Adoro cenários, e principalmente, criá-los. O único cenário oficial que joguei foi, se é que pode ser chamado de cenário oficial, o world of darkness. E comecei a jogar rpg, narrando, e não foi em nenhum cenário oficial...
Comecei a criar cenários desde os meus 11 anos. Obviamente os primeiros foram péssimos, mas juro que uma ou outra idéia me foram úteis até hoje.
Para mim todo cenário vem de uma idéia e sensação. Pelo menos estou falando de como faço, não como devam fazer. Ao invés de pensar em como fazer um cenário equilibrado, com o que quero em termos de jogabilidade, primeiro me ocorre uma idéia que vai guiar o cenário. Todos os meus cenários têm uma idéia central, algum propósito e o que eu chamo de "clima", que é a sensação que eu tenho ao criar e projetá-lo e que é a sensação que eu quero que permeie os jogos dentro dele. Enquanto eu não conseguir transmitir aos jogadores a sensação que eu tenho com o cenário, e que é o propósito dele, eu considero uma falha do cenário ou da minha narração e ajusto ambos até alcançar meu intento.
É meio complicado de explicar, não sei se conseguir expressar direito. Por exemplo, um cenário meu cyberpunk é um mundo onde as pessoas devem se proteger dos raios solares, agora muito mais perigosos sem a camada de ozônio, onde as cidades são imensos arranha-céus com carros voadores, onde a população mais miserável vive na parte baixa da cidade, abafada, quente e onde os gases pesados das indústrias se acumulam.
Apesar de um cenário clássico cyberpunk(com um pouco de pós-cyberpunk também), onde o objetivo é focar em atritos sociais, atritos filosóficos e a tecnologia contra a vida humana em vários aspectos, eu tenho como objetivo desse meu cenário explorar valores morais e passar uma mensagem de esperança. Em outras palavras, as aventuras e tramas que ocorrem têm como propósito explorar esses conflitos morais e o que eu quero que os jogadores captem através dos personagens e do jogo é que apesar do mundo decadente em que se encontram ainda existe esperança. E trazerem isso para fora do jogo.
Todos os meus cenários têm, portanto, algum propósito, um clima e algo comum que permeia todos os jogos neles. Eu tenho vários cenários, só para citar alguns:
-Um cenário de humor que satiriza rpgs de fantasia, histórias de fantasia, nosso mundo real e a sociedade. Não é humor escrachado ou idiota, é um cenário de fantasia coeso(até onde pode) onde boa parte dos seus elementos e sua história trazem um toque de humor, sem que as sessões apelem para humor pastelão ou idiota. Por exemplo, os magos do cenário são loucos (já que a magia sobe à cabeça e lá faz coisas que não devia), e há druidas hippies por exemplo. Inclusive pretendo montar uma mesa online nesse cenário, no chat da spell, com o pessoal daqui, mas tenho que preparar umas coisas antes. Nesse cenário a intenção é um jogo descontraído e rico onde as críticas que o cenário faz sejam pescadas pelos jogadores. Também tem algumas coisas mais, mas como pretendo narrá-lo aqui contar perderia a graça. Cenário focado em aventuras, ação, dungeon crawl e por aí vai.
-Mundo de fantasia onde o continente há muito tempo se partiu em inúmeras ilhas menores. A magia, que era rechaçada e temida pelo povo voltou a tona como importante, já que no cenário político atual as ordens de magia estão se provando poderosas armas invisíveis contra os inimigos. O problema é até que ponto dar importância e poder político as poderosas ordens de magos é seguro... É um mundo de fantasia mágico e cheio de misticismo. Todos os personagens, por exemplo, têm signos que representam sua personalidade e até aspectos como destino (sem ligação com os signos reais). È um cenário com intenções épicas e mais roleplay que ação, no meu propósito, que lida muito com a questão do poder e como os homens lidam com ele, e também como devemos lidar com o mundo ao nosso redor.
-Cenário em um futuro próximo onde grandes corporações, financiadas pelo governo, conseguiram provar a existência de outros planos de existência e tiveram contato com uma raça inteligente desse outro plano com o qual abriram passagem. Uma raça bem estranha. Houve polêmica em lidar com eles, até mesmo porque grupos religiosos fanáticos atribuíram seus aspectos aos demônios e porque o outro mundo tem muito enxofre na atmosfera. Apesar desse rebuliço religioso as nações unidas estão fazendo tratados interessantíssimos com essa raça e intercâmbios valiosos, conseguindo tecnologias e se ajudando mutuamente.
O pequeno grande problema é que esses grupos religiosos estão mais corretos do que gostariam...
Cenário mais pesado, muito político e rodeado de mensagens como até que ponto a humanidade pode fazer mal a si mesma e ao mundo.
-Cenário leve e mais engraçado de ação, tempo atual, cheio de referências pulp, cliffhangers, espionagem, mercenários e muita confusão. Nenhum propósito maior com esse cenário, é um dos meus poucos "sente, relaxe e não pense"(

) , com o único propósito de empolgar e divertir
Eu tenho vários outros, alguns mais ou menos desenvolvidos, alguns em completo processo de desenvolvimento. Acho que os cinco exemplos já deram uma idéia de como eu faço meus cenários e etc.
E como ainda não comentei, meus cenários demoram um pouco a se completarem mais porque eu espero que as inspirações mais interessantes surjam. Logo de vez em quando eu paro de escrever sobre um deles porque a inspiração e empolgação reduzem, até voltar a pensar em coisas interessantes. Sou perfeccionista demais com meu sistema e cenários