[4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Torneco em 06 Mai 2011, 18:00

Ou um foco ki.
Torneco

Mensagempor Kinn em 06 Mai 2011, 22:02

Que é proveitoso por um lado, mas completamente non martial power de outro...
Kinn

Mensagempor kaishakunin em 14 Mai 2011, 18:55

Não muito específico com as classes, mas uma coisa que tem me deixado puto são os nerfs abitrários por parte da WotC (oi pally, você não pode ter mais montaria porque agora temos uma classe específica para isso nos E-books, passar bem), assim como a indecisão de algumas regras, como o uso de Stealth. Tá foda.
kaishakunin

Mensagempor Arroz de Festa em 24 Mai 2011, 04:02

Eu acho parte do conceito do Warlord bom, principalmente a parte estratégica e tática, mas ... odeio o fato dele Curar por Bravatas e pior ainda usando fonte de poder marcial.

Considero a 4E a melhor edição de D&D até o momento, porém como toda edição ela possue pecados e virtudes.

Usando de forma bem abstraída o Warlord é muito bom, mas ...

Eu não gosto do conceito do Warlord quando o assunto é cura.
Eu conheço muito bem o conceito de Hits Points e que nem tudo é dano real. Mas imaginemos que um char com 100 de HP, pelo menos uns 30 a 40 de HP numa luta ele levou dano real.
Aê vem o Warlord conta uma "piada" e o cara se cura.

Mecanicamente para o jogo fluir temos de ignorar esses detalhes e abstrair e abstrair, engolir a seco tudo, ou usar House Rules escrotas e vê o sistema se ferrar .

Até o momento não sou fã dos conceitos curar por bravatas e usando fonte marcial de poder.
Não sou fã também de : Vou durmir com 0 pulsos de cura e com 1 de HP, quando passar 6 horas estarei "zerado", sem cortes/ luxações etc... , meus 100 de HP voltaram, Viva !!!, praticamente sou o Wolwerine e tenho regeneração de fábrica

O Warlord seria tipo aquele Sr de cabeça branca e treinador do Rocky Balboa:
O Rocky tá todo ferrado e estrupiado, quase cego ... aê o Velho de cabeça branca fala uma asneira qualquer e o Rocky ganha confiança e detona o Apollo na luta.

Mas aí vem o #Fail do Warlord, quando a luta acaba o Rocky continuam com o olho roxo, cheio de hematomas e etc..., mas mecanicamente em D&D 4E o Warlord te cura 100% e você fica sem marca alguma. Olhos roxos desaparecem, cortes somem, e o cara te curou com bravatas, sem usar magias de cura ou equivalente. Fica inverossímel demais até para mim que amo fantasia.
É uma das coisas que não aprecio na 4E.

A 3E/TormentaRPG/Pathfinder não me atraem mais como sistema na parte mecânica, como fluff eu gosto de muitas coisas de lá . Mas pelo menos fechar ferimentos era feito com algo mais místico/Sobrenatural, com magias ou itens mágicos, ou poder do Ki/chi, mas curar alguém com bravatas eu nunca tinha visto até vê o Warlord da 4E.

Qualquer um aqui que joga seja qual for o sistema sabe o que gosta e desgosta neles, estou dizendo do que não gosto em 4E, apesar de gostar do sistema no geral.

Eu sei que o jogo não é simulacionista, mas acho muito forçassão de barra isso.
É uma opinião, gostaria de ouvir opiniões de vocês sobre, curar por bravatas.
Eu nunca vi a Mulher Invisível !
Arroz de Festa

Mensagempor oculto em 24 Mai 2011, 06:32

...Eu acho parte do conceito do Warlord bom, principalmente a parte estratégica e tática, mas ... odeio o fato dele Curar por Bravatas e pior ainda usando fonte de poder marcial...

...Eu conheço muito bem o conceito de Hits Points e que nem tudo é dano real. Mas imaginemos que um char com 100 de HP, pelo menos uns 30 a 40 de HP numa luta ele levou dano real...

...Até o momento não sou fã dos conceitos curar por bravatas e usando fonte marcial de poder...

...Mas aí vem o #Fail do Warlord, quando a luta acaba o Rocky continuam com o olho roxo, cheio de hematomas e etc..., mas mecanicamente em D&D 4E o Warlord te cura 100% e você fica sem marca alguma...

Eu vejo o conceito de cura diferente de você. Eu entendo os pontos de vida como um limíte crítico entre o personagem estar de pé ou tombado e os pulsos de cura como o restante da vitalidade inerente do personagem. O total mesmo de vitalidade de um personagem na 4e é a soma dos pontos de vida com o total dos pulsos de cura, o que dá um valor realmente alto.
Não é o Warlord ou o clérigo ou qq outro líder que te cura. Eles só liberam sua capacidade de usar seus pulsos de cura (e "curar" a si mesmo com algum plus), se você não tiver nenhum pulso eles não podem fazer nada. Sinceramente acho só que você está tendo algum problema de aceitação, em função de um personagem marcial poder fazer o papel que apenas um personagem divino comumente fazia nas edições anteriores.

Quanto ao sono restaurador da 4e, com isso realmente eu concordo, mas essa discução não é para esse tópico.
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Mensagempor ProxAlestorm em 24 Mai 2011, 08:29

oculto escreveu:Quanto ao sono restaurador da 4e, com isso realmente eu concordo, mas essa discução não é para esse tópico.

Cara, sei que não há muita verossimilhança nisso, mas RPG imho é praticamente igual a um videogame e esse esquema, já deveria ter sido implatado no sistema a anos atrás. É claro que, às vezes é legar passar dificuldades, mas depois de um tempo descançando, todo herói já quer estar pronto para novas aventuras, batalhas e afins.
No Pain, No Gain!
ProxAlestorm

Mensagempor ferdineidos em 24 Mai 2011, 08:30

Eu só imagino que tenha cortes consideráveis quando o player atinge 0 HP.

Antes disso é mais "corpo moído" do que ferimentos propriamente dito.

Claro que a situação onde o cara cai e depois levanta na boa fica inverossímel, mas fazer o quê é o preço a se pagar por um sistema heróico.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Deicide em 24 Mai 2011, 10:54

ferdineidos escreveu:Eu só imagino que tenha cortes consideráveis quando o player atinge 0 HP.

Antes disso é mais "corpo moído" do que ferimentos propriamente dito.

Claro que a situação onde o cara cai e depois levanta na boa fica inverossímel, mas fazer o quê é o preço a se pagar por um sistema heróico.

Eu aconselho assistir praticamente qualquer filme de ação.

Nos filmes é muito frequente o cara levar bala, ser socado, ficar sangrando... e continuar lutando. Logo após levar o ferimento, ele cambaleia, fica tonto, etc. Mostra que o ferimento foi pra valer, que afetou o heroi e tal. Mas não demora muito para ele voltar a fazer tudo normalmente. Em geral os ferimentos só afetam uma luta. Pelo resto do filme o cara tá todo sujo e sangrando, mas agindo normal.

Claro que cada filme vai ter isso em maior ou menor grau, mas tente assistir um filme apenas analisando os ferimentos que o protagonista sofre, e quantos deles deveriam tê-lo incapacitado, aleijado ou matado. Sem contar no número de cenas em que o protagonista está caído e agonizando, e aí o vilão ameaça a namorada dele ou conta seu plano de destruição mundial, e aí o herói grita um "NÃO!!!!!" furioso, se ergue e volta a lutar, como se estivesse inteirão.

D&D 4e é assim. A ideia é que o Segundo Fôlego é aquele instante em que o heroi se enche de adrenalina e ignora os ferimentos (mas não os cura), e o descanso curto é o corte da cena, antes dele voltar com toda a força.

Eu consigero que na 4e, a medida da vitalidade não são apenas os PVs, mas a quantidade de Pulsos de Cura que sobram. Enquanto tiver pulsos de cura, o cara ainda tem energia para lutar. Quando eles acabam, o personagem está exausto e ferido demais para continuar. Por isso que certos desafios de perícia encorajam a "roubar" pulsos de cura quando o personagem falha.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Nibelung em 24 Mai 2011, 11:12

Arroz de Festa escreveu:Não sou fã também de : Vou durmir com 0 pulsos de cura e com 1 de HP, quando passar 6 horas estarei "zerado", sem cortes/ luxações etc... , meus 100 de HP voltaram, Viva !!!, praticamente sou o Wolwerine e tenho regeneração de fábrica

Pessoalmente, eu acho que isto é só cortar o intermediário. Nas edições anteriores, o clérigo só queimava as magias de cura que tinha sobrando de nível baixo (já que as de nível alto ele geralmente gasta em combate), e o efeito era o mesmo. Ou em grupo sem clérigo, fazia uma suruba de varinhas de cura, que depois de um certo nível eram praticamente troco de pinga.

E em grupos que não tinham clérigos, druidas, ou qualquer classe capaz de curar ou usar varinhas de cura, era raro a situação onde a falta de cura realmente afetava a aventura. 90% das vezes era "vocês descansam por uma semana e curam suas feridas", e bola pra frente.

É uma desculpa mecanicista? É. Mas funciona e agiliza as coisas.

Eu meio que amenizei este problema com minha regra de descanso prolongado desvinculado do sono.
Editado pela última vez por Nibelung em 24 Mai 2011, 18:48, em um total de 1 vez.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Deicide em 24 Mai 2011, 11:37

Eu entendo perfeitamente que a regra do descanso longo = recuperação total foi feita para permitir que os aventureiros continuem explorando uma dungeon sem muitos problemas. Recuperação parcial poderia fazer os personagens resolverem passar dias de recuperação antes de voltarem a se aventurar.

Contudo, como gosto de aventuras menos "explorar dungeon" e mais "lutar contra governos corruptos/sindicatos do crime/grandes conspirações", em que a ação já corre ao longo de dias e não é contínua, eu tenho uma regra caseira em que você só recupera PVs iguais a (Nível + mod. Con. + PVs dos Pulsos de Cura que restavam) ao fazer um descanso longo. Se isso não for suficiente, você precisa gastar os Pulsos de Cura recém-recuperados para voltar aos PVs totais.

Embora isso signifique que os personagens ainda terão PVs totais no dia seguinte, eles estarão defasados no total de Pulsos de Cura. Como disse no post anterior, considero na 4e os Pulsos restantes uma medida mais apurada de vitalidade dos que os PVs.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Mai 2011, 11:45

Arroz de festa, prontinho pra você a minha interpretação do que são os pontos de Vida e pulsos de cura. ;P

http://phieluminando.blogspot.com/2011/ ... ra-vs.html

Here we go.

Um adendo: Como restaurar muitos pvs pré 4e: clérigo-band-aid.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Rain em 24 Mai 2011, 12:41

Tem algo engraçado em uma serie que eu particularmente gosto (acho uma piada quando a situação acontece)
O Zorro de One Piece utiliza descanso prolongado (da 4e mesmo) sempre que luta

O cara se corta, leva pancada, e atravessado por balas e etc
Cai no chão, dorme e no outro dia levanta normal (se regenera)

Muita comedia One Piece
Imagem
Imagem
Rain

Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Mai 2011, 12:55

Mas... tem um médico na tripulação!
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor GoldGreatWyrm em 24 Mai 2011, 12:57

O cara usa bandaid que cura buraco de bala?
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Deicide em 24 Mai 2011, 13:22

Rain escreveu:Tem algo engraçado em uma serie que eu particularmente gosto (acho uma piada quando a situação acontece)
O Zorro de One Piece utiliza descanso prolongado (da 4e mesmo) sempre que luta

O cara se corta, leva pancada, e atravessado por balas e etc
Cai no chão, dorme e no outro dia levanta normal (se regenera)

Muita comedia One Piece

One Piece > tudo.

Mas mesmo lá já houve algumas vezes em que ele e o Luffy tomaram dias para se recuperar totalmente de combates.

Deicide

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários