FORGOTTEN REALMS - Quarta Edição

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor ShinRyuu em 18 Dez 2007, 10:14

Note que você não é *obrigado*. Se você quiser, não siga as personalidades divinas, o que vai ocorrer é que você vai se ferrar, e muito, no Pós-Vida. Não muito diferente da maioria das divindades do nosso mundo.

Foi o que eu falei, ou você faz ou é punido. :P

Puxa, você odeia mesmo o Panteão Grego

Eu não, o panteão grego é justamente um dos exemplos que em si funciona, mas misturado com monoteísmo fica tosco. Uma coisa é todo mundo ir pro Inferno e ser administrado por uma única divindade, Hades. Outra coisa é você reverenciar uma divindade específica e ir morar com ela depois de morrer. Uma das marcas mais características do politeísmo é que você pode até se identificar mais com uma divindade, mas você vai prestar homenagens a todas que influenciam a sua vida (e costumam ser muitas).

Cara, e qual o problema com essa idéia de muitos deuses, criados por idéias mortais, que representam um mesmo aspecto mas que são diferentes entre si? Eu não tenho problemas com isso, é uma idéia perfeitamente plausível pra mim. Mesmo porque reforça um conceito interessante: o verdadeiro poder está com os mortais. Eles tem a capacidade de criar e matar deuses, e se tornar um, quando quiserem. É uma idéia de divindade muito interessante pra mim.

Acho que você não leu meus posts com atenção suficiente, pois eu expliquei logo no começo qual é o meu problema com isso: pra onde você vai depois de morrer. Se existe um domínio astral diferente pra cada devoção, ela devia ser por portfolio e não por deus, e o deus não deveria ter autoridade sobre esse domínio, a não ser que ele fosse um autômato regido pela ordem natural do universo e não um sacana como vemos em FR. Se é pra ser tão antropomórfico, que a sua autoridade se limite ao mundo mortal e deixe o mundo dos mortos em paz. Agora, essa preocupação não existiria se os deuses trabalhassem direito. :P
ShinRyuu

Mensagempor Sr. Pichu em 18 Dez 2007, 15:19

naaaah
ao que eu me recorde, os seguidores mais ferrenhos que vão diretamente pros domínios de seu deus, o resto fica meio que largado em m pós-vida condizente com seu alinhamento em vida...
ou eu realmente estou confundindo com Planescape
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Lune em 18 Dez 2007, 15:30

Em FR, ateus viram cimento.

Como você gosta desse cenário, elfo? XD
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Sr. Pichu em 18 Dez 2007, 15:32

depende...
se forem ateus maus eles viram verminhos que prolongam a vida de lichs e tbm são moeda de troca dos planos inferiores XD
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Cak em 18 Dez 2007, 16:57

Um:rídículo aquele "evento" onde o todo poderoso AO faz os deuses virarem mortais por causa de umas tábuas idiotas. Sério, isso não foi legal.

Dois: realmente precisa eu falar? Porque você já falou.

Três: você também já falou.

É essas e outras que me desagrada. Se bem que eu tive uma idéia: pegar o AO e fazer ele matar todos os deuses, se tornar o deus fodão e abondar FR, pra FR ser realmente FR...ou... Todo mundo se juntar e matar o AO e o pau começar a comer solto(sem Aozinho do inferno pra torrar a paciência).
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

Mensagempor ShinRyuu em 18 Dez 2007, 17:30

Todo ateu, bom ou mau, vira cimento em FR. A não ser que vendam suas almas aos diabos de plantão. Independente disso, toda alma mortal primeiro vai pro Plano Fugue, onde são tentadas pelos diabos antes de serem resgatadas pelos emissários divinos ou julgadas por Kelemvor, se não tiverem divindade patrona.

Cak, não foi "por causa" das "tábuas idiotas" que Ao resolveu dar uma lição nos deuses. Foi uma série de negligências e mesquinhagens dos deuses que culminaram nisso. As tábuas foram só a gota d'água. O problema é que os deuses ficavam brigando entre si por poder, desconsiderando totalmente os mortais e usando-os como meros peões. Daí Ao resolveu dar a eles o gostinho de serem mortais e definiu a quest divina de devolver as tábuas. Os ladrões pensavam que as tábuas determinavam as funções e poderes divinos, então quem as possuísse conseguiria o poder absoluto; mas estavam iludidos na sua ignorância e nem conseguiram o que queriam e ainda se lascaram.
ShinRyuu

Mensagempor Skar em 18 Dez 2007, 22:44

*só minha opnião sobre a era das peturbações eu volto a ler sobre o tópico*

Mas a era da pertubações é uma coisa muito absurda. Faz Karsu e sua confusão ser fichinha perto dda bagunça dela.

Fora q eu não consiigo entender pq tem tanto deus em FR espero q isso alltere um pouco na quarta edição.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Elven Paladin em 19 Dez 2007, 19:08

Um:rídículo aquele "evento" onde o todo poderoso AO faz os deuses virarem mortais por causa de umas tábuas idiotas. Sério, isso não foi legal.

E o que isso importa? Não foi uma senhora punição e algo que prova que AO intervêem em FR e faz algo? Sem contar que foi AO que destruiu a barreira dos Imaskari, que impedia os deuses do panteão Untheric-Mulhorandi ( ou o que sobrou :b ) de conceder magias divinas aos seus seguidores.

Em FR, ateus viram cimento.

Como você gosta desse cenário, elfo?

Por que, no fundo, eu adoro personagens destinados a se ferrar, como um personagem ateu em Forgotten Realms. Ao estilo da maioria dos arrogantes e auto-confiantes Arquimagos de Netheril ou dos Artífices de Imaskar.

Se bem que eu tive uma idéia: pegar o AO e fazer ele matar todos os deuses, se tornar o deus fodão e abondar FR, pra FR ser realmente FR...ou... Todo mundo se juntar e matar o AO e o pau começar a comer solto(sem Aozinho do inferno pra torrar a paciência).

Fazer FR uma "No-God Land"? É como remover os Warforged e toda a tecnologia ligada a eles em Eberron. Ou os Sorcy-Kings de Dark Sun. E a segunda idéia é realmente bacana, mas é barrada no fato que AO tem poder o bastante para mandar todos os deuses para o Inferno. Ou algo pior. :b

Todo ateu, bom ou mau, vira cimento em FR. A não ser que vendam suas almas aos diabos de plantão. Independente disso, toda alma mortal primeiro vai pro Plano Fugue, onde são tentadas pelos diabos antes de serem resgatadas pelos emissários divinos ou julgadas por Kelemvor, se não tiverem divindade patrona.

Havia uma história, se não me engano nos idos do AD&D ( que berrava "non-canon" ), que todos ateus iam direto para o 9º nível de Baator, nos domínios de "Tio Asmô". Eu era muito mais simpático a essa idéia, diga-se de passagem :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Armitage em 19 Dez 2007, 20:01

Havia uma história, se não me engano nos idos do AD&D ( que berrava "non-canon" ), que todos ateus iam direto para o 9º nível de Baator, nos domínios de "Tio Asmô". Eu era muito mais simpático a essa idéia, diga-se de passagem

Creio que este é o canon oficial dos Planos, Sorecerer. Posso estar enganado, mas na cosmologia de Planescape é assim mesmo. A justificativa eu não lembro bem, mas tem algo a ver com o fato de Asmodeus ter sido o primeiro (ou um dos primeiros) deuses de todo o multiverso, e por isso ter direito sobre as almas que não são "arrebanhadas" pelos outros deuses.

Aliás existe uma discussao ate hoje sobre o que acontece com os Athar - a facção de ateístas de Sigil, quando morrem. A ala pessimista diz que vão para os deminios de Asmodeus, e a ala otimista diz que os Athar simplismente vão para o plano que melhor combina com seu Alignment.

( Eu particularmente prefiro a ultima hipotese. Me recuso a aceitar que alguem seja condenado só pelo fato de não crer em deus nenhum - isso soaria muito cristão com seu "pecado original", onde já se nasce condenado ... :sobrancelha: )

EDIT: Ah, e pra quem falou aí em cima num modelo humanocentrico de divindades, no multiverso de Planescape a coisa já é assim - a maior parte dos deuses e planos não-materiais só existem porque são produtos da crença coletiva de um grupo de mortais em algum lugar do multiverso.
Armitage

Mensagempor Elven Paladin em 19 Dez 2007, 21:51

Silva

Creio que este é o canon oficial dos Planos, Sorecerer. Posso estar enganado, mas na cosmologia de Planescape é assim mesmo. A justificativa eu não lembro bem, mas tem algo a ver com o fato de Asmodeus ter sido o primeiro (ou um dos primeiros) deuses de todo o multiverso, e por isso ter direito sobre as almas que não são "arrebanhadas" pelos outros deuses.

Eu não tenho certeza disso, Silva. Eu me lembro que muitas coisas insanas sobre Asmodeus foram soltas no livro Guide to Hell, e em menor escala, no Manual of the Planes, e nenhuma delas é Canon ( como a história de Asmodeus como um "avatar" de Ahriman , rival de Jazirian, uma divindade LG e tão poderosa como Ahriman. Lembra bastante a mitologia zoroástrica ). Você se lembra de que trecho é citado sobre Asmodeus e a alma dos Ateus e em qual livro está?

Aliás, diga-se de passagem, não há história mais controvertida e com mais versões do que a origem de Asmodeus.

( Eu particularmente prefiro a ultima hipotese. Me recuso a aceitar que alguem seja condenado só pelo fato de não crer em deus nenhum - isso soaria muito cristão com seu "pecado original", onde já se nasce condenado ... )

Ou, que simplesmente os deuses e os poderes ( usando a terminologia de PS ) são um bando de entidades superpoderosas que necessitam de servidão e adulação, assim como mortais necessitam de comida e água. É, aliás, desse ponto que se desenvolve boa parte do ideário dos Defiers. ;)
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Armitage em 19 Dez 2007, 22:41

Hmm.. é, não tenho como discordar de você Sorcerer. A forma como estas coisas são mencionadas no Guide to Hell realmente não cheiram lá muito confiáveis.

E quanto a isso...
Ou, que simplesmente os deuses e os poderes ( usando a terminologia de PS ) são um bando de entidades superpoderosas que necessitam de servidão e adulação, assim como mortais necessitam de comida e água. É, aliás, desse ponto que se desenvolve boa parte do ideário dos Defiers

Também é uma possibilidade válida. :aham:
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Torneco em 21 Dez 2007, 00:04

Acho que é assim que imagino que sejam os Deuses de FR. Um bando de bobões superpoderosos que sobrevivem a custa da crença dos mortais. E que o povo acha que precisa deles pra sobreviver.

Mas uma vez, numa encarnação passada do fórum, um usuário postou uma teoria interessante sobre FR. Alguns NPCs interessantes do cenário (incluindo Elminster) estariam a par de coisas mais poderosas que os deuses, trabalhando pra elas se saírem bem sucedidas. Alguma coisa envolvendo uma trama maior entre as forças mais poderosas do multiverso, das quais nem os deuses saberiam, mas que apenas os mortais acabassem fazendo parte. A teoria do cara era bem interessante, e beirava algo canônico. Se vcs quiserem, eu tento lembrar mais da história.
Torneco

Mensagempor Gladius Dei em 21 Dez 2007, 00:20

Sim, por favor, Torneco! Parece interessante.

Não teria alguma ligação com o Chaos Hound também? Se sim, talvez eu me lembre bem vagamente...
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor Torneco em 22 Dez 2007, 17:16

Então, tinha algo a ver com as Overdeities do universo, AO, Asmodeus, Lady of Pain, e uma sociedade secreta chamada Blue Star, formada por pessoas poderosas de diversos planos. Infelizmente, não to conseguindo lembrar de mais muita coisa.
Torneco

Mensagempor arghsupremo em 22 Dez 2007, 23:58

Queria saber um pouco sobre Gondegal antes de Ravenloft e se ele é oficial dentro do FR.
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários