O Endeusamento do Roleplay

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor rsilverblood em 20 Fev 2008, 02:21

(vejamos: maior popularidade do RPG é ruim? mais cenários é ruim? uma nova revista é ruim?... mas, nem tudo é positivo, uma vez que com a pirataria é só imprimir em preto e branco o arquivo... e isso fará os preços subirem... isso não tem saída, a menos que o RPGista brasileiro típico decida que é melhor comprar um livro e imprimí-lo da internet)
A utopia não foi feita para nossos olhos mortais...
rsilverblood

Mensagempor Madrüga em 21 Fev 2008, 00:45

taverneiro escreveu:Também nao vejo pq tanta ironia. Não se pode mais nem debater sobre o que um acha do futuro do jogo?

Claro que há motivo. Primeiro, porque esse tópico não trata disso. Se você quiser abrir um tópico chamado "os achismos do Taverneiro", eu apóio a iniciativa. Novamente, porque esse tipo de comentário é absolutamente off-topic em uma discussão que fala sobre o "endeusamento do roleplay".

Segundo, porque opinião todo mundo tem. Opinião qualquer um tem. Eu tenho, você tem, o zé da padaria tem, a dona Maricota da escola tem, todo mundo tem. Fazer previsões, qualquer um faz, ainda mais baseadas em achismo e não em dados concretos. "Haverá um sistema popular, mas brasileiro" é o tipo de profecia furada que, além de estar no tópico errado, não se apóia em nada para existir. Então não estou reprimindo a opinião, estou criticando abrir a boca para não acrescentar nada a uma discussão e ainda por cima expor absurdos.

É um fórum de opinião? Claro que é. Estou dando a minha.

Mais sobre isso? Abram outro tópico, esse aqui tem outro enfoque.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Diel em 03 Mar 2008, 05:40

Experiência própria e vivida na minha mesa:
Até o surgimento do WoD na minha mesa, cada um interpretava à sua maneira, assumindo o papel do personagem ou simplesmente falando o que o personagem fazia. Por exemplo:
<jogador interpretando> Seu orc maldito, morra.<joga os dados de ataque e dano>.
<jogador nao interpretando> Beleza, eu ataco o orc.<joga os dados de ataque e dano>.
Com a chegada do WoD houve uma tentativa de encarnar nos personagens, mas sem sucesso, o pessoal não conseguia assumir o papel, e numa pesquisa rápida, a resposta da maioria foi:
"Não me sinto à vontade assumir de forma mais teatral o personagem."
Resultado, seguimos jogando WoD da velha forma, interpretação-comentario, ou só comentário da ação, como no exemplo acima. Eu mesmo não me sinto à vontade pra encarnar no personagem.

Então se vier alguém querendo cantar vantagem porque "interpreta" mais que o meu grupo todo, eu olho na cara e digo: Ótimo, que bom que você acha que interpreta bem, vai na globo e tenta uma vaga pra trabalhar de ator então. Na minha mesa não preciso de um bundão que se acha só porque se considera um "ator" melhor que os outros.

Resumo: Interpretar ou não, vai do coletivo do grupo. Uns irão encarnar no personagem, outros não. Cabe à qualquer outro engolir essa verdade.
Diel

Mensagempor Alessandro_Franzen em 04 Mar 2008, 13:27

Resumo: Interpretar ou não, vai do coletivo do grupo. Uns irão encarnar no personagem, outros não. Cabe à qualquer outro engolir essa verdade.

Realmente, até onde percebi em meus 20 anos de mesa, o archangell tem toda a razão.

Antes de mais nada, o que vou postar não tem vínculo específico a nenhum sistema de jogo... Eu não jogo nenhum sistema/cenário criado pela White Wolf.

Essencialmente, seguindo o raciocínio e intuito inicial deste tópico, não é uma questão de endeusamento, mas envolve como a mesa consegue se divertir. Em minha função de Gamemaster, eu interpreto trejeitos, vozes, olhares enquanto mostro fotos ou desenhos que esbocem o personagem com quem estão interagindo naquekle instante. Juro, pessoal, não sou ator, apenas adoro fazer isso...Gosto de dar a um NPC uma característica e/ou personalidade para que os jogadores tenham algum tipo de material para com o que reagir e, claro, inspirar o seu roleplay. Por favor, não é só player que deve ou não interpretar, o Gamemaster da mesa é uma peça chave nesse processo.

Confesso que gosto MUITO que meus players interpretem na mesa... a diversão é bem mais legal assim. Todos que jogam comigo acabam incentivando os outros a interpretar, é um ciclo muito saudável e revigorante. Por favor, entendam, que não tenho ninguém que fique vertendo lágrimas reais nas minhas mesas quando um NPC aliado ou importante para a trama falece... Acho isso um exagero. Só digo que Roleplaying realmente é um fator determinante na era que o hobby se encontra... mas, não é mandatório para a manutenção de uma campanha. O que mantém os jogadores interessados é sempre a história e a sua interação com ela. Claro que há outros casos, isolados espero eu, cujos motivos que mantém a mesa unida me deixam chocados.

Uma coisa é certa, não importa o tipo de personagem que o jogador assuma, sempre existirá naquela folha de papel pelo menos 5% a 10% da personalidade original do dono do personagem impresso em tinta invisível. Cabe a mesa estimular a interpretação para que se possa ter um pouco mais de diversão... Caso 100% da mesa resolva ignorar a interpretação (incluido o mestre), eu digo que não estão mais jogando RPG e sim uma transcrição em papel de algum video game que desejariam existir... E, sim, eu já vi e ainda vejo uma mesa que age dessa forma. Não é lenda!

Acreditem, quando fiz uma demonstração de 7th Sea, onde um dos membros desta mesa "diferente" de jogo estava participando de curiosidade, no final pedi uma avaliação sobre todos os aspectos percebidos pelos participantes... Essa pessoa olhou pra mim e disse: "Fiquei impressionado com você... nunca vi mestre de jogo interpretar seus próprios personagens (NPC)...". Isso me deixou, e ainda deixa, chocado.

:cool:
Imagem
Alessandro_Franzen

Mensagempor kimble em 24 Mar 2008, 10:21

Alguém podia mover a parte das previsões para um tópico separado? Eu também gostaria de jogar algumas, totalmente sem preocupação. Desde que no tópico correto, claro.
Para explicar melhor, a idéia seria deixar as pessoas darem opiniões (OPINIÃO) sobre para onde o hobby vai. Vide teoria dos enxames.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Alessandro_Franzen em 24 Mar 2008, 11:15

Alguém podia mover a parte das previsões para um tópico separado? Eu também gostaria de jogar algumas, totalmente sem preocupação. Desde que no tópico correto, claro.
(Kimble)

Bom, apesar de não ter o poder de mover posts... digo que posso realizar seu pequeno desejo:

viewtopic.php?f=11&t=2062

Abri um tópico sobre o mercado nacional...
Imagem
Alessandro_Franzen

Mensagempor Khelben Arunsun em 24 Mar 2008, 11:44

Primeiro de tudo, parabéns pelo tópico extremamente interessante, Sorcerer!

Excelente linha de questionamento, e um debate muito bom de todos os presentes. :aham:

Sobre a questão roleplayer x powergamer, eu particularmente vejo da seguinte maneira:

O fato do roleplaying ser "endeusado", eu até que acho correto, e concordo. Como o Franzen, eu me levanto na mesa, gesticulo, altero a voz, cada npc meu tem uma peculiaridade que o faz único. Isso estimula os jogadores a interpretarem mais seus personagens, cria um ambiente de roleplaying sadio.

Quando um jogador já começa a querer interpretar seu personagem indo ao banheiro, ou iniciar novamente mais um debate sobre as agruras do mundo, aí eu já tento contornar e "cortar a onda" - pq é um tiplo de roleplay que não vai acrescentar nada nem para o pc, nem para a campanha.

Agora, usar o roleplaying como martelo de batalha para esmagar o powergaming? Pra quê? Eu não vejo nada de negativo em se usar as regras do jogo para se obter o máximo possível com seu personagem. Acho isso natural, normal, e até encorajo nas minhas mesas. E também o faço quando estou jogando. Meus personagens possuem históricos detalhados (geralmente uso o sistema de perguntas a serem respondidas do L5R 1ª edição + os traços de caráter e personalidade do Alternity - em qualquer rpg), uma personalidade bem definida, e um objetivo na vida.

E também faço o possível para que ele seja o mais perfeito possível, usando todas as regras a meu favor.

Não vejo isso negativamente, em hipótese alguma. O único lado powergamer que não gosto é o dos jogadores que não aceitam nem montar um personagem de D&D com 25 pontos ("o que vou fazer com essa porcaria?"), ou que venham com idéias malucas sobre gishs e coisas assim...

Uma coisa é saber jogar com as ferramentas que se tem. Outra é querer as melhores ferramentas possíveis o tempo todo. Isso tira a graça do jogo, e da diversão de ver seu personagem zé-ninguém se tornar o grande ban-ban-ban do pedaço.

Que o diga o sujeito que pegou um mago de Constituição horrível, e Carisma péssimo.... e com isso fez Raistlin Majere! :cool:
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Khelben Arunsun

Mensagempor Youkai X em 24 Mar 2008, 15:06

Sobre Roleplaying vs Powergamer...

Eu gosto de roleplay, de ver um personagem ou grupo de personagens terem uma histpória bem definida e legal e uma trama a ser criada e evoluindo conforme os atos dos personagens jogadores e das propostas do mestre/narrador. Mas também admito que gosto quando os personagens jogadores tenham a chance de serem bem construído mecanicamente e que não sintam que seus personagens sejam fracos ou muito inferiores ao resto do grupo (embora jogar uns NPCs fortinhos pra darem uns arrepios e tensões básicas é legal :twisted: ). Em geral prefiro dar aos jogadores um pouquinho (mas só um pouquinho) mais de força e poder do que o normal em campanhas convencionais, pois admito não ter paciência alguma com campanhas tipo "nível 1 ao 30" ou do tipo "apenas o Livro do Jogador vale e atributos baixos". Gosto de exagero, alopração, pirotecnia e coisa sdo tipo também.

Sobre essa questão do roleplay e da teatralidade dos jogadores e mestres na hora de encarnar personagens é bom ver a média da mesa e do mestre. Muitos jogadores ainda acham meio embaraçoso, desnecessário ou idiota incorporar o personagem, a gesticular e coisas do tipo e daí desetimula a quem goste de agir de forma mais teatral a poder mostrar suas habilidades em mesa. Eu mesmo senti um pouco disso quando duas jogadoras entraram na minha mesa (sabe o mito de que mulher interpreta mais que homem em jogo e coisas do tipo? Não aconteceu e quase que é o contrário) e admito que a última sessão que narrei, que não teve lutas nem nada acabou sendo arrastada e chata a elas (infelizmente nãso as culpo, visto que o que era pra ser o encontro de todos os jogadores da mesa pra se conhecer acabou sendo meio que um fiasco, com pouca interação entre todos e chances de cenas interessantes, pois elas só parecem se sentir realizadas em combate, que em algumas sessões rolam numa boa média). Eu até que sou bem teatral, incorporo os personagens, dou os gritos de dor quando o NPC é ferido (não, não são gritos reais e altos, já são mais simulados XD ), falo as falas deles (e dos meus PCs quando jogo, além de evitar ao máximo dizer algo que um personagem não saberia ou ao menos temperar com referências possíeis ao personagem [Aliás o Eltor numa sessão com o Torneco fez disso de forma genial ao citar uma autora ficticia do cenário para falar sobre os clichês de dungeons, monstros e tesouros])
Editado pela última vez por Youkai X em 24 Mar 2008, 15:27, em um total de 1 vez.
Youkai X

Mensagempor Diel em 24 Mar 2008, 15:18

Eu ainda acredito que a interpretação vai do coletivo do grupo.
Mas eu acredito mais na "interpretação comentada" que mencionei no meu post acima, pois pelas bases de experiências de minhas 2 mesas de 3-5 anos cada, são as que dão a sensação de tranqüilidade para os jogadores.
Mas é à partir dessa "interpretação comentada" que parte para o nível seguinte, a interpretação mais teatral mesmo. Porém este último é um passo que pode demorar à ser dado, ou mesmo nunca ser dado, por isso eu acredito que não devemos endeusar o roleplay e sim aceitar mais as interpretações "menores"(interpretação comentada, comentários em terceira pessoa do que o personagem irá fazer) e deixar que o jogo flua para então que, inconscientemente, o personagem floreça no jogodor e aos poucos ganhe vida na mesa.
Diel

Mensagempor Elven Paladin em 24 Mar 2008, 18:57

O fato do roleplaying ser "endeusado", eu até que acho correto, e concordo.

Ou seja, os outros estilos de jogar menos focados em "roleplaying" são inferiores e devem ser desincentivados. Pois não há como endeusar algo sem ver os outros como menores e secundários. ;)

ou que venham com idéias malucas sobre gishs e coisas assim...

E o que há de bizarro em alguém que saiba utilizar armas e canalizar magias?

O único lado powergamer que não gosto é o dos jogadores que não aceitam nem montar um personagem de D&D com 25 pontos ("o que vou fazer com essa porcaria?")

Nota: Powergaming não depende necessariamente das condições iniciais do personagem. E sim do que o jogador consegue retirar dessa condição inicial ( tem gente que faz milagre com poucos pontos :b ) e do que vem adiante.

Mas, retomando um ponto do início do tópico, por que praticamente ninguém coloca tópicos ou artigos sobre os excessos, exageros e tolices feitas em nome do "Roleplaying", enquanto o mesmo sobre Powergaming, Hack´nd´Slash e Dungeon Crawl você encontra em qualquer local que lide de RPG?
Editado pela última vez por Elven Paladin em 24 Mar 2008, 19:05, em um total de 1 vez.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor AKImeru em 24 Mar 2008, 19:03

Qual o problema com Gishes? Droga a porcaria do Gandalf era um Gish!

O único lado powergamer que não gosto é o dos jogadores que não aceitam nem montar um personagem de D&D com 25 pontos ("o que vou fazer com essa porcaria?")

Reclamar de pontuação não é powergaming. Colocar tudo oito e um atributo dezoito, agora isso sim é powergaming.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Youkai X em 24 Mar 2008, 22:29

Sorcerer, no seu ponto de vista quais foram os piores exageros cometidos em nome do "roleplaying excessivo"? Cite casos diversos incluindo WoD, D&D, Gurps, sistemas indies, etc :P
Youkai X

Mensagempor FreeSample em 24 Mar 2008, 22:34

Reclamar de pontuação não é powergaming. Colocar tudo oito e um atributo dezoito, agora isso sim é powergaming.

Porque, Oda?
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 24 Mar 2008, 22:35

O maior problema do roleplay excessivo, na minha opinião, é que invariavelmente todos os personagens são frios e metidos a inteligente. Sério. Todos.
Quem faz os personagens realmente originais são aqueles caras "nem aí" pra interpretação, só querendo passar uma tarde se divertindo.
Ou então aqueles que fazem um Bárbaro de Inteligência 5 e ficam gritando "TRURK QUER LUTA!" quando encontram um bando de orcs mal-encarados no meio de uma dungeon.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor FreeSample em 24 Mar 2008, 22:39

Já vi casos onde o cara se esforçava para fazer um personagem ignorante. e isso atrapalhava o andamento do jogo. os pseudo intelectuais são com certeza a maioria, mas cuidado com o restante!
FreeSample

Twitter: @loleite

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias