Esse sistema de magia está sendo criado pelo fato de que eu NÃO gosto das regras do sistema de magia tradicional do D&D. Vamos as Explicações de alguns termos utilizados:
O que é Focus?Focus basicamente é o valor utilizado nos caminhos que pode ser Focus 1,2 ou até 20 e ele é medido pelo nível do personagem, ou seja, um mago nível um tem apenas um ponto de focus para distribuir nos caminhos. E quanto maior é o nível do mago maior é seu focus.
Quais São Os Caminhos?Os caminhos seriam as especializações por quais os magos vão percorrer os caminhos da magia e inicialmente são 6 que são:
Fogo
Água
Terra
Ar
Luz
Trevas
Dentro dos Caminhos principais existem 5 Avançados: Plantas,Animais(monstros também são afetados),Humanos(Humanóides e Humanóides Monstruosos),Extraplanares e Metamagia.
Mas como eu posso ter níveis nos caminhos avançados? Simples é necessário ter no mínimo Focus 5 no caminho que quiser utilizar.
Plantas = Terra ou Água 5
Animais = Água ou Terra ou Ar 5
Humanos = Todos 5
Extraplanares = Todos 5
Metamagia = Todos 5
Outro detalhe é possível misturar os caminhos entre si, desde que eles não sejam opostos
O que São Pontos De Magia?Os Pontos de Magia são as energias místicas que são utilizadas pelos conjuradores (arcanos ou divinos) para invocar uma magia desde a tradicional bola de fogo até invocar um Lord Baatezu. É claro que para conjurar uma magia não basta simplesmente gastar uma quantidade X de PMs, mas também é necessário dizer o nome da mesma e se houver necessidade (apenas se estiver no pré-requisito da magia) um componente material como, por exemplo, bosta de morcego para conjurar uma bola de fogo.
Caso os componentes materiais não estejam há mão o conjurador GASTA o DOBRO de pontos de Magia necessário para realizar tal feito.
Mas com quantos pontos de Magia um conjurador começa? Simples com 1d6+10+Nível e a cada nível ele ganha +1d6.
Como faço para recuperar meus PMs? Apenas descançando ou dormindo. Caso ele resolva descansar ele recupera apenas 1d6+nível de PMs, para recuperar todos só dormindo uma noite inteira.
Armaduras / Problemas/ Identificação de Magias e os CaminhosNesse sistema não há problemas do conjurador utilizar armaduras ponto.
Mas como é sabido que os magos de histórias tradicionais NÃO usam armaduras (com exeção do tio Gandalf segundo minha mestra de Gurps) a não ser que comprem um talento para poder se defender melhor a regra a seguir é APENAS OPCIONAL caso o conjurador não seja apto a utilizá-la ele gasta o dobro dos Pontos de Magia e sofre um redutor de -1 em seu focus.
Em momentos de tensão ou perigo (como um ataque ou em estados como Enredado, Fatigado e etc) o jogador é obrigado a rolar um teste de concentração para saber se falha ou não em sua conjuração. Caso ele passe a magia é conjurada, o componente material é utilizado e os pontos de magia gastos, mas se ele falha os pontos de magia são gastos normalmente.
Uma coisa que é necessário dizer é que nesse sistema as magias não são tão discretas porque É possível ver as energias mágicas fluindo e se materializando por isso ao realizar uma contra-mágica o mago faz um teste com a CD 10+Focus
Conjuração / Aprendizado / Criação de Itens Mágicos e Magias.Como foi dito, para um conjurador invocar uma magia é necessário é ter Pms, mas quanto se gasta para invocalas? Simples 5 Pms por Nível ou seja todas as magias de Focus 1 gastam 5 PMs(mas tudo depende da situação se está usando armaduras,se tem os componentes materiais ou não e etc etc).
Para o personagem aprender magias é necessário ter o focus mínimo para aprenda-la
Caso o personagem queira criar um item mágico é necessário 2 coisas:
- Pontos de Magia;
- Componentes Materiais;
- e 5 Pontos do caminho Metamagia;
Caso o personagem não possua os Componentes Materiais ele gastaria o Dobro dos PMs para a criação do item. E no caso de uma magia? Para isso ele precisa ter no mínimo 15 pontos em Metamagia
por Sorcerer of Shadow em 23 Jan 2008, 17:29 2.
Qual o tipo de ambiente que seus sistema de magia quer rodar? Fantasia Clássica? Low-Magic? High Magic? Wide Magic?
A minha ideia era poder rodar em todo tipo de cenário...desde Conan até Eberron e qualquer outro cenário
por Torneco em 23 Jan 2008, 22:00
Ahh, uma coisa que eu devia ter dito a um bom tempo, mas não lembrei.
Elements of Magic.
Sério, esse é o suplemento pro Balth. Depois disso ele pode pensar em algo, mas ele tem que ler isso.
Nesse sistema, o personagem monta a magia de acordo com determinadas listas, seguindo elementos e tal. Depois, ele escolhe algumas magia pra decorar, essas ele pode conjurar mais rapidamente. As outras magias que ele conhece, ele demora bem mais pra conjurar. Já foi bem elogiado aqui no fórum, vale a pena dar uma lida.
Agradeço..
se tiver em para baixar e em português eu agradeço 
por DarkLady em 23 Jan 2008, 19:55
Puxando a carapuça pro lado de cá:
O cara quer criar uma boa mecânica.
Errou a partir daqui.
Eu não vejo nenhum problema em criar uma mecânica. Mas ele está fazendo, basicamente, ctrl+c ctrl+v de uma mecânica do 3d&t. O que eu estou criticando é o fato dele estar copiando, não o fato de tentar mudar o sistema de magia do D&D.
Espero que tenha entendido.
tá certo..eu entendi...vc QUASE que me faz ficar com birra/raiva e etc de vc e QUASE eu te mando pro ultimo circulo do inferno 8D''''