NOTÍCIAS D&D 4e

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor ShinRyuu em 09 Mar 2008, 02:27

Sinceramente eu nao vejo porque tanto rebuliço, eu nao vi nenhum problema nessa regra, a área é estranha, concordo, mas será que ela não é estranha porque fomos acostumados com outros tipos de área? Particularmente eu nao vejo problemas nessas(exceto se tiver algo bizzaro que eu nao percebi).

É podre no sentido que um estouro que devia se propagar em formato de cone fica nesse quadradão tosco aí. Mas eu não chamaria de rebuliço, mas sim de exercícios mentais. Como tou falando há algum tempo, esse é o tipo de coisa mais fácil de se mudar na mesa. Tem muita coisa muito mais trabalhosa que a 4e já demonstrou resolver. :cool:

- Alguem notou a estrutura do turno o que lembra? (Luminus tá chorando de alegria a essas horas...)

Entendo a piada, e até rio com ela também. Mas defendo que não passa disso, uma piada. Isso existe em todo sistema baseado em rodadas de turnos. Quando não era explícito, sempre o Sage tinha que responder no FAQ. Pelo menos, estão evitando muito trabalho respondendo perguntas simples. A regrinha do específico passa por cima do genérico é um ótimo exemplo de esforço em deixar as coisas bem claras no jogo.

Errr... Não entendi o sentido dessa pericia. Seria como um "conhecimento da Natureza"? só que nesse caso relacionado a cidades,reinos e blá blá blá? o.o

Streetwise = Conhecimento (local) + Obter Informações. Se não me falha a memória, é exatamente o termo original em inglês pra Manha de Storyteller, bem lembrada por Natsuiro.
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Natsuiro em 09 Mar 2008, 02:40

Algo MUITO triste me apertou o coração agora...

...as 'fire blasts' [não lembro o nome] e quase todas as magias de explosão em tíbia não eram 3x3/4x4/5x5? ._.

Se fosse algo...

Código: Selecionar todos
(-)(-)(-)(-)(-)(-)(-)(-)(-)(-)(-)(-)(-)
(-)(-)(-)(-)(-)(-)(x)(-)(-)(-)(-)(-)(-)
(-)(-)(-)(-)(-)(x)(x)(x)(-)(-)(-)(-)(-)
(-)(-)(-)(c)(x)(x)(x)(x)(x)(-)(-)(-)(-)
(-)(-)(-)(-)(-)(x)(x)(x)(-)(-)(-)(-)(-)
(-)(-)(-)(-)(-)(-)(x)(-)(-)(-)(-)(-)(-)

Algo pelo menos simulando a área de uma explosão... ÓTIMO... mas... desse jeito tibiano? ._.
Imagem
Natsuiro

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Styker em 09 Mar 2008, 02:40

Ahã, quando eu mencionei foi no sentido piada mesmo. Inclusive eu concordo com a idéia de deixar tudo assim claro e gosto muito dessa estrutura.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Chaotic_neutral em 09 Mar 2008, 08:49

ShinRyuu escreveu:Streetwise = Conhecimento (local) + Obter Informações. Se não me falha a memória, é exatamente o termo original em inglês pra Manha de Storyteller, bem lembrada por Natsuiro.

Eu, particularmente, não curtia e ainda não curto a idéia de "Streetwise" ou "manha". Também não gosto de "obter informação". Acaba por tornar-se mecanico demais se você quer saber algo, bem, porque não tenta perguntar as pessoas na rua? Ou, quem sabe, pegue uns trocados e na Taverna certa você consiga informações com alguém por um bom preço. Acho uma questão mais interpretativa, se por exemplo, você vivia na área Leste da cidade, uma área mais "nobre" e com criminalidade baixa e acaba por ter que ir para a área sul que é totalmente ao contrário. Como você vai ter a "manha" de chegar chegando lá nas pessoas, obter as informações com os personagens certos e blá blá blá? Claro, concordo que isso é pra facilitar mas acho mais divertido e condizente o narrador botar alguns personagens na qual o jogador possa vir a pedir informação e dependendo da intepretação desse jogador, ai sim, ele consegue.

Também deve-se levar em conta o quanto o personagem agrada o NPC. Se chegasse um Orc fedorento, horrendo e que aparentemente sem etiqueta te para na rua pra pedir informação com um puxao a pessoa, normalmente, diria que nao sabe de nada pra terminar o mais rápido possivel com a conversa.

Agora, se é um Humano atraente, com um ar carismatico e bem vestido... se fosse uma moça ela provavelmente daria a informação de bom grado e, talvez, convidasse o rapaz para beber algo... perguntasse o nome dele. Enfim...
Conteúdo Adulto. :)

SPOILER: EXIBIR

Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.
Chaotic_neutral

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Luminus em 09 Mar 2008, 09:40

Já que citaram as minhas profecias, é melhor eu transcrever para cá exatamente o que eu disse lá sobre a estrutura dos encontros mudar para algo semelhante ao Magic:

"daqui a pouco, teremos magias que só podem ser conjuradas em determinados momentos do combate... ou que só podem ser conjuradas em resposta à outra magia ou habilidade de um dos personagens... e isso é algo ruim? Não sei, mas que o combate receberá muito e muito mais atenção, não tenham dúvidas!"

Então, como podem ver, eu apenas citei que iria ficar parecido, eu não disse que era uma mudança para melhor ou pior. E há de se considerar o significado do termo "magias" na primeira frase... até onde eu sabia quando escrevi isso aí, CURAR FERIMENTOS sempre foi "magia" (ou a habilidade sobrebatural de paladino). Agora, com as healing surges/second wind, todos têm acesso a uma "magia de cura" que só pode ser usada algumas vezes ao dia e durante um encontro (é isso mesmo, ou eu estou enganado?). Eles explicaram isso aí razoavelmente bem, mas no fundo no fundo o que temos agora são personagens recuperando pontos de vida de um minuto para outro, o que antes só era possível com as MAGIAS DE CURA, ou com a habilidade de paladino. Se isso é bom ou ruim? Cara, só jogando para saber...

Sobre o restante, me parece que esses textos da Enworld citaram exemplos... e sobre o combate receber "muito mais atenção", bem, acho que ninguém mais tem dúvidas, não é?

O ponto central dessas profecias era mostrar o que eu esperava (imaginava) que acontecesse na 4D&D. Eu não tive a intenção, em momento algum, de dizer TUDO SERÁ ASSIM... só que algumas pessoas levam as opiniões dos outros a sério demais, e o tópico desandou como vocês todos já devem ter visto...

Vale lembrar também que eram 6 profecias, não apenas uma... quer comentar a respeito? Visite o tópico viewtopic.php?f=12&t=1783&start=0

E!
Luminus

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor ShinRyuu em 09 Mar 2008, 12:52

Sobre o restante, me parece que esses textos da Enworld citaram exemplos... e sobre o combate receber "muito mais atenção", bem, acho que ninguém mais tem dúvidas, não é?

Eu discordo. D&D sempre girou em torno de combate. Combate não está recebendo mais atenção. O DMG virá pronto pra que você possa conduzir uma campanha puramente interpretativa, sem 1 combate sequer, se você quiser. Sim, porque interpretação agora dá XP: encontros sociais dão XP, desafios de perícia dão XP, realização de qualquer objetivo desafiador, seja combativo ou não, dá XP.

O combate do jogo recebe mais atenção na elaboração das regras só porque ele envolve muito mais elementos mecânicos. Mas no jogo, quem vai decidir se o combate terá mais ou menos ênfase, ou nem vai aparecer no jogo, é você e seu grupo.
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Elven Paladin em 09 Mar 2008, 12:57

O DMG virá pronto pra que você possa conduzir uma campanha puramente interpretativa, sem 1 combate sequer, se você quiser. Sim, porque interpretação agora dá XP: encontros sociais dão XP, desafios de perícia dão XP, realização de qualquer objetivo desafiador, seja combativo ou não, dá XP.

Claro, e isso não estava presente no Dungeon Master Guide desde a 3ª Edição... :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor GoldGreatWyrm em 09 Mar 2008, 13:20

"Caso o objetivo do grupo fosse atingir o cofre atrás do minotauro, é plausível que eles recebam a recompensa de experiência como se tivessem o derrotado".
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor ShinRyuu em 09 Mar 2008, 14:06

Claro, e isso não estava presente no Dungeon Master Guide desde a 3ª Edição...

Não, não estava.

"Caso o objetivo do grupo fosse atingir o cofre atrás do minotauro, é plausível que eles recebam a recompensa de experiência como se tivessem o derrotado".

Isso apenas diz que você pode passar por trás, não por cima, do monstro. Mas ele ainda é um monstro e você ainda corre o risco de ter que cair na porrada. Não é um exemplo do que estou falando.

Os DMGs 3.x só dizem que você PODE dar XP pelo cumprimento de objetivos não-combativos, não sugerem COMO. Não tem orientação nenhuma sobre como proceder nessa situação, só a ressalva de que o sistema espera que haja uma correspondência entre XP e tesouros. Por sinal, essa correspondência também vai embora, pelo menos em grande parte. Eu sei é que cansei de ver DMs que não tinham a menor idéia de como recompensar devidamente desafios não-combativos por falta de orientação do DMG.
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Deicide em 09 Mar 2008, 15:19

D&D sempre deu muita ênfase em combate. Ninguém pode negar isso.

O único motivo para muito jogador e Mestre de D&D tentar negar isso é por causa da conotação negativa que "combate" ganhou por causa do preconceito e da hipocrisia de muitos jogadores de Storyteller, que freqüentemente condenavam o "lado combativo" do D&D enquanto exaltavam a "interpretação" no Storyteller (e que convenientemente ignoravam o fato de que metade das regras básicas comuns a todos os jogos de Storyteller eram sobre combate, e que as Disciplinas/Dons/Efeitos mais valorizados eram os que aumentavam o potencial combativo do personagem).

Eu prefiro muito mais os livros básicos darem atenção às regras e as explicarem com cuidado, do que a velha mania "interpretativa" do Storyteller, que deixava muita coisa em branco/ambígua/mal-explicada para dar margem a interpretações de regras (e fôlego aos advogados de regras).
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor AKImeru em 09 Mar 2008, 15:59

Eles explicaram isso aí razoavelmente bem, mas no fundo no fundo o que temos agora são personagens recuperando pontos de vida de um minuto para outro, o que antes só era possível com as MAGIAS DE CURA, ou com a habilidade de paladino. Se isso é bom ou ruim? Cara, só jogando para saber...

Healing surges são tão magias quanto PVs são a resistencia fisica. Leia e entenda os Healing Surges antes de insistir em uma ideia que já foi demolida.

Sobre
o restante, me parece que esses textos da Enworld citaram exemplos... e sobre o combate receber "muito mais atenção", bem, acho que ninguém mais tem dúvidas, não é?

Dúvidas do que? Que não vai ter mais interpretação e que D&D vai ser um card game agora? Você continua tirando coisas dos confins da sua mente sem nenhum fato te sustentando e anunciando como se fosse uma profecia valida.

Acorde! D&D terceira edição nao foi um jogo de interpretação pura com um pouco de combate. O DMG inclusive dizia que a campanha ideal da terceira edição era aquela que misturava ambos.

Não, não estava.

Sim, sim estava. Leia a regra de XP. :aham:

O ponto central dessas profecias era mostrar o que eu esperava (imaginava) que acontecesse na 4D&D. Eu não tive a intenção, em momento algum, de dizer TUDO SERÁ ASSIM... só que algumas pessoas levam as opiniões dos outros a sério demais, e o tópico desandou como vocês todos já devem ter visto...

Exceto que você falava absurdos que nem em um milhão de anos aconteceriam, muitas vezes IGNORANDO INFORMAÇÕES JÁ LIBERADAS.

Entendeu? Não foi porque todo mundo levou a sério, foi você que quis ser MAIS UM doomsayer que sem nenhum argumento ou fato fala que a quarta edição vai transformar D&D em um wargame e isso já deu no saco, especialmente para quem frequenta outros forúns. Ao menos aqui temos poucos.

E agora, um scan que foi tirado por um beta tester da quarta edição:

A parte do livro que mostra em detalhes os Tieflings. Eles não tem absolutamente nada de Draenei, nem no fluff e nem na aparencia, podem conferir.

http://img170.imageshack.us/my.php?imag ... 378vj3.jpg
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Chaotic_neutral em 09 Mar 2008, 17:28

Só espero que a raça Humana receba o devido equilibrio com as demais raças.
Eu adoro a raça Humana, em geral, especialmente porque minha visão mais clássica sempre remete a um "herói" humano do que um Herói halfling,elfo ou de qualquer outra raça. Entretanto, nas edições anteriores de d&d a raça humana tem sido ridicula. Os caras sabendo que é a raça mais "fraca" tentam dar desculpas de versatilidade e adaptação e criam as "vantagens" que ao meu ver sao toscas de ganhar 1 talento a mais e pontos de pericia extra para se equiparar a bonus racias, pericias e talentos.

Humano só rendia como Guerreiro para ganhar talento extra. (Falta de criatividade do cacete)

Agora com a raças, em geral, recebendo ainda mais vantagens (por exemplo bonus de atributos.)... como será o "humano de amanhã"? Continuará a mesma mesmice e "falta de sal" de antigamente?

Eu vi lá que humano vai ganhar +1 em todos os saves, defesa e mais usos de "heal" mas ainda acho que se for apenas isso será fraco se comparado aos demais. Os Tiefling (ja aproveitando que foram citados) + 4 de atributos, bonus em 2 pericias e algumas habilidades raciais e resistencia ao fogo de 5 + metade do nivel. E agora o numero de classes favorecidas, pelo que eu percebi, aumentou... entao a vantagem antigamente de multiclasse humana nao vai ser mais a mesma coisa.

Claro, eu nao sei muita coisa ainda pra realmente afirmar isso mas dá a impressão.
Editado pela última vez por Chaotic_neutral em 09 Mar 2008, 17:36, em um total de 1 vez.

Chaotic_neutral

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Cebolituz em 09 Mar 2008, 17:34

chaotic_neutral escreveu:Entretanto, nas edições anteriores de d&d a raça humana tem sido ridicula. Os caras sabendo que é a raça mais "fraca" tentam dar desculpas de versatilidade e adaptação e criam as "vantagens" que ao meu ver sao toscas de ganhar 1 talento a mais e pontos de pericia extra para se equiparar a bonus racias, pericias e talentos.

Você tem certeza que já jogou D&D?

Você tem certeza que estamos falando do mesmo D&D?
Imagem
Cebolituz

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Chaotic_neutral em 09 Mar 2008, 17:45

Cebolituz escreveu:
chaotic_neutral escreveu:Entretanto, nas edições anteriores de d&d a raça humana tem sido ridicula. Os caras sabendo que é a raça mais "fraca" tentam dar desculpas de versatilidade e adaptação e criam as "vantagens" que ao meu ver sao toscas de ganhar 1 talento a mais e pontos de pericia extra para se equiparar a bonus racias, pericias e talentos.

Você tem certeza que já jogou D&D?

Você tem certeza que estamos falando do mesmo D&D?

É, ganhar 1 talento extra. 4 pontos de pericia extra no primeiro nivel e 1 extra a cada nivel se equipara a:

Anao: Visao no escuro.Ligaçao com pedras (nao vou descrever a habilidade). Familiaridade com arma. Estabilidade. Bonus em saves x veneno. bonus contra efeitos mágicos ou similares a magia. +1 ataque contra orc,goblins, bugbears e robgoblins. +4 ca de bonus contra monstros do tipo gigante. +2 testes de avaliação a material relacionado a metal ou pedra. + 2 oficios metal ou pedra. e deslocamento de 6 a invés de 9.
+ 2 cons -2 car. Eu acho que todos atributos sao importantes mas em geral o "carisma" não é tão valioso quanto deveria ser. (Eu acho que deveria implicar em mais coisas) e consequentemente é comum ver na ficha personagens com um carisma baixo e os atributos fisicos bombados em troca. (Obviamente mais para um combatente, mas ainda assim, personagens que nao tem necessidade de carisma o deixam baixo. Pelo menos eu percebo isso..)
Na minha opiniao isso é desequilibrado.

Chaotic_neutral

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Lune em 09 Mar 2008, 17:50

Na minha opiniao isso é desequilibrado.

Na minha também. Pro lado do humano.
Sério, nada bate feat extra.
Imagem

Imagem
Lune

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários