[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Russel em 23 Mai 2011, 08:54

Lumine Miyavi escreveu:Em TRPG, tu soma na defesa, ataque E dano, incluindo magias, por exemplo. Não parece tão ruim, até você perceber que um Mago não combado com um Talento (que você recebe 1 / 2 níveis) pode disparar 1-3 misseis mágicos de 1d4+Mod. Int+Metade do Nível; literalmente uma das magias mais básicas pode causar mais dano que uma espadada comum.

Vide por exemplo o combo do Minoceiro...

isso e por que eles tem "know how" :haha:
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Russel

Mensagempor Lumine Miyavi em 23 Mai 2011, 09:09

Mas eles não tem; estar muito tempo no mercado não é sinal de qualidade, e sim de noção de marketing. Quando você é a única fonte de um produto e tem demanda... A falta de concorrência gera bizarrices como "não fizemos playtest depois de alterar, porque fizeram antes de alterar, dez anos atrás".
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Russel em 23 Mai 2011, 09:11

Lumine Miyavi escreveu:Mas eles não tem; estar muito tempo no mercado não é sinal de qualidade, e sim de noção de marketing.

eu sei. estava sendo sarcastico
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Russel

Mensagempor Hyphaxz em 23 Mai 2011, 11:18

Sei que cheguei tarde , mas só uma duvida pro Matheus.

Desde quando o sistema afeta a interpretação ? Ja vi grupos de WoD que só rolavam dados e matavam , roleplay 0 , e ja vi grupos de DnD 4 edição que me faziam quase pender no sono de tanto roleplay ( de 20 a 30 min pra decidirem o que iam consumir em uma taverna ...)

Se vc disse que ja jogou DnD 4 edição e não teve roleplay , será que a culpa não era dos players e do mestre ?
Hyphaxz

Mensagempor Lumine Miyavi em 23 Mai 2011, 11:24

Não, Hypha-chan, aparentemente, o sistema é TÃO RUIM que é um buraco negro que impede a interpretação;.
Editado pela última vez por Lumine Miyavi em 23 Mai 2011, 11:31, em um total de 1 vez.
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

Mensagempor Aluriel de Laurants em 23 Mai 2011, 11:27

Acho que prova de que dá pra fazer roleplay na 4E o grupo de jogo que estamos jogando. Todos tem falas marcantes, momentos interessantes, com doses de humor que não são off-topic.

Pérolas como. Não me chamem mais de Valek. Me chamem de O Visionário Valek (cutucada no Zack Snyder depois de suckerpunch)
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Lumine Miyavi em 23 Mai 2011, 11:31

Aluriel de Laurants escreveu:Acho que prova de que dá pra fazer roleplay na 4E o grupo de jogo que estamos jogando. Todos tem falas marcantes, momentos interessantes, com doses de humor que não são off-topic.

Pérolas como. Não me chamem mais de Valek. Me chamem de O Visionário Valek (cutucada no Zack Snyder depois de suckerpunch)

Contra-argumento hurr: Seu grupo é uma exceção; o sistema é um buraco negro. XD
Lumine Miyavi

Mensagempor Rain em 23 Mai 2011, 12:12

Lumine Miyavi escreveu:
Aluriel de Laurants escreveu:Acho que prova de que dá pra fazer roleplay na 4E o grupo de jogo que estamos jogando. Todos tem falas marcantes, momentos interessantes, com doses de humor que não são off-topic.

Contra-argumento hurr: Seu grupo é uma exceção; o sistema é um buraco negro. XD

E tão buraco negro, que o mestre é um fatoche, quem manda são os jogadores
o mestre neste D&D (se é que podemos chamar isso de D&D ou mesmo RPG) não serve para p@#$@#$ nenhuma a não ser atender o que os jogadores querem
Imagem
Imagem
Rain

Mensagempor Lumine Miyavi em 23 Mai 2011, 12:24

Nas palavras do Keith Baker, escritor de Eberron.

WHAT'S THE BIGGEST SURPRISE IN FOURTH EDITION DUNGEONS & DRAGONS?
Chinese gold farmers can get you to 2030th level in 6 days!
Lumine Miyavi

Mensagempor oculto em 23 Mai 2011, 12:37

MODERAÇÃO: Certo, último aviso, chega de off.
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Mensagempor Corvo da Tempestade em 23 Mai 2011, 16:00

Preciso ler a revista pra comentar, mas pela prévia, dá pra perceber que pelo menos a forma de mantê-las vai ser diferente, pois há uma reserva de "Energia". Espero não ser "magia marcial", mas tá parecendo que vai ser.

Também pensei isso. E penso, também, que são regras que não irão acrescentar muito...mas é claro, não posso dizer nada até ler a revista...mas ia ser muito engraçado um mestre "autóritário" impedindo um personagem de dar uma cabeçada porque não tem ...err...pontos de energia suficiente pra isso. :rolando:
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Rain em 23 Mai 2011, 16:52

Corvo da Tempestade escreveu:
Preciso ler a revista pra comentar, mas pela prévia, dá pra perceber que pelo menos a forma de mantê-las vai ser diferente, pois há uma reserva de "Energia". Espero não ser "magia marcial", mas tá parecendo que vai ser.

Também pensei isso. E penso, também, que são regras que não irão acrescentar muito...mas é claro, não posso dizer nada até ler a revista...mas ia ser muito engraçado um mestre "autóritário" impedindo um personagem de dar uma cabeçada porque não tem ...err...pontos de energia suficiente pra isso. :rolando:

Mais isto pode sim fazer sentido
Imagine as habilidades/manobras/técnicas dos combatentes como habilidades sobre-humanas, que gastam a resistência física do corpo do próprio combatente (stamina) o levando a extremos

Ex: Kenshin Himura só pode usar o Amakakeru Ryu no Hirameki 1 vez durante um combate, já que a técnica consume muito da resistente física e pode deixa-lo inutilizado (consome muita stamina)
Já Seijuro Hiko pode usa-la sem problemas, já que ele possui mais Stamina que Kenshin...

Este tipo de lógica pode ser aplicado tanto ao sistema de Stamina/Pms marciais como também para as proezas da 4e
Imagem
Imagem
Rain

Mensagempor Corvo da Tempestade em 23 Mai 2011, 18:26

Offtopic:
Rain escreveu:
Corvo da Tempestade escreveu:

Mais isto pode sim fazer sentido
Imagine as habilidades/manobras/técnicas dos combatentes como habilidades sobre-humanas, que gastam a resistência física do corpo do próprio combatente (stamina) o levando a extremos

Ex: Kenshin Himura só pode usar o Amakakeru Ryu no Hirameki 1 vez durante um combate, já que a técnica consume muito da resistente física e pode deixa-lo inutilizado (consome muita stamina)
Já Seijuro Hiko pode usa-la sem problemas, já que ele possui mais Stamina que Kenshin...

Este tipo de lógica pode ser aplicado tanto ao sistema de Stamina/Pms marciais como também para as proezas da 4e

Concordo com você...mas prefiro não fazer marabalismo mental pra explicar uma regra...isso se aplica tando aos poderes diários (também conhecido como: "poruqe não usa logo a power bazuca e acaba logo com o monstro?),ao sistema vaticiano e semelhantes.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 23 Mai 2011, 23:51

Lumine Miyavi escreveu:
Russel escreveu:
Eu resolvi levantar o ponto apenas pq o Lumine o Russel resolveram entrar no mérito que os caras tavam voltando atrás com a opinião, copiando sistemas da 4E, o que não é bem assim.

exceto que no proprio TRPG eles já estavam copiando coisas da 4e. por exemplo somar metade dos niveis no dano, resistência e CA

Na 4e, você soma metade do nível em "ataques, defesas, iniciativa, perícias e testes de atributos".

Em TRPG, tu soma na defesa, ataque E dano, incluindo magias, por exemplo. Não parece tão ruim, até você perceber que um Mago não combado com um Talento (que você recebe 1 / 2 níveis) pode disparar 1-3 misseis mágicos de 1d4+Mod. Int+Metade do Nível; literalmente uma das magias mais básicas pode causar mais dano que uma espadada comum.

Não cara, cê tá viajando. Você só pode lançar, no máximo, dois mísseis mágicos em TRPG, independente do talento metamágico que aplique. E só pode aplicar seu modificador de inteligência na magia se comprar Mago de Batalha, que possui como pré requisito outro talento. Seriam dois talentos então, três se existisse algum talento que permitisse você aumentar seus mísseis mágicos para três.
Você quer comparar o potencial de dano dos magos contra o dos guerreiros? Beleza, façamos o seguinte exemplo:

Guerreiro Humano de 4º nível, com For 20 e sete talentos (dois raciais, três de classe, dois por nível) pra utilizar: Ele compra Usar Arma Exótica (Espada Táurica), Ataque Poderoso, Golpe Com Duas Mãos, Foco em Arma e Foco em Arma Aprimorado 9(Esp.Táurica), Trespassar e Trespassar Aprimorado. Utilizando todos os benefícios, seu ataque padrão causa 2d8+ 10(bônus de força duplicado pelo golpe com duas mãos) +4(ataque poderoso)+2(nível)+2(foco em arma aprimorado)=2d8+18x2, podendo utilizar o trespassar pra atacar mais de uma vez por turno. Build básica, sem levar em consideração que ele poderia estar com uma arma obra prima/mágica/de material especial.

E do outro lado do ringue...
Mago Humano de 4º nível, com Int 20 e cinco talentos (dois raciais, dois por nível, um de magia por mistérios arcanos). Ele compra Magias em Combate, Dominar Magia (misseis mágicos), Poder Mágico, Potencializar Magia e Mago de Batalha. Esse mago tem (com Poder Mágico incluso) 16 PMs, podendo preparar até oito mísseis mágicos potencializados por dia por 2PM cada ( 3PMs com o talento e -1PM por Dominar Magia). Esses mísseis potencializados causam 1d4.(1.5)+1+2(nível)+5(mago de combate), podendo atirar dois desses ou, 2d4.(1.5)+2+2(nível)+5(mago de combate, se você interpretar o texto da magia e contar como duas jogadas de dano, o que na minha opinião não é o certo). No final, o máximo de dano que pode ser causado é 2d4.(1.5)+14, ao custo de 2PMs por magia, o que pode ser feito 8 vezes sem descanso.

Faça as contas e veja quem dura mais num mano a mano.
Minoceiro? Além de se apoiar num talento obscuro que todo mundo ignora, a farra do combo só dura até o dia em que sair um versão TRPG desse talento. Se amanhã sair uma DS que tenha "Tradição Perdida: você ganha um pirulito", não tem argumento. Cê tá querendo apontar falhas do sistema baseado num talento reconhecidamente ruim que foi lançado numa época caótica, quando o cenário tava saindo de uma editora e indo pra outra. Aponte, por exemplo, que a habilidade de linhagem dracônica de 20º nível é desequilibrada por falta de restrição de uso e você tem um argumento muitíssimo melhor.

Lumine Miyavi escreveu:Mas eles não tem; estar muito tempo no mercado não é sinal de qualidade, e sim de noção de marketing. Quando você é a única fonte de um produto e tem demanda... A falta de concorrência gera bizarrices como "não fizemos playtest depois de alterar, porque fizeram antes de alterar, dez anos atrás".

Viu o que eu falo sobre "efeito telefone sem fio"? Quem usou esse argumento fui eu, aqui mesmo nesse tópico quando isso foi discutido ano passado (tenho uma opinião ligeiramente diferente agora, mas não vem ao caso). Tá repetindo o que eu disse como se fosse dito por outras seis pessoas. E pior, periga alguém ler e repetir por aí.
Se tu quiser tirar a prova do que foi dito pelos autores ano passado, eis o link:http://www.livestream.com/x4tv/video?clipId=pla_314355d1-1286-400b-984d-4f765324a2b7
Mais ou menos a partir do instante 20:00. Não tive saco pra procurar o link do meu post aqui.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 23 Mai 2011, 23:55

Lumine Miyavi escreveu:Em TRPG, tu soma na defesa, ataque E dano, incluindo magias, por exemplo. Não parece tão ruim, até você perceber que um Mago não combado com um Talento (que você recebe 1 / 2 níveis) pode disparar 1-3 misseis mágicos de 1d4+Mod. Int+Metade do Nível; literalmente uma das magias mais básicas pode causar mais dano que uma espadada comum.

Não cara, cê tá viajando. Você só pode lançar, no máximo, dois mísseis mágicos em TRPG, independente do talento metamágico que aplique. E só pode aplicar seu modificador de inteligência na magia se comprar Mago de Batalha, que possui como pré requisito outro talento. Seriam dois talentos então, três se existisse algum talento que permitisse você aumentar seus mísseis mágicos para três.
Você quer comparar o potencial de dano dos magos contra o dos guerreiros? Beleza, façamos o seguinte exemplo:

Guerreiro Humano de 4º nível, com For 20 e sete talentos (dois raciais, três de classe, dois por nível) pra utilizar: Ele compra Usar Arma Exótica (Espada Táurica), Ataque Poderoso, Golpe Com Duas Mãos, Foco em Arma e Foco em Arma Aprimorado 9(Esp.Táurica), Trespassar e Trespassar Aprimorado. Utilizando todos os benefícios, seu ataque padrão causa 2d8+ 10(bônus de força duplicado pelo golpe com duas mãos) +4(ataque poderoso)+2(nível)+2(foco em arma aprimorado)=2d8+18x2, podendo utilizar o trespassar pra atacar mais de uma vez por turno. Build básica, sem levar em consideração que ele poderia estar com uma arma obra prima/mágica/de material especial.

E do outro lado do ringue...

Mago Humano de 4º nível, com Int 20 e cinco talentos (dois raciais, dois por nível, um de magia por mistérios arcanos). Ele compra Magias em Combate, Dominar Magia (misseis mágicos), Poder Mágico, Potencializar Magia e Mago de Batalha. Esse mago tem (com Poder Mágico incluso) 16 PMs, podendo preparar até oito mísseis mágicos potencializados por dia por 2PM cada ( 3PMs com o talento e -1PM por Dominar Magia). Esses mísseis potencializados causam 1d4.(1.5)+1+2(nível)+5(mago de combate), podendo atirar dois desses ou, 2d4.(1.5)+2+2(nível)+5(mago de combate, se você interpretar o texto da magia e contar como duas jogadas de dano, o que na minha opinião não é o certo). No final, o máximo de dano que pode ser causado é 2d4.(1.5)+14, ao custo de 2PMs por magia, o que pode ser feito 8 vezes sem descanso.

Faça as contas e veja quem dura mais num mano a mano.

Minoceiro? Além de se apoiar num talento obscuro que todo mundo ignora, a farra do combo só dura até o dia em que sair um versão TRPG desse talento. Se amanhã sair uma DS que tenha "Tradição Perdida: você ganha um pirulito", não tem argumento. Cê tá querendo apontar falhas do sistema baseado num talento reconhecidamente ruim que foi lançado numa época caótica, quando o cenário tava saindo de uma editora e indo pra outra. Aponte, por exemplo, que a habilidade de linhagem dracônica de 20º nível é desequilibrada por falta de restrição de uso e você tem um argumento muitíssimo melhor.

Lumine Miyavi escreveu:Mas eles não tem; estar muito tempo no mercado não é sinal de qualidade, e sim de noção de marketing. Quando você é a única fonte de um produto e tem demanda... A falta de concorrência gera bizarrices como "não fizemos playtest depois de alterar, porque fizeram antes de alterar, dez anos atrás".

Viu o que eu falo sobre "efeito telefone sem fio"? Quem usou esse argumento fui eu, aqui mesmo nesse tópico quando isso foi discutido ano passado (tenho uma opinião ligeiramente diferente agora, mas não vem ao caso). Tá repetindo o que eu disse como se fosse dito por outras seis pessoas. E pior, periga alguém ler e repetir por aí.
Se tu quiser tirar a prova do que foi dito pelos autores ano passado, eis o link:http://www.livestream.com/x4tv/video?clipId=pla_314355d1-1286-400b-984d-4f765324a2b7
Mais ou menos a partir do instante 20:00. Não tive saco pra procurar o link do meu post aqui.
Editado pela última vez por Matheus Borges Ziderich em 24 Mai 2011, 00:01, em um total de 1 vez.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários