Esse tópico é fantástico porque dá pra confrontar isso:
VA, Mestre escreveu:Mas uma vez, numa mesa de M&M minha (NP 6), eu consegui criar um puta clima de suspense
Youkai, Jogador escreveu:Me lembro que um certo suspense teve, mas não muito mais que isso.
Hahahaha
Acho que isso que vou comentar é relativo a suspense.
Uma das coisas que o livro do Ravenloft descreve como motivos prum teste de Horror é "alteração maligna de paradigma", que, além de horrorizar os personagens, funciona pros jogadores também. Acho que pra isso funcionar, os jogadores precisam (1) acreditar que é necessário estar no local onde estão e (2) não ter percebido menor motivo pra suspeita, acomodando-se e abrindo brechas. É essencial que haja, então, alguma revelação que leve os jogadores a reparar no perigo mortal que os personagens correm; pra sair da situação muitas vezes precisam superar o medo e continuar agindo naturalmente. Sensação comparável a quando, à metade da travessia de uma sala na masmorra, o ladino do grupo solta: "Parem. Acabei de perceber um mecanismo nessa sala - e já acionamos três partes dele".
Algum exemplo:
O Grupo é convidado para um baile frequentado apenas por membros do alto escalão da sociedade. A bebida da qual todos estão servidos, percebe tardiamente um dos personagens, não é vinho - mas sangue humano.E se ele perceber isso enquanto bebe com um nobre (e conseguir não cuspir), que cara vai fazer depois? Nojinho? Se ele pensar na própria segurança, não. Vai medir todas suas próximas ações e tentar ser o mais discreto possível pra não entregar o ouro, demonstrando que não faz parte daquele meio e é frágil diante dele.
Talvez um sistema com alto nível de mortalidade já incorpore isso, esse sentimento de "ameaça passiva", que personagens mais poderosos falham em compreender: existe algo ao seu redor, que você não conhece muito bem e que pode (ou, melhor,
que deseja) lhe fazer algum mal -
a qualquer momento.