Freesample, acho que isso está meio off-topic (não dá para sacara que isso tem a ver com one-shota), se os moderadores acharem também sintam-se livre a mudar de lugar ou apagar o post

FreeSample escreveu:Defina estes objetivos.
No Barão é contar uma história melhor que a dos colegas e ganhar o jogo, ué.
[/quote]Em algum momento eu questionei isso?

[/quote]
Acabou de questionar cintando o barão de Munchausen, não estou etendnedo sua linha de raciocínio.
Desculpe-me, padrão do quê?
Padrão é personalidade, se você coloca 4 de 5 no atributo Coragem na sua ficha, seu padrão é ser corajoso e não covarde, você vai ganhar vantagens por isso inclusive (em Exalted você vai ganhar dados extras em açõe s a ver com coragem).
Se você começa a interpretar um cara covarde você está fugindo deste padrão, provavelmente será penalizado, se isso se repetir muito o mestre pode conversar com o jogador para mudar o personagem (afinal ele nunca foi corajoso, o padrão que o jogador interpreta sempre foi outro). O padrão nada mais é que o personagem que você montou aplicado na prática.
Porque isso é complicado de fazer em one-shot (e respondendo a questão inicial do tópico) porque até ajustar este padrão é preciso um tempo para o jogador refletir se era isso mesmo que queria, para preencher os espaços em branco e ver se tudo se encaixa no tom proposto pelo mestre.
Não é interessante ficar pensando nisso em aventuras tiro-curto, as vezes o jogador nem sabe o que realmente quer, é melhor focar direto nos desafios e promover uma aventura com auge rápido, deixe para desenvolver o personagem mesmo em campanhas onde ele terá duas ou três sessões para se ajustar e pode direcionar mudanças menores com o jogo rolando (mesmo porque como é que você diferencia um deslize de falta de interesse em poucas horas).