Planescape..

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Planescape..

Mensagempor Sr. Pichu em 10 Dez 2007, 17:41

Vale mencionar que: dependendo de quando a "campanha" se situa essas facções podem ter ido pro beleléu...
isto é, depois da Faction wars, que acabou com boa parte delas em Sigil...
algumas sobreviveram, mas eu não lembro de cabeça quais
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Planescape..

Mensagempor Elven Paladin em 10 Dez 2007, 22:30

algumas sobreviveram, mas eu não lembro de cabeça quais

Tecnicamente, só 7 "sobreviveram". Os Mercykillers, que se separaram em Sons of Mercy e Sodkillers ( essa sepação, erra, IIRC, anterior á formação dos Mercykiller ), os Believers of the Source e Sign of One, que formaram uma só facção, a Mind´Eye. Os Athar foram para o topo da Spire, nas Outlands, assim como os Doomguards, que foram para suas cidedelas nas redondezas do Negative Energy Plane, os Fated foram para Ysgard, os Harmonium, para Arcadia e a Fraternity of the Order, para Mechanus. Os das outras facções, se desmembraram e fica cada um por si a a Lady por ninguém.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Planescape..

Mensagempor Khelben Arunsun em 11 Dez 2007, 09:44

Planescape... hehehehe

Quando não estou mestrando em Forgotten, podem ter certeza que estou nos planos, em algum lugar. :cool:

Na minha opinião, Planescape é um dos melhores cenários já criados. "O doido do Monte Cook" (descrição de um dos meus jogadores) acertou a mão, com ele.

Na minha opinião, o melhor de uma campanha de Planescape é quando os jogadores conseguem "entrar" mesmo nos seus personagens, e eu consigo maravilhá-los com os infinitos planos de existência, e suas peculiaridades.

Pra mim, Planescape funciona na 2ª edição. Ou, talvez, com as regras do Alternity. :pidao:
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Khelben Arunsun

Planescape..

Mensagempor Sr. Pichu em 11 Dez 2007, 16:03

bom, eu não falo muito pq eu ainda prefiro AD&D
entretanto atualmente eu tou num barco nem companheiros visto que é só eu

e Alternity...
hum...
onde vc achou as regras dele?
sempre achei que tivesse ido pro beleléu sem nascer
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Planescape..

Mensagempor Smaug em 11 Dez 2007, 16:09

:sobrancelha: O pichu, foi vc que quis parar planescape, mesmo pq o sistema quase não influenciava visto que era soh role-play mesmo...mas pelo visto tu desistiu ateh de warcraft... :bwaha:
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Planescape..

Mensagempor Sr. Pichu em 11 Dez 2007, 16:26

planescape eu desisti depois de certas duas pessoas ficarem fazendo coro em: "AD&D é complicado demais, num entendo essa conta de jeito nenhum (sendo que o que a gente fez menos foi rolar ataques e mesmo assim quem fazia a conta era eu ¬¬)" ou "Só tem Dungeon, não quero só ficar jogando em Dungeon" claro que as pessoas simplesmente ignoraram o fato que o tempo do cenário só tá andando rápido pq ninguém declara que quer fazer outra coisa ou tenta fazer outra coisa

uma das melhores é: "Eu quero voltar para a minha casa e NUNCA SE DEU AO TRABALHO de tentar achar o nome de sua Prime Material World nem de pesquizar sobre os portais..."
ou quando as duas pessoas ficaram um boooom tempo de palhaçada...
isso foi minando com a minha vontade de mestrar
que inclusive terminou de vez com a última vez que eu mestrei
agora se mudou a postura, eu volto a mestrar, e é claro...
em Dungeon, pq afinal de contas é Dungeons & Dragons :bwaha:

Sr. Pichu

Planescape..

Mensagempor Armitage em 11 Dez 2007, 17:14

Na verdade muita gente pensa que Monte Cook criou Planescape - isso NÃO é verdade (ele apenas criou alguns suplementos ). Quem criou o cenário de fato foi um trio - Wolfgang Baur, David Wise e David Cook (que NÃO é o Monte!).

Mas de qualquer forma, essa turma "acertou na mão" mesmo. Principalmente quando adotaram a idéia de Vampire: the Masquerade* - personagens conceitualmente definidos por filosofias de vida, ao invés de especialidades de combate (como é típico de D&D). Isso deu ao cenário uma profundidade de temas humanísticos (porra falei bonito! ) e metafísicos muito grande a ser explorado, como mortalidade, moralidade, ética, justiça, infinito, etc. e principalmente a questão da crença/fé, que é central ao cenário(afinal, mais que em qualquer outro cenário, aqui "Crer é Poder"... mesmo! ).

*ps: antes que perguntem, os próprios autores confirmaram terem se inspirado nos clãs de Vampire: the Masquerade quando criaram as facções filosóficas.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Planescape..

Mensagempor Sr. Pichu em 11 Dez 2007, 17:16

mas hein?
eu sempre achei que Planescape surgiu BEM antes que Vampiro: A Máscara

Sr. Pichu

Planescape..

Mensagempor Armitage em 11 Dez 2007, 17:21

Vampire: the Masquerade => 1991.
Planescape =>1994.

:D
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

Armitage

Planescape..

Mensagempor Sr. Pichu em 11 Dez 2007, 17:24

hum...
bom saber disso
essa informação eu realmente não sabia...
deve ser realmente por isso a mudança do foco

Sr. Pichu

Planescape..

Mensagempor Khelben Arunsun em 11 Dez 2007, 17:27

Sr. Pichu escreveu:bom, eu não falo muito pq eu ainda prefiro AD&D
entretanto atualmente eu tou num barco nem companheiros visto que é só eu

e Alternity...
hum...
onde vc achou as regras dele?
sempre achei que tivesse ido pro beleléu sem nascer

Alternity não só saiu como teve três ambientações, e uma pá de suplementos:

Star Drive - típica ambientação space opera
Dark Matter - ambientação de horror na época atual onde (PASMEM) todos jogam de mortais!!! E criaturas sobrenaturais são raridades, e não 9 em cada 10 habitantes do planeta! :queixo:
Gamma World - pq crássico é crássico.

Eu tenho o Players Handbook, o Gamemaster Guide e uns suplementos ainda, aqui em casa. :cool:
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

- Dave Arneson

Khelben Arunsun

Planescape..

Mensagempor Khelben Arunsun em 11 Dez 2007, 17:44

Silva escreveu:Na verdade muita gente pensa que Monte Cook criou Planescape - isso NÃO é verdade (ele apenas criou alguns suplementos ). Quem criou o cenário de fato foi um trio - Wolfgang Baur, David Wise e David Cook (que NÃO é o Monte!).

Mas de qualquer forma, essa turma "acertou na mão" mesmo. Principalmente quando adotaram a idéia de Vampire: the Masquerade* - personagens conceitualmente definidos por filosofias de vida, ao invés de especialidades de combate (como é típico de D&D). Isso deu ao cenário uma profundidade de temas humanísticos (porra falei bonito! ) e metafísicos muito grande a ser explorado, como mortalidade, moralidade, ética, justiça, infinito, etc. e principalmente a questão da crença/fé, que é central ao cenário(afinal, mais que em qualquer outro cenário, aqui "Crer é Poder"... mesmo! ).

*ps: antes que perguntem, os próprios autores confirmaram terem se inspirado nos clãs de Vampire: the Masquerade quando criaram as facções filosóficas.

Verdade. Mas só o Zeb e o Wise que foram mencionados, o Baur nem foi citado na caixa básica! :sobrancelha: (o que eu acho sacanagem).

Mas alguns dos suplementos mais legais saíram das mãos do Monte, mesmo... :b

Aliás, nota cultural sobre o Wolfgang Baur: ele lançou recentemente uma revista nova lá nos States. The Kobold Quatterly, se me lembro bem. Assim que achar o link da magazine, posto aqui. Todo mundo anda elogiando pra caramba!
- Gary Gygax

- Dave Arneson

Khelben Arunsun

Planescape..

Mensagempor Armitage em 14 Dez 2007, 09:42

Mas alguns dos suplementos mais legais saíram das mãos do Monte, mesmo...

Concordo! :victory:

- - -

Arunsun, Pichu, Sorcerer e demais, tirem uma dúvida minha:

Qual a diferença de Avatar pra Proxy ?

Eu sei que Avatar em seu sentido original (como visto na mitologia Hindú) é a personificação de um deus no mundo material, OU a manifestação de um fragmento de uma divindade sobre um ser mortal. Em outras palavras - é a vinda de um deus ao mundo (ou um fragmento do mesmo) por algum propósito.

E Proxy? Não sei bem o que é isso. Seria talvez um "escolhido" de um deus, que recebe poderes do mesmo para cumprir tarefas, etc.?

E a diferença entre os dois seria que, no primeiro caso (avatar) o próprio deus (ou um fragmento deste) habita um ser vivo, enquanto no segundo caso, o ser vivo é ele mesmo só que com poderes providos por um deus?

E como isso se aplica a Sigil? Digo, todos sabem que Nossa Sereníssima Senhora da Dor proibiu a entrada de deuses na cidade das portas, então como fica? Segundo minha lógica, Avatares seriam proibidos de entrar (por possuírem um fragmento de divindade), mas os proxies não. É isso? :blink:

ps: por falar em Avatar, James Cameron está produzindo um filme já ha mais de 4 anos com esse título (Avatar). Já desenvolveu até linguagem e arquitetura alienígenas próprias! Parece que vai misturar ficção-científica com mitologia (Matrix anyone), alguem ouviu falar?

Armitage

Planescape..

Mensagempor Khelben Arunsun em 14 Dez 2007, 10:01

Sr. Silva, o Sr. está certíssimo! =D

[Modo AD&D 2nd Edition on]

Avatar é uma "encarnação" de uma divindade. É uma "versão mortal" de um dos grandes poderes.

Proxie é um enviado de um deus, ele tanto poderia ser um primer quanto um planar quanto um petitioner... seu Deus o escolheu para alguma missão, o concedeu alguns poderes (talvez até alterou sua raça), e o mandou fazer alguma coisa.

Em Sigil, avatares são vetados, mas proxies podem circular sem problemas.

[Modo AD&D 2nd Edition off]

Acho que a terceira edição pode ter mudado isso, depois dou uma olhada no Deities and Demigods para conferir.

Não sabia desse filme do Cameron não... vou dar uma conferida... :cool:
- Gary Gygax

- Dave Arneson

Khelben Arunsun

Planescape..

Mensagempor Elven Paladin em 14 Dez 2007, 13:12

Ah, a estranha e complexa cadeia de poderes divinos dos Planos. Eu gosto de diferenciar Proxies e Avatares por dois pontos: Origem e Mente. Um Proxy não foi criado pela própria Divindade ( ao menos, não foi "criado do nada ), e um Proxy, pode, tecnicamente, questionar e até abandonar a própria Divindade que o abençoou. Claro, isso é muito complexo, mas ele poder. Enquanto isso, um Avatar é criado pela própria Divindade e é uma extensão de sua Vontade. É como um "Apêndice" ao próprio Deus.

E, embora não seja o tópico adequado, a Avatar Crisis de Forgotten Realms não tem elo algum com essa nomenclatura, que é posterio. Em FR, naquele período, os Avatares eram os Deuses, só que em forma terrena. ;)
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários