Notícias D&D 4e (Arquivo 2)

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Torneco em 17 Dez 2007, 02:07

E quem disse que os combates vão ser assim, ondas de monstro a cada minuto? Só por que isso aconteceu em um encontro, não significa que isso vai ser base. A idéia é completamente diferente. Cada encontro vai ser perigoso e desafiador, nem necessidade de mandar dezenas de inimigos um atrás do outro.
Torneco

Mensagempor Lune em 17 Dez 2007, 02:34

Ok Letthul, segura a bile um minutinho e olhe os fatos:

Não existe essa de onda de inimigos. A idéia é que cada encontro seja desafiador em si. No único caso em que aconteceu dos inimigos atacarem em ondas, foram os jogadores do playtest que atacaram um NPC não-hostil, desencadeando um novo combate. A idéia é justamente o contrário: garantir que o jogo seja divertido mesmo que só tenha um combate no dia ou que tenha 10. No primeiro caso, o encontro vai ser desafiador mesmo sendo um só. No segundo, os personagens ainda terão poderes e manobras pra usar, ainda que não as mais poderosas. Quem decide é o Mestre.

Falando em encontros normais e perigosos, era assim que funcionava a 3.x - cada grupo tinha 2, 3 encontros normais e o quarto era o único que realmente testava os personagens, já que eles estavam no limite. A quarta edição promete acabar com isso, e não torná-la padrão, sabe. Aliás, eu não sei de onde você tirou a idéia do contrário.

Então, tirando o fato de que você construiu todo o seu argumento em cima de duas afirmações tão verdadeiras quanto um Player's Handbook da 5ª Edição, eu só vejo o seu doomsaying habitual, misturado com um ódio a tudo que possa tornar a vida mais fácil para mestres e jogadores.

Sabe, tem alguns pontos que realmente são polêmicos na 4ª edição. Leia as últimas páginas do tópico e você vai ver gente reclamando do fim das classes de prestígio, por exemplo. Mas você está atacando por um ângulo tão torto que tá difícil resistir a colocar aquela imagem-resposta de novo XD
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Cebolituz em 17 Dez 2007, 09:17

Se a quarta edição tiver:

1) Maior rapidez pra se montar uma ficha de personagem. (Para mim, nada mais chato do que montar fichas de personagens).

2) Sistema de batalha mais rápido. Não que o sistema atual seja lento, mas quanto mais rápido se resolver melhor. Ou que pelo menos seja mais emocionante no sentido de poder se usar diversas estratégias diferentes dentro dela que possam reverter uma situação difícil de uma hora pra outra.

3) MUITAS opções diferentes pra se montar um PJ, com diversas habilidades diferentes mais equilibradas para que faça com que cada personagem diferente que a gente monte seja tão efetivo quanto a outra.

4) Maior equilíbrio entre os combatentes e os usuários de magia.

Tem mais coisas, mas essas são as principais. Se na quarta edição tiver tudo isso, pra mim, já vale a compra. De resto, vale aquela: se a edição atual não me agradar, a 3.x não deixará de existir, e poderei muito bem me aproveitar ainda da enorme quantidade de material disponível para a edição, e que nem de longe conseguiria ler e aproveitar tudo, antes de já estarem lançando a quinta edição.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Darin em 17 Dez 2007, 09:47

pow...já tem quase uma regra para saber se alguma novidade pe boa ou ruim... se o Letthull discorda, provavelmente é boa, pq ele critica a 3.x, mas ele acha q está falando da 4E...
Darin

Mensagempor ShinRyuu em 17 Dez 2007, 10:20

1) Maior rapidez pra se montar uma ficha de personagem. (Para mim, nada mais chato do que montar fichas de personagens).

Bom... até onde vi, montar fichas de PJ's continua a mesma demora, segundo os testadores... mas fichas de PdM's ficaram brutalmente mais simples e rápidas de fazer. Como quem mais se lasca com essas coisas é o DM, acho que já tá excelente. Acho que se ficar simples demais pros PJs, acabará gerando personagens muito iguais. Contanto que tenha acabado aquela masturbação de distribuir pontos de perícia e calcular sinergias... XD

pow...já tem quase uma regra para saber se alguma novidade pe boa ou ruim... se o Letthull discorda, provavelmente é boa, pq ele critica a 3.x, mas ele acha q está falando da 4E...

:rolando:

Essas coisas eu nem comento mais.
ShinRyuu

Mensagempor Letthull em 17 Dez 2007, 10:47

Sabe, tem alguns pontos que realmente são polêmicos na 4ª edição. Leia as últimas páginas do tópico e você vai ver gente reclamando do fim das classes de prestígio, por exemplo. Mas você está atacando por um ângulo tão torto que tá difícil resistir a colocar aquela imagem-resposta de novo

Eu tô comentando em cima do que eles [designers] especularam. É torto, mas é torto desde o ponto que eles soltaram a notícia.

Eu gosto e muito dessa idéia de classes de prestígio a partir do 10º nível. Acaba com a salada de fruta de classes e classes de prestígio. Sempre fui a favor de 1 classe de prestígio apenas para cada personagem. Se por um lado torna certas opções limitadas, também evita misturas absurdas sem sentido.

Não gosto de ter opções limitadas em um rpg, mas como D&D é assim, então que seja bem feito e evite absurdos e brechas pra personagens overpowers desnexos. Se for pra cada personagem ter uma função, então que faça bem aquilo que escolheu, sem transformar sua ficha num carnaval de classes e habilidades em função de combo. Isso evita os fighter/rogue/dervish/tempest/exotic weapon master/dwarf defender/etc/etc/etc... só pra dar 200.000 de dano.

Acho que se ficar simples demais pros PJs, acabará gerando personagens muito iguais. Contanto que tenha acabado aquela masturbação de distribuir pontos de perícia e calcular sinergias...

Mas aí você tá querendo colher cacho de banana descacada da árvore.
Não tem como evitar essa demora de distribuição de skills. Ou então vamos jogar todos com personagens iguais, mudando só os poderes/armas/roupas e dar viva ao wargame.
Imagem
Com escáner, e muita nostalgia.
Quer conhecer outros desenhos meus? Vai fundo, clica na imagem, não dói. :D
Letthull

Mensagempor AKImeru em 17 Dez 2007, 11:42

Cara, esse conceito de waves de monstros. Tantos encontros pré-definidos por dia. Tantos encontros normais e tantos perigosos.Tantos ataques por encontro, já pensando em quantos ataques serão, quantos inimigos serão, etc. Meu Deus todo poderosos único salvador... é RIDÍCULO... Se eu quiser jogar algo assim, jogo Diablo 2 ou WoW.

Meu Deus do céu homem será que não podemos ficar mais do que uma página inteira sem ter alguem declarando "ISSO ESTÁ VIRANDO ANIME/ORIENTAL/WOW/DIABLO"?!
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Eltor Macnol em 17 Dez 2007, 11:57

Letthul, não é só questão de "atacar o assunto de forma torta". O problema real é que tu ataca coisas que não existem!

Tivesse lido com mais calma as notícias divulgadas, tu teria entendido que não existe PORRA NENHUMA de "filosofia de waves pré-calculadas por combate blá blá blá meu deus isso é burocrático demais".

O que houve foi um comentário de que os MESTRES QUE QUISEREM SACANEAR OS JOGADORES, ao invés de mandarem vários encontros por dia como fazem na 3.x, vão provavelmente mandar uma leva de inimigos depois da outra, na mesma batalha, sem chance de os personagens descansarem e recuperarem suas habilidades.

Entendeu? Não é "filosofia da 4E". Não é "parte integrante do sistema". Não é "a forma de jogo que será usada como base no planejamento do sistema". É SÓ UM COMENTÁRIO SOBRE COMO OS MESTRES PODEM SACANEAR OS JOGADORES, da mesma forma que já podem atualmente.

É por isso que o pessoal fala que muitas das tuas reclamações não tem fundamento, é porque tu fica dando tiro em espantalhos.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Letthull em 17 Dez 2007, 12:00

Cara, eu gosto de video-game, mas no video-game.Não acho que rpg precise ser igual, de papel e dados. Senão daqui a pouco vira um Heroes Quest d20. :bwaha:

É por isso que o pessoal fala que muitas das tuas reclamações não tem fundamento, é porque tu fica dando tiro em espantalhos.

Nisso você tá errado. Eu fiz um comentário em cima do comentário de outra pessoa do fórum. Ele disse nessas mesmas palavras Dito isto, considerando a nova filosofia da 4E de ondas de inimigos. Meu comentário não tá errado em NADA, a não ser deu poder considerar o que ele disse uma possibilidade, uma tese. Logo, meu comentário é em cima dessa tese. Se isso for considerável e futuro, não é o que eu gostaria de ver, entiendes agora?

Quando eu reclamo de alguma coisa, eu realmente reclamo com vontade (às vezes até exagerando), mas eu reclamo a partir do que eu tô lendo aqui, e não de visões, sonhos ou ilustrações que eu vejo na internet. :bwaha:

O que houve foi um comentário de que os MESTRES QUE QUISEREM SACANEAR OS JOGADORES, ao invés de mandarem vários encontros por dia como fazem na 3.x, vão provavelmente mandar uma leva de inimigos depois da outra, na mesma batalha, sem chance de os personagens descansarem e recuperarem suas habilidades.

Então nesse caso eu reconheço minha ignorância (e dou graças por não ser a verdade. Mas não me culpe por considerar o comentário de alguém e reclamar sobre o mesmo.
Editado pela última vez por Letthull em 17 Dez 2007, 12:15, em um total de 1 vez.
Imagem
Letthull

Mensagempor Agnelo em 17 Dez 2007, 12:14

Primeiro tu diz:

Letthull escreveu:Eu tô comentando em cima do que eles [designers] especularam.

Depois tu diz:

Letthull escreveu:Eu fiz um comentário em cima do comentário de outra pessoa do fórum.

Alguma coisa não bate...
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Eltor Macnol em 17 Dez 2007, 12:15

EDIT: Esse post tinha sido escrito antes da edição do post pra qual ele responde, então relevem a maior parte do que foi dito aqui.

Nesse post tu diz que estava comentando apenas no que uma outra pessoa aqui do fórum especulou. Já no post imediatamente anterior a esse, tu dizia que tinha comentado no que os designers falaram. Mesmo depois que outros usuários do fórum já tinham chamado a atenção pra inexistência dessa tal filosofia. Mesmo depois que um post inteiro do Lune tinha sido só pra te alertar que tu estava brincando de "telefone sem fio", comentando um comentário sobre um comentário, e não comentando algo que realmente tinha sido noticiado.

Tu leu algo dos designers falando que ia ter uma filosofia definindo quantas ondas de inimigos deviam aparecer em cada combate, blá blá blá? Não, né. Mas foi só ler essa frase, "filosofia de ondas de inimigos", e já foi o bastante pra tu imaginar toda uma situação de como seria a nova filosofia da 4E, e escrever mais de um post atacando essa situação que, até agora, só existe na tua imaginação - mas que tu descrevia como algo consolidado e confirmado, não apenas como uma especulação.

Bah, aí fica difícil mesmo.

Mas isso nem teria sido um ponto tão grave assim, se fosse a primeira vez que aconteceu... mas não é a primeira vez que tu critica um ponto que na verdade não era como tu tinha criticado.

E acredite, não é nenhuma implicância pelo fato de criticar a 4E - raios, eu mesmo já fiz um punhado de posts criticando os aspectos que não me inspiraram muita confiança até agora - mas é muito chato ler uma crítica enorme de algo que simplesmente não está lá.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Letthull em 17 Dez 2007, 12:21

Não bate por que? Porque você quer me ferrar usando o que eu disse contra mim mesmo? Ou por que não consegue ligar os pontos?
O que o ShinnRyu comentou foi com base em que? Premonição? Duendes que contaram pra ele? Carta do papai noel?

E o que estamos TODOS fazendo aqui? Falando bem ou mal da 4E, onde NADA foi definido 100% de certeza? Então não me venha falar que só por eu ter reclamado de mais uma especulação, estar errado, porque isso é admitir que tudo aqui é em vão (e é, mas tem gente que adora um flame).
Editado pela última vez por Letthull em 17 Dez 2007, 12:40, em um total de 1 vez.
Imagem
Letthull

Mensagempor AKImeru em 17 Dez 2007, 12:29

Cara, eu gosto de video-game, mas no video-game.Não acho que rpg precise ser igual, de papel e dados. Senão daqui a pouco vira um Heroes Quest d20.

Hero quest é otimo. Eu jogaria Hero Quest hoje ao em vez de muita porcaria que lançaram nesse ano.

Nisso você tá errado.

Você fuzila espantalhos sem dó nem piedade o tempo inteiro.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Letthull em 17 Dez 2007, 12:32

Você fuzila espantalhos sem dó nem piedade o tempo inteiro.

Reclamar muito de uma especulação, é fuzilar espantalho? Então falar muito bem, é o que? Acariciar espantalho?
Imagem
Letthull

Mensagempor Lune em 17 Dez 2007, 12:41

Espantalhos são sexy :cool:

Mas que porcarias lançaram esse ano, Oda? Confesso que estou desligado dos lançamentos, mas o Rules Compendium e o Elder Evils pra mim já salvaram a temporada...
Imagem

Imagem
Lune

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários