CyrusSean escreveu:Bom agora eu vi bom motivo pra voltar.... salve nibelung, salve a todos...
1º) eu queria saber de que reino surgem esses caras ? toda semana vem um... apesar de eu sempre rir deles
2º) na briga do metajogo
O primeiro ponto que queria colocar e que a regra dos sistemas tem que afetar como mundo real. Como assim ??
Simples o exemplo do cara 20º nú contra um, ou mais caras, de 1º armados, numa situação real teria algum perigo, mas em dnd isso não se expressa dessa forma. Ele poderia dar o famoso aparar com as mãos, mas isso somente acontece em gurps, o personagem tem que expressar sua ação de acordo com o sistema, assim toma suas ações são baseadas no sistema, o guerreiro nu vai ser cortado umas três vezes e matar o cara na pancada. Se o sistema guia as ações dos personagens , vc acaba tendo que pensar de acordo com o sistema.
Segundo ponto é informação, quanto um aventureiro de 1º nivel é informado? Bom, AINDA temos bardos, assim ele não conta historias? Temos magos que fazem shows, esse pré-aventureiro não veria esses shows ? não escutou os mais velhos, na escola de guerreiros eles não falam sobre os perigos de ser aventureiro ?
Assim é meio de conhecimento geral que a magia causa mais estrago que uma espada que PODE ser fatal, afinal a mecanica dos pvs é a forma de eu medir o perigo da espada... mas a magia pode fazer dormir, invocar os demonios, matar com um simples gesto e vc sabe que magos caem com um tapa, em parte devido ao seu companheiro mago, assim a escolha é: enfrentar um adversario resistente com um poder conhecido ou bater em alguem muito mais fraco e com um perigo imensamente mais indefinido, com o custo de eu abrir uma brecha ???
Se eu tivesse 10 pvs, eu nao faria isso com 100... bate ai guerreiro.
Tem um dragão na minha frente, vou correr ou vou enfrentar, na minha mesa já saiu altas discussões sobre isso, se vou enfrentar o guerreiro vai atacar sim, vai tentar algo pra evitar o 1º ataque, mas vai tentar ir pra cima do dragão, afinal a mordida dele TENDE a não me matar. Isso pra mim é longe de meta jogo, é o sistema dizendo que ações eu posso fazer e não posso fazer, em gurps eu não me preocuparia com essa mordida, pq ela não ocorreria, mas não faria um ataque total, pois vou querer muito me defender, pois nesse sistema a mordida do dragão será fatal.
Um exemplo de metajogo pra mim e o jogador abrir o livro dos monstros ver o cão infernal que esta lutando e declarar que esta a 9m pq a breath do monstro não chega nele, saber que magia é mais perigosa que uma espada, druidas se transformam em bichos, clérigos curam etc... É básico do oficio de aventureiro.
O pessoal vem aqui pra falar mal de DnD, mas tem muitas coisas que são tidas como defeitos que são o charme de DnD, se vc não gosta disso na boa vai jogar gurps, como eu gostaria de poder fazer isto, é mais realista, mas DnD é um jogo heróico bem simples, dessa simplicidade vem o dinamismo, porém causa esse distanciamento do mundo real, se é possível ser real com bolas de fogo e dragões.
3º) sobre o 4e... Estou bem otimista, o pior defeito pra mim de DnD, o fosso entre caster e no – caster, está sendo corrigido, finalmente o guerreiro vai ser uma classe legal nas regras, algumas partes vão ser melhoradas, como a árvore de natal, to entrando no pré order da amazon vai valer as 75 doletas que vou gastar, de resto é esperar pra ver.
OBS: meu primeiro post no fórum novo, apesar de acompanhar a algum tempo ele, se tiver algum defeito, desculpe a nossa falha.
1º Quem tu pensa que é? Eu to vendo um pirralho metido a besta achando-se o máximo que começa com um comentário ofensivo dizendo estar rindo da situação. Se ta rindo é porque tem algum palhaço na conversa e com toda certeza tu é o próprio. Começou ofendendo, que lindo.
2º Não é briga é pontos de vista. Se você acha que o cara que fez um soldado da milícia que deixou o exército e resolveu sair a caça de ladrões foragidos e, consequentemente, tornou-se um aventureiro pode determinar num nível de ameaça a vida dele que é “Oh, vou matar o arcano antes.” O problema é teu. Pra mim isso é meta game e ilógico já que o guerreiro a frente pode causar muito mais problemas para o personagem que o arcano ao fundo. Mesmo porque o que é a magia para alguém que so ouviu falar, viu pouco ou nem conhece? Antes arriscar-se pelo certo que tentar defender as duvidas.
Claro, há várias historias e várias situações. Entretanto saber que só porque o cara conjura magia é mais perigoso e deve sempre ser morto é escroto. Acaba por tornar os combatentes inúteis até porque acaba virando uma espécie de “vou matar antes quem me da mais dano, nesse caso, o arcano”.
Sim, quanto um personagem em níveis baixos é informado. A grande maioria ouve historias, no maximo, mas não tem idéia dos diversos usos e capacidades dos poderes arcanos. Especialmente porque é mais comum um combatente (que já não entende da área) que um dito,literalmente, arcano. E se a maioria das historias fosse realmente verdade, especialmente dos montes de pessoas no mundo que gabam-se e mentem, iria ser extremamente um caos qualquer um saber magia e ficar conjurando-a por aí indiscriminadamente. (Na minha visão de mundo. Sim, não gosto de FH exatamente porque a magia é fácil demais)
Agora, supondo que o personagem é um praticante iniciante de magia, ensinado por chefe que é dono de uma loja de ervas... Bem, voce aprendeu sobre ela,a magia, seus poderes e efeitos. Provavelmente sabe que tudo é possível, mas que isso demora e vem com o tempo... Precisa-se de mais inteligência, sabedoria e experiência para entender os caminhos da magia. Num combate, imaginando que o outro arcano talvez fosse mais poderoso e consequentemente um risco maior pois ele poderia conjurar aquela lendária magia que você soube que poucos sábios conseguem,então assim, você iria dizer para os demais ou procurar atacar o Arcano a todo custo. Evitando assim que ele acabe por fazer a diferença total na batalha.
Quanto a lutar contra criaturas poderosas. Bem, se você fosse esse mesmo guardinha que resolveu aventurar-se e por ventura encontrasse alguma criatura poderosa ou até mesmo grande ou maior...
Como Pj você iria do nada : “ROLL ATACK?” Ou pensaria antes: MEU DEUS! QUE MONSTRO É ESSE? É melhor eu correr...
Um jogador interpretando um personagem mais astuto poderia até não ficar tão encagaçado mas iria preferir um combate mais tático, procurando alguma armadilha para prender a tal besta. Chamar a atenção da mesma pra um buraco ou qualquer coisa do gênero. Eu vejo como uma mania errada a maioria simplesmente: “roll atack” como se ver aquele monstro de 10 tentaculos com 10 vezes o teu tamanho, salivando algo pútrido com dentes afiados e uma aura de mal estar fosse algo que não causasse um tormento nos pjs, nem todos, pelo menos em alguns... a ponto de uns pedirem para o pessoal recuar ou desistir, enquanto outros se escondem e tal.
D&D é um sistema falho ( ao meu ver) e que em alguns aspectos pode melhorar com os ajustes individuais de cada um. Não cobrando todas as regras, por exemplo, mas nunca deixando o jogo deixar de ser fantasioso/realista em certos aspectos.
Sim, eu jogo Gurps e prefiro o sistema. Mas Gurps não tem o tão clássico medieval que o D&D tem.
3º Eu achei excelente a maioria das regras que já li. Essa dos personagens não começarem a ignorar o Guerreiro só pra partir pra outros alvos já é uma. Não espero que seja forte, mas que acabe ajudando com algumas penalidades aqui ou ali pro atacante ou bônus em combate para o Guerreiro.
Regras que eu não gostei foi a de pontos de vida. Acordar como um Cavaleiro do Zodíaco com ¼? (acho que é ¼ dos pvs) só porque tirou um 20 no dado eu achei um exagero. Entretanto concordo que isso é possível e irei aplicar tal regra mas acho que a modificarei para X pontos de vida ou apenas 1, como se o personagem tivesse um vigor poderoso e conseguisse , mesmo com 20 flechas cravadas pelo corpo levantar tirando as ultimas energias do interior ficar em pé para fazer algo. Mas ¼ eu achei muito.