Desculpa pela falta de eficiência (XD) em responder em um post, então vamos lá:
Deve ser livro traduzido com erros da Devir.
Até onde sei, o personagem que está em imobilização (pinning) ainda está em um agarramento (Grapple). Ou seja, AMBOS os personagens envolvidos ficam sem o bônus de destreza na CA para pessoas que não estejam participando do agarramento. Sem bônus de destreza na CA = Vulnerável à furtivos.
Quem está agarrando perde o bonus de CA. Seria possível um personagem tentar agarrar o inimigo, falhar, aí o inimigo agarra o personagem e assim o inimigo fica sujeito a furtivos?
Quando vc agarra e depois imobiliza, o alvo fica sujeito a furtivos?
Os dois ficam sem o bônus de destreza na CA para todo mundo
menos eles mesmos. Ou seja, temos A, B, C e D no combate. "A" agarra "B", tem sucesso. Os dois estão envolvidos agora no agarramento, então tanto "A" quanto "B" estão sem o bônus de destreza na CA para "C" e "D" APENAS. "A" ainda tem o bônus de destreza na CA para "B" e vice-e-versa.
E quem está tentando se soltar de uma imobilização, fica sujeito a ataques de oportunidade?
Não vi nada que diga que sim. Você faz um teste de Agarrar usando uma ação padrão e no caso de sucesso, não está mais imobolizado, mas ainda está no Agarramento. Mas lembre-se que a imobilização só dura uma rodada. Se o oponente continuar querendo te imobilizar, ele terá que tentar novamente no próximo turno. Mas respondendo à pergunta: Não.
Mais alguma dúvida? =)
EDIT: Lune safado, além de postar quando eu tou respondendo a dúvida do cara tu ainda conflita no que entendeu comigo pra confundí-lo...
Veja bem:
Grappling Consequences
While you’re grappling, your ability to attack others and defend yourself is limited.
No Threatened Squares
You don’t threaten any squares while grappling.
No Dexterity Bonus
You lose your Dexterity bonus to AC (if you have one) against opponents you aren’t grappling. (You can still use it against opponents you are grappling.)
No Movement
You can’t move normally while grappling. You may, however, make an opposed grapple check to move while grappling.