[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Skar em 21 Dez 2007, 01:57

Mas foi você mesmo disse que leis tem que ser interpretadas

Sim, as nossas. Cara vc não pode comparar um julgamento do mundo real com um julgamento fantástico e feito por um deus. Ele vai aplicar as LEIS q ele criou, se ele se acha perfeito tbm o msm valera para suas leis, logo ele irá aplica-las do jeito dele.

Juizes JULGAM. Esse conceito é tão dificil de comprender?!

Não, nunca disse nada contra isso. Disse q msm muitos juizes seguem a lei como ela está posso te dar nomes quer??? pra eles oq vale é o texto legal não interressando outras coisas eles não mudaram a lei por interpretação. Se vc duvida vá ao tribunal de caxias e puxe alguns dos processos da varas civeis de lá pra tu ver como juizes "interpretam" a leis.

E mesmos as leis religiosas são interpretadas por Padres.

Mudam.

Quando a religião cristã surgiu, o sacerdote não era impedido de contrair matrimônio. Alguns séculos mais tarde, o celibato passou a ser obrigatório.

As Leis q eu me referi são as de "deus" 10 mandamentos a Tôra( não melbro onde é o acento)

Sério cara leia o que você mesmo escreve. Você é o debate de um homem só não tem graça

O problema é q vc compara leis de pessoas com leis divinas e não vê q há diferença
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor AKImeru em 21 Dez 2007, 02:04

Sim, as nossas. Cara vc não pode comparar um julgamento do mundo real com um julgamento fantástico e feito por um deus. Ele vai aplicar as LEIS q ele criou, se ele se acha perfeito tbm o msm valera para suas leis, logo ele irá aplica-las do jeito dele.

Cara eu não te entendo. Mesmo a lei mais inegavel do mundo precisa ser interpretada não interessa quem você for. ISSO É SER JUSTO. Se você não interpreta uma lei, não há motivos para tribunais ou juises ou réu ou mesmo o conceito de justiça, vire logo um tirano.

Não, nunca disse nada contra isso. Disse q msm muitos juizes seguem a lei como ela está posso te dar nomes quer??? pra eles oq vale é o texto legal não interressando outras coisas eles não mudaram a lei por interpretação. Se vc duvida vá ao tribunal de caxias e puxe alguns dos processos da varas civeis de lá pra tu ver como juizes "interpretam" a leis.

Leis são interpretadas. Isso se chama "julgar". Suas ações contra as definoções de uma lei. No julgamento, os advogados apresentam argumentos e visões sobre a questão. Ou seja, estão interpretando casos e leis.

As Leis q eu me referi são as de "deus" 10 mandamentos a Tôra( não melbro onde é o acento)

"NÃO MATARÁS". Certo...Nem em legitima defesa? Para salvar Deus? Mas ei porque aqueles cavaleiros templários podem matar um bando de árabes e eu não posso invadir a frança? Dane-se isso, eu vou criar minha propria religião.

O problema é q vc compara leis de pessoas com leis divinas e não vê q há diferença

A única diferença é que é um Deus as julgando. Ele ainda está as julgando.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Kinn em 21 Dez 2007, 02:06

Leis divinas são tão variáveis quanto as divindades e religiões existentes.
Não queira agir de maneira etnocentrista, porque mesmo dentro do Deus judaico-cristão-muçulmano há diferenças de interpretação, quanto mais de divindades de outros panteões reais, existentes e cultuados hoje em dia.

O Candomblé é apenas um exemplo local nacional. Poderia citar cultos neo-celticos, xintoístas, bramanistas ou indonésios apenas para fazer um recorte mínimo.

Khalmyr é um deus de fantasia, mas é inspirado em deuses de religiões reais, a maioria cujo culto está extinto nos dias de hoje (como o panteão grego), mas nem sempre...
Kinn

Mensagempor Lune em 21 Dez 2007, 02:27

Oda, você está querendo aplicar o conceito moderno de julgamento a um deus da Justiça claramente inspirado em modelos antigos. As leis divinas não foram feitas para serem interpretadas. Eu compreendo a sua tentação em aplicar o que viu em Phoenix Wright, mas não cola :b

Você pode argumentar que isso é tirania, e eu concordo. Não é uma idéia interessante para um personagem, querer derrubar o atual e tirano deus autoproclamado da "Justiça"?
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor AKImeru em 21 Dez 2007, 02:32

Oda, você está querendo aplicar o conceito moderno de julgamento a um deus da Justiça claramente inspirado em modelos antigos. As leis divinas não foram feitas para serem interpretadas. Eu compreendo a sua tentação em aplicar o que viu em Phoenix Wright, mas não cola

Cara, Khalmyr não julgou os 3 deuses? E como assim "as leis divinas não foram para serem interpretadas"? Ele julgou e puniu 3 Deuses diferentes que cometeram um mesmo crime de 3 forma diferentes. Se isso não é interpretar eu não sei o que é.

Não é uma idéia interessante para um personagem, querer derrubar o atual e tirano deus autoproclamado da "Justiça"?

Se seria interessante pegar os conceitos retardados de Tormenta e socar eles na cara dentro de um jogo? Estamos fazendo isso, se chama "Sopa Extraplanar".
AKImeru

Mensagempor Skar em 21 Dez 2007, 02:32

Cara eu não te entendo. Mesmo a lei mais inegavel do mundo precisa ser interpretada não interessa quem você for. ISSO É SER JUSTO. Se você não interpreta uma lei, não há motivos para tribunais ou juises ou réu ou mesmo o conceito de justiça, vire logo um tirano.

Cara vc tem noção de q na lei existem casos q priveligiam a ou qualificam a pena talvez ele tenha esses conceitos, oque euacho provavel afinal ele tbm é bom. Mas o centro da questão é q as leis dele continuaram a ser aplicadas foi assim q eles quiseram e tem algo a ver com ele.

Leis são interpretadas. Isso se chama "julgar". Suas ações contra as definoções de uma lei. No julgamento, os advogados apresentam argumentos e visões sobre a questão. Ou seja, estão interpretando casos e leis.

Não, vc não está interpretando uma lei desse modo vc está julgando se a pessoa descumpriu a lei ou não é isso.

"NÃO MATARÁS". Certo...Nem em legitima defesa? Para salvar Deus? Mas ei porque aqueles cavaleiros templários podem matar um bando de árabes e eu não posso invadir a frança? Dane-se isso, eu vou criar minha propria religião

Até onde me lembro das minhas aulas de catequeses a muitos anos não tem nada q de atenuantes , nóscolocamos eles não deus. E segundo muitos padres o bom cristão não tiraria a vida nem para salvar a sua prórpria.

A única diferença é que é um Deus as julgando. Ele ainda está as julgando.

Julgar e diferente de interpreta uma lei, quando vc julga vc considera os motivos e vê se aquela pessoa cometeu um crime verificando as partes q podem retirar a punição do réu.

Leis divinas são tão variáveis quanto as divindades e religiões existentes.
Não queira agir de maneira etnocentrista, porque mesmo dentro do Deus judaico-cristão-muçulmano há diferenças de interpretação, quanto mais de divindades de outros panteões reais, existentes e cultuados hoje em dia.

Não são leis divinas continuam sendo leis divinas NÓS podemos acrecentar ou modificar mais isso não foi modificação de quem as fez foi?
Cada religião tem suas leis e elas não mudam. O sociedade pode dar a elas um tratamento para q sejam mais aceitaveis mas na teoria não foi Deus q modificou entende.

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Skar

Mensagempor Skar em 21 Dez 2007, 02:38

provavel double post

Cara, Khalmyr não julgou os 3 deuses? E como assim "as leis divinas não foram para serem interpretadas"? Ele julgou e puniu 3 Deuses diferentes que cometeram um mesmo crime de 3 forma diferentes. Se isso não é interpretar eu não sei o que é.

Isso prova q ele é justo pq ele puniu de acordo com o dano causado e levando em consideração as causas para a conduta do deus ao cometer o crime na hora do julgamento.
E vou ficar falando q julgar=\= de interpreta lei.

Skar

Mensagempor AKImeru em 21 Dez 2007, 02:40

Não, vc não está interpretando uma lei desse modo vc está julgando se a pessoa descumpriu a lei ou não é isso.

Exceto que para "descomprir uma lei" você precisa de uma "definição de lei". Por isso ela precisa ser interpretada.

Até onde me lembro das minhas aulas de catequeses a muitos anos não tem nada q de atenuantes , nóscolocamos eles não deus. E segundo muitos padres o bom cristão não tiraria a vida nem para salvar a sua prórpria.

Contudo deram carta branca para as cruzadas.

Você não se cansa de estar errado?

Julgar e diferente de interpreta uma lei, quando vc julga vc considera os motivos e vê se aquela pessoa cometeu um crime verificando as partes q podem retirar a punição do réu.

Durr e como eu verifico se o réu é culpado se eu não tenho uma definição e interpretação CLARA da lei?

Cada religião tem suas leis e elas não mudam.

Isso já foi desmentido.

O sociedade pode dar a elas um tratamento para q sejam mais aceitaveis mas na teoria não foi Deus q modificou entende.

Adivinha quem escreveu a biblia, o corão e outros livros religiosos.

DICA: Não foi um Deus.

Isso prova q ele é justo pq ele puniu de acordo com o dano causado e levando em consideração as causas para a conduta do deus ao cometer o crime na hora do julgamento.

Isso prova que ele tem OU dois pesos e duas medidas OU ele interpretou qual foi a lei que eles deixaram de cumprir e porque e puniu eles de acordo. É tão dificil isso entrar na sua cabeça?
AKImeru

Mensagempor Skar em 21 Dez 2007, 02:47

Exceto que para "descomprir uma lei" você precisa de uma "definição de lei". Por isso ela precisa ser interpretada.

Vc vê as leis, Quem comete homicidio tanto tempo com suas formas privilegiadas e qualificadoras vc não interpreta a lei vc julga a pessoa pela lei. ENTENDE.

Contudo deram carta branca para as cruzadas.

Você não se cansa de estar errado?

eu diria a igreja e os reis europeus. Quando eu tiver errado eu falo não é o caso.

Durr e como eu verifico se o réu é culpado se eu não tenho uma definição e interpretação CLARA da lei?

A lei é um texto vc vai verificar se cara está enquadrado no determinante legal em certas partes cabe um certa interpretação mas em muitas não, logo no geral vc segue a lei e julga.
Isso já foi desmentido.

Aceito isso quando eu souber q os 10 mandamento não valem porra nenhuma como a Tora e Alcorão até lá eles continuam iguais desde q foram feitos .

Adivinha quem escreveu a biblia, o corão e outros livros religiosos.

DICA: Não foi um Deus.

Esse forum é pra disutir rpg não religião. Não importa quem fez importa q há idéia é q foi deus ou pessoas em sua santa iluminação, se os caras tava alucinando ou qualquer coisa azar. A idéia é q FOI DEUS. E isso é aceito por muita gente tá.

[edit]

Isso prova que ele tem OU dois pesos e duas medidas OU ele interpretou qual foi a lei que eles deixaram de cumprir e porque e puniu eles de acordo. É tão dificil isso entrar na sua cabeça?

A llei foi a msm só q ela tinha formas de qualificação e de atenuantes. Causando penas diferentes como tbm acontece no nosso mundo vc recebe a pena de acordo com a sua culpa na teoria pelo menos

Skar

Mensagempor AKImeru em 21 Dez 2007, 02:59

Vc vê as leis, Quem comete homicidio tanto tempo com suas formas privilegiadas e qualificadoras vc não interpreta a lei vc julga a pessoa pela lei. ENTENDE.

Desculpe mas só porque você está usando uma lei clara e paupavel como essa não desqualifica as leis que não são tão claras e paupaveis quanto essa. E eu digo isso porque estou com sono demais para criar casos malucos onde você não pode simplismente falar culpado. Jogue Phoenix Wright? Bah acho que lá é meio paupavel também.

eu diria a igreja e os reis europeus. Quando eu tiver errado eu falo não é o caso.

Eles não tiram suas proprias vidas, mas massacrar um outro povo recebe um okay? Sério eu estou te quotando aqui.

A lei é um texto vc vai verificar se cara está enquadrado no determinante legal em certas partes cabe um certa interpretação mas em muitas não, logo no geral vc segue a lei e julga.

Então você concorda comigo. Por que defende então um Deus que você se quer gosta?

Aceito isso quando eu souber q os 10 mandamento não valem porra nenhuma como a Tora e Alcorão até lá eles continuam iguais desde q foram feitos .

Isso já foi desmentido.

DICA: Essas não são as únicas religiões do mundo.

Esse forum é pra disutir rpg não religião. Não importa quem fez importa q há idéia é q foi deus ou pessoas em sua santa iluminação, se os caras tava alucinando ou qualquer coisa azar. A idéia é q FOI DEUS. E isso é aceito por muita gente tá.

Pessoas Iluminadas Por Deus =//= Deus. :rolando: São as palavras de Deus. Deus não escreveu aquilo. Escreveram por ele. Então minha afirmação ainda se mantém correta.

A llei foi a msm só q ela tinha formas de qualificação e de atenuantes. Causando penas diferentes como tbm acontece no nosso mundo vc recebe a pena de acordo com a sua culpa na teoria pelo menos

Ou seja, uma lei que requer interpretação.

:rolando: Isso foi facil demais.
AKImeru

Mensagempor Kinn em 21 Dez 2007, 03:51

Não são leis divinas continuam sendo leis divinas NÓS podemos acrecentar ou modificar mais isso não foi modificação de quem as fez foi?
Cada religião tem suas leis e elas não mudam. O sociedade pode dar a elas um tratamento para q sejam mais aceitaveis mas na teoria não foi Deus q modificou entende.

Mudam tanto quanto mudam as linguas e, com elas, a cultura, a fé, a interpretação da fé e as leis. Exstem duas disciplinas bem específicas que tratam disso. E ambas tiveram foco inicial religioso.

1) Filologia. Ciência da lingüística que busca resgatar e restaurar textos antigos, tentando obter a versão mais original e fiel possível à intenção do desejo escrito do autor. Nascida com observação que haviam muitos erros nos textos feitos pelos monges copistas, tanto acidentais (erros de tradução, salto de linhas de texto) quanto intencionais (insira aqui milhares de adulterações com fins político-econômicos, incluindo dízimo, fim do mundo não ser mais no ano 1000 etc.)

E surpresa: Não é possível resgatar a bíblia original. A versão dos dias atuais é uma versão de 3a ou 4a versão. Tanto a ação do tempo estragou quaisquer exemplares antigos disponíveis, quanto certos interesses trataram de se livrar de versões inconvenientes...

2) Analise do discurso. Nascida da hermenêutica (e 3 outros campos de estudo) que buscava a melhor interpretação de um texto de fé. A versão oficial da interpretação de um dado texto religioso. A analise do discurso demonstra que cada texto possui um discursividade e materialidade que produz efeitos de sentidos específicos para cada leitor.

Por isso, não há como definir um unica fé como verdadeira, porque é tudo interpretação de texto. Cada interpretação plausível e lógica é válida dentro da fé (aliás costumam ocorrer com freqüência as ilógicas e cabeça-duras como a dos defensores de tormenta).

===
Sim, Leis mudam, porque mesmo os textos mudam sem querer ou propositadamente.
Só para dar um exemplo pequeno, o Jardim do Éden foi inspirado numa lenda babilônica chamada "O jardim das delícias" onde a mulher foi criada primeiro e o homem que colhe o fruto proibido e dá a ela.

Estranho? Não, porque a ciência já provou que as formas de vida femininas tem precedência sobre as masculinas. Ademais, a sociedade babilônica era inicialmente matriarcal. Não a toa que seus mitos de fundação tragam divindades femininas como traço originador - o mesmo é para os gregos com Gaia.

O fato dos homens tomarem o controle da sociedade não os fez jogarem fora esses mitos de criação. Mas, como os judeus são um povo que se desenvolveu mais tardiamente, não passaram por essa fase, quando constituiram seus mitos de fundação, já o fizeram sob um viés machista (aliás beeeeeeem machista - parece até que têm raiva de mulher).

Qualquer dúvida procure Joseph Campbell (doutor em mitologia comparada) e Erich Fromm (psicólogo da década de 50) que fez pesquisa sócio-antropólogica baseada em outro estudioso chamado Bachofen (embora este não seja de confiança).
===

O que isso tem a ver com tormenta? Que Khalmyr tem dois pesos e duas medidas. Não define a lei e julga ao seu bel-prazer e que o o deus Jeová não é o único do mundo.

Aliás, os japoneses acreditam que o imperador é filho de deus (do deus deles - esqueci o nome). Descendente direto da divindade que derrotou o monstro Orochi, achou o espelho de Yata na barriga deste e presenteou a princesa Kushinada com este espelho e com a espada divina kusanagi, usada para matar o monstro. Esses itens são (para os japoneses) provas que o imperador é filho dos deuses.

Quem está certo? Os cristãos ou eles?
Deixo a resposta para você (ou algum antropólogo de plantão).
Kinn

Mensagempor kimble em 21 Dez 2007, 06:03

OFF:
Isso está me lembrando uma discussão de tempos atrás em outro fórum. Uma pessoa insistia que determinado ponto de vista era verdadeiro SE você criasse uma determinada regra para validar essa afirmação. Eu dizia que ela estava certa, mas somente porque estava criando house rules para validar sua afirmação. Tive que ler um discurso então de como 'adicionar regras' não era utilizar house rules, porque você não usa house rules quando CRIA ou RETIRA regras, só quando ALTERA.
Na minha cabeça algum pensamento pejorativo sempre passa quando eu leio algum post daquela pessoa.

ON:

Ah, então Khakha fez uma punição de acordo com a parcela de culpa de cada um? E como isso foi determinado? A situação foi avaliada, as ações de cada deus foram determinadas e essas atitudes foram comparadas com o código legal deles. As punições foram então dadas de acordo com o grau de culpa determinado nessa análise. Isso não é interpretar a lei?!
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Lumine Miyavi em 21 Dez 2007, 07:42

Isso não é interpretar a lei?!

Não, isso é ter +200 em sabedoria. XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor PaladinoMT em 21 Dez 2007, 08:58

Alem disso, quem sobreviveu dos 3 (de proprosito...tillian foi acidente) é uma deusa nua. Ela deve ter usado seu "Carisma +200" no deus da justiça... e seu Blefar +200 pra "influenciar o julgamento" (com resultado melhor que os outros dois...) :rolando:
PaladinoMT

Mensagempor Lumine Miyavi em 21 Dez 2007, 09:26

+200 em Sentir Motivação, Ftw. XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários