NOTÍCIAS D&D 4e

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Youkai X em 31 Dez 2007, 23:51

Nesse ponto eu discordo do Tabris. Elmore é um grande desenhista e não duvido nem um pouco das técnicas dele. Mas o conceito de fantasia que ele transpõe já está a muito ultrapassado. Agora as ilustrações de fantasia buscam algo mais estilizado, sombrio, agressivo, menos preso ao medieval e de forte apelo adolescente (em contraste com a arte mais clássica de Elmore... E que mesmo assim não o impediu de fazer mulherees bem bonitas, embora algumas com penteados bizarros dos anos 80 :bwaha: ). Eu prefiro a arte conceitual da 4E, em resumo.
Youkai X

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor AKImeru em 01 Jan 2008, 01:59

Seu_Madruga escreveu:É como esse warlord aqui, a armadura é meio megazord-chinês:

SPOILER: EXIBIR
Imagem

E eu adorei cada pedaço dessa arte :3
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Tabris em 01 Jan 2008, 02:08

Youkai X escreveu:Nesse ponto eu discordo do Tabris. Elmore é um grande desenhista e não duvido nem um pouco das técnicas dele. Mas o conceito de fantasia que ele transpõe já está a muito ultrapassado. Agora as ilustrações de fantasia buscam algo mais estilizado, sombrio, agressivo, menos preso ao medieval e de forte apelo adolescente (em contraste com a arte mais clássica de Elmore... E que mesmo assim não o impediu de fazer mulherees bem bonitas, embora algumas com penteados bizarros dos anos 80 :bwaha: ). Eu prefiro a arte conceitual da 4E, em resumo.

Sinceramente ahco q as armaduras históricas eram MUITO mais dark do q as atuais. As atuais são bem mais coloridas e cheias de de detalhes cahmativos.

Acho q teve até uma grande sacana nas ilustrações que foi tornar os personagens mais humanos. Agora é bme mais comum ver uma ilustração em que o personagem carrega uma mochila e seus equipamentos do que antes, onde as vezes agente via até ilustrações com guerreiros com espada e sem bainha.
Mas tudo bem, eu dei o Elmore como exemplo pq fiquei com preguiaça de olhar o Art of Advanced Dungeons & Dragons e ver mais alguem.

E mesmo pensando na época atual eu vejo uma diferença muito grande entre o Mark Smylie, o Lockwood (Q tem um estilo realista, exceto quando é forçado pelo cenário a fazer o contrario) e alguns dos artistas da terceira e quarta edição.
Imagem
Imagem
Tabris

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Youkai X em 01 Jan 2008, 02:27

Desculpe a minha ignorância, mas quem é Mark Smylie?

Eu nunca reparei nessa questão de humanizar os aventureiros (mostrando eles com suas mochilas cheias de carga e tendo seus problemas pelas aventuras, mostrando por vezes os heróis atravessando esgotos e etc), mas eu prefiro assim do que os heróis idealizados demais e suas roupas "históricas" de contos de cavalaria.

Mas uma coisa é certa (comentário machista...). Larry Elmore desenhava mulheres melhores que a maioria dos desenhistas da 3ª Edição de D&D. Ainda não sei quanto à quarta.

Ah, o Lockwood desenha bem sim, mas os elfos dele são muito feios! Mas um weretiger que ele fez ficou muito lindo!
Youkai X

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Elven Paladin em 01 Jan 2008, 03:11

O ponto principal é que a arte do D&D 3ª Edição, especialmente a de Eberron e da Paizon ( Dragon e Dungeon Magazine ), especialmente do Wayne Reynolds, formam um estilo que é chamado de Dungeonpunk ou Fantasypunk, com influência razoável dos quadrinhos, carregados de cor, senso de movimento e "bad-ass atittude". E esse estilo é notavelmente diferente do que é a "Arte do D&D", que aliás, é um termo artificial, já que cada cenário de AD&D contava com seus editores e estilo de arte diferente, desde Dark Sun com Brom, Dragonlance com Elmore, e na minha opinião, o mais belo e bacana de todos, Planescape com Tony DiTerlizzi.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Youkai X em 01 Jan 2008, 03:49

Então agora eu já sei o nome de um de meus estilos favoritos de ilustração para D&D. Fantasypunk. E sempre fui fã do Wayne Reynolds (especialmente as ilustrações de Eberron e algumas da paizon que achei no site do ilustrador)...

Sorcerer, tem como colocar umas ilustrações de Planescape feitas pelo Tony? As de Dark Sun também seriam legais (ma já vi uma ou outra de Brom). E as de Spelljammer?
Youkai X

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Elven Paladin em 01 Jan 2008, 04:14

Sorcerer, tem como colocar umas ilustrações de Planescape feitas pelo Tony?

http://www.diterlizzi.com . É só ir na seção Art, seção Gaming, da metade da página 3 em diante.

As de Dark Sun também seriam legais (ma já vi uma ou outra de Brom).

http://www.realms-of-fantasy.org/artists/Brom/index.html . Tem uma boa soma de ilustrações do Gerald Brom, embora a maioria não seja de Dark Sun.

E as de Spelljammer?

É difícil elogiar a arte de Spelljammer, ou mesmo categorizá-la, já que a maioria dela era composta de "Desenhos Técnicos", para os Jammers, e cenas inusitadas. De qualquer modo, mesmo não-oficial, o link abaixo representa muito bem o "feel" de Spelljammer:

http://www.silverblades-suitcase.com/sj ... jammer.htm

Ilustrador freelancer e autor da série Artesia: http://www.artesiaonline.com/her_story.php
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor AKImeru em 01 Jan 2008, 17:43

O ponto principal é que a arte do D&D 3ª Edição, especialmente a de Eberron e da Paizon ( Dragon e Dungeon Magazine ), especialmente do Wayne Reynolds, formam um estilo que é chamado de Dungeonpunk ou Fantasypunk, com influência razoável dos quadrinhos, carregados de cor, senso de movimento e "bad-ass atittude". E esse estilo é notavelmente diferente do que é a "Arte do D&D", que aliás, é um termo artificial, já que cada cenário de AD&D contava com seus editores e estilo de arte diferente, desde Dark Sun com Brom, Dragonlance com Elmore, e na minha opinião, o mais belo e bacana de todos, Planescape com Tony DiTerlizzi.

A arte do AD&D era toda realistica, eu me lembro. E agora temos dragões estilizados no core.

Eu até entendo pq os veteranos estão chorando, mas eu irei me alimentar das lagrimas deles.
AKImeru

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Youkai X em 01 Jan 2008, 17:58

Eu prefiro mi vezes mais os dragões agressivos, brutais, punks e medonhos que aquelas lagartixas crescidas em que só a cor parecia ser diferente como as retradadas pelo Elmore. E do AD&D o DiTerlizzi(e as ilustreações dele que a meu ver tem um certo humor e um quê de livro de histórias infantis bem psicodélico) e o Brom (e aquele visual bárbaro mad maxiano fetichista) são os mais true :banger:
Youkai X

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Elven Paladin em 01 Jan 2008, 18:28

Eu prefiro mi vezes mais os dragões agressivos, brutais, punks e medonhos que aquelas lagartixas crescidas em que só a cor parecia ser diferente como as retradadas pelo Elmore.

Chamar os Dragões Desenhados pelo Elmore de lagartixas crescidas é alto tão extremo quanto dizer que os personagens do Wayne Reynolds são Punks de "Boutique" com armas de plástico. Ou, dizer que as armaduras do mesmo parecem Collants de Metal. :b

A arte do AD&D era toda realistica, eu me lembro.

Novamente, a pergunta: De qual AD&D falamos?

Elven Paladin

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Youkai X em 01 Jan 2008, 19:32

Sorcerer, armas de plástico são as dos personagens de Ragnarök. Depois de ver aquilo nenhuma arma de nenhum livro de D&D parece de plástico ou fibra de vidro. Mas as personagens do Wayne algumas vezes não são punks de "boutique"? (não que eu ache ruim, ao menos só usam dos punks uma base visual, e não os ideais anarquistas). E as armaduras nem são tão collants de metal assim. Mas admito que gosto de algumas imagens do Elmore e de que ele desenha mulheres mais legais que quase todas as ilustrações de mulheres da 3ª Edição :victory: .
Youkai X

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor AKImeru em 01 Jan 2008, 21:53

Novamente, a pergunta: De qual AD&D falamos?

Acho que era a segunda edição...
AKImeru

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Tabris em 01 Jan 2008, 22:08

Youkai X escreveu:Desculpe a minha ignorância, mas quem é Mark Smylie?

Eu nunca reparei nessa questão de humanizar os aventureiros (mostrando eles com suas mochilas cheias de carga e tendo seus problemas pelas aventuras, mostrando por vezes os heróis atravessando esgotos e etc), mas eu prefiro assim do que os heróis idealizados demais e suas roupas "históricas" de contos de cavalaria.

Ser idealizado não tem nada haver com seu histórico ou realista, na verdade geralmente se é o contrario, realismo geralmente significa falta de idealismo, vide RPGs dos anos 80.

Youkai X escreveu:Mas uma coisa é certa (comentário machista...). Larry Elmore desenhava mulheres melhores que a maioria dos desenhistas da 3ª Edição de D&D. Ainda não sei quanto à quarta.

Ah, o Lockwood desenha bem sim, mas os elfos dele são muito feios! Mas um weretiger que ele fez ficou muito lindo!

Os elfos do Lockwood não são dele, são da terceira edição, elfos que parecem cachorros.

Sorcerer of Shadow escreveu:O ponto principal é que a arte do D&D 3ª Edição, especialmente a de Eberron e da Paizon ( Dragon e Dungeon Magazine ), especialmente do Wayne Reynolds, formam um estilo que é chamado de Dungeonpunk ou Fantasypunk, com influência razoável dos quadrinhos, carregados de cor, senso de movimento e "bad-ass atittude". E esse estilo é notavelmente diferente do que é a "Arte do D&D", que aliás, é um termo artificial, já que cada cenário de AD&D contava com seus editores e estilo de arte diferente, desde Dark Sun com Brom, Dragonlance com Elmore, e na minha opinião, o mais belo e bacana de todos, Planescape com Tony DiTerlizzi.

Concordo totalmente.

Sorcerer of Shadow escreveu:
Sorcerer, tem como colocar umas ilustrações de Planescape feitas pelo Tony?

http://www.diterlizzi.com . É só ir na seção Art, seção Gaming, da metade da página 3 em diante.

As de Dark Sun também seriam legais (ma já vi uma ou outra de Brom).

http://www.realms-of-fantasy.org/artists/Brom/index.html . Tem uma boa soma de ilustrações do Gerald Brom, embora a maioria não seja de Dark Sun.

E as de Spelljammer?

É difícil elogiar a arte de Spelljammer, ou mesmo categorizá-la, já que a maioria dela era composta de "Desenhos Técnicos", para os Jammers, e cenas inusitadas. De qualquer modo, mesmo não-oficial, o link abaixo representa muito bem o "feel" de Spelljammer:

http://www.silverblades-suitcase.com/sj ... jammer.htm

Ilustrador freelancer e autor da série Artesia: http://www.artesiaonline.com/her_story.php

O Mark Smylie tb trabalhou em D&D (Principalmente na terceira edição) e WoD (Principalmente Dark Ages), .
Mas isso mostra bem como existia um interesse em diferenciar a arte pelos cenários, eu só noto isso na 3ª Edição com Eberron.

Oda Nobunaga escreveu:

A arte do AD&D era toda realistica, eu me lembro. E agora temos dragões estilizados no core.

Eu até entendo pq os veteranos estão chorando, mas eu irei me alimentar das lagrimas deles.

Vcs ainda estão se utilizando de um clichê, para vcs arte realista é fantasia clássica e alta-magia, é Tolkien. Mas isso não é verdade, na verdade eu diria que a base disso que chamam de Fantasy Punk está nas ilustrações de John Howe da terra média, mas as bases mais realistas estão nos trabalhos de Angus McBride e Ted Nasmith.

Eu n sou reclamar muito dos dragões, Lockwood fez a maior parte deles muito bem, eu n sou muito bem apegado ao ligação de Dragões Dourados com dragões orientais, mas isso já vem desde a segunda edição e eu acho que no meu caso tem mais haver com não gostar da divisão dos dragões em cores do que com a arte em si.
Imagem
Imagem
Tabris

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor AKImeru em 01 Jan 2008, 22:37

Vcs ainda estão se utilizando de um clichê, para vcs arte realista é fantasia clássica e alta-magia, é Tolkien.

Para mim? Está falando com alguem que GOSTA da arte de WAR HAMMER.
AKImeru

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Elven Paladin em 01 Jan 2008, 23:40

Sorcerer, armas de plástico são as dos personagens de Ragnarök. Depois de ver aquilo nenhuma arma de nenhum livro de D&D parece de plástico ou fibra de vidro. Mas as personagens do Wayne algumas vezes não são punks de "boutique"? (não que eu ache ruim, ao menos só usam dos punks uma base visual, e não os ideais anarquistas). E as armaduras nem são tão collants de metal assim.

Youkai, você não entendeu bem o que eu quis dizer: Eu não acho que os desenhos do Reynolds tem essas características ( exceto as armaduras de metal bem fraquinhas em geral ), eu simplesmente peguei alguns elementos das ilustrações do Reynolds e exagerei nos "defeitos'. Assim como você comparou os Dragões do Elmore com Lagartixas Gigantes.

Ah sim, e o Punk do nome não vem exatamente da estilística, mas sim da "Atitute Punk", ou seja, algo agressivo, direto, com cara de "não me encare" ou "estou muito bem como estou, babaca".

Elven Paladin

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários