Personagem Não-Jogador como membro do grupo

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: Personagem Não-Jogador como membro do grupo

Mensagempor Cebolituz em 30 Abr 2011, 00:28

Não uso dmpcs, mas alguns NPCs que algumas vezes ficavam no grupo por um tempo as vezes mais prolongado, as vezes mais curto.

Dava uma personalidade para ele, algumas idéias, uma ficha e tal. Mas nada que chamasse mais a atenção para si.

Só a única coisa que não gosto é de mesas com NPCs que morrem a todo instante. Tão ruim quanto os NPCs fodões é o mestre simplesmente descartar todos eles da história sempre morrendo. Tinha um mestre que era sempre assim, e ninguém ligava para os NPCs dele porque sabiam que iam morrer uma hora ou outra.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Blackbird em 30 Abr 2011, 00:37

Madrüga escreveu:Corrigi pra você. Tá mais do que na cara que você não joga de necro ou paladino.
Nossa, claro que não!
Jogo de Necro e acho a Rogue insuportável.
i am jack's complete lack of surprise.

Imagem
Blackbird

Mensagempor Vincer em 30 Abr 2011, 08:46

Qual a diferença que você vê entre eles (DMPCs e NPCs)?

A mais clara o possível conforme a sigla. DM PC: personagem jogador do mestre... tipo, perae. Isso NÃO PODE. Tá errado.
Um npc constante no grupo, com ficha de personagem para mim não configura automaticamente num dmpc... até porque em muitos jogos(inclusive os meus) todos usam essas mesmas fichas. DMPC é o narrador refletindo seu lado jogador enquanto narra. Sou totalmente contra isso.

A função de npcs(num geral) é oferecer interações, informações ou conflitos interessantes para os jogadores. Um npc no grupo é a mesma coisa. Diferente de protagonistas(ou um dmpc), ele não teria qualquer plot armor nem o poder da casualidade para ajudá-lo a permanecer no grupo e tal.

Pelo que entendi alguns tão chamando quaisquer npcs constantes no grupo de dmpcs. Pera ae. DMPC já diz ser o narrador colocando um pc seu ali no meio. Só a sigla já denota os valores/intenção do tal personagem. DMPC é errado.

Se querem chamar npcs no grupo por outra sigla, à vontade. DMPC é usar a sigla errada(a não ser que realmente estejam falando e defendendo sobre o narrador descarregar sua vontade de jogar com um personagem 'seu' fixo para o grupo...)
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Deicide em 30 Abr 2011, 09:55

Vincer escreveu:Se querem chamar npcs no grupo por outra sigla, à vontade. DMPC é usar a sigla errada(a não ser que realmente estejam falando e defendendo sobre o narrador descarregar sua vontade de jogar com um personagem 'seu' fixo para o grupo...)

Não acho que a sigla está errada. Para mim, a diferença do DMPC e do NPC é que o DMPC é criado como PJ e tem uma função no grupo. E aliás, não vejo problema no mestre querer fazer um personagem para se divertir. Tá, tem mestres que o usam errado, mas se seguir os 10 mandamentos, que servem em essencia para lembrar que o DMPC não é um PJ de verdade, não tem problema.

Do jeito que você fala, parece que o mestre não tem direito de se divertir. Para mim, que mestro há 17 anos, os DMPCs são uma forma de dar vida a conceitos que não consigo pôr em jogo porque ninguém mais tem paciência para mestrar por aqui. (Nota: eu gosto de interpretá-los, criando um elenco de apoio que interage regularmente com os PJ's. Eu não os uso para roubar a cena ou resolver as tramas.)
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Lumine Miyavi em 30 Abr 2011, 10:26

Eu conheço duas siglas diferentes, e ambas com conotações muito diferentes:
  • DMPC: Dungeon Master Player Character
    Personagem que segue as mesmas regras dos jogadores, controlado pelo mestre. Pode visto como algo positivo ou negativo, depende do contexto.
  • GMPC: God-Mod (Dungeon Master) Player Character
    Personagem que deveria seguir as mesmas regras dos jogadores, mas na prática rouba a cena e tem mais importância. Quase sempre negativo.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Corvo da Tempestade em 30 Abr 2011, 10:38

Um npc no grupo é a mesma coisa. Diferente de protagonistas(ou um dmpc), ele não teria qualquer plot armor nem o poder da casualidade para ajudá-lo a permanecer no grupo e tal.

Pra você um aprendiz de um dos PC's (feito com as mesmas regras, mas alguns níveis abaixo/metade dos pontos/etc) é um DMPC?

Do jeito que você fala, parece que o mestre não tem direito de se divertir.

Triste verdade do meu grupo: Quem gosta de um sistema está obrigado a mestrar e nunca a jogar...:triste:
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Deicide em 30 Abr 2011, 11:14

Corvo da Tempestade escreveu:Triste verdade do meu grupo: Quem gosta de um sistema está obrigado a mestrar e nunca a jogar...:triste:

Isso é chato, mas pelo menos vocês alternam o mestre de vez em quando. Embora já tenha jogado algumas vezes, acho que só concluí uma única campanha (de Castelo Falkenstein) como jogador. Todas as outras vezes a coisa não passou de uma ou duas seções de jogo antes que o mestre interrompesse a história ou desistisse de mestrar.

DMPCs são uma forma do mestre interpretar um personagem e brincar com a criação de personagens. Já tive experiências ruins usando eles, verdade, mas acabei chegando a um equilíbrio legal. O problema ocorre quando o mestre cria o DMPC apenas para seu próprio divertimento.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Russel em 30 Abr 2011, 11:49

Madrüga escreveu:
Blackbird escreveu:
OVERPOWER
INÚTIL
Equilibrado
ImagemImagemImagem

Corrigi pra você. Tá mais do que na cara que você não joga de necro ou paladino.

mas esses três são do diablo 1

Blizzard ! cade diablo 3 ? :frenzied:
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Russel

Mensagempor Youkai X em 30 Abr 2011, 13:31

Corvo da Tempestade escreveu:Triste verdade do meu grupo: Quem gosta de um sistema está obrigado a mestrar e nunca a jogar...:triste:

Sofro disso com D&D 4e, presencialmente falando =P
Youkai X

Mensagempor Deicide em 30 Abr 2011, 13:58

Youkai X escreveu:

Sofro disso com D&D 4e, presencialmente falando =P

Acho que em quase todo lugar é assim. Difícil achar um mestre, mais difícil ainda convencê-lo a adotar um sistema que ele não conhece bem.

Deicide

Mensagempor Elven Paladin em 30 Abr 2011, 14:35

Acho que em quase todo lugar é assim. Difícil achar um mestre, mais difícil ainda convencê-lo a adotar um sistema que ele não conhece bem.

Foi assim comigo recentemente com Pathfinder e Star Wars: Saga (aqui foi mais a questão de conhecer a ambientação do que o sistema - eu detesto Star Wars e já devo ter dito isso mais de 10 vezes por aqui).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Madrüga em 30 Abr 2011, 15:43

Russel escreveu:
Madrüga escreveu:
Blackbird escreveu:
OVERPOWER
INÚTIL
Equilibrado
ImagemImagemImagem

Corrigi pra você. Tá mais do que na cara que você não joga de necro ou paladino.

Bebeu vinagre? São os mercenários dos atos 1 (arqueiras), 2 (guardas com aura) e 3 (Iron Wolves) do Diablo II.

Desculpem o off.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Vincer em 30 Abr 2011, 16:59

Eu sou da filosofia de separar as coisas. Não criar um dmpc para se divertir não quer dizer que o mestre não se divirta. A atividade de narrar é uma outra esfera da de jogar, tem outros atrativos e formas de se divertir. Na verdade ninguém tem mais oportunidade de se divertir com personagens que o narrador, que pode ter quantos quiser(um dos principais motivos de eu preferir narrar: nenhum personagem me enjoa, eu interpreto outro estilo sempre que quiser, etc, etc).

Agora, a parte divertida de ter um personagem seu e progredi-lo? Eu sinceramente acho que isso deve ficar apenas com os jogadores. Simplesmente porque não existe imparcialidade de verdade. Vivem falando de ser impossível alcançar a imparcialidade na mídia, eu concordo, e aplico a imparcialidade como um todo. Por mais que o narrador se policie, ele pode e vai escorregar em algum momento, mesmo sem perceber. Parte da diversão de ter um personagem e progredir com ele é mantê-lo vivo, colocá-lo na ação, fazer a diferença... por mais moderado que seja, só de colocar um npc com essa mentalidade você(mesmo que em pequeno grau) vai estar roubando a atenção e importância dos demais jogadores.

E quase... roubando mesmo. Um exemplo de escorregões fáceis de acontecer? Vai me dizer que ao personagem passar de nível você compraria, chutando um exemplo, uma habilidade que dá bônus contra 'bichos tipo x' sabendo que o rumo da campanha vai por um caminho totalmente diferente onde jamais poderia aparecer um deles?

Tipo, acho que vcs sabem... não precisa fazer isso para se divertir com um personagem saca. Vc pode, tipo, entrar numa mesa como jogador entende...

Não estou dizendo que é errado e motivo para apedrejar, cada um sabe como se diverte. Mas as chances de ser injusto(sem perceber) são altas.

E sério, qualquer público que alguém lide, por mais próximos que sejam... não tem como saber se estão sendo francos ou totalmente abertos. O jogador com um gostinho de 'ele tá roubando cena' ou que se incomode com o personagem pode simplesmente não te dizer.

Mais até do que isso... muito da diversão é subjetivo. Os jogadores não notam tudo que os diverte conscientemente, nem tudo que incomoda. Às vezes o cara nem sabe dizer porque prefere mesa de fulano a de ciclano, e vai ver é justamente o fulano deixar o jogo todo nas mãos dos jogadores que é mais interessante.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Deicide em 30 Abr 2011, 17:08

Vincer escreveu:Por mais que o narrador se policie, ele pode e vai escorregar em algum momento, mesmo sem perceber.

Mas isso pode acontecer com qualquer coisa, não só com um DMPC. Um mestre que quer dar "mais liberdade" pros jogadores pode acabar perdendo muito tempo deixando que os jogadores se decidam; um mestre que quer contar uma história época pode acabar criando um "trilho" para a história seguir independente das ações dos jogadores. Mestrar é tentativa, erro e aprendizado. DMPC é só uma ferramenta mais, que alguns sabem usar melhor do que outros.

Deicide

Mensagempor Russel em 03 Mai 2011, 10:59

Madrüga escreveu:
Russel escreveu:
Madrüga escreveu:
Blackbird escreveu:
OVERPOWER
INÚTIL
Equilibrado
ImagemImagemImagem

Bebeu vinagre? São os mercenários dos atos 1 (arqueiras), 2 (guardas com aura) e 3 (Iron Wolves) do Diablo II.

Desculpem o off.

e mesmo, foi mal, me confundi. estava pensando na arqueira, no guerreiro e no feiticeiro do diablo 1
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Russel

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias