Sistema de Magia do Balth =D

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor PaladinoMT em 23 Jan 2008, 17:19

Convoco uma cruzada dos usuarios da Spell.... um jogador está postando um sistema de regras que ele quer criar de modo equilibrado (usando conceitos que ele já disse que vinham de Daemon..que nada mais é que copia de Arc Magia) e ta sendo escorraçado pelo grupo "odeio tormenta"!!!

ISSO É ERRADO

O cara quer criar uma boa mecânica. Postou aqui pra gente opinar sobre ela. Não importa a base, origem ou fluff. Esse topico é sobre MECÂNICA... Dicas do tipo "isso nao funciona", "isso é uma droga", "não gosto disso" são mera opiniões pessoais e não atacam o problema proposto ao topico: Usar um sistema de "Focos de Magia".

Sou pro caçada de fãs de tormenta que falam que isso é bom. Mas NUNCA usem um "Smite Evil" em alguem que quer melhorar algo que tirar de lá (não importa o quão bizzarra, ruim ou doida seja a ideia pra vcs. CADA um tem sua propria imaginação e gosto pessoal ok?).

Ou seja, resumindo essa mensagem toda em uma unica frase
"POR FAVOR, SEJAM EDUCADOS E NÃO SEJAM CAÇADORES DE BRUXAS, E PENSEM NO QUE VÃO ESCREVER E SE ISSO NÃO VAI SER GROSSEIRO & DESNECESSARIO" ok? :cool:
PaladinoMT

Mensagempor Elven Paladin em 23 Jan 2008, 17:29

Em OFF: PaladinoMT, porventura, você é um moderador ou um "Guia" para dizer como alguém deveria postar? Eu não considero algo muito educado o seu uso de letras garrafais usando o Imperativo. Portanto, ao menos comece dando o exemplo, o invés de exigir de outrem.

Mas, vamos a minha sugestão:

1. Em primeiro lugar, evite somar centenas de aspectos mecânicos para definir outro aspecto. Aumenta, e muito, a chance do sistema quebrar.

2. Qual o tipo de ambiente que seus sistema de magia quer rodar? Fantasia Clássica? Low-Magic? High Magic? Wide Magic?

3. Vincular Pontos de Magia aos PVs? Convenhamos, é problemático. Primeiro, por que aumentar os PVs é algo fácil. Em segundo, por que os PVs já são um aspecto "secundário", ou seja, influenciado por algo ( no caso, Mod de Cons, DV e talentos/magias). Vide o trecho 1.

4. Poderia *realmente* descrever o sistema? O que é Focus? Quais são os elementos? Como os subtipos elementais são influenciados?
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Lumine Miyavi em 23 Jan 2008, 18:43

Cuidado, os moderadores estão sempre a espreita e de repente... SNEAK BAN!
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Vincer em 23 Jan 2008, 19:00

Lumine Miya escreveu:Cuidado, os moderadores estão sempre a espreita e de repente... SNEAK BAN!

Eu ri muito dessa :bwaha:

Eu não postei para mostrar que não gosto de D&D... só achei legal alguém estar tentando adapatar um outro método à magia vanciana, daí vi que o pessoal desencorajou o usuário um pouco... eu não preciso postar para mostrar que não gosto do sistema, repito isso constantemente, logo não postaria algo vazio só para fazê-lo nvoamente...

A regra está com falhas, criticar isso ok. Mas criticar por querer adaptar? era isso que eu estava falando
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Mai em 23 Jan 2008, 19:55

Puxando a carapuça pro lado de cá:

O cara quer criar uma boa mecânica.

Errou a partir daqui.

Eu não vejo nenhum problema em criar uma mecânica. Mas ele está fazendo, basicamente, ctrl+c ctrl+v de uma mecânica do 3d&t. O que eu estou criticando é o fato dele estar copiando, não o fato de tentar mudar o sistema de magia do D&D.

Espero que tenha entendido.
RAWR. IMMA DINOSSOR.
Mai

Twitter: BoredMai

Mensagempor DracoDruida em 23 Jan 2008, 20:20

O pessoal não falou "o sistema é ruim porque é ruim". Eles falaram que vem do sistema tal e que não fica bom, apontando inclusive alguns exemplos.
Minha sugestão: Ao invés de pegar o sistema de magia de outro sistema de jogo e tacar em D&D, pegue as bases do outro sistema e vá recriando o sistema, ou seja, fazendo um sistema novo baseado nesse que você quer. Inspire-se em suas bases, não pegue o resto e cole. ^_^
DracoDruida

Mensagempor Torneco em 23 Jan 2008, 22:00

Ahh, uma coisa que eu devia ter dito a um bom tempo, mas não lembrei.

Elements of Magic.

Sério, esse é o suplemento pro Balth. Depois disso ele pode pensar em algo, mas ele tem que ler isso.

Nesse sistema, o personagem monta a magia de acordo com determinadas listas, das quais ele tem acesso ou seja, escolhe na criação do personagem. Ele pode conjurar uma série de efeitos ligados a essas listas, gastando MP pra usar os mais poderosos. Desses efeitos, ele pode escolher um certo número, que ele decora todo dia. Esses efeitos ele conjura rápidamente (ação padrão). Os outros, ele conjura com duas rodadas completas. Esse livro foi bem elogiado aqui no fórum, vale a pena dar uma lida.
Torneco

Mensagempor Balth em 23 Jan 2008, 22:34

Esse sistema de magia está sendo criado pelo fato de que eu NÃO gosto das regras do sistema de magia tradicional do D&D. Vamos as Explicações de alguns termos utilizados:

O que é Focus?
Focus basicamente é o valor utilizado nos caminhos que pode ser Focus 1,2 ou até 20 e ele é medido pelo nível do personagem, ou seja, um mago nível um tem apenas um ponto de focus para distribuir nos caminhos. E quanto maior é o nível do mago maior é seu focus.

Quais São Os Caminhos?
Os caminhos seriam as especializações por quais os magos vão percorrer os caminhos da magia e inicialmente são 6 que são:
Fogo
Água
Terra
Ar
Luz
Trevas

Dentro dos Caminhos principais existem 5 Avançados: Plantas,Animais(monstros também são afetados),Humanos(Humanóides e Humanóides Monstruosos),Extraplanares e Metamagia.
Mas como eu posso ter níveis nos caminhos avançados? Simples é necessário ter no mínimo Focus 5 no caminho que quiser utilizar.
Plantas = Terra ou Água 5
Animais = Água ou Terra ou Ar 5
Humanos = Todos 5
Extraplanares = Todos 5
Metamagia = Todos 5
Outro detalhe é possível misturar os caminhos entre si, desde que eles não sejam opostos

O que São Pontos De Magia?
Os Pontos de Magia são as energias místicas que são utilizadas pelos conjuradores (arcanos ou divinos) para invocar uma magia desde a tradicional bola de fogo até invocar um Lord Baatezu. É claro que para conjurar uma magia não basta simplesmente gastar uma quantidade X de PMs, mas também é necessário dizer o nome da mesma e se houver necessidade (apenas se estiver no pré-requisito da magia) um componente material como, por exemplo, bosta de morcego para conjurar uma bola de fogo.
Caso os componentes materiais não estejam há mão o conjurador GASTA o DOBRO de pontos de Magia necessário para realizar tal feito.
Mas com quantos pontos de Magia um conjurador começa? Simples com 1d6+10+Nível e a cada nível ele ganha +1d6.
Como faço para recuperar meus PMs? Apenas descançando ou dormindo. Caso ele resolva descansar ele recupera apenas 1d6+nível de PMs, para recuperar todos só dormindo uma noite inteira.

Armaduras / Problemas/ Identificação de Magias e os Caminhos

Nesse sistema não há problemas do conjurador utilizar armaduras ponto.
Mas como é sabido que os magos de histórias tradicionais NÃO usam armaduras (com exeção do tio Gandalf segundo minha mestra de Gurps) a não ser que comprem um talento para poder se defender melhor a regra a seguir é APENAS OPCIONAL caso o conjurador não seja apto a utilizá-la ele gasta o dobro dos Pontos de Magia e sofre um redutor de -1 em seu focus.
Em momentos de tensão ou perigo (como um ataque ou em estados como Enredado, Fatigado e etc) o jogador é obrigado a rolar um teste de concentração para saber se falha ou não em sua conjuração. Caso ele passe a magia é conjurada, o componente material é utilizado e os pontos de magia gastos, mas se ele falha os pontos de magia são gastos normalmente.
Uma coisa que é necessário dizer é que nesse sistema as magias não são tão discretas porque É possível ver as energias mágicas fluindo e se materializando por isso ao realizar uma contra-mágica o mago faz um teste com a CD 10+Focus

Conjuração / Aprendizado / Criação de Itens Mágicos e Magias.
Como foi dito, para um conjurador invocar uma magia é necessário é ter Pms, mas quanto se gasta para invocalas? Simples 5 Pms por Nível ou seja todas as magias de Focus 1 gastam 5 PMs(mas tudo depende da situação se está usando armaduras,se tem os componentes materiais ou não e etc etc).
Para o personagem aprender magias é necessário ter o focus mínimo para aprenda-la
Caso o personagem queira criar um item mágico é necessário 2 coisas:
- Pontos de Magia;
- Componentes Materiais;
- e 5 Pontos do caminho Metamagia;
Caso o personagem não possua os Componentes Materiais ele gastaria o Dobro dos PMs para a criação do item. E no caso de uma magia? Para isso ele precisa ter no mínimo 15 pontos em Metamagia

por Sorcerer of Shadow em 23 Jan 2008, 17:29 2.
Qual o tipo de ambiente que seus sistema de magia quer rodar? Fantasia Clássica? Low-Magic? High Magic? Wide Magic?

A minha ideia era poder rodar em todo tipo de cenário...desde Conan até Eberron e qualquer outro cenário

por Torneco em 23 Jan 2008, 22:00
Ahh, uma coisa que eu devia ter dito a um bom tempo, mas não lembrei.
Elements of Magic.
Sério, esse é o suplemento pro Balth. Depois disso ele pode pensar em algo, mas ele tem que ler isso.
Nesse sistema, o personagem monta a magia de acordo com determinadas listas, seguindo elementos e tal. Depois, ele escolhe algumas magia pra decorar, essas ele pode conjurar mais rapidamente. As outras magias que ele conhece, ele demora bem mais pra conjurar. Já foi bem elogiado aqui no fórum, vale a pena dar uma lida.

Agradeço..se tiver em para baixar e em português eu agradeço XD

por DarkLady em 23 Jan 2008, 19:55
Puxando a carapuça pro lado de cá:
O cara quer criar uma boa mecânica.
Errou a partir daqui.
Eu não vejo nenhum problema em criar uma mecânica. Mas ele está fazendo, basicamente, ctrl+c ctrl+v de uma mecânica do 3d&t. O que eu estou criticando é o fato dele estar copiando, não o fato de tentar mudar o sistema de magia do D&D.
Espero que tenha entendido.

tá certo..eu entendi...vc QUASE que me faz ficar com birra/raiva e etc de vc e QUASE eu te mando pro ultimo circulo do inferno 8D'''' :twisted: :twisted: :ops: :ops: :ops:
http://www.impostojustoparavideogames.com.br/
Batalha do século!
SPOILER: EXIBIR
Imagem

meu twitter me siga '-' http://twitter.com/BalthazarRedIII
Balth

Mensagempor Torneco em 23 Jan 2008, 22:38

Balth, me procura no meu msn, e eu vejo o que posos fazer por você.
Torneco

Mensagempor Balth em 23 Jan 2008, 22:45

por Torneco em 23 Jan 2008, 22:38
Balth, me procura no meu msn, e eu vejo o que posos fazer por você.

Mas nem uma lidinha? =p XD'...e qual é seu msn?o_O'
http://www.impostojustoparavideogames.com.br/
Batalha do século!
SPOILER: EXIBIR
Imagem

meu twitter me siga '-' http://twitter.com/BalthazarRedIII
Balth

Mensagempor PaladinoMT em 24 Jan 2008, 10:07

Bem, respondendo ao que foi dito a mim
1 - Em primeiro lugar, eu nao ofendi ninguem. Defendi a ideia dele de criar um sistema de regras novo. Não importa se ele começou com "Copy & Cola"... ele veio aqui pra ver justamente ideias pra melhorar isso e tirar os defeitos. Se não ele nem apresentava aqui no topico né? A ideia é mais velha que a fome, mas se ele teve a iniciativa de abrir o topico ele deve ser apoiado por quem quer apoiar e ajudar. E não tomar uma chuva de broncas... Dizer "é quebrado" & "não da certo, procure o suplemento XYZ" não ajuda no objetivo dele, exceto talvez como base de comparação pra melhorar algo dele.

2 - Não sou moderador, sou paladino. Olha meu nick ...kkkkk :bwaha: :bwaha: :bwaha: :bwaha: , falando serio agora, só postei minha opinião pq fiquei revoltado com o jeito que trataram ele. SE o moderador acha que mereço um "Ban" por isso, o pessoal que meteu o pau sem dar ideias de como melhorar tambem deveria receber a mesma punição.

Bem, aqui concluo minha defesa... :linguinha:
PaladinoMT

Mensagempor Madrüga em 24 Jan 2008, 10:28

É que você é chato, cara. Isso advém de uma mentalidade que foi muito discutida lá no Contos: o cara abre um tópico no fórum e espera só elogios, sugestões construtivas, etc. Não funciona assim. Se você disponibiliza uma criação sua em um espaço público (e nesse sentido o fórum é público e aberto, mesmo que não acessível a todos), você tem de aceitar que as pessoas têm tanto o direito de elogiar quanto de criticar. Se é ruim, será mais criticado que elogiado. Se é bom, será mais elogiado que criticado.

Se as pessoas dizem que é quebrado e oferecem o suplemento "XYZ"... cara, onde na sua mente distorcida isso não é ajudar? Eles estão dizendo que essa mecânica não casa com o sistema e que o que o usuário está tentando fazer tem um paralelo muito melhor para se basear no Elements of Magic (suplemento que eu tenho e digo que o comentário do Torneco foi ótimo).

Você quer ouvir só elogios? Vá mostrar para sua mãe. Sem ofensa, não estou jogando a mãe no meio. É que mãe sempre acha filho bonito, sempre acha que o que o filho fez é bom...

Para não ficar sem acrescentar nada na discussão, eu recomendo olhar o sistema de magia do Iron Heroes, que também lida com parâmetros diferentes, embora ainda use as escolas clássicas.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Mai em 24 Jan 2008, 10:38

Paladino, ele não começou com Copia/Cola. Ele fez Copia/Cola e disse que era o Sistema do Balth, não a Adaptação 3D&T/Daemon para D&D do Balth ou qualquer coisa que o valha. Ele apresentou como se ele tivesse criado o sistema.

É APENAS ISSO que eu estou questionando! Eu não me importo se ele mudar as regras de magia de D&D, oras, eu nem uso magos! XD

E eu não tomei como ofensa ou algo assim. ^^

tá certo..eu entendi...vc QUASE que me faz ficar com birra/raiva e etc de vc e QUASE eu te mando pro ultimo circulo do inferno 8D'''' :twisted: :twisted: :ops: :ops: :ops:

Se você fizer um sistema bonitinho todo seu, eu prometo que olho e comento, tá? ^^ :victory:
RAWR. IMMA DINOSSOR.
Mai

Twitter: BoredMai

Mensagempor Natsuiro em 24 Jan 2008, 10:39

Ainda acho que o que fizemos foi criticar e contribuir o sistema de Balth, e o que você fez foi postar offtopic. O_o

Maaas ok... agora ele já teve suas dicas e está sendo ajudado por MSN. E eu peço para que ele poste aqui os avanços!

\o/

Obs: Como estou no serviço e demorei na tela de post, houveram dois posts antes do meu... então, para que seja entendido:

você -> paladino
Imagem
Natsuiro

Mensagempor PaladinoMT em 24 Jan 2008, 11:22

Okkkkk.... vou ficar calado no meu canto. Já fiz oq eu achava direito, porém:

Madruga, eu não espero que alguem elogie ele ou eu... Só que existem dois tipos de critica: Construtiva e Destrutiva. Eu vi muitas DESTRUTIVAS e poucas construtivas. E se ler minha mensagem que vc fez questão de frisar de novo, vai notar que eu diss "exceto talvez como base de comparação pra melhorar algo dele". SE vai me atacar, por favor leia direito minhas mensagens ok?
PaladinoMT

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários