NOTÍCIAS D&D 4e

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor AKImeru em 06 Mar 2008, 14:38

Eu acho que as coisas como magia a vontade.. cura que todos os personagens pode ter naturalmente, PV elevado.. vai se tornar um jogo como se fosse video-game, um jogo online desses da vida MMORPG... nesse sentido...

Veja, é isso que me faz explodir arterias de raiva.

As pessoas vêm e falam: "Ei, eu acho que isso aqui vai transformar D&D em um video game". E não se preocupam em explicar o COMO.

COMO isso irá transformar D&D em um video game? Já jogouusando o Tome of Battle?

Em minha opinião, a magia tem q ser restrita a certas classes, sendo o uso dela em níveis mais altos um poder inimaginável...

1) Os combatentes irão usar manobras de combate, e não magias.
2) Em sua opinião, os usuarios de magia tem que ser as melhores classes do jogo.

É, tem algum fato para basear sua opinião?

Quanto a magia restrita a certas classes, falo que na 4a as classes vão ter magias, poderes mágicos similares, não é mesmo?

Não, não é mesmo. Todas as manobras de combate reveladas até agora são manobras de combate. Ou "Diferentes maneiras de fazer coisas no combate", como fazer seu oponente sangrar ou acertar mais de um em uma rodada.

Magia de cura pra todas as classes

Healing Surgers não funcionam como magias. Assim como os pontos de vida não representam o quão bem fisicamente seu personagem está.

Quanto a magia poderosa em níveis altos em certas classes, seria fruto do trabalho inteso durante toda a jornada do aventureiro, sendo muito difícil essa caminhada, sofrendo também em níveis baixos em relaçao as outras profissões.. sobrevivendo e alcançando níveis altos é o mérito por seus esforços... Mas claro que havendo um certo equilíbrio e um bom andamento do jogo.. existindo outras possibilidades de contrapor a isso por parte dos não-mágicos.

Então você está falando "Vamos dar poderes incriveis e absurdos aos que sabem fazer magia!...E depois alguma coisa para os combatentes não ficarem chupando o dedo."
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Deicide em 06 Mar 2008, 14:38

Quem quiser ver PVs e Healing Surges em ação, basta assistir Sin City. Vai dizer que o Marv é personagem de nível baixo? E quantas vezes ele ou o Hartigan não se recuperam de ferimentos para continuar a brigar? Eles são claramente personagens de nível alto. :b
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Youkai X em 06 Mar 2008, 15:11

Eu sempre vi os PVs como ferimentos mesmo. A diferença é que personagens de níveis altos ao receberem ferimentos só recebem arranhões e ainda podem achar alguma força de vontade pra fazer o sangramento diminuir. Mas bem que podiam ter umas regras opcionais pra mutilação, não XD ?
Youkai X

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor ShinRyuu em 06 Mar 2008, 15:55

Dos relatos do D&D XP no ENWorld, consegui montar um resumo de como os desafios de perícias funcionam:

Desafios de Perícias: Um certo número de sucessos antes de um certo número de falhas é necessário para vencer um desafio de perícias. Sucesso em um teste de perícia difícil (20) dá +2 nos testes seguintes; falhar um teste fácil (10) dá -2 nos testes seguintes; sucesso ou falha em um teste médio (15) não modifica os testes seguintes.

O exemplo principal foi a fuga de Sembia. O desafio é fugir, e pra isso, você tinha que conseguir X testes bem-sucedidos antes de Y testes falhados. Podia escalar paredes, esconder-se atrás das várias coisas nas ruas, enganar os guardas etc. Me parece que qualquer perícia pode ser usada, desde que o jogador explique o que pretende conseguir com ela.

O conceito de múltiplos sucessos me lembra Storyteller, mas a diferença é que cada sucesso é uma tentativa diferente, talvez até uma perícia diferente, e talvez considere o grupo como um todo em vez de cada um separado.
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Natsuiro em 06 Mar 2008, 16:12

Hmmm...

Aí não teria que ficar o Ladino auxiliando o guerreiro a se esconder; já seria uma fórmula só, de vez.
Imagem
Natsuiro

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor ShinRyuu em 06 Mar 2008, 16:21

Não entendi... como assim uma fórmula só?

Imagino que o guerreiro possa fazer teste de Vigor pra correr mais do que os guardas...
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Natsuiro em 06 Mar 2008, 16:30

e talvez considere o grupo como um todo em vez de cada um separado.

Meu reply foi em resposta a essa parte. Deveria ter especificado mais antes, perdão.
Imagem
Natsuiro

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Torneco em 06 Mar 2008, 16:42

Sobre os PVs, eu considero mais ou menos o seguinte. A maior parte deles representa apenas cansaço físico, sorte, e coisas assim, e os últimos pontos de vida, mais ou menos 1/4 deles, eu começo a descrever ferimentos de verdade. Também tento ver o dano causado e os PVs que faltam pra explicar quão forte foi o golpe. Quando tiverem as Healing Surges, vai ser fácil explicar o resultado delas.

Mas o legal é quando os inimigos ficam devendo pontos de vida. Aí a carnificina rola solta.
Torneco

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Deicide em 06 Mar 2008, 16:43

Bem, fica bem mais fácil se o Ladino tiver que rolar Furtividade para esconder todo um grupo. Aí é só aplicar -2 de modificador para cada pessoa além da primeira. Aí, quem tiver níveis em Furtividade é que auxiliariam o Ladino, ajudando a reduzir essa penalidade. Ficaria um bom sistema (nota: Só suposição. Acho que vou até usar isso nos meus jogos!)
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Natsuiro em 06 Mar 2008, 16:49

Deicide escreveu:Bem, fica bem mais fácil se o Ladino tiver que rolar Furtividade para esconder todo um grupo. Aí é só aplicar -2 de modificador para cada pessoa além da primeira. Aí, quem tiver níveis em Furtividade é que auxiliariam o Ladino, ajudando a reduzir essa penalidade. Ficaria um bom sistema (nota: Só suposição. Acho que vou até usar isso nos meus jogos!)

Sim, sim e sim!!!
Era isso o que eu queria dizer.
Sendo que... bem, talvez eu não entendi direito, mas acho que não haverá muitos modificadores no resultado do teste, como em 3.5e. O que eu entendi pelo novo sistema, é que a CD aumentaria.

Tá, no final pode ser a mesma coisa [a ordem dos fatores não altera o produto] maaaaaaaaaaaas... queria deixar claro minha dúvida.
Imagem
Natsuiro

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor AKImeru em 06 Mar 2008, 18:52

O exemplo principal foi a fuga de Sembia. O desafio é fugir, e pra isso, você tinha que conseguir X testes bem-sucedidos antes de Y testes falhados. Podia escalar paredes, esconder-se atrás das várias coisas nas ruas, enganar os guardas etc. Me parece que qualquer perícia pode ser usada, desde que o jogador explique o que pretende conseguir com ela.

"Mestre, eu pretendo intimidar as paredes!"
"Okay role!"
"Vinte Natural!"
"Certo, as paredes estão apavoradas, congeladas no mesmo local!"
AKImeru

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Youkai X em 06 Mar 2008, 19:32

Ou então poderia usar intimidar nos ratos e transeuntes, para elas fugirem de medo e obstruírem o caminho dos guardas :b
Youkai X

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Ratinho em 06 Mar 2008, 21:47

Veja, é isso que me faz explodir arterias de raiva.

As pessoas vêm e falam: "Ei, eu acho que isso aqui vai transformar D&D em um video game". E não se preocupam em explicar o COMO.

COMO isso irá transformar D&D em um video game? Já jogouusando o Tome of Battle?

Mas o fato Oda é que tais fatos caracterizam um jogon online, por exemplo. Mas, só tendo o prazer de jogar a 4ed é que se sabe realmente se isso se confirmará. De repente, pode ser que não seja nem um pouco similar.
Quanto a Magias e similares, serão manobras de combate e healing surges p/ todas as classes. Resta esperar pra ve como se comportará diante das regras completas... E não são coisas absurdas e não querer apenas deixar os combatentes primários apenas "não chupando o dedo" como vc falou.. não é bem por aí... Tem que haver certo equilíbrio e um bom andamento do jogo e da campanha =)
Ratinho

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor psionico_drow em 06 Mar 2008, 21:50

Poh, galera to meio desatualizado quanto a 4ed. pois meu cpu queimou e tive de comprar outro, dai como anda od D&D??
psionico_drow

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor AKImeru em 07 Mar 2008, 05:01

Mas o fato Oda é que tais fatos caracterizam um jogon online, por exemplo.

Mostre-me onde. Desenha paralelos. Exemplifique. O que caracteriza um jogo online? E por que D&D está indo por esse caminho? E por que isso é ruim?

Quanto a Magias e similares, serão manobras de combate e healing surges p/ todas as classes.

O mago e nem o Warlock não vão ter manobras de combate. Agora eu acho que o clerigo vai.

E denovo, qual o problema dos healing surges?

Tem que haver certo equilíbrio e um bom andamento do jogo e da campanha =)

E dando mais poder as clsses mais poderosas do jogo, como isso é possivel?
AKImeru

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários