NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Fëanor em 07 Abr 2008, 10:19

No começo eu estava empolgado com essa 4ª edição, mas conforme o tempo passa estou começando a me desapontar com ela.
Não, nada contra os dragonborns, nada contra "omg os guerreiros estão soltando magias lol".
Apenas acho que esse sistema de regras não vai passar a idéia de ambiente de jogo que o Dungeons & Dragons representa pra mim.
Sim, porque querendo ou não um sistema ajuda a passar isso, e o que foi apresentado até agora tem feito eu pensar que esse vai ser o D&D 4ªe (uh, novidade) e não mais o Dungeons & Dragons.
Antes de mais nada, nada contra, não estou aqui para apontar e dizer o quanto isso esta "errado".
Apenas considero que o D&D sofreu uma ramificação, foi criado um novo estilo, assim como certos estilos musicais acabam se modificando e dando início a outros.
Só tenho a impressão que não vou gostar dessas novas "músicas".[/QUOTE]

Vou dar minha opinião: acho isso uma grande besteira.

D&D continua D&D, você ainda vai estar entrando em masmorras, derrotando beholders, salvando cidades da destruição certa e em engajando-se em batalhas épicas até o dia do julgamento ao som das trombetas.

O que muda é só COMO você fará isso.

Mais uma coisas: Guerreiros não jogam magia.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Lumine Miyavi em 07 Abr 2008, 10:33

Guerreiros não jogam magia.

É verdade, agora todo mundo faz isso. ;)
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Deicide em 07 Abr 2008, 10:52

Fëanor escreveu:Vou dar minha opinião: acho isso uma grande besteira.

D&D continua D&D, você ainda vai estar entrando em masmorras, derrotando beholders, salvando cidades da destruição certa e em engajando-se em batalhas épicas até o dia do julgamento ao som das trombetas.

O que muda é só COMO você fará isso.

Mais uma coisas: Guerreiros não jogam magia.

Não adianta, sempre vai ter gente que não está satisfeita. Apesar de que eu acho que muitos estão julgando o jogo mais pelo que eles acham que está nas entrelinhas dos previews do que pelo que está nos previews. Além disso, tem muitos que nem sequer estão vendo os previews: eles ouvem as notícias de terceiros, em geral já resumidas e já com opiniões negativas "inseridas" e herdam essas opiniões. O maior exemplo é essa idéia de que classes marciais terão "magia".
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Lumine Miyavi em 07 Abr 2008, 11:23

O maior exemplo é essa idéia de que classes marciais terão "magia".

Então eu estou errado, porque eu acho que tudo ficou padronizado demais, como a magias em D&D sempre foram?

Classes marciais herdam manobras de combate do estilo "Tome of Weeabo Fightan Battle", que não eram nada mais que "magias marciais".

Logo, eu herdei uma opinião negativa e interpretei errado TODOS os previews que eu já li? Que a minha opinião negativa é errada?

Oxi, se fosse assim eu nem falava nada. Tem horas que é melhor ficar calado...
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor ShinRyuu em 07 Abr 2008, 11:34

O interessante é que quando a 3e inventou feats, ninguém saiu dizendo que agora guerreiros têm magias. Só porque generalizaram o formato, estão dizendo que guerreiros agora têm magias.

Agora, a bem da verdade, eu acho que parte da culpa disso é da própria Wizards. Precisava chamar de poderes? Poderes automaticamente passam a idéia de magia ou de super-heróis. Tenho certeza de que essas manifestações "omfg D&D = Final Fantasy" seria bem mais reduzida se tivessem chamado apenas de habilidades especiais (tudo bem, poderes é mais curto, mas tem esse efeito colateral).

Outro problema que eu vejo da parte da Wizards é que falharam em marketear e explicar direito os exploits (poderes marciais), e falaram tanto que tudo segue a linha do Book of Nine Swords, que esqueceram de dizer que isso é mais mecânico do que estilístico. Pelo menos, eu espero que seja, e é a minha opinião baseado nos previews. Eu não vi nenhum poder marcial esquisito até agora, tudo é perfeitamente claro. O Bo9S parece, sim, Final Fantasy e congêneres, e esse é o próprio objetivo dele. O que eu vi da 4e até agora, nem parece nem tem esse objetivo. Tudo bem, qualquer habilidade que só se torna disponível após receber um certo dano ou chegar a certo nível de adrenalina inevitavelmente será comparada a limit breaks... mas, contanto que ela não inflame a sua espada ou gere um golfinho do seu punho, a comparação vai morrer na questão do dano/adrenalina, que é bem comum em jogos de vários estilos. Por sinal, estou jogando um game muito divertido, de aventura medieval fantástica, que tem adrenalina e golpe especial quando ela chega ao limite: Dark Messiah of Might and Magic. A estória é clichê puro, mas o jogo é muito divertido por causa da intensa interação com o cenário e dos cenários bem-feitos e impressionantes.

Enfim, pelo que eu vi de exploits até agora, aqueles que são limitados por encontro ou por dia o são por várias razões simples e mundanas. Um poder pode funcionar só uma vez no encontro por necessitar do elemento surpresa: o velho "você não me pega duas vezes", ou "se me enganar uma vez, tenha vergonha, se me enganar duas, a vergonha é minha". Ou, cansa o teu corpo de tal forma que você pode até tentar outro poder de encontro, mas tentar o mesmo poderia distender algum músculo que é usado de forma específica no truque e de forma diferente ou não usado no outro truque. Ou pode ser até psicológico: o medo e a vontade de lutar e sobreviver te deixam em tal estado mental que alguns truques mirabolantes se tornam menos distantes da tua capacidade naquele momento. Ou pode ser uma mera abstração de jogo pra representar aqueles momentos no combate em que todas as condições externas e internas se tornam favoráveis pra aquele truque extraordinário que você consegue fazer de vez em quando, mas sempre "na cagada". E, por fim, pode simplesmente ser uma licença dramática. Por exemplo, Legolas no primeiro filme tem uma hora que puxa duas flechas e as dispara ao mesmo tempo; no segundo filme, monta em um cavalo com uma manobra impossível; e no terceiro, escala olifantes. Agora, quão ridículo seria se ele passasse os filmes inteiros só fazendo isso? RPG é uma atividade dramática, tal como o cinema e o teatro. Entendo que não agrade a todo mundo, mas o fato é que uma das metas da 4e é tornar o jogo mais dramático e cinematográfico. E me parece que estão conseguindo.
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Lumine Miyavi em 07 Abr 2008, 11:42

tl;dr :p

Ou seja, eu realmente estou errado por não ter gostado da 4ª edição como está. :blink:
Lumine Miyavi

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Khelben Arunsun em 07 Abr 2008, 11:46

[piada]

Pois é, gente, os guerreiros não tem magia. Eles tem "manobras de combate sobrenaturais que emulam efeitos mágicos sem o serem de verdade - vide Tome of Anime... err.. Battle". Mas isso não é magia.
Isso sem falar em healing surges.

[/piada]

Ruim? Não, apenas diferente;
Errado? Não, apenas diferente;

Pergunta: Por quê eu escolhi D&D como sistema de regras?
Resposta: porque o sistema era condizente com o meu gosto.
Pergunta: Se eles mudarem demais o sistema, o deixando diferente, eu ainda vou gostar?
Resposta: se eu gostasse de algo diferente, já teria escolhido algo diferente de D&D desde o começo.

Mas, como a 4ª edição ainda não saiu, o que temos são previews, gostos e desgostos.

Livro concreto, na mão, é outra história. :aham:

P.S.: parte do post editada para prevenir leitura seletiva.
Editado pela última vez por Khelben Arunsun em 07 Abr 2008, 14:20, em um total de 2 vezes.
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Khelben Arunsun

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Lumine Miyavi em 07 Abr 2008, 11:54

(deixa eu ter minha crise emo, pô :b )

Aham. Eu li sim, maledito mezenga. E eu até disconcordo com algumas coisas, mas eu não quero dar o braço a torcer. Hohoho. Me processe.

(além disso, temos que movimentar esse tópico, ele tá meio parado.)
Lumine Miyavi

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor ShinRyuu em 07 Abr 2008, 13:55

Eles tem "manobras de combate sobrenaturais que emulam efeitos mágicos sem o serem de verdade

Tsc. Sei lá, acho que você leu previews diferentes dos que eu li, só pode. Não existe NADA sobrenatural nos exploits que vi e documentei até agora. Tem algum dos que você está falando pra me exemplificar?

E Healing Surge não é magia, porque pontos de vida não são ferimentos. PV é disposição combativa, é moral, é energia pra continuar. Healing Surge, apesar do nome infeliz, é um surto de recuperação, não um surto de cura sobrenatural.
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Khelben Arunsun em 07 Abr 2008, 14:17

Relaxa, Shinryu. Não viu que eu estava brincando, dando sequência no comentário do Lumine? :cool:

Como eu disse no meu post completo, até agora só temos os previews, então não temos como dar opinião formada. Com os livros na mão, a história é outra.

E como eu disse, se ficar diferente demais, depois de pronto, aí sim eu desisto de vez. Até lá, vamos esperar. :aham:
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Khelben Arunsun

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Lumine Miyavi em 07 Abr 2008, 14:18

Então magias de CURA, na verdade não curam, e sim restauram o fôlego? :blink:
Lumine Miyavi

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Fëanor em 07 Abr 2008, 14:45

Classes marciais herdam manobras de combate do estilo "Tome of Weeabo Fightan Battle", que não eram nada mais que "magias marciais".

No Tome of Battle as manobras eram coisas sobrenaturais como cones de fogo e coisas assim.
Na 4e não, só a mecanica é a mesma.

Logo, eu herdei uma opinião negativa e interpretei errado TODOS os previews que eu já li?

Sim, é o que parece.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Deicide em 07 Abr 2008, 14:49

Fëanor escreveu:

No Tome of Battle as manobras eram coisas sobrenaturais como cones de fogo e coisas assim.
Na 4e não, só a mecanica é a mesma.

E adicionando: apenas alguns estilos tinham manobras obviamente sobrenaturais. Vários estilos envolviam manobras que podem ser explicadas de forma mundana (ainda que sejam bem fantasiosos, mas estamos falando de um jogo com anões, elfos e guerreiros de espada matando dragões).
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Natsuiro em 07 Abr 2008, 15:17

A little gig 'bout fourth edition.

Então magias de CURA, na verdade não curam, e sim restauram o fôlego?

Mas Miyavi, magias de curas são magias, curam ferimentos e ânimo... healing surge não é cura, cura só 'fôlego' [um percentual do total de hit points]... uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Imagem
Natsuiro

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários