Como prover desafios para PCs de nível alto usando NPCs norm

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Khelben Arunsun em 14 Mar 2008, 11:37

Fica difícil um grupo de zumbis inspirar medo em um grupo de nível médio, isso em um cenário como Ravenloft é uma coisa grave, desde então tenho pensado em uma forma de mininizar esse problema.

Campanha de Shadowrun. Todo mundo velho de guerra e "escolado", já. Estávamos levando uma ogiva nuclear de Seattle para Detroit. No caminho, um grupo rival nos atacou, tentando roubar nossa carga. Pegamos uma estrada lateral, daquelas de terra mesmo, e fugimos dos caras até os despistarmos, mas atraímos a atenção de uma matilha de cães infernais. Por "sorte" encontramos uma mansão "Lovecraftiana", daquelas de três andares na orla da floresta. Nos abrigamos da tempestade e dos cães lá dentro.

Então começaram a vir os zumbis. E nós batemos. Nós atiramos. Nós usamos lança-chamas, magia, Vindicator, porrada. Destroçávamos 100, e mais 1000 surgiam... das paredes, do teto, do solo... começou a minar sangue das paredes. Fomos separados e penamos para sair de lá. As portas não abriam, as janelas não abriam, as paredes não quebravam. Somente quando paramos o grande relógio de pêndulo, achamos a passagem secreta e destruímos o portal místico do local que os mortos desapareceram. Estávamos sem munição, sem um dos membros, sem estado de nervos equilibrado, e quase que perdemos a carga nessa brincadeira.

O pior de enfrentar um zumbi é se ver como um.

Mas sua opinião é válida. Em Knight of the Black Rose, Lord Soth e seu lacaio metamorfo se vêem atacados por um exército de zumbis:

Lacaio: "Eu cuido dos cem da esquerda chefe. Você cuida dos cem da direita?"

Soth: "Já enfrentei perigos muito piores quando ainda respirava" :pidao:

Lord Soth fez a festa? Sim, mas mesmo assim, ele ainda estava dentro dos domínios de Stradh, e lá dentro, por mais poderoso que ele fosse, ele não era páreo para o grande vampiro.

E ter esse mesmo grupo sendo espancado pelos aventureiros...

Essa é a idéia. O importante é que os heróis saibam que não terão sossego. :b

E os heróis tomam elas de volta quando retornem de LÁ. Aconteceu comigo, nunca mais um credor tentou cobrar impostos do meu mago...

E o regente local deixou por isso mesmo?

Essa eh legal, mesmo... mas ainda sim... o cara vai precisar de alguém com niveis iguais ou muito próximos dos heróis para não tomar uma coça no acerto de contas...

Teoricamente, apenas. Se ele é o burocrata de um governo forte e estruturado, atacá-lo é atacar o governo. Isso pode vir a ser problemático.

Eu acho que o Mirallatos tocou no cerne da questão, agora: banindo o pensamento meta-jogo, a situação torna-se mais verossímil. O herói não tem como saber "quantos pvs" ele tem, nem o seu aliado, muito menos quantos pvs - ou poderes e habilidades, o sujeito logo a frente tem. Mesmo um herói poderoso recuaria diante de uma turba (exceto um anão diante de uma turba de orcs :b )
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Khelben Arunsun

Mensagempor Lumine Miyavi em 14 Mar 2008, 11:51

Mesmo um herói poderoso recuaria diante de uma turba (...)

Nem sempre, rapaz... Nem sempre. Seja por confiança demais nas suas habilidades, ou pela mera ilusão de grandeza, muitos heróis e vilões poderiam não recuar SEM ser metajogo.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Khelben Arunsun em 14 Mar 2008, 12:03

Exatamente como eu disse... o " Fator Gimli"

"Me larga! A gente dá cabo deles!!!"

Nessas horas é bom ter aliados com juízo pra tirar o sujeito dali... ^^
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

- Dave Arneson

Khelben Arunsun

Mensagempor Styker em 14 Mar 2008, 13:14

Khelben Arunsun escreveu:Exatamente como eu disse... o " Fator Gimli"

"Me larga! A gente dá cabo deles!!!"

Nessas horas é bom ter aliados com juízo pra tirar o sujeito dali... ^^

hahaha Isso me lembra o antigo barbaro lah da mesa correndo pra cima de 6 dragoes e do exercito de sombras... e quando tiram ele de lá ele grita "COVARDES... eram apenas 6..."
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor Mirallatos em 14 Mar 2008, 14:23

Voltando no assunto sobre os camponeses.

A melhor maneira de mostrar para os jogadores o que eles estão fazendo, é atribuir-lhes responsabilidade sobre seus atos.

Cito aqui um exemplo de um MMO: Jogando WoW vez outra nos deparamos com grupos da facção oposta atacando uma cidade. Algo comum no jogo, mas isso acaba ficando complicado quando este ataque vem de mentes idiotas com personagens de Nível 70 com muito tempo para perder.

O jogo possui arenas para PvP.

Então, eles chegam e dizimam uma cidade. O que acontece? Alguém de uma guilda poderosa chama a maior quantidade de PJ para ajudar, normalmente alguns atendem o pedido e chegam para confrontar os inimgios. Ok, e como diabos isso me serve em D&D?

Oras, como os personagens ficam sabendo das ações de um vilão no jogo? Rumores. Magia. Testemunhas. Em algum momento uma destas vilas estará preparada com não tão simples camponeses...

Finalizando: "A chave para abrir a tumba é uma jovem criança da Aldeia da Lebre. O quê? Vocês dizimaram a aldeia? Então os artefatos ficarão enterrados para sempre." :twisted:
Imagem
Mirallatos

Mensagempor Smaug em 14 Mar 2008, 18:32

Essa é a idéia. O importante é que os heróis saibam que não terão sossego.

Acredito que isso todo herói já sabe desde que ganha certa reputação... mas faz sentido e dah otimos ganchos de aventura...Mas, novamente, os tais invasores tem de ser de niveis muito próximos ou iguais aos heróis para darem uma canseira, senão, serão facilmente eliminados...

E o regente local deixou por isso mesmo?

Não, ele tentou mais algumas vezes, mas quando começou a doer no bolso (ter que ficar contratando oponentes tão fortes quanto o grupo) ele desistiu... preferiu ter um mago, amigo de aventureiros (todos de nivel 17-20) que não pagavam impostos, mas que poderião ajudar em algum problema do que ficar gastando tempo e dinheiro tentando se livrar desse mesmo grupo...

Teoricamente, apenas. Se ele é o burocrata de um governo forte e estruturado, atacá-lo é atacar o governo. Isso pode vir a ser problemático

Depende, o poder do grupo pode acabar facilmente com a maioria dos incovenientes criados... pra que se precoupar com onde passar a noite quando se tem Mansão Magnifica de MOrdekainen? Ou pode escapar para outros planos?
A unica vez que eu vi isso dar certo foi em uma campanha de GURPS... em D&D acredito que governos se voltando contra heróis vai resultar nesses heróis indo derrubar o governo (e tendo uma grande chance de conseguir).

Finalizando: "A chave para abrir a tumba é uma jovem criança da Aldeia da Lebre. O quê? Vocês dizimaram a aldeia? Então os artefatos ficarão enterrados para sempre."

Hum, alguém não poderia ressucitar a bendita criança?

Uma idéia interessante que eu costumo usar e o grupo rival, um grupo que evolui com a mesma frequencia dos heróis e que vez ou outra se depara com eles...quase sempre com objetivos opostos ou iguais (o que cria uma disputa pela recompensa).
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Cebolituz em 14 Mar 2008, 19:47

Com relação as outras questões, sugeria seguir o que o pessoal está dizendo.

Agora com relação a isso:

Hermes escreveu:O problema é que os jogadores se sentirão sem controle sobre isso e a merce da sorte em face a essa regra. Eles não tem uma defesa certeira contra isso e em alguns casos isso gera uma certa infelicidade, especialmente quando alguém sofre por conta desta regra.

Aqui tenho uma solução bem mais simples e sem muita dor de cabeça.

Pegue um escudo do mestre e role o dado. Se tirar um 20, role de novo. Se tirar outro 20, analise bem a situação, veja se isso vai prejudicar a aventura e simplesmente diga "ele errou o ataque".
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Khelben Arunsun em 14 Mar 2008, 21:26

Não, ele tentou mais algumas vezes, mas quando começou a doer no bolso (ter que ficar contratando oponentes tão fortes quanto o grupo) ele desistiu... preferiu ter um mago, amigo de aventureiros (todos de nivel 17-20) que não pagavam impostos, mas que poderião ajudar em algum problema do que ficar gastando tempo e dinheiro tentando se livrar desse mesmo grupo...

Isso que é legal. Dá verossimilhança ao cenário, e mantém a situação "equilibrada". Um exemplo que acho interessante é o do Reino Sagrado, na Orla Vilhon de Forgotten Realms: eles estão atraindo magos "bons" para o reino. Os magos terão isenção de impostos e privacidade para suas pesquisas, desde que dediquem um tempo para auxiliar na "criação" do reino: usando sua magia para criar as estradas, torres, etc.

Depende, o poder do grupo pode acabar facilmente com a maioria dos incovenientes criados... pra que se precoupar com onde passar a noite quando se tem Mansão Magnifica de MOrdekainen? Ou pode escapar para outros planos?
A unica vez que eu vi isso dar certo foi em uma campanha de GURPS... em D&D acredito que governos se voltando contra heróis vai resultar nesses heróis indo derrubar o governo (e tendo uma grande chance de conseguir).

E dependendo do Reino, o poder do grupo de nada vale. Vamos citar meu exemplo preferido: Cormyr. Lá, aventureiro tem de ter uma carta real (emitida por burocratas) para poder agir dentro do Reino. Atacar um burocrata lá é pedir pra sua carta ser vetada. E aí, só fugindo mesmo. Porque atacar um burocrata na nação dos Magos de Guerra e dos Dragões Púrpuras, nem quem tem colhões faz. A não ser que existam provas irrefutáveis de que o tal burocrata é corrupto.

Hum, alguém não poderia ressucitar a bendita criança?

Não funcionaria se a criança não quiser ser ressucitada. Ou, se algum demônio aprisionou a alma dela - o que poderia gerar outras aventuras bem interessantes.
- Gary Gygax

- Dave Arneson

Khelben Arunsun

Mensagempor Torneco em 14 Mar 2008, 23:08

Mas aí é dificultar muito as coisas. Bem, na minha opinião, um grupo de nível perto de 20 tem recursos mais do que suficientes pra passar por cima da maior parte dos governos, salvo os de cenários com reinos que possuem NPCs de nível elevado protegendo a região. Por mais que um exército possa usar várias táticas pra dificultar a vida do grupo, o grupo pode causar muito mais estrago com táticas de guerrilha contra as autoridades governantes e locais importantes pra região do que um exército numeroso.
Torneco

Mensagempor Deicide em 15 Mar 2008, 08:58

Torneco escreveu:Mas aí é dificultar muito as coisas. Bem, na minha opinião, um grupo de nível perto de 20 tem recursos mais do que suficientes pra passar por cima da maior parte dos governos, salvo os de cenários com reinos que possuem NPCs de nível elevado protegendo a região. Por mais que um exército possa usar várias táticas pra dificultar a vida do grupo, o grupo pode causar muito mais estrago com táticas de guerrilha contra as autoridades governantes e locais importantes pra região do que um exército numeroso.

E aí o que o governo faz? Manda um emissário para a taverna e contrata um grupo de aventureiros para acabar com o grupo de aventureiros. E todos sabemos como isso termina...
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Styker em 15 Mar 2008, 09:33

Voce pede pra os players fazerem novos pcs para caçarem os antigos deles hahaha
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor Khelben Arunsun em 17 Mar 2008, 18:38

Pergunta:

Quem aqui já leu ou deu uma olhada no suplemento de AD&D DM´s Options - High Level Campaigns?
- Gary Gygax

- Dave Arneson

Khelben Arunsun

Mensagempor Smaug em 17 Mar 2008, 18:56

E dependendo do Reino, o poder do grupo de nada vale. Vamos citar meu exemplo preferido: Cormyr. Lá, aventureiro tem de ter uma carta real (emitida por burocratas) para poder agir dentro do Reino. Atacar um burocrata lá é pedir pra sua carta ser vetada. E aí, só fugindo mesmo. Porque atacar um burocrata na nação dos Magos de Guerra e dos Dragões Púrpuras, nem quem tem colhões faz. A não ser que existam provas irrefutáveis de que o tal burocrata é corrupto.

Pois eh, soh que o mesmo reino seja ele Cormyr ou qualquer outro vai ter que se valer de um grupo de aventureiros do mesmo nivel ou superior e tão bem equipados quanto para dar conta dos heróis. Não adiantar mandar um exercito de combatentes de 1º a 5º nivel que eles vão ser massacrados sem doh nem piedade (bom talvez com um pouco de piedade). E assim volta-se ao problema do tópico: não eh possivel prover desafios para um grupo de pcs de nivel alto usando npcs de nivel baixo ou mediano.
Os burocratas e governos podem ter ataques histéricos e berrarem como menininhas, se eles não enviarem npcs de nivel superior não vai ter o que fazer com os pcs...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Cyrano em 17 Mar 2008, 21:30

Khelben Arunsun escreveu:Pergunta:

Quem aqui já leu ou deu uma olhada no suplemento de AD&D DM´s Options - High Level Campaigns?

Fale-nos sobre isso, caro sir Khelben...

:aham:
Cyrano

Mensagempor Khelben Arunsun em 18 Mar 2008, 01:17

Sim, caro Cyrano. Até porque já percebi que muitos não conhecem essa pérola! :aham:

Capítulo 1

As Sete Máximas de uma campanha High-Level*

1 - Não dependa dos dados!

Toda campanha de AD&D requer um certo grau de tensão. Uma grande aventura envolve algo glorioso a se ganhar, e algo igualmente importante a se perder. É bom jogar uma aventura leve para se divertir de vez em quando, mas o jogo está no seu ápice quando os PCs se vêem postados entre o grande sucesso e o fracasso total.

No começo de uma campanha, apenas rolar os dados já garante um certo grau de incerteza para manter todos tensos (isto é, emocionalmente "fisgados") Guerreiros atacam seus oponentes, esperando que seus golpes acertem. Mesmo contra um goblin, a probabilidade é que metade dos golpes errem. Todos os jogadores engolem seco - alguns visivelmente - quando o DM pede por um Teste de Resistência; um simples veneno tem uma chance excelente de matar ou incapacitar um herói de 1º nível. Mesmo uma boa iniciativa é crucial no começo do jogo, porque o singrar de uma lâmina pode decretar o fim de um herói de primeiro nível.

Em cada um dos exemplos acima, a chance de falha é significante para os PCs, e suas consequências são graves. A partir do momento em que a campanha amadurece, e os PCs se tornam mais poderosos, entretanto, os jogadores não temem mais tanto assim os dados. Guerreiros de nível 4º a 6º já acertam com uma frequencia muito maior, e mesmo ladinos e clérigos se sustentam em uma batalha. Todos os PCs neste nível tem mais poder e podem suportar mais abuso. O DM ainda pode fazer os jogadores temerem pelos seus PCs fazendo-os se confrontarem com inimigos cada vez mais poderosos.

Aumentar a força dos adversários é uma boa tática para campanhas de nível baixo/médio por duas razões: primeiro, isso ajuda a manter o nível de tensão, fazendo as coisas ficarem mais difíceis para os heróis. Personagens de nível médio esperam acertar seus ataques contra goblins, mas as coisas já ficam difíceis ao se enfrentar wyverns. Segundo, isso ajuda a manter o nível da recompensa. Quanto "maior" o adversário, mais xp você distribui. Isto é importante para manter o fluxo de avanço dos níveis na campanha.

O ciclo de escalonagem no nível de poder começa a se quebrar quando os PCs ultrapassam o 9º nível. Seus ataques e testes de resistência se tornam tais que eles praticamente são sempre bem sucedidos, especialmente levando em conta a magia. A CA também se torna tão boa que dificilmente eles são atingíveis.

O combate, antes o momento mais dramático do jogo, pode se tornar uma rotina vazia de fatiar - rolar dano - fatiar novamente; especialmente se o DM permite que os jogadores acreditem que seus PCs são invencíveis. É claro, você pode restaurar o nível de tensão presenteando os PCs com adversários cada vez mais fortes. Entretanto, simplesmente trazer os antagonistas ao nível de poder dos PCs não é uma boa idéia. Isto empobrece as conquistas dos heróis. A tensão no jogo é um elemento positivo, mas muitos jogadores se desesperam quando eles percebem que seus personagens estão sempre correndo perigos fatais. Os jogadores começam a pensar que seus personagens estão brincando com a sorte a cada nova aventura e podem optar por aposentar seus heróis antes que eles morram. "Endurecer" os antagonistas também significa distribuir mais xp, o que acelera o ritmo do avanço de nível, e torna a situação ainda pior.

A chave para manter a tensão no jogo sem inflacionar o nível de poder é criar situações onde os jogadores precisem se apoiar nas suas próprias memórias e habilidades de raciocínio. Ao invés de confrontar os PCs de nível alto com grandes números de inimigos poderosos, tente grupos menores de inimigos mais fracos que ataquem de acordo com um plano. Também há o fato de que nem todo desafio precisa ser um combate. Dê a seus jogadores problemas que exijam que eles pensem mais do que rolem dados - disputas políticas complexas, mistérios, enigmas, e coisas do tipo desafiam diretamente os jogadores. Para manter o jogo centrado nos personagens, busque novas maneiras de usar as habilidades dos personagens. Veja o Capítulo 2 para mais sugestões.

Não tente eliminar de vez as rolagens de dados, também. Todos gostam de destruir algo de vez em quando, e os jogadores esperam ser capazes de usar suas habilidades poderosas recém-adquiridas. A chave aqui é não permitir que os PCs se tornem tão dominantes a ponto de que cada situação desça ao nível de uma "extravaganza" de jogadas de dados onde a única diversão envolvida seja a de computar quantas baixas o grupo é capaz de causar em uma rodada.

Bem, esse é o naipe do começo do livro. Essa é apenas a primeira máxima. Depois dela, tem mais seis. E depois, mais seis capítulos.

Por essas e outras que insisto batendo o pé de que aventuras épicas podem ser bem contadas,e não estão atreladas a antagonistas épicos.

Um exemplo que gosto de usar: todos viram e / ou leram O Conde de Monte Cristo, certo? Todos tem noção da vingança que ele arquitetou, e como a executou a cabo.

Agora, que todos os DMs aqui analisem: seus pcs estão preparados para enfrentar um antagonista que seja um especialista 3 - mas que seja podre de rico, e vingativo, como o Conde? Eles conseguiriam fugir da trama de destruição que ele armou?

Magias de nono círculo previnem contra alta traição, e vingança bem armada?

* Traduzido (porcamente) do original por Yuri S. Peixoto (ou Khelben Arunsun), na madrugada de segunda para terça, ao som de Nightwish (Amaranth) e Kamelot (Black Halo - in Feanor´s Honor!)

Memento Mori
- Gary Gygax

- Dave Arneson

Khelben Arunsun

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários