NOTÍCIAS D&D 4e

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Elven Paladin em 06 Mar 2008, 00:32

O cara tem credito, ao menos para mim.

Embora eu desgoste profundamente do Fake20 e Mutants&Masterminds/Blue Rose nunca me agradaram, é inegável que o Pramas ( e sua editora ) estavam entre os mais talentosos ao explorar a Open Game License, não é sem motivo que eu coloquei a opinião dele aqui ( e há também o fato de ele ser um "Observador Externo", e não ter restrições para criticar a 4E ).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Ratinho em 06 Mar 2008, 08:54

Eu acho que as coisas como magia a vontade.. cura que todos os personagens pode ter naturalmente, PV elevado.. vai se tornar um jogo como se fosse video-game, um jogo online desses da vida MMORPG... nesse sentido...
Em minha opinião, a magia tem q ser restrita a certas classes, sendo o uso dela em níveis mais altos um poder inimaginável...
Ratinho

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Lumine Miyavi em 06 Mar 2008, 09:17

Eu acho que as coisas como magia a vontade.. cura que todos os personagens pode ter naturalmente, PV elevado.. vai se tornar um jogo como se fosse video-game, um jogo online desses da vida MMORPG... nesse sentido...

Esse é o medo da maioria do pessoa que vê os preview.

Em minha opinião, a magia tem q ser restrita a certas classes, sendo o uso dela em níveis mais altos um poder inimaginável...

Isso eu discordo, imensamente.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Deicide em 06 Mar 2008, 09:39

Lumine Miya escreveu:

Esse é o medo da maioria do pessoa que vê os preview.

Pois é. O que torna um jogo parecido com um videogame são os jogadores e o Mestre, não o sistema. As novas regras mudam a dinâmica do D&D, sim. Mas elas apenas o tornam um jogo ainda mais ativo, em que você tem muito mais opções, e os combates são muito mais estratégicos do que antes. Agora, só vai parecer videogame se os jogadores pararem de interpretar e seus personagenscomeçarem a agir como num videogame:

"Ei, Mestre, quando vem o próximo powerup para eu recuperar meus PVs?";
"Olhem, eu matei um cachorro infernal e caiu dele um machado Raro!";
"Vou lá na cidade vender meus itens. Onde está o Pergaminho de Portal Para Cidade?"
"Vou conversar com aquele NPC destacado com uma exclamação sobre a cabeça dele para ver se ele tem alguma missão para nós!"
"Usei todos os meus poderes diários. Vamos dormir aqui nesta sala para recupera-los" (o irônico é que isso já acontece em alguns jogos da 3.5... hahaha)

(hahaha, que tal um jogo de D&D em que os personagens SABEM que estão num videogame?)

Pois é. Qual a graça de dar algo superpoderoso para alguns e ignorar todos os outros personagens?
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor ShinRyuu em 06 Mar 2008, 10:16

Tá, e quem disse que todo mundo usa magia? Exploits (poderes marciais) não têm nada de magia, são proezas que o personagem sabe usar e algumas são limitadas pelo elemento surpresa, pelas condições certas de uso ou pelo elemento dramático.
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Natsuiro em 06 Mar 2008, 10:26

(hahaha, que tal um jogo de D&D em que os personagens SABEM que estão num videogame?)

TOPO! XDDDDDDDDD

Pois é. Qual a graça de dar algo superpoderoso para alguns e ignorar todos os outros personagens?

Exato. Se não, voltaria ao desequilíbrio dos guerreiros vs. magos já tão discutidos.
Imagem
Natsuiro

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Deicide em 06 Mar 2008, 11:38

Natsuiro escreveu:

TOPO! XDDDDDDDDD

Pois é! Eu tinha brincado com aquelas frases ali, e de repente me veio umas idéias engraçadíssimas para um jogo. Alguém já leu Flintlocke? Uma gozação da IGN em cima de World of Warcraft, em que os personagens sabem que estão jogando WoW? (E são completamente estúpidos?)

http://pc.gamespy.com/articles/578/578734p1.html

Poderia ser bem estilo (para quem quiser ler, as primeiras tiras não são tão engraçadas, mas conforme a história avança, a coisa fica hilária. Ah, e antes que perguntem: a história foi descontinuada. Então não venham perguntar quando o autor vai atualizar novamente. Mas vale a pena ler o que tem lá, visto que a história meio que "acaba" mesmo. De um jeito bem trash)
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Gladius Dei em 06 Mar 2008, 11:44

Perdão pelo Off-Topic:

Poooooo, Flintlocke é demais!

Eu chorei de rir com o "episódio" The Chuck-Shot. XD Vale muito a pena!

Alías, ele já está nos links úteis?
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Natsuiro em 06 Mar 2008, 12:26

Poderia deixar claro [talvez, mais uma vez neste tópico] o que difere rituais de magias?
Imagem
Natsuiro

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Ratinho em 06 Mar 2008, 12:36

Quanto a magia restrita a certas classes, falo que na 4a as classes vão ter magias, poderes mágicos similares, não é mesmo? Magia de cura pra todas as classes, não vejo com bons olhos, todo mundo se "curando", efeitos similares a ´magia´ para um bárbaro ou combatente primário perde o foco total do D&D e torna a magia algo muito fútil e comum.

Quanto a magia poderosa em níveis altos em certas classes, seria fruto do trabalho inteso durante toda a jornada do aventureiro, sendo muito difícil essa caminhada, sofrendo também em níveis baixos em relaçao as outras profissões.. sobrevivendo e alcançando níveis altos é o mérito por seus esforços... Mas claro que havendo um certo equilíbrio e um bom andamento do jogo.. existindo outras possibilidades de contrapor a isso por parte dos não-mágicos.
Ratinho

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Deicide em 06 Mar 2008, 12:40

Acho que ritual = efeito mágico duradouro, que permite efeitos especiais, utilitários ou extremamente poderosos, mas toma tempo e não podem ser feitos no meio de um combate.

Provavelmente, coisas como teleporte, magias de adivinhação, efeitos que duram horas (e não encontros) e proteções especiais serão rituais.

Já magias (feitiços) serão encantamentos menores que o conjurador lança de imediato, mas são mais limitadas a ataques e efeitos menores e imediatos (como mãos mágicas, sono, etc.)

Eu acho isso legal. Mantém o poder do mago, mas reduz a versatilidade dele em combate. Dê tempo e os materiais corretos, e o mago faz coisas impossíveis, mas não no meio da dungeon! Provavelmente, magias de larga área, como tempestades da vingança ou controlar o clima, também serão rituais, deixando as magias como algo útil apenas para encontros, e não para fazer cercos a cidades.

Deicide

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Deicide em 06 Mar 2008, 12:43

Ratinho escreveu:Quanto a magia restrita a certas classes, falo que na 4a as classes vão ter magias, poderes mágicos similares, não é mesmo? Magia de cura pra todas as classes, não vejo com bons olhos, todo mundo se "curando", efeitos similares a ´magia´ para um bárbaro ou combatente primário perde o foco total do D&D e torna a magia algo muito fútil e comum.

Não são magias. O guerreiro ou ladino não terão "magias". Eles têm treinamento marcial e desenvolveram habilidades de combate. A "cura" não é uma cura mágica: é simplesmente a capacidade do personagem de encontrar forças quando tudo parecia acabado. Lembre-se que D&D é um jogo heróico, é como nos filmes: no final do filme, o herói apanhou, levou tiros e está sangrando, sem forças, mas aí vê a mocinha ameaçada, faz uma cara feia, grita e se ergue para continuar a lutar. É a mesma coisa.

Quanto a magia poderosa em níveis altos em certas classes, seria fruto do trabalho inteso durante toda a jornada do aventureiro, sendo muito difícil essa caminhada, sofrendo também em níveis baixos em relaçao as outras profissões.. sobrevivendo e alcançando níveis altos é o mérito por seus esforços... Mas claro que havendo um certo equilíbrio e um bom andamento do jogo.. existindo outras possibilidades de contrapor a isso por parte dos não-mágicos.

Mas como equilibrar um mago que cria um furacão e o lança para destruir o forte inimigo com o guerreiro que pega uma espada e vai lá dar porrada em todos? Não dá!

Note que magias poderosas ainda existem. Serão os rituais. Elas só não serão coisas que você faz em cima da hora, como uma ação padrão. São coisas que exigirão componentes, dinheiro e minutos ou horas de conjuração para fazer. O que também ajuda a equilibrar o jogo.

Deicide

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Natsuiro em 06 Mar 2008, 13:44

Bem, comecei a ver esse Healing Surge com outros olhos [ainda que acho que seja muito freqüente/muitas vezes por dia].

PVs nunca foram apenas a resistência do corpo do personagem; também vale da força de vontade, a sua resistência tanto física quanto mental para os danos e ferimentos. Um guerreiro nível 10 com 100 PV não teria 10x mais sangue do que um guerreiro nível 1 com 10 PV. Então se esses Healing Surge tiver o fluff baseado na força de vontade do personagem, vou começar a gostar mais dele.
Imagem
Natsuiro

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor ShinRyuu em 06 Mar 2008, 13:45

Como Deicide falou, poderes marciais e cura pessoal não têm nada a ver com magia, não são nada sobrenatural nem místico. Estão reforçando a idéia que pontos de vida não representam ferimentos, mas sim disposição combativa. Por acaso, ferimentos são um dos fatores abstraídos dentro dos PVs, mas na 4e isso será muito menos expressivo do que nunca.

Serão rituais: TODAS as adivinhações; várias abjurações; teleporte de longo alcance; cura de condições persistentes, como doenças; reviver os mortos; e criação de itens mágicos. Não existe restrição quanto ao número de rituais que você pode aprender/usar. Muitos rituais envolvem custos financeiros, que assumimos que se referem aos reagentes e focos.
ShinRyuu

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários