OBS: ainda não li tudo oque foi postado anteriormente, mas vamos a minha opnião...
Já cansei de narrar aventuras one-shoot, e no que diz respeito a elas, alguns sistemas favorecem mais!Não só por serem mais praticos na hora de se montar uma ficha, mas porque são melhores para o mestre improvisar.
Por exemplo...No caso do D&D, é necessario dar uma preparada nos encontros, se não...da tudo errado.
Outra coisa, sistemas que trabalham com 'niveis' tb não são muito legais...
Porem, não me leve a mal, qualquer cenario/sistema pode servir para fazer uma aventura one-shoot, a diferença é que em determinados cenarios, é mais facil

Uma coisa que eu gosto muito de fazer quando penso em narrar aventuras one-shoot é me inspirar em filmes, o padrão é o mesmo ^^
Agora vamos as dicas

1º)Para criar uma aventura one-shoot é bem simples, pense em um estilo basico, aventura no espaço? medieval fantastico? ou por exemplo a minha favorita "horror survivor"?
2º)Depois pense na ideia basica, como tudo começa???O gancho é classico vai

3º)E logo em seguida se pergunte "como acaba?" Quer dizer, toda historia tem um fim! Pocha uma one-shoot então, nem se fala!Mas vc não presisa de apegar tanto ao miolo, apenas separe o "meio" em topicos daquilo que deveria acontecer, e é claro, eventuais alternativas caso alguma coisa saia dos seus planos.
Aventuras one-shoot exigem ainda mais do mestre a arte do imporviso!
E como eu realmente gostei muito desse topico, vo passar aqui pra vc um "cenario" que eu e meus amigos vimos no EIRPG, e que apesar de parecer zuado é legal demais!
Ele se chama "puts...perdi o busão!" kkkkk, não julgue ele ainda, não sabemos se no EIRPG do ano passado foi boa a mesa de quem narrou, mas achamos a ideia genial!
E o melhor, ela não se limita só ao busão, mas tb pode ser usada em outros meios de transporte, 'puts perdi o metro', 'puts perdi o trem', 'puts perdi o avião' e por ai vai...
Ai cheguei na conclusão de que esse 'puts...' da mais pano pra manda ainda, pode até ser 'puts...dormi na estação' ou melhor ainda, uma que eu criei recentemente quando foram me acompanhar a pé até a minha casa depois de uma festa 'puts...levei a carol pra casa'

Esse cenarios consiste no seguinte (me referindo ao 'puts...perdi[insira meio de transporte]'), pessoas "normais", de vida "normal" ocasionalmente em um dia em especial, acabam por perder o ultimo [meio de transporte a sua escolha] do dia, e resolvem voltar para casa a pé (ou ficar dormindo lá...etc etc e tal) e é ai que coisas estranhas acontecem

Deu pra sacar bem, é no puro estilo horror survivor, ai vc como narrador pode inventar de tudo, no caminho um monstro ataca a cidade no estilo clinenfiel

, ou no caminho vcs encontram um homem na rua que não é bem um homem assim, ou no caminho ETs invadem a terra sem que os humanos vejam (só vcs) e por ai vai...viajado, mas super efetivo, perfeito para one-shoot, nada de campanhas com esse tema, ele ficaria repetitivo

E...sinceramente se vc escolher um sistema legal, como por exemplo o novo mundo das trevas, não chega nem a ser necessario levar ficha pronta, deixe que seus jogadores se divirtam ao montar seus personagens, as vezes, saber que ele só dura uma aventura, deixa os jogadores mais livres, e conseguentemente muito mais criativos ^^
Mas há um porem, depois de ter em mente a aventura, o inicio e o fim, com os 'topicos' doque poderia acontecer no meio, vc como narrador já tem uma bela de uma nossão da sua historia, logo...eu recomendo que antes mesmo dos jogadores começarem a fazer seus personagens, vc lhes diga quais são as suas restrições!!!
Porque eu acho isso necessario?
Porque em campanhas, independende o personagem do jogador, o narrador tem tempo de aproveitar o seu preludio e as suas motivações!!!
Já numa aventura one-shoot, NÃO ela dura aquele instante, aquelas 4, 5 ou 6h e cabo!
Por isso, é bom colocar restrições, nada muito extremo, porque pode frustrar os jogadores, mas coisas como...
"pessoal, a aventura se passa nos EUA, e todos os personagens de vcs devem possuir algum vinculo com o senador Keller, o futuro candidato a presidencia dos EUA nessa aventura que eu vou narrar"
Entendeu mais ou menos como funiona?
E só de ler esse exemplo, já deu pra perseber que a ideia da aventura se passava em torno desse senador, logo...se algum personagem não tivesse vinculos com ele, não teria o porque de estar envolvido ali, tudo bem até aqui?
Outra coisa, essa de dar pouca enfase aos personagens é pura mentira!Só de ler um pouquinho doque eu escrevi (mentira, escrevi muito

) da pra vc ver que eu aproveito até o caroço as motivações dos personagens inclusive em one-shoot!
Uma dica que eu te dou é perguntar sempre para os seus jogadores "qual é a motivação do seu personagem?", todo mundo tem uma motivação de vida, aquilo que os mantem vivos, aquilo que eles trabalha/se esforçam para ter e conseguir!!!
E outra coisa, não diria combates/desafios mais constantes, vc ta pensando muito D&D(com todo o respeito, eu jogo e adoro ^^), eu diria aventura mais DINAMICA!!! isso sim ^^
Bom, por enquanto é só, espero a sua resposta
Faenurian, e qualquer duvida, é sé perguntar