por CyrusSean em 09 Mar 2008, 19:19
Esse era um posto que eu queria fazer faz tempo e deve ser meio grande...
Parte 1: DnD virando WOW ou Magic
Contra isso começo afirmando que gosto de magic, já gastei várias horas em torneios e lojas, gosto de wow, sou um jogador hardcore em recuperação, acredito que a grande parte do publico alvo de DnD goste de ambos, por isso pergunto, seria um problema DnD estar usando wow e magic como fonte de inspiração ? Claro que não, ainda bem que eles estão usando algo bom para referencia, a maior parte do publico não vê problema nisso, um publico mais hardcore pode ver problema, pois estaria esperando algo mais novo ou revolucionário, a wizard somente verá problema se a 4e encalhar e para os projetistas eu não acho que seja tão problemático, afinal eles tão usando como referencia um bom card game e o melhor mmorpg, afinal nem de outro rpg estão copiando, para ficar perfeito somente faltava esconder as fontes.
E por favor, usando como referencia, chega a ser ridículo alguém falar que DnD vai virar magic ou wow, as noticias que estão saindo mostram que DnD está longe disso ainda, somente algumas mecânicas desses jogos foram incorporados ao DnD.
Parte 2: todos as classes são magos.
Meu primeiro argumento contra essa, é uma teoria, que como teoria precisa ser melhor pesquisada e testada, mas acho que já posso apresentar.
Quando se pensava num grande guerreiro, nos primórdios do DnD que imagem vinha a mente ? Um guerreiro igual ao Aragorn do Senhor dos Anéis, ao Parn de Lodoss, ao Arthur das lendas britânicas, ao Conan da era hiboriana, esse guerreiro seria o maximo da condição humana, apesar dele lutar contra exércitos as proezas destes estão próximos dos limites humanos, eles tem reflexos extraordinários, suas espadas são quase sempre mortais, mas eles não saltam montanhas, abrem vales com as espadas ou correm a velocidade do som. A mecânica de DnD se fez para representar esse conceito de guerreiro, infelizmente uma mecânica limitada e mais fraca, eu acrescentaria chata, se comparada ao cara de chapéu pontudo e cajado, mas era o conceito vigente na época, fazia a maioria feliz.
O tempo passa o mundo muda e agora quando pergunto o que é ser um guerreiro ? A reposta dos meus colegas seria um Ichigo do Bleach, Roronoa Zoro de One Piece, o Rock Lee de naruto, Kratos do God of War, ou Frog do Chrono Trigger, como esse segundo grupo se comporta em combate ? Bem diferente do primeiro, pois estes são claramente acima da condição humana, proezas totalmente sobre-humanas, o conceito de guerreiro esta mudando e o sistema de DnD esta mudando junto para comportar uma mecânica mais equilibrada entre magos e não magos. Ao meu ver isso é bem positivo, pois quando penso em um guerreiro para uma aventura épica eu penso em algo mais próximo do segundo grupo, além do fato que agora espero que meu guerreiro tenha chance contra o cara de chapéu pontudo. O DnD podia ter feito de duas formas o equilibrio entre magos e não magos, ou jogava todo mundo pra baixo ou subia o nível do resto, visando o seu publico alvo eles subiram o nível de poder.
Segundo argumento, vamos comparar umas magias e uma “manobra – fu mágica” do Tome of Chrono Trigger
Toque chocante: ataque de toque causa 1d6 choque / nível do mago
Saphire Nightmare blade: teste concentração CD é a CA do alvo, para fazer um ataque de toque +1d6
Mecanicamente estes poderes são semelhantes, ignoram a armadura do alvo e causam dano, mas será que um observador na cena diria que os dois são magias ? No primeiro o cara de chapéu pontudo recita algumas palavras, pula numa perna só e da um toque com a mão envolta em relâmpagos, o segundo um cara de armadura se concentra no alvo e ataca um ponto fraco do alvo, o primeiro é claramente algo mágico e o segundo? Para mim mais parece uma proeza física.
Relâmpago: 10d6 em linha, save reflex para metade do dano.
Ligthing Trow: 10d6 + mais o dano da arma em linha, a arma volta no final na manobra pra vc.
Outra vez mecanicamente igual, mas é a narração da ação é completamente diferente: o cara de cajado fala numa língua estranha, dança a macarena, pega um pouco de coco de morcego e sai um relâmpago fritando todos na frente e o rapaz enlatado arremessa seu escudo dilacerando os inimigos na linha e no final ele ricocheteia e volta ao dono.
Crunch parecido, fluff completamente diferente, para mim isso é ideal, mecanicamente o mago e o guerreiro se aproximam e equilibrando o sistema, note o termo APROXIMAR, mas o fluff de suas habilidades é completamente diferente, ainda mantendo o conceito da classe.
Parte 3: Conclusão
A questão principal, ao meu ver, não é se o DnD ta se aproximando de Magic, nem se esta aproximando de wow, ou se todas as classes são magos, tudo isso é secundário, a grande pergunta é como isso vai acabar ou qual será o resultado final. Se ficar uma coisa boa, como espero e as informações mostram, todo mundo vai bater palmas, uns mais outros menos, se o resultado final for um “esterco flamejante” vão cair matando não importa se teve como referencia isso ou aquilo.
Extras: Enquanto eu escrevia isso, o qual saiu bem maior que eu queria, o fórum deu uma aumentada e queria comentar algumas coisas.
- O “quadrado de fogo” eu acho aceitável pois vejo uma circunferência que tangencia esse quadrado, [O], assim não fica tão feio, mas o blast foi de matar, como o mago solta aquele
tangente dele ? Ele estica a mão pro lado e solta ? Somente de imaginar já dói a vista.
- 1 talento adianta 3 níveis a sua vida e as vantagens das outras raças básicas não são tão diferenciais assim, talvez em um cenário Core com poucos suplementos essas vantagens das outras raças apareçam mais atraente, mas num cenário com + de 100 livros, 1 talento é mais útil. isso mecanicamente, pq se pra role, pq estaria preocupado com qual vantagem cada raça oferece ?
"É inerente a um tolo dizer verdades que ninguém mais ousa falar" Sandman - Sonhos de uma Noite de Verão