Analisem essa Classe de Prestígio ( Escudo + Arma )

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Elven Paladin em 21 Dez 2007, 23:37

Bem, eu decidi fazer um CdP para personagens que utilizem Escudo + Arma, algo que foi completamente deixado de lado no D&D 3.5 . Eu ainda não consegui achar um nome para a CdP, e aceito sugestões, especialmente para o nome das habilidades. A Classe foi feito para ser pega relativamente cedo e não atrapalhar muito a progressão do personagem, além de possuir um misto de habilidades ofensivas e defensivas. O background dela é genérico e auto-explicativo. Vamos lá:

Pré-Requisitos

BBA: +4
Talentos: Improved Shield Bash, Usar Escudos, Foco em Arma ( Arma de Uma Mão, Leve ou Escudo ).

Dados da Classe

DV: d10
Testes: Fortitude Bom, Vontade e Reflexo Ruins.
Perícias da Classe: Ainda indefinidas. Possivelmente as da lista do Guerreiro.
Pontos de Perícia: 2 + Mod de Int.

Habilidades

1. Habilidade Ofensiva , Shield Specialization
2. Habilidade Defensiva I
3. Habilidade Ofensiva, Shield Specialization +2
4. Habilidade Defensiva II
5. Habilidade Ofensiva, Shield Specialization +3

Shield Specialization: Como o talento do PHB II. O Bônus dado por ele é aprimorado para +2 no nível 3 e em +3 no nível 5. Caso o personagem já possua esse talento, o bônus dele é aumentado em 1.

Habilidades Ofensivas

A Força vem da Defesa: Em seu turno, antes de fazer uma jogada de ataque, o personagem pode retirar um número de seu Bônus de Escudo na CA e adicionar esse mesmo número no dano de um ataque corpo-a-corpo com uma Arma Leve ou de Uma Mão, exceto Escudo Leve e Médio que o personagem tem Foco em Arma.

Atordoar: Como uma Ação Padrão, o personagem faz um Ataque com o Escudo. Caso tenha sucesso nesse Ataque, o oponente tem que fazer um Teste de Fortitude CD 10 + 1/2 do Nível de Personagem + Modificador de Força senão ficará Atordoado por 1 rodada.

Ataque Apressado: O personagem pode executar um Ataque com a arma que possui Weapon Focus como Swift Action. Ele perde todo o bônus de escudo na CA pelo resto do turno, além de receber –2 na CA e em todos ataques que fizer até o seu próximo turno.

Golpe com o Escudo Maior : O Escudo empunhado pelo personagem é tratado como se fosse dois tamanhos maior para o propósito de dano. Esse aumento de tamanho se acumula com o dado pelos Cravos de Escudo

Combater em Conjunto: Recebe o talento Agile Shield Fighting, do PHB II.

Investida com o Escudo: Como o talento homônimo do Complete Warrior ( Shield Charge )

Habilidades Defensivas I:

Interposição: Immediate Action. Caso um Ataque Corpo-a-Corpo o atinja, mas antes do oponente rolar o dano, você pode fazer o seu Escudo sofrer o dano em seu lugar.

Preparar-se para o Ataque Vindouro : Caso não se desloque esse turno, o personagem recebe +2 na CA e Testes de Reflexos ( Esses bônus vão para +4 caso Lute Defensivamente ou esteja em Defesa Total ), além de a habilidade Evasão (caso esteja utilizando apenas um Armadura Leve ou Nenhuma Armadura).

Salvaguarda: Recebe o talento Shield Ward ( Player´s Handbook II ) como um Talento Extra. Para quem não tem, adiciona o bônus de Escudo na CA de Toque e para Resistir á Desarmes, Encontrões, Imobilizar e Agarrar. Caso já possua esse talento, ele aumenta o bônus de escudo para os propósitos do talento em 1.

Habilidades Defensivas II ( No lugar de uma dessas, o personagem pode escolher um Habilidade Defensiva I)

Interposição Maior :( Requer a habilidade Interposição ): Immediate Action: Pode usar Interposição contra Ataques á Distância e Magias de Raio, Toque ou que exijam Teste de Reflexo e causem dano.

Contra-Ataque :( Requer Preparar-se para o Ataque Vindouro ): Caso um oponente no seu alcance lhe atacar com um ataque corpo-a-corpo e errar ao menos um ataque, você poderá desferir um Ataque de Oportunidade contra ele. O personagem pode atacar mesmo que esteja em Defesa Total, tendo -4 em tal ataque. Caso esteja Lutando Defensivamente, não terá penalidade em tal ataque.

Bastião de Defesa ( Requer Salvaguarda): Recebe o talento Duro de Matar e ele só passa a morrer quando atingir sua Constituição Pontos de Vida Negativos, ao inves de 10 PVs negativos.
Editado pela última vez por Elven Paladin em 25 Dez 2007, 01:15, em um total de 2 vezes.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Deicide em 22 Dez 2007, 09:37

Tem algumas habilidades legais, mas eu acho que deveria expandir ela para 10 níveis.

Motivo: assim dá mais opção para o jogador pegar mais habilidades especiais, se ele quiser investir além dos cinco primeiros níveis.

Edit: Outra coisa: mude a Especialização em Escudo do nível um para um simples +1 no bônus de escudo. Assim, não importa se o cara tiver comprado o Talento ou não, a vantagem será sempre igual. Do jeito que você fez, qualquer um vai querer comprar Especialização em Escudo antes de adquirir esta classe de prestígio, para maximizar bônus...
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Yellow 13 em 22 Dez 2007, 12:38

Ahn, engraçado, eu gostei justamente das idéias que o Deicide criticou XD

Bom, eu gostei por ser uma classe simples, a exemplo do Abjurant Champion (por favor, sem comparar o poder, só a função) de ser uma classe de prestígio de 5 níveis criada para "fechar" builds gish.
Com 5 níveis, fica viável uma build:
Fighter 4 / Classe de Prestígio 5 / Alguma coisa 1 (Exotic Weapon Master aqui?) / Prestige 10
Simples, sem muita salada, epic ready.

EX: Fighter 4, Classe de Prestígio 5, EWM 1, Champion of Corellon Larethian 10

Classe genérica, mas que cobre um nicho abandonado atualmente em D&D.
Gostei XD
Yellow 13

Mensagempor Gladius Dei em 22 Dez 2007, 12:48

Dúvida: Improved Shield Bash concede as habilidades de Lutar com Duas Armas para escudos?

Se não, talvez possa ser adicionado automaticamente ao usuário?

(Perdão a pergunta, faz um tempo que li o talento, e talvez esteja confundindo com o original 3.0, que não concede... acho)
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor DracoDruida em 22 Dez 2007, 12:53

Eu também acho melhor os 5 níveis.
DracoDruida

Mensagempor Elven Paladin em 22 Dez 2007, 13:08

Outra coisa: mude a Especialização em Escudo do nível um para um simples +1 no bônus de escudo. Assim, não importa se o cara tiver comprado o Talento ou não, a vantagem será sempre igual. Do jeito que você fez, qualquer um vai querer comprar Especialização em Escudo antes de adquirir esta classe de prestígio, para maximizar bônus...

Sim, eu sei que alguns jogadores farão isso. Por outro lado, por que eu deveria penalizar o jogador por uma escolha que ele fez antes de entrar na CdP? Ainda mais fazendo-o "perder" um talento, que é a habilidade mais valiosa para combatentes. Sem contar que dando o talento Shield Specialization, a classe ainda faz com que o personagem cumpra os pré-requisitos de outros talentos bônus dados pela classe, como Shield Ward e Agile Shield Fighting ( e talvez eu adicione algo que emule Shield Sling, já que eu fiz algo similar com dois talentos, no caso, Shield Slam, emulado por Atordoar, e uma parte de Contra-Ataque, inspirada em Active Shield Defense ).

Tem algumas habilidades legais, mas eu acho que deveria expandir ela para 10 níveis.

Motivo: assim dá mais opção para o jogador pegar mais habilidades especiais, se ele quiser investir além dos cinco primeiros níveis.

O Yellow13 explicou direitinho por que eu escolhi 5 níveis.

Improved Shield Bash concede as habilidades de Lutar com Duas Armas para escudos?

Se não, talvez possa ser adicionado automaticamente ao usuário?

Na verdade, Improved Shield Bash permite você atacar com o escudo sem perder o bônus de escudo na CA, mas o personagem ainda sofre as penalidades normais por Combater com Duas Armas. Mas, para quem quer combater com Arma + Escudo, o talento Agile Shield Fighter permite o personagem utilizar Escudo + Arma sofrendo -2 de penalidade ( ou seja, as mesmas por usar uma Arma Leve na mão secundário e ter TWF ).

Mas, estou a conjecturar quanto a habilidade Interposição ( minha favorita, diga-se de passagem). Será mesmo que a restrição de usá-la como Immediate Action ( ou seja, só uma vez por turno ) a equilibra com as outras habilidades da classe? Afinal, um Escudo de Adamante com bônus mágicos pode resistir a muito dano antes de quebrar, porém, por outro lado, perder o Escudo é algo péssimo para a classe. O que acham?
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Lune em 22 Dez 2007, 13:15

Eu gostei da classe, mas não estou conseguindo analisar bem o poder dela. Vou tentar mais tarde.

Por enquanto, um comentário: Interposição + Absorbing Shield = Sunder em armas e Disintegrate em criaturas. Nada mal.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Ric.freitas em 22 Dez 2007, 23:52

Eu acho que para uma classe especializada em usar escudo seria interessante ter um teste de reflexo alto. Eu sempre em um personagem desse tipo posicionando seu escudo perante a um jato de fogo ou a uma explosão.
Se ficasse forte eu colocava fortitude ruim.
Ric.freitas

Mensagempor kaishakunin em 23 Dez 2007, 00:07

Elfo,

Gostei da CdP. Simples e direta. Só achei Preparar-se para ataque vindouro um tanto quanto desbalenceada, mas não sei se isso provém da habilidade em si, ou de combinações estantâneas que surgem na minha mente (mithral breastplate por exemplo), além do Interposição.

A CdP lembrou uma que eu fiz na antiga Spell Forever, o hoplita
SPOILER: EXIBIR
Hoplita
Homens de infantaria pesada, hoplitas tem um estilo agressivo de luta. Através de táticas refinadas nos uso de lanças e de escudos, os hoplitas excelem tanto na defesa quanto no ataque, o que lhes garante a supremacia no campo de batalha.

Hit Die: d10

Requirements
Base Attack Bonus: +5;
Feats: Weapon Focus (longspear), Improved Shield Bash, Combat Reflexes, Phalanx Fighting;
Special: Proficiency with Heavy Shield and Medium Armor;

Class Skills: Climb, Craft, Intimidate, Jump, Ride, Swim; Skill points at Each Level: 2 + Int modifier

Código: Selecionar todos
Level    BAB    Fort     Ref    Will                Special
1st      +1     +2       +0      +0            Piercing longspear
2nd      +2     +3       +0      +0            Shield Block
3rd      +3     +3       +1      +1            Improved Bulwark of Defense
4th      +4     +4       +1      +1            Armor Mastery (medium)
5th      +5     +4       +1      +1            Avoid Strike
6th      +6     +5       +2      +2            Vigilant Defender
7th      +7     +5       +2      +2            Bonus Feat
8th      +8     +6       +2      +2            Bonus Avoid Strike
9th      +9     +6       +3      +3            Bonus Feat
10th    +10     +7       +3      +3            Bonus Avoid Strike, Formation Expert

Class Features
Weapon and Armor Proficiency: A hoplite is proficient with all simple and martial weapons. Hoplites are proficient with light or medium armor and all types of shields.

Piercing longspear: A hoplite treats the longspear as a light weapon (rather than a two-handed weapon) for all the purposes, including Phalanx Fighting feat.

Shield Block (Ex): Starting at 2nd level, you excel in using your armor and shield to frustrate your enemy's attacks. During your action, designate a single opponent as the target of this ability. Your shield bonus to AC against that foe increases by 1, as you move your shield to defl ect an incoming blow, possibly providing just enough protection to turn a telling swing into a near miss.

This shield bonus increases to +2 at 8th level.

Improved Bulwark of Defense (Ex): When you reach 3rd level, an opponent that begins its turn in your threatened area treats all the squares that you threaten as difficult terrain. Your strict vigilance and active defensive maneuvers force your opponents to move with care. In addiction, you can use the longspear against an adjacent foe.

Armor Mastery (Ex): Starting at 4th level, you are able to wear your armor like a second skin and ignore the standard speed reduction for wearing medium armor.

Avoid Strike (Ex): Starting at 5th level you can ignore attacks directed to you. When your enemy attack both make opposed attack rolls with your respective weapons. If you win the enemy's attack is avoided. If you lose the enemy attacks normally. This abilitie counts as a attack of opportunity. You can use this abilitie a number times equal your Dex modifier plus one each two levels beyond the 5th level. Thus a 10th level hoplite with Dex 14, can use this abilitie five times per round.

This abilities not guarantees additional attacks of opportunity. They are deducted their number of use provided for Combat Reflexes feat.

Vigilant Defender (Ex): At 6th level, you stand your ground against all enemies, warding the spot where you make your stand to prevent foes from slipping past and attacking those you protect. If an opponent attempts to use the Tumble skill to move through your threatened area or your space without provoking attacks of opportunity, the Tumble check DC to avoid your attacks of opportunity increases by an amount equal to your class level.

Bonus Feat: At 7th level, you gain a bonus feat chosen from the following list: Power Attack, Improved Bull Rush, Improved Overrun, Combat Focus, Armor Specialization, Blind-Fight, Close-Quarters Fighting, Improved Sunder, Melee Weapon Mastery (Piercing), Shield Charge, Shield Slam, Shied Ward, Shock Trooper, Weapon Specialization (longspear);

Formation Expert: As the feat same name.

Ex. de personagem.

Leônidas CR 20
Male human Fighter 08/Monk of Passive Way 02/ Hoplite 10
LN Medium humanoid
Init +2; Senses Listen +? Spot +?
Languages Commom, Orc, Draconic
-------------------------------------------------------------------------
AC 19, touch 12, flat-footed 17
(+5 armor, +4 shield, +2 Dex)
hp 152 (20 HD)
Fort +? Ref+? Will+?
Speed 9 ft. (6 squares)
Mellee +30/+25/+20/+15 mwk longspear (1d8+8)
Ranged +21 comp. longbow [+5] (1d8+5)
Base Atk +19; Grp +25
Special Actions Flurry of blows
Abilities (32 pts) Str 22, Dex 14, Con 14, Int 10, Wis 14, Cha 08
SQ Evasion
Feats: Weapon Focus (longspear), Combat Reflexes, Dodge[b], Combat Focus[b], Phalanx Fighting, Weapon Specialization (longspear)[b], Improved Shield Bash, Close-Quarters Fightingt[b], Improved Bull Rush [b], Combat Expertise [b], Shield Ward, Improved Trip [b], Combat Vigor, Shield Charge, Mellee Weapon Mastery (piercing)[b], Combat Defense, Armor Specialization [b]
[b]Skills
: Intimidate +22
Possessions mwk longspear, breastplate, heavy steel shield, composite longbow [+5],
--------------------------------------------------------------------------
Hook "Tonigth we dine in hell'.

EDIT: Bah, tem hora que o BBCode enche! :sobrancelha:
kaishakunin

Mensagempor Elven Paladin em 23 Dez 2007, 12:36

Eu acho que para uma classe especializada em usar escudo seria interessante ter um teste de reflexo alto. Eu sempre em um personagem desse tipo posicionando seu escudo perante a um jato de fogo ou a uma explosão.
Se ficasse forte eu colocava fortitude ruim.

Eu sei disso, por isso que a habilidade Preparar-se ao Ataque Vindouro ( Alguém tem uma sugestão de nome melhor e menor? :b ) foi incluída na classe. Ela faz exatamente aquilo que você descreveu, e me evitam dores de cabeça como deixar um combatente defensivo com dois testes bons e bônus razoáveis na CA.

ó achei Preparar-se para ataque vindouro um tanto quanto desbalenceada, mas não sei se isso provém da habilidade em si, ou de combinações estantâneas que surgem na minha mente (mithral breastplate por exemplo),

E tem a propriedade Halfweight ( Underdark ) também. Porém, o que eu posso fazer para neutralizar isso?

além do Interposição.

Eu dei um pequeno edit que torna interposição um pouco mais perigosa. O que acha agora?

Elven Paladin

Voltar para Sistemas e Cenários