[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Deicide em 08 Dez 2007, 08:27

Eu amo Ravenloft...

Há um ano atrás começamos uma campanha de Ravenloft.. pena que o Mestre parou... aquilo é legal demais. Jogar de Paladino em Ravenloft é suicidio, e lá estava eu, com o meu atormentado "Cavaleiro Sem Nome"... Ele foi um nobre no passado, mas após cometer um crime terrível, foi parar em Ravenloft. Só que o crime dele foi tão terrível para ele, que ele basicamente abandona tudo, inclusive o próprio ego e o próprio nome e começa a percorrer o mundo sem rumo. E eu gastei um Talento inteiro só para que ele pudesse falar com o fantasma da esposa que ele matou, que fica atormentando-o e com quem ele conversa à noite (é um Talento em Ravenloft).

Foi interessante porque o inimigo da primeira história era um fantasma. Eu consegui redimir ele ao invés de lutar. Essa era a graça do cavaleiro... na primeira história eu comecei sem nada, só com a espada ancestral da família (uma bastarda obra-prima... e mais um Talento gasto só para construir o Background do personagem). Bicho, que saudade do personagem, era muito divertido (e suicida) jogar com ele.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Smaug em 08 Dez 2007, 10:33

e quanto aos poderes sombrios: bem ficou bem legal só não intendo pq essa de "se descobrir perde a graça" não funciona com a cidade do anões em tormenta >.< (matutando pra tentar descobrir)

Substitua cidade dos anões por tormenta e vc ve pq a coisa perde a graça. Um cenário de horror deve contar com elementos além da explicação, mistérios e outros pormenores que simplesmente estão muito distante dos jogadores para serem explicados, mas que interferem em suas vidas.
Se o cassaro não tivesse se dado a besta de explicar a tormenta, ela ainda seria um ponto interessante do cenário... se explicarem os poderes sombrios (ah, eles são deuses/estraplanares/alienigenas/professores de português) parte do horror fica comprometido.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor kimble em 08 Dez 2007, 11:44

Quanto ao "choque de retorno"... ora vamos, se ela fizesse isso seria uma tremenda falta de originalidade E um Deus Ex Machina, não concorda?

Olha, com a quantidade de Deus Ex Machina no cenário isso só estaria se mantendo no padrão :b
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor AKImeru em 08 Dez 2007, 12:45

Cenário colcha de retalhos
bem não sei se vc implicou com tormenta quanto a isso...mas vamo lá eu tambem curto esses cenários sem muita restrição de localização e com mudanças drasticas de um lugar para outro..seila fica um aspecto mais fantasia no cenário

Tormenta é uma colcha de retalhos.

Me prove errado se puder.

E aquela fala da clériga de Lena não foi de humor, e sim de preocupação, pois ela sentiu que os soldados jovens e extremamente inexperientes não tinham onde descarregar suas tensões, pois não faziam nenhuma atividade de lazer.

Em outras palavras: O autor não faz a minima ideia do que demonios é uma clériga e o culto a Lena.

E aparentemente, ele é anacronico demais para perceber que os guerreiros tem outros meios de relaxar. Poucos cenarios de fantasia exploram isso contudo. O que me dá uma otima ideia de explorar mais essa faceta historica que todo mundo parece ignorar.

sim é de preocupação...

Eu sei que você não é um fanboy mas meu Deus você tenta.

E um Deus Ex Machina, não concorda?

:rolando:
Você também Lune. Se preocupar com Deus Ex Maquina com um cenário como Tormenta é o mesmo que se preocupar em se queimar quando você pula de cabeça nú em lava flamejante.

E mais uma coisa: Mesmo os reinos sendo separados, é possivel de alguns deles interagirem entre si. Coisa que não ocorre em tormenta.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor NeverSleep em 08 Dez 2007, 12:55

Tormenta é uma colcha de retalhos.

Me prove errado se puder.

Vou te provar:

Uma colcha (de retalhos ou não) é uma coisa costurada com um propósito e nexo, e com uma função bem definida e bem vinda. Tormenta é um monte de pedaços jogados no canto da sala.
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
NeverSleep

Mensagempor Otherwise em 08 Dez 2007, 13:22

Leia-se, Tormenta é um amontoado de retalhos. Alguns com estampas próprias, outras estampas recortadas de outros lugares, outras estampas feitas por uma costureira deficiente míope e esquisofrênica.
Otherwise

Mensagempor AKImeru em 08 Dez 2007, 13:30

Leia-se, Tormenta é um amontoado de retalhos. Alguns com estampas próprias, outras estampas recortadas de outros lugares, outras estampas feitas por uma costureira deficiente míope e esquisofrênica.

Infelizmente a costureira fez muitas horas extras.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Kinn em 08 Dez 2007, 15:38

Sobre a deusa do boteco.
Ser uma divindade do conhecimento pode ter várias interpretações.
Ela poderia ser uma que acha que o conhecimento só pode ser dado a quem merece.
Isso é parte do conhecimento das seitas gnosticas antigas, que mandavam o fiel procurar o ensinamento dentro de si mesmo (a exemplo do budismo e outras formas de fé orientais).

Mas o caso é que ela explicitamente manda ofertar este conhecimento a todos.
Então este culto é contrário naquilo que torna ela a sua própria síntese: o conhecimento deve ser de todos.

No caso de Lena é mais charme do Cassaruman ao ter visto conceitos pagãos das deusas da fertilidade e acrescentou isso à Lena, pq naquela época estas deusas possuíam diversos atributos femininos ligados entre si: agricultura, natureza, vida, fertilidade.

No Book of erotic fantasy eles citam a "prostituição sagrada", uma faceta deste tipo de culto divino à natureza e estas deusas femininas, que remete à prostituição nas áreas urbanas. Mas nas áreas rurais, onde o culto era mais 'original' o sexo era sexo ritual.

Ou seja, toda essa discussão tem lá algum fundamento. Quem não tem fundamento é a Lena, que é a deusa pedofila-lolicon que engravida as próprias filhas, que assume como tema maior a vida e depois sai jogando com o portifólio fertilidade como se fosse a mesma coisa.

Na minha mesa tem uma deusa druidica fertil assim também. Mas ela é completamente diferente. E seu culto urbano é ministrado num bordel que remete à prostuição sagrada. Mas claro, na minha mesa ão tem nenhuma criança. Os jogos já podem mostrar outras curiosidades históricas, como o fato das cidades serem forradas de merda pelo chão (pra quem leu Sandman, saca a referência, alem de ter visto a referencia a prostituição sagrada com Ishtar/Astarte)
Kinn

Mensagempor Smaug em 08 Dez 2007, 16:02

Considerando tudo o que jah foi discutido, mas especialmente essas duas deusas eis aqui uma ótima imagem para capa de algum livro sobre Tormenta:

Imagem
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Haiyate em 08 Dez 2007, 18:38

sim é de preocupação...

Eu sei que você não é um fanboy mas meu Deus você tenta.

oda vc é incrivel sabia.... quando eu discordo sou fanboy quando concordo tambem sou....
-----------------------------------------------------
Substitua cidade dos anões por tormenta e vc ve pq a coisa perde a graça. Um cenário de horror deve contar com elementos além da explicação, mistérios e outros pormenores que simplesmente estão muito distante dos jogadores para serem explicados, mas que interferem em suas vidas.
Se o cassaro não tivesse se dado a besta de explicar a tormenta, ela ainda seria um ponto interessante do cenário... se explicarem os poderes sombrios (ah, eles são deuses/estraplanares/alienigenas/professores de português) parte do horror fica comprometido.

intão voce quis dizer que se a tormenta ainda fosse algo que o mestre da mesa definiria o que seria tava melhor? vendo por esse lado devo concordar pq o ar de mistério dessa chuva foi pro beleleu quando revelaram o segredo...
-----------------------------------------------------
Segundo o romance, NÃO. Amigo, não inventa coisa. Eu entendo que você pode querer defender o cenário, mas inventar coisa sem base não tem sentido. O próprio romance demonstra que se alguém chegar lá, o que acontece é que você recebe a chance de passar a viver ali o resto da vida ou ser morto. Ninguém ganha resposta grátis se encontrar eles.

se eu não me engano uma deusa emo chego la e oras consseguiu o segredo... se outra pessoas tivesse chegado la acredito que eles tambem revelariam ( chegar lá para ter respostas já não foi degraça...)
--------------------------------------------------------
quanto a colcha de retalhos já disse que gostei do modo como em ravenloft foi feito isso e que se o cenário de arton tivesse sido melhor preparado antes de seu lançamento ( resumindo se não fosse um brinde que depois recebeu tudo o que era matéria da DB) ele seria muito melhor
Haiyate

Mensagempor Kinn em 08 Dez 2007, 18:53

Acho que o que eles querem dizer é:

Ela só saiu de lá (ou seja não foi convidada a escolher entre ser assassinada e ou passar a eternidade imortal dela lá) porque é uma deusa maior. Nem que eles quisessem poderiam impedi-la, já que uma pessoa tão emo e charmosa como ela com 200 nos atributos podia matar todos eles apenas arremessando suas lágrimas como armas...
Kinn

Mensagempor kimble em 08 Dez 2007, 19:20

se eu não me engano uma deusa emo chego la e oras consseguiu o segredo... se outra pessoas tivesse chegado la acredito que eles tambem revelariam ( chegar lá para ter respostas já não foi degraça...)

Não, não conseguiria. No final dessa cena o autor diz que o sumo-sacerdote 'sente a emoção da perda bla bla bla virei emo bla bla bla oh vida oh azar' e então vai contra a restrição da Ordem. O próprio autor afirma isso.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Cak em 08 Dez 2007, 19:49

Mas Tormenta é um fenômeno, ninguém pode negar. :victory:
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

Mensagempor Otherwise em 08 Dez 2007, 19:56

Cak, sugiro você explicar o que quis dizer. O Big-Eltor está de olho...
Otherwise

Mensagempor Haiyate em 08 Dez 2007, 20:00

Ela só saiu de lá (ou seja não foi convidada a escolher entre ser assassinada e ou passar a eternidade imortal dela lá) porque é uma deusa maior. Nem que eles quisessem poderiam impedi-la, já que uma pessoa tão emo e charmosa como ela com 200 nos atributos podia matar todos eles apenas arremessando suas lágrimas como armas...

Não, não conseguiria. No final dessa cena o autor diz que o sumo-sacerdote 'sente a emoção da perda bla bla bla virei emo bla bla bla oh vida oh azar' e então vai contra a restrição da Ordem. O próprio autor afirma isso.

vem vamos juntar o que aconteceu, uma deusa ( ok ela eh fods) chega no lugar secreto, ela podia matar todo mundo e ninguem consseguiria obrigala a ficar mas ninguem teria que contar nada a ela de acordo com o kimble mas o fizeram porque sentiram pena da dita cuja ou seja ao meu ver se outra pessoa mortal chegasse lá e consseguisse convencer um infeliz dessa ordem a abrir a boca eu acho que ele o faria...e ai quanto a fugir do lugar bem se ele consseguiu chegar no fim do mundo para ter sua resposta acho que ele é capaz de fugir( ou morre tentando...)
Haiyate

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários