[idéia] Rpg medieval MESMO

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [idéia] Rpg medieval MESMO

Mensagempor Armitage em 21 Jun 2011, 21:15

Oda,

Eu quero algo com Carlos Magno.

prazo: 2 dias.

E nada de realismo físico-mecânico-termodinâmico-quântico. Quero mecãnicas que retratem o tema/gênero/período de forma SIMPLES. Nesse sentido, o jogo seria mais emulacionista do que simulacionista.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Lumine Miyavi em 21 Jun 2011, 23:47

Armitage escreveu:E nada de realismo físico-mecânico-termodinâmico-quântico. Quero mecãnicas que retratem o tema/gênero/período de forma SIMPLES. Nesse sentido, o jogo seria mais emulacionista do que simulacionista.

Eu li 10x e não tenho ideia do que você quis dizer. Exemplos.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor AKImeru em 22 Jun 2011, 00:11

Armitage escreveu:Oda,

Eu quero algo com Carlos Magno.

prazo: 2 dias.

E nada de realismo físico-mecânico-termodinâmico-quântico. Quero mecãnicas que retratem o tema/gênero/período de forma SIMPLES. Nesse sentido, o jogo seria mais emulacionista do que simulacionista.

Ok eu irei fazer mas antes:

Simulacionismo e Emulacionismo são a mesma coisa.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Youkai X em 22 Jun 2011, 00:56

Akimeru, isso veio da mesma pessoa que usava de forma errônea o termo verossimilhança :P
Youkai X

Mensagempor Armitage em 22 Jun 2011, 01:37

Vai começar a punheta semântica...

Yuka, seu mocorongo, se abrir o pai dos burros aí na tua casa vai ver que o rótulo verossimilhança abriga duas conotações: a que eu uso e a que o Emil usa. Ambas estão certas.

AKImeru escreveu:Simulacionismo e Emulacionismo são a mesma coisa.

Nope.

Um vem de "genre emulation", outro de simulação. São duas coisas bem diferentes, ao menos no meio dos rpgs Indie.

"Genre emulation" tem a ver com retratar convenções e tropes icônicos de um gênero/temática/período. Já simulação tem a ver com retratar uma realidade (em geral física) de um cenário.

Exemplo:

The Mountain Witch é uma puta emulação (de um gênero bem específico: Blood Opera no estilo Cães de Aluguel do Tarantino) mas não é nem um pouco simulacionista, pois não se preocupa com a realidade física-mental-social-etc do cenário.

Já Gurps é o inverso: não "emula" praticamente nada (é genérico), mas é uma puta simulação, se preocupando com várias minúcias relacionadas à realidade física-mental-social-etc do cenário.

Capice ? ;)

Aquele que(se não me engano era da white wolf) medieval se preocupava em emular passagens longas de tempo, entre cada 'aventura' se passavam anos e os jogadores interpretavam lordes. Seria como os encontros de d&d, mas entre cada encontro passa um bom tempo e são roladas consequências e outras coisas(teve filhos ou não, suas terras foram atingidas pela peste ou não)... Eu nunca li ou joguei, só estou falando por resenhas e opniões de terceiros. Mas tinha um nicho de fãs e só vi elogios. E tinha combates e quests e tudo o mais.

Esse é o Pendragon.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Jun 2011, 01:57

Wa-wa-wait.

"Genre emulation" tem a ver com retratar convenções e tropes icônicos de um gênero/temática/período.
Já simulação tem a ver com retratar uma realidade (em geral física) de um cenário.

Dois pontos:
A) Isso é a mesma merda!
B) Mesmo fingido que seja diferente, isso é em termos de mecânica... a mesma coisa.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Agnelo em 22 Jun 2011, 15:32

Não, phiel, não é a mesma coisa.

Se tu não entendeu o que ele quis dizer é porque tu tá fazendo força pra não entender (mesmo que os nomes que ele use nçao estejam certos e isso eu não sei dizer).

Para de implicar com o cara, se for só pra floodar o tópico nem entra nele.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 22 Jun 2011, 19:05

Pô, concordo com o Agnelo. Tem gente tentando ajudar o Silva a fazer um troço interessante dessa ideia (por menos específica que ela seja), e você só está tentando "azarar" o projeto e atacando espantalhos.

Sério, phil. Parou.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor AKImeru em 25 Jun 2011, 13:10

Então você quer uma emulação de tropes de Carlos Magno sim?

Aqui vai então!

http://www.guildofblades.com/heroes-charlemagne.php -> Este daqui mistura historia com ficção. Você joga na provincia de Carlos Magno e enfrenta hordas de vampiros controlados por Vlad.

Se você sabe Frances, http://rpggeek.com/rpg/4479/avant-charlemagne tal livro é justamente o que você quer, uma emulação de tropes.

Contudo, se quer minha opinião...

http://en.wikipedia.org/wiki/The_Riddle_of_Steel Riddle of Steel emula perfeitamente conceitos para o combate, você só precisaria preencher com o fator historico e você teria um sistema mecanico que representa o que você quer.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Anterior

Voltar para Sistemas e Cenários