Porra, Oda, você não leu o PHB? Tá parecendo o Kamus e as perguntas óbvias: (abre um tópico) "pessoal da Spell, se meu mago chega ao BBA +6, ele ganha um ataque extra?"
Então regras opicionais são cenários agora

?
Sério.
Livro do Jogador 3.5, página 32
"(...)Também é possível que um clérigo venere um ideal ou conceito no lugar de uma divindade."
Eu tanto sabia disso quanto meu único clérigo foi um Aasimar que venerava a coragem.
Eberron, Planescape e Dragonlance ( em menor escala via Mystic, o ancestral do Favored Soul ).
FINALMENTE alguem saiu do seu cavalo e dediciu me dar uma resposta séria. Eberron pode? Foda, ganha mais pontos comigos. Planescape é tão legal que eu deveria ter assumido isso. Agora Dragonlance é novidade para mim, não sabia que era permitido lá.
Sim, a idéia é descaradamente fazer um clérigo com viés psiônico, assim como o divine mind é o paladino psi.
Exceto que ele não segue Deuses, e o Divine Mind segue Deuses.
Oda, os clérigos também vivem pela fé em seus deuses/ideais. E recebe seus poderes por causa disso. Tem algumas poucas diferenças, mas, o Ardent não é nada mais que um devoto psiônico, com um fluff bem semelhante a um clérigo. Diria até que dá pra trocar os dois sem problemas.
O Clérigo não se foca em seus dominios. Você está embolando o meio de campo. Clerigo adora conceito XYZ ou Deus XYZ, por isso ele recebe os dominios. Enquanto os Mantos do Ardent é de onde ele direciona sua "fé". Percebe a diferença?
Um recebe os dominios por adorar uma coisa, o outro adora e vive os dominios
e é isso ai.
Outra coisa, pelo que me parece, não sei se os outros companheiros de fórum vão concordar comigo, os mantos tem o mesmo papel dos domínios, representar a crença do personagem. A única diferença é que os Ardent ganham os seus poderes só dos mantos, e não de uma lista de magias geral. Se eu pegasse um clérigo e desse mais domínios pra ele, e não deixasse mais ele conjurar a magias gerais, iríamos ter um efeito parecido.
Você fala que eles são muito parecidos. Mas os dominios do clérigo são coisas a mais. Enquanto os poderes do Ardent saem diretamente dos seus Mantos. Ou seja, uma diferença grande de fluff e crunch.
Mas concordo com você que o Divine Minf tem um conceito fraquinho. Mas gostei do sistema de auras, acho que poderia enciaxar muito bem no Paladino.
Psionismo é poder da mente. Quando você faz esses poderes virem deDeuses, você não é mais psionico. É por isso que o conceito é tão ruim.