[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor kimble em 18 Dez 2007, 19:37

Podemos parar de falar de Eberron em um tópico de Tormenta?

Não querendo trazer isso de volta, mas a citação provavelmente ocorreu por causa de uma 'carta apaixonada' que o Cassaro escreveu aos jogadores de Tormenta onde defendia que seu cenário era sim uma colcha de retalhos, mas que a Wizards também fazia isso e que Eberron era muito similar ao trabalho deles. E que por isso ele também gostava muito de Eberron.
Ou seja, pegue um bando de iniciantes, faça um discurso bonito com informações que eles não podem contestar por não ter conhecimento (Eberron é conceitualmente igual a Tormenta) e depois venda isso como se fosse verdade. Fizeram isso durante anos na DB (e hoje na DS), sempre funciona.

Entenda com uma editora como wizard ELE tem OBRIGAÇÃO de ser muito bem detalhado. Tormenta é um cenário nacional e q nem eu sei por quantas dificuldades ele passou pra se torna oque é hj. Isso sem ter uma grande editora para produzi-lo.

Será que não está na hora de superar essa desculpa? Quantos anos tem o cenário? Quantas matérias, livros e etc. já foram lançados para ele? Ah, mas tem muito material repetido (ou com retcon, sem coerência, etc.). Culpa dos autores! O fato de ter muito material acumulado com as mesmas informações não é desculpa para não ser detalhado, é maneira de autor sem idéias e com dificuldade de criar coisas com profundidade continuar arrancando dinheiro dos fãs.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Smaug em 18 Dez 2007, 19:56

Skar, reparou que TUDO em Tormenta o mestre precisa consertar para funcionar? Isso não eh função de um mestre, se eu paguei pelo livro quero ele com conteudo funcional e não perder meu tempo arrumando falhas do cenário. Como mestre eu devo apresentar os ganchos de história para o meu grupo, aplicando uma ou outra mudança para que o grupo goste.. e não tendo que consertar todo o cenário para que ele funcione...como vc mesmo apontou, tormenta NÃO funciona sem um mestre com tempo livre para arrumar todo o cenário...um tempo valioso que poderia ser gasto preparando a aventura...

Culpa dos autores!

Os mesmo que se gabam de ter anos de experiencia como jogadores de rpg... :roll:
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor AKImeru em 18 Dez 2007, 20:07

Sim, isso é um defeito de tormenta mas eu não concordo q os dois sejam estilos opostos pq msm assim Legend of Five Rings tem ESTILO com seus samurais.

E mesmo assim, eles explicam DETALHADAMENTE como esse estilo é. Ele tem uma razão de ser. Os Deuses não falaram "É assim e acabou", eles andaram entre os homens e criaram os costumes rokuganis pouco a pouco. E isso é jogavel! Mas também não podemos comparar Tormenta com L5R.

Mas sempre tem alguêm q acaba levando isso pro lado pessoal então não custa manerar pra evitar baixaria , só falei sobre isso pq se vier algunso do forum da jambô o seu jeito de falar vai fazer eles perderem a cabeça. E isso é deprimente.

Deprimente? Ver um fanboy de verdade perdendo a cabeça, me flameando e sendo banido de um forum por desrespeitar as regras dele? O que você chama de deprimente, eu chamo de "TUDO COMO O PLANEJADO" :linguinha:
Estilo e Substância são opostos?

Oda, você disse besteira.

LOL são sim. O que você pode é ter pinceladas de um em outro. Mas você não tem um cenário que converge absurdos ambulantes com historias sobre a psique humana. E se você não tiver nenhum argumento que não seja "LOL NÃO", por favor engula e vomite em alguem que seja mais facilmente trollado.

Vou traçar para parar com dúvidas o que é substancia e o que é estilo.

Substancia: Intriga. Politica. Conflito. Trama. Personagens profundos e cativantes. Personagens plausiveis. Mundo de fantasia coerente.

Estilo: Ação. Aventura. Exploração. Combate. Sem explicar e aprofundar esses, é comum nesses cenários o bem e o mal serem tangiveis. Personagens propositalmente imcompletos para mestres usarem. Mundo de Fantasia onde as coisas acontecem porque os Deuses querem.

Fui claro?
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Darin em 18 Dez 2007, 20:18

err... eberron tem os dois..tirando o q vc inventou de ponto ruim para estilo... Eberron tem os dois sim...
Darin

Mensagempor AKImeru em 18 Dez 2007, 20:27

Dá ultima vez que eu chequei, tudo o que eu mencionei tem uma bela duma explicação de o porque funciona em Eberron. Veja o final da frase "Sem explicar e aprofundar esses". É mais uma desculpa para embarcar os personagens naquilo, uma forçação de barra do que um motivo real.
AKImeru

Mensagempor Gladius Dei em 18 Dez 2007, 20:31

Puxa, não pensei que iriam responder diretamente ao meu post, mas já que ele foi (retomando um post de algumas páginas atrás):

Lune escreveu:O mesmo raciocínio pode ser aplicado a qualquer partida de RPG, o mérito é SEMPRE do Mestre e do grupo. Tanto é que dá pra jogar partidas horríveis em Rokugan, e Deus sabe o que eu já passei jogando Storyteller. Mas, segundo a sua lógica, se fosse Forgotten ou Eberron, o mérito é do cenário. Como é Tormenta, e é fato conhecido que Tormenta é esterco radioativo flamejante +1, vamos ignorar o fato de que realmente há pontos positivos e atribuir todo o mérito a outra coisa pra não ter que admitir o erro. Ridículo.

E quando foi que eu falei que tirar as coisas que não gosta de um cenário (qualquer cenário), aproveitar as coisas boas, suprir as ruins e rebatizar o cenário novo com o mesmo velho nome NÃO é mérito dos jogadores e dos mestres, mon ami? Por favor, me aponte para eu corrigir o mais rápido possível. Não gosto de passar falsas idéias ou aparente (porém falsa) lógica.

Eu só acho que a diferença é bem vísivel aqui: enquanto que eu particularmente não utilizo, o que, 10% das idéias de FR (e olha que eu também acredito que dá para jogar by the book nele, e aqui na Spell ele já recebeu os mais acalorados montes de estrume flamejante que já vi), em Tormenta eu tenho que jogar uns 60% para mais do cenário fora E substituir/ampliar à enésima potência com meu suor. E acabamos caindo naquela história de "pegue o que gosta, e coloque em outro lugar", o que já demonstrei ser possível (e, droga, até mesmo batido!) em outros cenários, bem melhores. E, adivinhe, continuará sendo mérito dos jogadores e mestre ao tornar um cenário bom melhor com uma idéia legal de outro cenário. E entre reformular 10% e reformular 60%, eu quero os 10%: eu tenho pouco tempo para jogar e mestrar.

É o que eu faço, pessoalmente. Mas ainda tenho que dar crédito a Tormenta por ter dado essas idéias (e nem todas são copiadas de outros cenários, ou são copiadas de uma maneira nova e interessante). E claro, essa é a minha abordagem - se outra pessoa quiser jogar em Tormenta, qual é o problema afinal? Existem cenários melhores? Com certeza. Isso impede que a pessoa se divirta em Arton? De forma nenhuma.

Não falando de zoeira nem te provocando, mas queria uma lista, se possível, destas idéias originais ou de formas originais. Gostaria de comparar com outros cenários, livros, jogos, etc., de antes de surgir a Tormenta, e ver se eles estariam disponíveis ao Mestre sem precisar mover mundos e *gasp* comprar Tormenta.

E, como foi dito: o problema não é gostar de Tormenta, é propagandeá-lo e alienar pessoas a propagandeá-lo como o "maior, melhor, e mais tudo cenário brasileiro de RPG!!!1!", sendo que vocês mesmos admitiram que ele é cheio de falhas extremamente podres! Óbvio que, se você não estiver nem se f****do para a coerência, seriedade e profundidade no seu jogo ele deve ser um cenário perfeito - embora eu prefira muito mais até mesmo um RPG free form ou com regras simples inventadas em 15 minutos de Paranoia e Toon, que sairia bem mais barato, e que já que foram feitos para o tema de piada/zoeira/etc.

E sabe, esta tarde fui na casa de um amigo que foi fazer universidade fora, não o via à uns 3 meses, jogamos conversa fora, e na volta estava pensando nesta discussão toda... e cheguei à uma comparação estranha, mas que queria saber se mais alguém me entenderia nela (momento blog, uhul!). Estava pensando, e nessa história toda de estilo, puritanismo, fanservice, etc., cheguei à uma conclusão:

[Aviso: pode ser ofensivo, não a ninguém específico, mas pode ser pesado]

Tormenta é como uma prostituta com uma DST terminal. Você paga para ela se vestir com o que você quer (embora algumas fantasias não dêem certo, mas ela ainda as coloca mesmo assim), e para ela se produzir toda, e te dar momentos de prazer efêmeros, mas pode ter certeza que por dentro ela está toda ferrada. E se não usar proteção, você vai se contaminar (aka, fanboyismo).

Já o bom cenário (qualquer que seja ele para você) é a mulher que você ama e quer para casar. Vocês se divertem por longos períodos (e não só da maneira sexual), pagando uma ou outra coisa ali para ela (que para os apaixonados nem parece tão oneroso), e se você conseguir fazer ela se adaptar à idéia, ela pode se vestir com algo que você goste (embora não haja garantia que ela lhe atenderá no seu fetiche com gorilas). Óbvio que ela vai ter um defeito ou outro (assim como você tem), mas você não vai ficar contaminado com ela se não usar proteção.

Será que isso está "entendível" de como vejo a situação? :blink:
Editado pela última vez por Gladius Dei em 18 Dez 2007, 23:00, em um total de 3 vezes.
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor Skar em 18 Dez 2007, 20:32

como vc mesmo apontou, tormenta NÃO funciona sem um mestre com tempo livre para arrumar todo o cenário...um tempo valioso que poderia ser gasto preparando a aventura...

Quando eu acho algo pra consertar eu em geral to fazendo isso pra aventura, mas tem gente q vai consertando td msm q isso não vá interfirir na aventura acho isso desperdicio de tempo.
Os mesmo que se gabam de ter anos de experiencia como jogadores de rpg..

não gostaria de jogar na mesa deles só digo isso

Deprimente? Ver um fanboy de verdade perdendo a cabeça, me flameando e sendo banido de um forum por desrespeitar as regras dele? O que você chama de deprimente, eu chamo de "TUDO COMO O PLANEJADO"

Vc tem um gosto estranho, acho q nem vale a pena perder tempo com pessoa q se irrita em forum da net.

Substancia: Intriga. Politica. Conflito. Trama. Personagens profundos e cativantes. Personagens plausiveis. Mundo de fantasia coerente.

Estilo: Ação. Aventura. Exploração. Combate. Sem explicar e aprofundar esses, é comum nesses cenários o bem e o mal serem tangiveis. Personagens propositalmente imcompletos para mestres usarem. Mundo de Fantasia onde as coisas acontecem porque os Deuses querem.

Vc pode ter td isso em quase todos os cenários q eu conheço. A diferença ´´e q em alguns valorizam mais certos aspectos mas cabe ao mestre e o jogador fazerem a trama.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Darin em 18 Dez 2007, 20:32

você tá falando, como já dito, do charme e não do estilo...
Darin

Mensagempor AKImeru em 18 Dez 2007, 20:39

Sinceramente se Gladius Dei fosse mais ativo no forúm, não teria motivos para postar mais aqui. Ele condensa meus pensamentos simples, os deixa mais claro, e posta de maneira bonita.

Vc pode ter td isso em quase todos os cenários q eu conheço. A diferença ´´e q em alguns valorizam mais certos aspectos mas cabe ao mestre e o jogador fazerem a trama.

Você pode ter pinceladas de intriga politica em Hersey. Não espere algo no nivel de jogar com um Magistrado do clã Garça contudo. Esse é o meu ponto.
AKImeru

Mensagempor Smaug em 18 Dez 2007, 21:04

Quando eu acho algo pra consertar eu em geral to fazendo isso pra aventura, mas tem gente q vai consertando td msm q isso não vá interfirir na aventura acho isso desperdicio de tempo.

Mas não seria melhor vc não ter que consertar? Ou que ter que fazer reparos minimos? Mas qualquer aventura em qualquer lugar de Tormenta precisa de conserto... Pense no tempo que vc gasta para desenvolver uma trama politica em reinos temáticos de tormenta, some a isso construção de NPCs com História bem trabalhada, mais a ficha dos ditos cujos, desafios da aventura etc... Se o cenário tem substancia vc não tem que consertar nada, os npcs jah vem com a história pronta e a unica coisa que vc tem que fazer eh traçar os desafios para os jogadores.

Perdão, mas eh justamente isso que o Oda tah defendendo, porém, em tormenta vc não tem substancia alguma pq eles se voltaram totalmente para o estilo (ou charme).
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Gladius Dei em 18 Dez 2007, 21:07

Perdão, mas eh justamente isso que o Oda tah defendendo, porém, em tormenta vc não tem substancia alguma pq eles se voltaram totalmente para o estilo (ou charme).

Adendo: e ainda vendem o peixe deles clamando conter substância.
- Desconhecido

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor Skar em 18 Dez 2007, 21:14

Mas não seria melhor vc não ter que consertar? Ou que ter que fazer reparos minimos? Mas qualquer aventura em qualquer lugar de Tormenta precisa de conserto... Pense no tempo que vc gasta para desenvolver uma trama politica em reinos temáticos de tormenta, some a isso construção de NPCs com História bem trabalhada, mais a ficha dos ditos cujos, desafios da aventura etc... Se o cenário tem substancia vc não tem que consertar nada, os npcs jah vem com a história pronta e a unica coisa que vc tem que fazer eh traçar os desafios para os jogadores.

É mais as vezes vc cansa de jogar em determinada mundo então vai pra outro entende.

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Skar

Mensagempor Gladius Dei em 18 Dez 2007, 21:19

Bom, skar, daí eu só tenho uma coisa para dizer: você tem persistência para jogar em Tormenta, admito.

Quer dizer, isso não faz do cenário nem um pouco melhor, mas agora eu admiro sua persistência individual. A não ser que você seja secretamente masoquista e goste de sofrer.... :bwaha:
- Desconhecido

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor kimble em 18 Dez 2007, 21:20

Os mesmo que se gabam de ter anos de experiencia como jogadores de rpg...

Apesar de obviamente não poder provar sem colocar um detetive na cola do Trio, acho que qualquer um que tenha lido a opinião deles sobre uma série de coisas (monge é batedor pesado, healer na sua versão original do Miniatures era uma classe apelona, ataques de oportunidade são algo que ninguém usa, etc. e etc.) e o conhecimento deles sobre o sistema mostram que pelo menos D&D é algo que eles não jogam a muito tempo. Se é que algum dia tiveram o costume de jogar D&D em grupo, em qualquer coisa similar a uma campanha.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Skar em 18 Dez 2007, 21:23

Bom, skar, daí eu só tenho uma coisa para dizer: você tem persistência para jogar em Tormenta, admito.

Mas eu nem preciso de tanto esforço agora pq já fizemos muitos consertos no cenário jáXDDDDDD

Skar

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários