[Criação] Cristais para armas e armaduras (MIC)

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Madrüga em 05 Fev 2008, 23:31

Seguindo discussão desse tópico, falávamos sobre os cristais para colocar em armas, inovação do Magic Item Compendium e que eu achei muito bacana, bem Diablo II e interessante para campanhas mais versáteis.

Há diversos exemplos de cristais, todos graduados em poder, mas não tantos exemplos; alguém aqui já criou, conhece tópicos da Wizards ou pensava em criar?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Lady Draconnasti em 05 Fev 2008, 23:56

Eu pensava em usar algo estilo Soulshots, de Lineage 2 (no jogo, elas dobravam o dano da arma, facilitando E MUITO as coisas). Em mesa, seria uma gema de 3 a 10 cargas, de preço alto, que funcionariam concedendo um acerto crítico automático por carga.

Mas os jogadores não quiseram.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Lady Draconnasti

Mensagempor Madrüga em 06 Fev 2008, 00:15

Aí acho meio "apelaum", Nasti... gosot da idéia de poderes fixos, como os encantamentos. Deixa as armas versáteis (como ter um cristal de "ghost touch" para aquela hora de enfrentar um espectro), divertidas e sem muita necessidade de conjuradores para encantá-las (afinal, pode-se tirar o cristal de um machado e pô-lo numa espada, digamos).

Imagem
Madrüga

Mensagempor Sr. Pichu em 06 Fev 2008, 00:18

acho que seria interessante um teste de craft qualquer-coisa prá se tirar a gema e etc...
senão vira festa
sabe como é, eu pessoalmente não gosto de muito poder de bandeja
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor DracoDruida em 06 Fev 2008, 00:32

Também acho que vira festa se ficar tirando e colocando toda hora. Gosto de gemas como algo mais marcante.
DracoDruida

Mensagempor Youkai X em 06 Fev 2008, 00:36

Essas gemas são bem convenientes mesmo. Já as uso em campanha para PCs e NPc e elas são divertidas. Mas realmente eu gostaria de saber criar as minhas próprias.
Youkai X

Mensagempor Natsuiro em 06 Fev 2008, 08:23

As diferenças entre armas com cristais e armas mágicas é o preço e a vantagem de poder tirar a 'mágica' de uma arma e por em outra?

õ_o
Imagem
Natsuiro

Mensagempor Madrüga em 06 Fev 2008, 10:49

DracoDruida escreveu:Também acho que vira festa se ficar tirando e colocando toda hora. Gosto de gemas como algo mais marcante.

Acho que vira festa quando o DM começa a distribuir gemas a torto e a direito. Mas se, digamos, você tem uma gema lesser e, depois de uma missão, consegue mergulhá-la em uma fonte sagrada e ela "sobe" para greater, pronto! Taí uma abordagem que não banalizou as gemas e deixou interessante.

As implicações, claro, de se colocar e retirar gemas seriam, por exemplo, as RDs do tipo "concussivo" ou "cortante" já seriam bem menos perigosas, e vender-se-iam menos armas.

Contudo, acho interessante usar gemas em uma proposta mais low-magic; por exemplo, eu vislumbro (tentando no meu grupo) adotar BBAs como em Iron Heroes: baixo (+15 no 20º nível: magos), médio (+20 no 20º nível: clérigos) e alto (+25 no 20º nível: bárbaro). Isso elimina a necessidade de se ter armas do tipo "+x", pois já temos um bônus de ataque crescente que simula os +5, limite de bônus de ataque para as armas. Ou seja, menos itens mágicos banais do tipo "+x" são necessários.

Além disso, estamos usando as regras de bônus de defesa e armadura como RD. Ou seja: sem necessidade de armaduras do tipo "+x".

Nesse tipo de abordagem, os itens mágicos não são banais, muito pelo contrário. Acabam-se os bônus "+x" e adotam-se medidas legais como gemas mágicas e, por que não, runas para dar poderes às armaduras, deixando o sistema se encarregar de aumentar ataque e CA via bônus estáticos. Isso tira a ênfase na produção de itens e deixa o jogo mais versátil: o mestre não precisa colocar um "machado +3 flamejante" na aventura só porque o bárbaro tem um "machado +2 congelante"... e nem se preocupar com jogadores achando armas que não usam (um mangual atroz +1 do sangramento, por exemplo) e vendendo de maneira totalmente irreal. É mais fácil e até verossímil lidar com o comércio de pedras e runas mágicas.

Imagem
Madrüga

Mensagempor DracoDruida em 06 Fev 2008, 10:57

Hum, agora você está apontando algo mais interessante. Mas eu acho que fica ruim se você pode simplesmente tirar fora a gema de uma arma e por na outra sem problema algum. Parece bobinho demais.
"Ah, eu tenho essa espada que pega fogo por causa da gema. Agora estou aprendendo a usar machados... O que eu faço? *estala os dedos* Ah, é mesmo! *tira a gema da espada, põe no machado* Tcharaaaaans!"

Não me atrai. =p
DracoDruida

Mensagempor Madrüga em 06 Fev 2008, 12:24

É só botar um bloqueio (teste de Ofício, como apontou o Pichu) ou mesmo determinar um tempo para que a gema "attune" (português, please?) com a arma. Tipo três dias para uma lesser, duas semanas para uma greater.

E falha significando a destruição da gema.

Pensei também num lance bacana: para quem usa ataque desarmado ou natural, triturar gemas e prepará-las alquimicamente poderia dar em uma tinta que, com instrumentos adequados, poderia produzir pinturas corporais ou tatuagens com efeitos mágicos. Aí é irreversível, não tem como tirar isso.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Youkai X em 06 Fev 2008, 12:51

Madruga, isso anda te rendendo idéias para o cenário oriental Terras Sagradas, que pelo vcisto ainda será 3.75 XD ?
Youkai X

Mensagempor Natsuiro em 06 Fev 2008, 13:00

"Harmonize" ficaria legal para "attune" nesse caso. /o/

Mas para os cristais se "encaixarem", as armas e armaduras teriam que estar preparadas, não? Ou elas se fundem a elas magicamente?

E os combatentes de ataques desarmados ou armas naturais ficam em desvantagem, mesmo com as runas e tatuagens 'mágicas'. Ora, qualquer um poderia usufruir das mesmas tatuagens, a não ser que tenha algo extremamente exclusivo, como "+1 no nível para calcular Rajada de Golpes"
Imagem
Natsuiro

Mensagempor DracoDruida em 06 Fev 2008, 13:12

Agoooooora sim estamos falando de algo interessante... 8D
DracoDruida

Mensagempor Youkai X em 06 Fev 2008, 13:17

As tais pedras mísitcas só poderiam ser usadas por corpos realmente treinados, que são capazes de ataques desarmados poderosos, como monges aprimorados co níveis acima do 4º. Ao menos essa é a minha visão.
Youkai X

Mensagempor DracoDruida em 06 Fev 2008, 15:36

Discordo. Acho que depende da força de quem faz, não de quem usa. (Exceto as realmente fortes)
DracoDruida

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários