus da mutação do casca-grossa pra bônus de poder.
  • Aceitei a sugestão do kaishakunin, e coloquei na mutação do Escalador que ele pode ajustar com uma ação mínima após ativar o poder.
  • Ainda estou matutando formas de deixar o Chifre-Brutal um pouco mais "genérico", e diferenciá-lo do Minotauro.
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Re: [4e] Shifter/Feral 3.5

Mensagempor Kinn em 20 Mar 2011, 21:55

Também achei o máximo, embora esteja sem conseguir pensar em nada interessante... :triste:

Visão instintiva não seria coisa para alvo tipo águias ou outro animal de visão a longa distância? O nome dá ideia com isso, embora o benefício misture dons de drow (seres adaptados à escuridão) + sei lá, olfato aguçado? Poderia ser considerado algum animal farejador que viva no escuro. Sei lá, toupeiras? (Embora tenha visão quase nula). Lembrei por causa do ninja daquele jogo de luta de licantropos. O que me lembra que talvez morcegos sejam uma boa opção, além de considerar talvez só mamiferos para licantropos-shifter.

O chifrudo poderia não gerar AdO na investiga... :hum: e talvez os golpes corpo-a-corpo sempre empurrarem 1q num acerto...
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Re: [4e] Shifter/Feral 3.5

Mensagempor Nibelung em 21 Mar 2011, 00:45

É, mas eu to querendo desvincular ele da investida. Por exemplo, o Dente-Alongado causa dano adicional "por causa das presas". Mas mesmo se ele for uma classe que não vai pro corpo a corpo, ele recebe o bônus adicional. Colocar um benefício que só funciona em investida torna a raça muito limitada só pra classes corpo a corpo.

O minotauro tem esse sério problema. Não queria repetir erros dos outros.
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Re: [4e] Shifter/Feral 3.5

Mensagempor Madrüga em 21 Mar 2011, 07:32

O chifrudo poderia dar bônus de armadura natural na CA, pois o instinto deles é botar seus chifres superduros no caminho das armas. :haha:

Não, sério. É isso mesmo. Sabe aquele instinto de lutador, que luta de cabeça abaixada para não tomar porrada no queixo? Afinal, queixo nocauteia e o topo da cabeça não; logo, tomar porrada no topo da cabeça é preferível.
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Re: [4e] Shifter/Feral 3.5

Mensagempor Nibelung em 21 Mar 2011, 10:31

Faz sentido, mas aí vou ter que fazer uma mudança no Casca Grossa. Eu realmente não tava gostando muito do bônus em todas as defesas. Acho que aí vou trocar pra resistência contra todos os tipos de dano (1 no heroico, 3 no exemplar, 5 no épico).
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Re: [4e] Shifter/Feral 3.5

Mensagempor Kinn em 21 Mar 2011, 23:45

Justo. Desta forma mostra que a casca grossa dele torna-o efetivo de alguma forma; dano-1 o tempo todo é muito bom.
A pergunta é: somaria com outros bônus para ficar mais útil? tipo, com outra resistência vinda de itens? Mesmo como exceção?

Tipo: (esta resistência se soma com outras idênticas a esta), para tornar o valor base que é muito baixo útil para não ser superado facilmente por itens.
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Re: [4e] Shifter/Feral 3.5

Mensagempor Nibelung em 22 Mar 2011, 02:16

Na verdade, tem poucos itens que dão resistencia a todos os tipos de dano, e geralmente só o fazem por uma rodada. A única exceção são os usuários de armaduras de placas. E tendo este poder racial eles podem, abrir mão da armadura com resistência pra pegar a versão que tem CA maior.
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