[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Lune em 17 Dez 2007, 20:22

mas tem muitos cenários, como Dragonlance e Forgotten, que possuem romances e não ocorre o mesmo como em Tormenta. E isso dos Npc's vem desde antes de lançar romances.

Tá de sacanagem, né 02? Um dos motivos que levaram à reformulação de FR para a quarta edição é justamente o problema dos NPCs e dos romances oficiais...
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Moon[K]Night em 17 Dez 2007, 20:25

O Thwor Ironfist é imortal e nada que o jogador fizer mata ele.

Exatamente, e os jogadores, como sempre, vão saber a forma de matá-lo através de algum livro, matéria ou um Npc que matou.

A sumo-sacerdotiza da vida aí é inatacável, menos quando é para um NPC matar ela.

Do mesmo jeito que as correntes da Beluhga eram inquebrávéis até o Paladino cortá-la para matá-la( não necessáriamente nessa ordem e margem de tempo).

A Tormenta é imorrível a menos que você tenha 70+ níveis de classe.

Na verdade nem assim, já que foi revelado à séculos que a Vitória irá destruir a Tormenta. No máximo lançam uma aventura onde os jogadores fazem parte do grupo da Vitória para ajudá-la.

Um dos motivos que levaram à reformulação de FR para a quarta edição é justamente o problema dos NPCs e dos romances oficiais...

A reformulação não acontece de mês em mês como em Tormenta... U.U
Imagem
Moon[K]Night

Mensagempor Skar em 17 Dez 2007, 20:41

vamo lá

Dragonlancer não tem esse problema, tem certeza é broxante jogar durante a era da lança ou na era da War of soul , eu jogo ou ante ou depois dos romances. Fora q os romances não interferem no modo de jogo naquele periodo oque eu achei algo surprendente.
Quantos aos reinos eu ele mostram oque o reino tem de mais importante no reinado podemos ver q existem diferenças msm em reinos facistas como Yuden existem movimentos contrarios tornando os reinos melhores ao meu ver. O real problema é q vc precisa de um outro livro pra ver essas coisas.

Resposta rápida

- O Thwor Ironfist é imortal e nada que o jogador fizer mata ele. (Isso é da história eles simplesmente não querem q ele morra antes da profecia ser realizada e pronto, daria no msm colocar muito lvls nele como certos personagens de outros mundo)
- A sumo-sacerdotiza da vida aí é inatacável, menos quando é para um NPC matar ela.( Na verdade é só dificl conseguir atacar ela nos romances existe liberdade no rpg a gente segue as regras)
- O Artefato-Sacerdote aí que você estão falando é indestrutível (Como quase todos os artefatos maiores q eu conheço em quase todos os mundos de D&D)
- A Tormenta é imorrível a menos que você tenha 70+ níveis de classe. ( se vc precisa de tantos niveis vc não sabe jogar e combar , e realente não gosta de desafios)
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor NeverSleep em 17 Dez 2007, 20:51

Skar, sendo rápido e direto.

Os deuses de Arton são estrume flamejante com atributos +200, e nada mais, lembrando que esses atributos são apenas enfeite já que as divindades não fazem uso deles sentados em seus tronos no seus reinos divinos enquanto ficam assistindo o mundo se ferrar.

O problema dos reinos não são sua exceções, o problema é que enquanto não acontece uma novel o cenário fica parado e estático, cada um dentro de seu reino temático como se não existisse nada ao redor. Ou seja, não há variedade, e sim uma mistureba bizarra num monte de locais temáticas.

Esses exemplos aí que você respondeu mostram a tosqueira que é, primeiro eles criam algo com muito poder e que não pode ser destrúido, EXCETO quando eles mesmo destroem, então problema é deles, não deviam vender como um cenário, e sim como uma novel (que seria podre por sinal, se for do nível de IdM).
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
NeverSleep

Mensagempor Eltor Macnol em 17 Dez 2007, 20:57

Haiyate escreveu:quanto ao cara que disse que meio japa não é humano
alguem da um pedala nele? porque a situação já tá critica para defender e ainda aparece uma anta que solta uma dessas...

Hayate, a gente tenta manter o clima mais descontraído possível, mas ainda é essencial sempre manter o respeito com os outros usuários. Considere-se advertido.

-- Eltor Macnol (Moderador)
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Skar em 17 Dez 2007, 21:09

Novels servem pra movimentar o mundo isso funciona com QUALQUER cenário.

Deuse: eu não ligo pra regras nesse quesito , deuses não são feitos pra serem derrotados por players isso nada muda na minha mente. Logo é justo q eles ganhem os +200 ele SÃO DEUSES e PONTO. Essa é minha principal reclamação quanto ao livro de deuse da wizard.
Os deuses de Arton tem um charme por suas histórias e obrigações q forçam os seus clérigos a seguir ao meu ver.

Coisas com muito poder vamos ver o querido Elmister , Ilidan , O necromante de Thay q esqueci como se escreve o nome, Simbul , Alaster, a lista continua se for por personagem invencivel forgoten e war crafy são os piores cenários pra se jogar.

Um dos poucos cenários q tem char calmos é dragonlance e rokugam e só q eu lembre
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor arghsupremo em 17 Dez 2007, 21:20

Se são pra movimentar pq não existe movimentos entre os reinos? Pq quem se muda do país do problema no olhos deixa de ter problema? Tudo é estático, a muitos anos os reinos convivem lado a lado e parece que a cultura deles nunca se misturou. Não existe comércio? Não existe migração?

Parece que os reinos foram colocados lado a lado e criaram um muro gigante e ninguém pode passar.

Eu jogo Ravenloft e não tem personagens apelões.
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Mensagempor Haiyate em 17 Dez 2007, 21:20

Haiyate escreveu:
quanto ao cara que disse que meio japa não é humano
alguem da um pedala nele? porque a situação já tá critica para defender e ainda aparece uma anta que solta uma dessas...

Hayate, a gente tenta manter o clima mais descontraído possível, mas ainda é essencial sempre manter o respeito com os outros usuários. Considere-se advertido.

-- Eltor Macnol (Moderador)

eltor eu so possivelmente o maior alvo de provocações desse topico e NUNCA faltei com respeito
sempre tentando levar na esportiva, o que acontece é que as vezes voces interpretam errado minhas colocações e isso já aconteceu antes
o que eu quis dizer é que esse sujeito que disse que meio oriental não é humano merecia um pedala( isso não foi eu quem disse e sim alguem la do forum da jambo de acordo com alguem ae)
agora me diz onde faltei com respeito?
Haiyate

Mensagempor Deicide em 17 Dez 2007, 21:22

Skar escreveu:- O Thwor Ironfist é imortal e nada que o jogador fizer mata ele. (Isso é da história eles simplesmente não querem q ele morra antes da profecia ser realizada e pronto, daria no msm colocar muito lvls nele como certos personagens de outros mundo)

Duas soluções fracas e arbitrárias. O cara não pode ser um personagem de nível 11-14 e apenas ser muito bom estrategista?

Sério, de onde saiu essa idéia de que: "Pro cara ser foda, tem que ter Plot Armor ou ser Épico"?

- A sumo-sacerdotiza da vida aí é inatacável, menos quando é para um NPC matar ela.( Na verdade é só dificl conseguir atacar ela nos romances existe liberdade no rpg a gente segue as regras)

A-há! No romance pode, no jogo não! Meu ponto exatamente!

- O Artefato-Sacerdote aí que você estão falando é indestrutível (Como quase todos os artefatos maiores q eu conheço em quase todos os mundos de D&D)

Deus me perdoe se meu personagem tentar mudar o cenário, certo? Precisava mesmo de um Artefato-Sacerdote indestrutível?

- A Tormenta é imorrível a menos que você tenha 70+ níveis de classe. ( se vc precisa de tantos niveis vc não sabe jogar e combar , e realente não gosta de desafios)

Então preciso ser combista para fazer diferença em Tormenta? Quer dizer que eu, roleplayer, não tenho a menor chance de fazer uma diferença?

E que tipo de desafio é esse em que só o meio que o Mestre (ou criador do cenário) determinou que funciona? Cara, qualquer Mestre experiente e bom sabe que, para o jogo ser bom, tem que dar a liberdade dos jogadores improvisarem e conseguirem suas próprias soluções.

E o meu ponto é que praticamente tudo em Tormenta tem "Plot Armor". Se fosse um aspecto ou outro do cenário, tudo bem. Mas a quantidade de Plot Armor na história é estarrecedora. E o pior é que é descenessária! Os caras poderiam só descrever o NPC, dar estatísticas (se quisessem) a ele e deixar o Mestre decidir se ele é morrível ou não na sua campanha. Agora essa tendência de escrever no livro que o cara é imorrível ou que a única fraqueza dele é dar um crítico no dedinho mindinho da avó dele enquanto ele se deixa nu nos campos verdejantes do Reino de Putaquepariu numa noite de lua cheia cansa bem rápido.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Lady Draconnasti em 17 Dez 2007, 21:23

Deuse: eu não ligo pra regras nesse quesito , deuses não são feitos pra serem derrotados por players isso nada muda na minha mente. Logo é justo q eles ganhem os +200 ele SÃO DEUSES e PONTO. Essa é minha principal reclamação quanto ao livro de deuse da wizard.

É justo quando eles ganham e FAZEM USO dos +200...

Como não fazem uso, não passam de crianças birrentas que vivem brincando de queimar folhas e formigas com uma lupa.

E os deuses de FR podem ser derrotados por humanos. Não é fácil, mas não te exige level +70.

O necromante de FR é Szass Tam.
E pelo amor dos deuses... é Warcraft!!!
Editado pela última vez por Lady Draconnasti em 17 Dez 2007, 21:28, em um total de 1 vez.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Lady Draconnasti

Mensagempor Haiyate em 17 Dez 2007, 21:27

o unico imorrivel é o thwor o resto da pra mata (com muita dificuldade alguns outros nem tanto)
existem personagens fodoes em tormenta? sim e qual cenário não tem? até ravenloft tem os dark lords que são seres criados para ninguem poder enfrentar

o problema é que em tormenta esses seres poderosos ganharam ficha e isso tira um pouco a graça desse tipo de personagem
mas mesmo assim meia duzia de npcs epicos( tirando os deuses) não estraga o cenário....
Haiyate

Mensagempor NeverSleep em 17 Dez 2007, 21:29

Nem vejo problemas em dar as fichas dos NPCs fodões, vejo problemas em jogar uma Plot Armor neles pra deixa-los invencíveis.
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
NeverSleep

Mensagempor Lady Draconnasti em 17 Dez 2007, 21:32

Meia...?

Não é por nada não, mas tem quase tantos NPCs avacalhados quanto FR.

Os deuses de Arton tem um charme por suas histórias e obrigações q forçam os seus clérigos a seguir ao meu ver

Ok, você me deixou curiosa. Qual a história dos deuses de Arton? Alguma delas justifica um deus da justiça quase nazista como Khalmir?
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Lady Draconnasti

Mensagempor Haiyate em 17 Dez 2007, 21:32

Nem vejo problemas em dar as fichas dos NPCs fodões, vejo problemas em jogar uma Plot Armor neles pra deixa-los invencíveis.

da para ser mais expecifico? qual npc se refere? thwor?

Ok, você me deixou curiosa. Qual a história dos deuses de Arton? Alguma delas justifica um deus da justiça quase nazista como Khalmir?

khalmyr éum deus que considero ruim, mas é unico pois é um deus com uma visão distorcida de justiça
mas um deus ruim não significa que todos serão
afinal tyr e mystra não são lá muitos bons tambem ¬¬
e quanto a história é aquela que voce já deve ter ouvido do nada e vazil que se uniram e do "big bang" surgiu os 20 deuses originais
Editado pela última vez por Haiyate em 17 Dez 2007, 21:36, em um total de 1 vez.
Haiyate

Mensagempor Deicide em 17 Dez 2007, 21:35

Haiyate escreveu:o unico imorrivel é o thwor o resto da pra mata (com muita dificuldade alguns outros nem tanto)
existem personagens fodoes em tormenta? sim e qual cenário não tem? até ravenloft tem os dark lords que são seres criados para ninguem poder enfrentar

o problema é que em tormenta esses seres poderosos ganharam ficha e isso tira um pouco a graça desse tipo de personagem
mas mesmo assim meia duzia de npcs epicos( tirando os deuses) não estraga o cenário....

Não, não acho que seja só isso.

Veja bem, tem uma regrinha no RPG em geral que é: se você deu ficha para algo, então é matável.
Porém, isso nem sempre é verdade. Veja o Call of Cthulhu D20, por exemplo. É impossível (dentro daquele cenário) matar coisas como o Cthulhu.

O problema de Tormenta é que eles criam um personagem e fazer um mega-hype em cima deles. Tipo, os mega-personagens são os exemplos-chave do cenário. Ao invés de serem aqueles seres imortais mas distantes e misteriosos (como os Antediluvianos de Vampiro ou os Lordes do Domínios de Ravenloft), eles estão bem ali no castelo, ameaçando ou protegendo seu povo diretamente. Tormenta os relata como algo normal do cenário, saca? Você não vê o Rei Thorm ou aquele cavaleiro famoso do reino de Putaquepariu receber a mesma atenção. Fica aquela sensação que seu personagem é lixo, que por mais heróico que ele seja vai estar sempre à sombra desses NPCs.

(É um problema semelhante ao erro mais comum de mesas de vampiro: o Príncipe Super-Poderoso, que é foda, imorrível, imatável e tem todas as Disciplinas do Livro, mas ainda assim vem até os personagens-jogadores para dar ordens a eles e lembra-los o quanto eles são lixo perto dele).
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários