Note que você não é *obrigado*. Se você quiser, não siga as personalidades divinas, o que vai ocorrer é que você vai se ferrar, e muito, no Pós-Vida. Não muito diferente da maioria das divindades do nosso mundo.
Foi o que eu falei, ou você faz ou é punido.

Puxa, você odeia mesmo o Panteão Grego
Eu não, o panteão grego é justamente um dos exemplos que em si funciona, mas misturado com monoteísmo fica tosco. Uma coisa é todo mundo ir pro Inferno e ser administrado por uma única divindade, Hades. Outra coisa é você reverenciar uma divindade específica e ir morar com ela depois de morrer. Uma das marcas mais características do politeísmo é que você pode até se identificar mais com uma divindade, mas você vai prestar homenagens a todas que influenciam a sua vida (e costumam ser muitas).
Cara, e qual o problema com essa idéia de muitos deuses, criados por idéias mortais, que representam um mesmo aspecto mas que são diferentes entre si? Eu não tenho problemas com isso, é uma idéia perfeitamente plausível pra mim. Mesmo porque reforça um conceito interessante: o verdadeiro poder está com os mortais. Eles tem a capacidade de criar e matar deuses, e se tornar um, quando quiserem. É uma idéia de divindade muito interessante pra mim.
Acho que você não leu meus posts com atenção suficiente, pois eu expliquei logo no começo qual é o meu problema com isso: pra onde você vai depois de morrer. Se existe um domínio astral diferente pra cada devoção, ela devia ser por portfolio e não por deus, e o deus não deveria ter autoridade sobre esse domínio, a não ser que ele fosse um autômato regido pela ordem natural do universo e não um sacana como vemos em FR. Se é pra ser tão antropomórfico, que a sua autoridade se limite ao mundo mortal e deixe o mundo dos mortos em paz. Agora, essa preocupação não existiria se os deuses trabalhassem direito.

) de conceder magias divinas aos seus seguidores.
)