No livro do d20 que eu tenho, diz que a magia "Área escorregadia" faz o inimigo cair numa falha num teste de equilíbrio, não fala nada de perder bônus de CA.
Procura na descrição da skill. Todo mundo que faz um teste de skill é considerado flat-footed, e portanto perde o bônus de Destreza para a CA.
É que o mestre com quem jogo D&D não deixa flanquear.
Como assim? Acerta ele com o Livro do Jogador e vê se ele toma jeito.
e quanto à tabelinha que ShinRyuu mostrou, eu achei ela no livro que eu tenho, mas na descrição do procedimento de agarrar e imobilizar não fala isso de permitir fazer furtivos quando o defensor está imobilizado (pinned)
Nós já citamos o SRD - enquanto o cara está envolvido em Grapple, ele perde o bônus de Destreza para a CA, e portanto está vulnerável a um ataque furtivo. Isso não muda se ele estiver simplesmente agarrado ou imobilizado, do mesmo jeito ele está em Grapple.
ah, tem certeza de que é só vencer a iniciativa pra ter um ataque furtivo? vi um cara em outro forum dizendo que não.
Esse cara do outro fórum bebe. Quando um combate começa, está todo mundo flat-footed até ter o seu primeiro turno. Se você ganha a iniciativa, ninguém teve seu turno ainda, e portanto está todo mundo flat-footed. Você pode encher eles de ataques furtivos. Mas claro que isso só vale pro primeiro round (e a rodada surpresa).