Lumine Miyavi escreveu:Em TRPG, tu soma na defesa, ataque E dano, incluindo magias, por exemplo. Não parece tão ruim, até você perceber que um Mago não combado com um Talento (que você recebe 1 / 2 níveis) pode disparar 1-3 misseis mágicos de 1d4+Mod. Int+Metade do Nível; literalmente uma das magias mais básicas pode causar mais dano que uma espadada comum.
Vide por exemplo o combo do Minoceiro...
Não cara, cê tá viajando. Você só pode lançar, no máximo, dois mísseis mágicos em TRPG, independente do talento metamágico que aplique. E só pode aplicar seu modificador de inteligência na magia se comprar Mago de Batalha, que possui como pré requisito outro talento. Seriam dois talentos então, três se existisse algum talento que permitisse você aumentar seus mísseis mágicos para três.
Você quer comparar o potencial de dano dos magos contra o dos guerreiros? Beleza, façamos o seguinte exemplo:
Guerreiro Humano de 4º nível, com For 20 e sete talentos (dois raciais, três de classe, dois por nível) pra utilizar: Ele compra Usar Arma Exótica (Espada Táurica), Ataque Poderoso, Golpe Com Duas Mãos, Foco em Arma e Foco em Arma Aprimorado 9(Esp.Táurica), Trespassar e Trespassar Aprimorado. Utilizando todos os benefícios, seu ataque padrão causa 2d8+ 10(bônus de força duplicado pelo golpe com duas mãos) +4(ataque poderoso)+2(nível)+2(foco em arma aprimorado)=2d8+18x2, podendo utilizar o trespassar pra atacar mais de uma vez por turno. Build básica, sem levar em consideração que ele poderia estar com uma arma obra prima/mágica/de material especial.
E do outro lado do ringue...
Mago Humano de 4º nível, com Int 20 e cinco talentos (dois raciais, dois por nível, um de magia por mistérios arcanos). Ele compra Magias em Combate, Dominar Magia (misseis mágicos), Poder Mágico, Potencializar Magia e Mago de Batalha. Esse mago tem (com Poder Mágico incluso) 16 PMs, podendo preparar até oito mísseis mágicos potencializados por dia por 2PM cada ( 3PMs com o talento e -1PM por Dominar Magia). Esses mísseis potencializados causam 1d4.(1.5)+1+2(nível)+5(mago de combate), podendo atirar dois desses ou, 2d4.(1.5)+2+2(nível)+5(mago de combate, se você interpretar o texto da magia e contar como duas jogadas de dano, o que na minha opinião não é o certo). No final, o máximo de dano que pode ser causado é 2d4.(1.5)+14, ao custo de 2PMs por magia, o que pode ser feito 8 vezes sem descanso.
Faça as contas e veja quem dura mais num mano a mano.
Minoceiro? Além de se apoiar num talento obscuro que todo mundo ignora, a farra do combo só dura até o dia em que sair um versão TRPG desse talento. Se amanhã sair uma DS que tenha "Tradição Perdida: você ganha um pirulito", não tem argumento. Cê tá querendo apontar falhas do sistema baseado num talento reconhecidamente ruim que foi lançado numa época caótica, quando o cenário tava saindo de uma editora e indo pra outra. Aponte, por exemplo, que a habilidade de linhagem dracônica de 20º nível é desequilibrada por falta de restrição de uso e você tem um argumento muitíssimo melhor.
Lumine Miyavi escreveu:Mas eles não tem; estar muito tempo no mercado não é sinal de qualidade, e sim de noção de marketing. Quando você é a única fonte de um produto e tem demanda... A falta de concorrência gera bizarrices como "não fizemos playtest depois de alterar, porque fizeram antes de alterar, dez anos atrás".
Viu o que eu falo sobre "efeito telefone sem fio"? Quem usou esse argumento
fui eu, aqui mesmo nesse tópico quando isso foi discutido ano passado (tenho uma opinião ligeiramente diferente agora, mas não vem ao caso). Tá repetindo o que eu disse como se fosse dito por outras seis pessoas. E pior, periga alguém ler e repetir por aí.
Se tu quiser tirar a prova do que foi dito pelos autores ano passado, eis o link:
http://www.livestream.com/x4tv/video?clipId=pla_314355d1-1286-400b-984d-4f765324a2b7Mais ou menos a partir do instante 20:00. Não tive saco pra procurar o link do meu post aqui.