Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor argrim em 27 Abr 2011, 17:31

Diga que todas as bolachas acabaram, antes da primeira hora.

Assuntar acho muito complicado, tensão se consegue ameaçando bem a vida do personagem: meia duzia de PVs no meio de uma dungeon, sem chance de volta. Claro que fica eficiente depois de algumas sessões já jogas com o personagem e sem repetir muitas vezes.

Uma vez o Agnelo, colocou um cadeado em uma saída de um duto de água, sem ar suficiente para voltar. Jogando com um mago tive que fazer um teste para arrobar a grade com uns 10% de chance de acerto. Aquilo foi tenso, claro que fiquei mais brabo que tenso.
argrim

Mensagempor Agnelo em 27 Abr 2011, 17:33

Pior é que a porra do teu mago sobreviveu.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Joshua_Crow em 27 Abr 2011, 19:46

Corvo da Tempestade escreveu:Vire para um jogador e diga com a maior sinceridade do mundo: "Você tomou 50 de dano" :rolando:

Contínuo! :haha:
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Joshua_Crow

Mensagempor Aluriel de Laurants em 27 Abr 2011, 19:56

Uma vez o Youkai aterrorizou a mesa colocando uma Trishona (porque de beesha já tinha passado) pra circular por aí com o grupo.
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Aluriel de Laurants em 27 Abr 2011, 19:56

Uma vez o Youkai aterrorizou a mesa colocando uma Trishona (porque de beesha já tinha passado) pra circular por aí com o grupo.
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor GoldGreatWyrm em 27 Abr 2011, 20:02

Bem, é o Youkai.
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Joshua_Crow em 27 Abr 2011, 20:22

Como assustar os jogadores: Chamem o Youkai! XD
Imagem
Imagem
Imagem
Joshua_Crow

Mensagempor Vincer em 27 Abr 2011, 21:53

Deixe mais claro o que busca no tópico:

-Apreensão
-Suspense
-Causar Medo

São coisas que podem estar juntas, mas são diferentes. A primeira é um ótimo suporte para a segunda e praticamente requisito para a terceira(sem ela tende a ser apenas susto).

Quando eu entender qual o foco do tópico eu escrevo mais. Mas num geral, apreensão e suspense são 'fáceis': é ação e reação, use as técnicas e o timing certo, siga uma de várias fórmulas e você chega lá.

Medo... não.

Medo é foda porque ele depende 100% de imersão. Que já é uma palavrinha capciosa e muda para cada jogador. As duas mídias que mais sucedem com o medo têm enormes vantagens sobre o rpg:

-Filmes: áudio, visual e edição. Não apenas o nível de imersão é 'palpável'... todos vêem a mesma coisa. É uma parada que o editor e a produção podem retocar até chegar no ponto certo antes de jogar na audiência. É garantia que todos(exceto talvez um surdo ou cego na sala de cinema) terão a mesma experiência.

-Livros: além da qualidade do autor... é fixo. O autor pode levar a trama e imaginação do leitor como bem entender porque ele é o deus imperador da trama e seu fluxo. No rpg não. Tem mais gente tomando decisões e resolvendo investigar o outro lado, não entrar naquela sala, etc, etc.

Pode ser fácil causar medo em rpg se todas as variáveis contribuírem. Se todos os jogadores são imaginativos e facilmente ficam imersos, se todos se instigam pelo mesmo tema da história, se as decisões dos jogadores contribuírem... muitos 'se's além do controle do mestre.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 27 Abr 2011, 22:32

Aluriel de Laurants escreveu:Uma vez o Youkai aterrorizou a mesa colocando uma Trishona (porque de beesha já tinha passado) pra circular por aí com o grupo.

Pior que assustava, mesmo.

Mas uma vez, numa mesa de M&M minha (NP 6), eu consegui criar um puta clima de suspense com a aproximação de um monstro que alterava o clima ao seu redor (um Wendigo). Só que, no fim das contas, os jogadores conseguiram matá-lo de maneira awesome. XD
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Youkai X em 27 Abr 2011, 23:01

Pô, VA, o tiefling assustava tanto assim XD ? Longe, bem longe de ser algo feito com o propósito de instigar medo.

Eu lembro do Wendigo, mas o Dr. Zeng/Navire conseguiu bolar um jeito de matá-lo facilmente com dois caminhões. Me lembro que um certo suspense teve, mas não muito mais que isso.
Youkai X

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 27 Abr 2011, 23:08

Não foi uma cena particularmente assustadora. Teve suspense no começo, e depois foi cena de perseguição.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor GoldGreatWyrm em 27 Abr 2011, 23:13

Youkai X escreveu:Pô, VA, o tiefling assustava tanto assim XD ? Longe, bem longe de ser algo feito com o propósito de instigar medo.

Exato, o que nos leva a:
Joshua_Crow escreveu:Como assustar os jogadores: Chamem o Youkai! XD
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Blackbird em 28 Abr 2011, 01:51

Esse tópico é fantástico porque dá pra confrontar isso:
VA, Mestre escreveu:Mas uma vez, numa mesa de M&M minha (NP 6), eu consegui criar um puta clima de suspense
Youkai, Jogador escreveu:Me lembro que um certo suspense teve, mas não muito mais que isso.
Hahahaha

Acho que isso que vou comentar é relativo a suspense.

Uma das coisas que o livro do Ravenloft descreve como motivos prum teste de Horror é "alteração maligna de paradigma", que, além de horrorizar os personagens, funciona pros jogadores também. Acho que pra isso funcionar, os jogadores precisam (1) acreditar que é necessário estar no local onde estão e (2) não ter percebido menor motivo pra suspeita, acomodando-se e abrindo brechas. É essencial que haja, então, alguma revelação que leve os jogadores a reparar no perigo mortal que os personagens correm; pra sair da situação muitas vezes precisam superar o medo e continuar agindo naturalmente. Sensação comparável a quando, à metade da travessia de uma sala na masmorra, o ladino do grupo solta: "Parem. Acabei de perceber um mecanismo nessa sala - e já acionamos três partes dele".

Algum exemplo: O Grupo é convidado para um baile frequentado apenas por membros do alto escalão da sociedade. A bebida da qual todos estão servidos, percebe tardiamente um dos personagens, não é vinho - mas sangue humano.
E se ele perceber isso enquanto bebe com um nobre (e conseguir não cuspir), que cara vai fazer depois? Nojinho? Se ele pensar na própria segurança, não. Vai medir todas suas próximas ações e tentar ser o mais discreto possível pra não entregar o ouro, demonstrando que não faz parte daquele meio e é frágil diante dele.

Talvez um sistema com alto nível de mortalidade já incorpore isso, esse sentimento de "ameaça passiva", que personagens mais poderosos falham em compreender: existe algo ao seu redor, que você não conhece muito bem e que pode (ou, melhor, que deseja) lhe fazer algum mal - a qualquer momento.
i am jack's complete lack of surprise.

Imagem
Blackbird

Mensagempor Joshua_Crow em 28 Abr 2011, 02:42

Isso me lembrou o Realms of Cthulhu, adaptação do Savage Worlds.
O sistema de loucura e dano é bem customizavel, capaz de deixa o jogo letal realista e insano extremo. XD
Ainda gostaria de testar em mesa pra ver com os jogadores se portariam se sentido bem humanos contra coisas que não deveriam existir. XD
Imagem
Imagem
Imagem
Joshua_Crow

Mensagempor arghsupremo em 28 Abr 2011, 09:01

Vincer escreveu:Deixe mais claro o que busca no tópico:

-Apreensão
-Suspense
-Causar Medo

Eu quero dicas sobre como pôr em prática as 3 coisas que citaste numa mesa de rpg. De forma não prolixa.
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias