[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 22 Mai 2011, 20:08

Rain escreveu:
Matheus Borges Ziderich escreveu:Virtual, esse é o meu ponto de vista. E com certeza não encampei a opinião dos outros antes de ver por mim mesmo, joguei e não curti.
E meu ponto de vista é semelhante ao da resenha do Caldela. Não por acaso, a mesma resenha cita as qualidades do jogo, o benefício que ele trouxe pro mercado e que além do ponto de vista ser compartilhado pelos autores do cenário, a GSL impossibilitou os caras de trabalharem com o sistema.

Eu resolvi levantar o ponto apenas pq o Lumine o Russel resolveram entrar no mérito que os caras tavam voltando atrás com a opinião, copiando sistemas da 4E, o que não é bem assim. Combatentes com efeitos diversificados não é um raciocínio exclusivo da 4E, TRPG ou de qualquer jogo d20, e o sistema da 4E de longe é o menor problema nessa edição do sistema (na minha opiniãO e dos que dela compartilham). E resoslvi fazer isso pq é um argumento que sofre do efeito "telefone sem fio", que foi repetido por não seis quantos até se distanciar do raciocínio original.

E Rain, se o seu julgamento é pobre assim pra julgar uma pessoa pelo gosto pessoal dela, aí eu que desisto de você. Esse argumento de que os fãs de Tormenta se guiam pela cabeça de quem cria o cenário é generalização. E toda generalização é burra, na melhor das hipóteses. Cada um tem seu gosto pessoal e isso não é demérito pra ninguém.

Quer um exemplo de como você vai sim pela cabeça dos autores?
Eu estou afirmando para você que nenhum dos pontos levantados por você e pelo Caldela naquela resenha são verdadeiros
Não existem, não procedem, são ridículos!

O sistema NÃO destaca quase todo o roleplay em nome das regras
O ladino carismático ainda EXISTE
O sistema de combate NÃO se resume a mover sua peça (seu personagem) um determinado número de casas, e causar dano contra a peça adversária (os monstros e personagens do mestre).
Todas as classes NÃO foram reduzidas a lutadores, que causam dano com descrições diferentes
Os clérigos CONTINUAM a pregar a palavra de seu deus, expulsavam mortos-vivos DO MESMO JEITO e usavam sua diplomacia (que é uma pericia de classe) para firmar alianças
Continuando no exemplo, os clérigos SÃO curandeiros (E o pior eles são os melhores curandeiros da 4e :haha: )
A mecânica de pulsos de cura tem muito sentido e é explicada NO PRÓPRIO livros do jogador.
Você ainda pode ser multi-classe
Os destinos épicos NÃO impedem do mestre criar e narrar sua historia, eles não permitem o jogador decidir o que acontecerá na campanha.
A história do jogo NUNCA deixou de ser uma colaboração entre mestre e jogadores, para se tornar simplesmente a realização dos desejos dos jogadores
O mestre de 4e não é um mero Fantoche
Se você queria mestrar aquela saga monumental que está na sua cabeça a anos, Você continua podendo mestra-la.
O mestre CONTINUA definindo os desafios enfrentados pelo grupo.

Quer que eu continue a citar os argumentos daquela resenha? O pior não sou eu que estou falando, você cita estes argumentos em diversos Posts aqui mesmo, o que me leva a 3 conclusões simples

Você não leu o livro
Não jogou a 4e
E leu a resenha e concordou sem nem saber do que esta falando

Eu tenho "quase certeza" que você só chegou a estas conclusões por este tipo de opinião totalmente mentirosa e anti profissional

E isso o que você diz. Quer dizer, você só tá afirmando. E na resenha o Leonel afirma o contrário, e entre todas as resenhas que eu li e minha experiência pessoal com o jogo, eu cheguei a conclusão que não é um bom jogo. Acho sim que ele colocou de lado o roleplay em nome do combate, que as raças e classes foram empobrecidas em relação a edição anterior, que o papel do DM foi alterado radicalmente e que mesmo com todos os pontos positivos, não se salvou. Se você acha diferente, problema seu. Se você curte, ótimo. Não vou pensar menos de você por isso. Só não venha desqualificar minha opinião, dizendo o que eu sei ou deixo de saber só porque você não gostou dela.

Deicide, essa é sim a Sonja. Por algum motivo resolveram tomar essa ilsutração como se fosse própria do cenário.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Smaug em 22 Mai 2011, 20:19

Acho sim que ele colocou de lado o roleplay em nome do combate

Defina roleplay e pq ele não pode usado junto com combate.

que as raças e classes foram empobrecidas em relação a edição anterior

Como foram empobrecidas? Eu abro o PHB 3.5 e encontro menos de 1 pagina por raça, alguns detalhezinhos de aparencia e sugestões de nomes... abro o PHB da 4e e encontro... praticamente a mesma coisa!! E aindan 3 exemplos de construções de personagens por raça, me mostrando como aliar o fluff da raça ao crunch do sistema!

, que o papel do DM foi alterado radicalmente e que mesmo com todos os pontos positivos, não se salvou.

Mudou??? Mudou como??? Qual, segundo sua interpretação, era o papel do DM na 3.x? Abra o DMG da 3.5, leia os capitulos referentes a construção de aventuras e mundos! Agora faça o mesmo na 4e, a maioria dos elementos (construção de masmorras, encontros, armadilhas) ainda estão lá e seguem a mesma lógica (encontros de acordo com o nivel do grupo), por outro lado, O DM nunca teve tanta liberdade (sem depender de tabelas para criar cidades) e agora recebe dicas de como ser um DM melhor para seus jogadores de D&D (e até de outros sistemas), além de criar encontros com mais rapidez (modelos de encontros) ou mesmo monstros diferentes (modelos de monstros).
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor GoldGreatWyrm em 22 Mai 2011, 20:27

Nostalgia Google com Fanboy Lens. Aquela resenha da DS é vergonhosa.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 22 Mai 2011, 20:43

Maneira o discursinho seletivo conspiracionista e o alfinete pq eu não te dei essa liberdade GGW.

Smaug, eu podia entrar no mérito da questão do 3.5x4E, mas não vou. Primeiro por excesso de off topic, segundo pq eu entrei na discussão apenas pra esclarecer o ponto que o Russel e o Lumine levantaram pros menos informados. Minha posição sobre D&D 4E é essa e eu não preciso ficar justificando ela. Sei que tem um tópico sobre o assunto, e seu eu sentir vontade de conversar sobre isso e bater a cabeça na parede não resolver, eu apareço lá.
Editado pela última vez por Matheus Borges Ziderich em 22 Mai 2011, 20:55, em um total de 1 vez.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Smaug em 22 Mai 2011, 20:47

Legal, aproveita e lê, pq tudo o que vc criticou ai em cima já foi rebatido no tópico e cansou-se de falar o quanto são criticas sem nenhum fundamento.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor GoldGreatWyrm em 22 Mai 2011, 21:20

Matheus Borges Ziderich escreveu:Maneira o discursinho seletivo conspiracionista e o alfinete pq eu não te dei essa liberdade GGW.

Eu fui bem franco. Acredite, não puxei o alfinete. Quando eu puxar, tu vai sentir.

E até me dá desgosto falar sobre Tormenta e DS. Depois de xingar os poderes mágicos dos guerreiros.... poderes para guerreiros em TRPG. Eu não sei por que ainda me surpreendo.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Rain em 22 Mai 2011, 21:42

E isso o que você diz. Quer dizer, você só tá afirmando. E na resenha o Leonel afirma o contrário

Olha eu vou fazer uma afirmação para você
2+2 = 4
Concorda com isso?

Agora vem outra pessoa e diz
2+2 = 5

Ele pode afirmar que 2+2 = 5 o quanto quiser, mas ele continuara e estará totalmente errado
Você entende o ponto de todo mundo?
Imagem
Imagem
Rain

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 22 Mai 2011, 21:44

Já que te causa tanto desgosto, suponho que você seja capaz de apontar onde "poderes mágicos" pra guerreiros foram xingados. Certo?
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Rain em 22 Mai 2011, 21:56

Matheus Borges Ziderich escreveu:Já que te causa tanto desgosto, suponho que você seja capaz de apontar onde "poderes mágicos" pra guerreiros foram xingados. Certo?

Você adora ignorar todos os argumentos quando esta errado...
Não fuja da discussão

A "resenha" do livro do jogador traz opiniões, gostos ou mentiras?
Responda, não fuja do assunto
Imagem
Imagem
Rain

Mensagempor Metal Sonic em 22 Mai 2011, 22:00

Matheus Borges Ziderich escreveu:Maneira o discursinho seletivo conspiracionista e o alfinete pq eu não te dei essa liberdade GGW.

Que tal maneirar com esses argumentos batidos? Aí a conversa pode continuar.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Mai 2011, 22:08

Caldela mente descaradamente naquela resenha. Tudo o que citei no meu post não é "ponto de vista", não é opinião, é falsidade.

Na verdade, ele foi bem honesto na resenha, começando com um sonoro "Antes de mais nada, um aviso: nós não gostamos da 4ª edição de Dungeons & Dragons (…)".

Mas vale a pena frisar outra coisa, que o Matheus parece esquecer.

"Dito isto, não recomendamos que ninguém aceite isto nossa opinião como verdade universal suprema.".

Enfim. Gente, posso frisar outro pequeno ponto?

No QUE isso se torna relevante? O fato de que, ao usar uma mecânica "semelhante-mas-não-idêntica-pra-não-tomar-processo-porque-a-fonte-não-é-OGC", o que isso vai mudar?

Sério, gente.

É fato que o povo da Spell RPG (qualquer uma das duas) curte um drama. Mas vamos maneirar um pouco aqui e nos ater a conversa principal.

Acalmem os ânimos. Como disse um sábio... "Se cercar vira hospício, se jogar uma lona em cima vira circo." É o que esse tópico parece, as vezes. :hum:
Editado pela última vez por Lumine Miyavi em 22 Mai 2011, 22:09, em um total de 1 vez.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 22 Mai 2011, 22:10

Foi lento pichu. Já tirei print do Metal me chamando de imbecil.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Metal Sonic em 22 Mai 2011, 22:12

E você é um imbecil. Ainda tentei desfazer a merda, mas não deu tempo.

Podem me banir que eu vou continuar com a minha afirmação.

Você é um imbecil, Matheus.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor Sr. Pichu em 22 Mai 2011, 22:13

nah
banimento não, mas até daqui a alguns dias, metal!
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Mai 2011, 22:14

Crianças.

Imagem

Acalmem-se.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários