[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Moon[K]Night em 15 Fev 2008, 16:37

Assunto? Vc não leu as páginas, só as viu. Não tem mais assunto nenhum. Morte ao tópico.
Imagem
Moon[K]Night

Mensagempor PaladinoMT em 15 Fev 2008, 17:08

Assunto e oq nao falta...o problema e gente disposta a procurar...eu to sem tempo (e ainda to tentando recuperar alguns pontos de sanidade que perdi...) :rolando:

Mas pra falar de algo aqui vai um gigantesco "retcon" de Moreania

Lembram da lista de ilhas que eu tinha falado? eu dei outra lida na materia. Tem ilhas novas sim, mas eu quase surtei ao ler...

Alem da ilha que explica como tem Elfos, Anões e Halfings nativos em moreania...tem uma ilha onde ficam TODOS os tiefilngs do cenario!!! No passado, os sacerdotes "bonzinhos" espulsaram diversos feiticeiros da ilha principal pra uma "ilha prisão". Lá, os feiticeiros invocaram um demonio "podão" (nem tanto assim, mas como o cenario nao tem PCs & NPCs com mais que 5 niveis de classe...fica complicado...) que fica comendo todo mundo (literalmente) lá. O bicho foi invocado pra atacar moreania, mas os clerigos lançaram uma maldição na ilha que impede que eles saiam...a unica maneira de sair é antes de desenvolver poderes magicos (ou seja, os tiefling são arremssados ao mar em cestas de madeira quando ainda sao bebes) para terem chance de "crescer" em alguma outra ilha... :bwaha:

Depois, logo abaixo diz

"Esses sao apenas alguns exemplos de ilhas. Quando projetamos o cenario, queriamos dar liberade ao mestre de criar oq quisses. Estes arquipelagos menores são verdadeiros "mundos" auto contidos. Sinta-se a vontade de incluir oq quiser nessas ilhas. Nda é bizarro o bastante que nao possa existir em alguma delas...
(NOTA: UAAAAUUU entao pode ter uma "ilha de warforgeds" em moreania sem a menor explicação plausivel disso???) :rolando:
PaladinoMT

Mensagempor AKImeru em 15 Fev 2008, 18:35

(ou seja, os tiefling são arremssados ao mar em cestas de madeira quando ainda sao bebes)

:rolando:

"Esses sao apenas alguns exemplos de ilhas. Quando projetamos o cenario, queriamos dar liberade ao mestre de criar oq quisses. Estes arquipelagos menores são verdadeiros "mundos" auto contidos. Sinta-se a vontade de incluir oq quiser nessas ilhas. Nda é bizarro o bastante que nao possa existir em alguma delas..."

Eu criei uma ilha chamada "Lu Bu Landia" lá vários Lu Bus nascem a cada segundo. Eles eventualmente destroem a fabrica do universo de Moreania e Tormenta.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Lumine Miyavi em 15 Fev 2008, 18:45

Tá de zoa, eles não disseram isso cara...

Eu PRECISO comprar essa DS...

E seus Lu Bus não podem fazer nada a mim. Estou em solo superior, Anakin!

Imagem
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Skar em 15 Fev 2008, 20:46

"Esses sao apenas alguns exemplos de ilhas. Quando projetamos o cenario, queriamos dar liberade ao mestre de criar oq quisses. Estes arquipelagos menores são verdadeiros "mundos" auto contidos. Sinta-se a vontade de incluir oq quiser nessas ilhas. Nda é bizarro o bastante que nao possa existir em alguma delas...

Diga q eles não escreveram isso por favor !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Myako Lumine em 15 Fev 2008, 20:48

Já sei que cenário usar pra aventura dos bichinhos de pelúcia jogadores de D&D e adoradores de pastéis voadores. Fala sério, eles estão cada vez piores.
"Estou nessa joça há nove anos e por mais que eu xingue, reclame, despreze, sempre volto. Porque no final das contas, não importe por onde você rode nesse mundo internético, não encontrará local mais engraçado, insano, plural e possível de ter debates de qualidade com pessoas ridiculamente diferentes."
- Sampaio

Myako Lumine

Twitter: @myako

Mensagempor Otherwise em 15 Fev 2008, 20:55

Tentei achar alguma coisa nos livros de Tormenta... Tem o Reinado... Sei lá... Nem sei se vale a pena falar da ilha de Khubar, com a capital chamada Havanah... Só faltava o regente se chamar Fidel...
Otherwise

Mensagempor Lumine Miyavi em 15 Fev 2008, 21:26

É a ilha dos Rangers-Surfistas com Pranchas-Familiares.

Não, eu não estou zuando.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Gehenna em 15 Fev 2008, 21:29

PaladinoMT escreveu:(NOTA: UAAAAUUU entao pode ter uma "ilha de warforgeds" em moreania sem a menor explicação plausivel disso???) :rolando:

Sim, pode.
O legal do rpg é poder criar o que quiser e se divertir com isso.
Se vc se diverte com uma ilha de warforgeds sem explicação plausível, vá em frente.

Se alguém ainda quiser discutir, estou retornando.

Eu comecei a jogar rpg com Vampiro: A Máscara e o World of Darkness. O livro básico falava das seitas, clãs e outras coisas do cenário "mundial", onde o jogo se passava, mas sem se aprofundar muito em uma determinada cidade ou região. NPCs, acho q só tinha em suplementos e eu praticamente nunca usei nenhum. Eu sempre tive que criar toda a sociedade sobrenatural de um determinado local onde a história se passaria. Tinha de criar os NPCs, locais importantes e os ganchos, tudo eu mesmo. E gostava disso.

O que eu gosto em Tormenta? Talvez a necessidade de trabalhar sobre o cenário.
Tem muitos erros e incoerências? Ótimo, pq posso corrijir da forma q eu bem entender.
Tem NPCs indestrutíveis? Minha filosofia é: Se tem ficha, pode ser destruído. Não importa se tá escrito que ele volta à vida pouco depois de morrer, basta descobrir o que o trás de volta e agir contra isso.
Tem coisas estúpidas q vcs não gostam? Bem, gosto é igual cu. Sempre achamos q só o dos outros q fedem. Se vc não gosta, não use. Simples assim. É como TV, vc só assiste se quiser e quando quiser.

"Ah, mas se vc modifica não é mais Tormenta, é uma outra coisa com o mesmo nome".

E FR, Ravenloft, Eberron... são sempre exatamente as mesmas coisas descritas nos livros, quando vcs jogam? Vcs não modificam o cenário em nada? Q bom pra vcs, mas eu não me divertiria da mesma forma.
Gehenna

Localização: Torre Sombria, no bairro de Noite Eterna, em Contonópolis

Mensagempor Sr. Pichu em 15 Fev 2008, 22:25

LOL não, se vc aceita entrar num cenário é normal aceitar que hajam alguns limites
se é prá deixar sem limite nenhum, então prá que criar regras que diferenciem um cenário de todo o resto

uau, bom prá vc se vc se diverte com esse tipo de coisa
e essa do "se tem Ficha, pode ser destruído" é filosofia mais tonta que eu já vi
agora se tu adora criar uma aventura e fazer bilhões de fichas prá cada vilão que aparece...
bom aí é cada um com seus pobrema

e sim, outros cenários podem ter seus defeitos
mas as bizarrices deles não chegam nem aos pés das bizarrices de Tormenta

hey, em Moreania dá prá fazer a Mãe de Todos os Tarrasques (lembra do esqueleto de 50km de comprimento nas Outlands?) com seus filhinhos felizes em cima dela XD
Editado pela última vez por Sr. Pichu em 15 Fev 2008, 22:28, em um total de 1 vez.
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Deicide em 15 Fev 2008, 22:27

"Quando projetamos o cenario"... :rolando:

Deus, isso é uma licença artística para incluírem qualquer coisa que quiserem ali. :blink:

E essa dos Tieflings foi TOSCA! TOSCA! TOSCA! :evil:

Gehenna, entendo o que quer dizer, mas QUALQUER cenário te permite adicionar coisas nele. Terem criado uma brecha dessas não é "projetar" nada. Num cenário bom você não precisa de algo assim: você diz o que quer e, como Narrador, está feito! A questão da qualidade de Tormenta já discuti em algum lugar umas 100 páginas atrás e não repetirei, mas basicamente o cenário é um emaranhado de idéias jogadas e nunca realmente trabalhadas. Cada aspecto é superficial, deixado para o Mestre trabalhar. Um cenário bom é sólido em suas próprias fundações, e cada Mestre adapta como achar melhor. Um cenário ruim (como Tormenta) é uma sopa primordial que não faz sentido sozinha, e cada Mestre acaba sendo obrigado a adaptar como achar melhor.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor AKImeru em 15 Fev 2008, 23:10

Eu comecei a jogar rpg com Vampiro: A Máscara e o World of Darkness. O livro básico falava das seitas, clãs e outras coisas do cenário "mundial", onde o jogo se passava, mas sem se aprofundar muito em uma determinada cidade ou região. NPCs, acho q só tinha em suplementos e eu praticamente nunca usei nenhum. Eu sempre tive que criar toda a sociedade sobrenatural de um determinado local onde a história se passaria. Tinha de criar os NPCs, locais importantes e os ganchos, tudo eu mesmo. E gostava disso.

Eu destaquei o que faz o conceito de Moreania ser retardado, pois parece que você não os captou. Não há nada de errado um cenário te dar espaço para criar coisas coerentes para ele.

Agora falar "Nada é o bizarro o suficiente para entrar no meu cenário" é o mesmo que falar "O meu cenário é putaria".

O que eu gosto em Tormenta? Talvez a necessidade de trabalhar sobre o cenário.

Então você gosta de Tormenta por ser mal feito e/ou imcompleto?

Isso explica muito!

Bem, gosto é igual cu. Sempre achamos q só o dos outros q fedem.

Er não?! Acredito que boas partes das criticas do cenários são contizentes, não é "Eu acho que é isso é ruim".

É um FATO que ter reinos socados e artificiais um do lado do outro é design ruim não interesse o quanto você goste disso.

É como TV, vc só assiste se quiser e quando quiser.

Que comparação sem sentido. Me explique esse paralelo.
AKImeru

Mensagempor Gehenna em 16 Fev 2008, 01:17

e essa do "se tem Ficha, pode ser destruído" é filosofia mais tonta que eu já vi

A idéia é "se tem ficha, pode ser destruído", não "só pode ser destruído aquilo q tem ficha".
Isso é pra quem diz q "não gosta q o Twhor Ironfist não possa morrer, não importe o q os jogadores façam".
Na minha mesa, Twhor Ironfist morreu. Pq? Pq ele "tinha ficha". Eu o coloquei nos meus planos, como Narrador e, durante uma guerra contra a Aliança Negra, o general bugbear da profecia foi morto.

Terem criado uma brecha dessas não é "projetar" nada

A tal brecha são as ilhas de Moreania? Eu não jogo em Moreania, mas sim em Tormenta. Eu retomei o assunto original do tópico.
São cenários diferentes. Só pq eles dizem q ficam no mesmo "planeta", não quer dizer q são o mesmo cenário.

Eu destaquei o que faz o conceito de Moreania ser retardado, pois parece que você não os captou. Não há nada de errado um cenário te dar espaço para criar coisas coerentes para ele.

Vide quote acima.

Cada aspecto é superficial, deixado para o Mestre trabalhar

Humm, melhor sermos mais específicos, pois há coisas q eu considero ótimo q seja superficial. Como disse, eu gosto de trabalhar no cenário em q vou narrar.

É um FATO que ter reinos socados e artificiais um do lado do outro é design ruim não interesse o quanto você goste disso.

Eu disse "coisas estúpidas". O surgimento inesperado de Tapista durante a criação do cenário é "coisa mal feita". Mas eu consigo fazer os reinos se relacionarem o suficiente para gerar boas histórias.
O q eu disse sobre a TV é: Vc assiste o q quer e quando quer. No RPG vc usa o q quer e quando quer. Se não gosta de um programa, mude de canal ou desligue. Num cenário, se vc não gosta de determinada coisa, não use em suas histórias.
Só pq a Aliança Negra está em guerra com o Reinado, não quer dizer q tem goblinóides pra todo lado*. Ainda existem donzelas a serem salvas de dragões e tumbas antigas cheias de mortos-vivos.

* Ah não ser q a história seja exatamente isso: Uma derrota do Reinado pra Aliança, espalhando goblinóides pra todo lado e talz... Acho q vou fazer isso no meu próximo grupo.
Gehenna

Localização: Torre Sombria, no bairro de Noite Eterna, em Contonópolis

Mensagempor AKImeru em 16 Fev 2008, 01:23

São cenários diferentes. Só pq eles dizem q ficam no mesmo "planeta", não quer dizer q são o mesmo cenário.

Tecnicamente? Eles estão tão conectados que é meio dificil. É claro, que como mestre você não precisa usar Moreania para mestrar em Arton e vice versa, mas não há nada te impedindo. É mais ou menos Kara Tur, em Forgotten Realms só que é furry ao em vez de asiatico.

Vc assiste o q quer e quando quer. No RPG vc usa o q quer e quando quer. Se não gosta de um programa, mude de canal ou desligue. Num cenário, se vc não gosta de determinada coisa, não use em suas histórias.

E você acaba de andar dentro de um Piledriver meu:

E quando algo em um cenário, existe algo tão profundo e intricado, e tão quebrado e horrivel, algo tão básico que é o minimo que se espera de um cenário de fantasia, não funciona?

Você consegue fazer os reinos funcionarem? Parabéns, você sabe como criar material. Repare a posição dos reinos, e como não há influencias internas ou externas. Eles apenas existem.

Isso estagna e força o mestre a criar as relações para cada reino temático, e que por si só são totalmente forçados por sere, e eu digo novamente, temáticos.

Se você consegue fazer Tormenta funcionar, é seu crédito, e não de Tormenta.

Só pq a Aliança Negra está em guerra com o Reinado, não quer dizer q tem goblinóides pra todo lado*. Ainda existem donzelas a serem salvas de dragões e tumbas antigas cheias de mortos-vivos.

Desilusão aqui. Após eles fazerem Trebuket ou sei lá como ele alterou a palavra os Goblinoides parecem que se esqueceram que são uma legião de Goblionoides enfurecida e com sede de sangue e ficam zanzando sem rumo por ali mesmo esperando um plot point.
AKImeru

Mensagempor Corvo da Tempestade em 16 Fev 2008, 10:14

"Quando projetamos o cenario"... :rolando:

Deus, isso é uma licença artística para incluírem qualquer coisa que quiserem ali. :blink:

Bem eu não esqueço da celebre frase: "Se existem em D&D, existem em Eberron" (ou seja essa "licença poética não é só em Tormenta)

Ah...e porque a surpresa: se Arton era "reinos temáticos" Morea e de "ilhas temáticas"

Tecnicamente? Eles estão tão conectados que é meio dificil. É claro, que como mestre você não precisa usar Moreania para mestrar em Arton e vice versa, mas não há nada te impedindo. É mais ou menos Kara Tur, em Forgotten Realms só que é furry ao em vez de asiatico.

E só ignorar qualquer coisa que ligue arton a Moreia...durante muito tempo persistiu a "lenda" que Thea (7th sea) era "ligado" a Rokugan (L5R)...se bem que pessoalmente eu acho que são ligados.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários