[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor AKImeru em 17 Abr 2008, 13:58

Eu sincêramente acho que é embassado você tentar comparar personagens de obras de ficção com o universo de D&D, especialmente quando Musashi e Guts apanharam e quase morreram diversas vezes justamente pela sua inexperiencia e limitações fisicas em seus respetivos mangas.

E demoraram anos para atingir seu apice. Enquanto uma criança em D&D não tem problema nenhum em passar niveis dentro de poucos meses.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Moon[K]Night em 17 Abr 2008, 14:10

E acha que nesses meses ela não irá quase morrer várias vezes? Não há como comparar livros, revistas e filmes com um cenário de RPG, simplesmente pelo fato de o tempo em RPG parecer passar, e às vezes sim, mais rápido que o normal.
Vc acha que se Berserk fosse uma campanha de D&D o Guts não estaria facilmente no nível 10 ao assumir o comando de uma tropa?
Por isso não acho injusto uma garota de 14 anos começar a andar pelo mundo como aventureira. Principalmente em Tormenta que é um cenário completamente anime.
Imagem
Moon[K]Night

Mensagempor Sr. Pichu em 17 Abr 2008, 15:38

Moon[K]Night escreveu:Principalmente em Tormenta que é um cenário completamente anime.

Completamente animê naquelas
ainda mais porquê os autores teimam em dizer que Tormenta é um cenário sério
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor AKImeru em 17 Abr 2008, 15:59

Vc acha que se Berserk fosse uma campanha de D&D o Guts não estaria facilmente no nível 10 ao assumir o comando de uma tropa?

Se Berserk fosse uma campanha de D&D o grupo ia desbandar assim que um dos personagens jogadores traissem todo mundo. Isso e Guts não demoraria uns quatro arcos inteiros para conseguir uma armadura mágica.

E as lutas iriam demorar bem mais do que apenas um golpe.

Por isso não acho injusto uma garota de 14 anos começar a andar pelo mundo como aventureira. Principalmente em Tormenta que é um cenário completamente anime.

...Você percebe que as afirmações que fez acima não tem absolutamente nada a ver com meninas de quatorze anos em mundos de fantasia né? Apenas falou algo sobre Berserk e D&D :b

Principalmente em Tormenta que é um cenário completamente anime.

Curioso, Berserk e Vagabound são mangas/animes também. Lembre-se, o cenário não é anime, é anime de acordo com Cassaro.
AKImeru

Mensagempor Moon[K]Night em 17 Abr 2008, 16:49

..Você percebe que as afirmações que fez acima não tem absolutamente nada a ver com meninas de quatorze anos em mundos de fantasia né?

Seu problema é com meninas então? Elas não podem lutar aos 14 anos?

Se Berserk fosse uma campanha de D&D o grupo ia desbandar assim que um dos personagens jogadores traissem todo mundo. Isso e Guts não demoraria uns quatro arcos inteiros para conseguir uma armadura mágica.

E as lutas iriam demorar bem mais do que apenas um golpe.

As campanhas do seu grupo são assim, né? Não generalize seu grupo com o dos outros. Se em sua campanha o grupo ia debandar por causa de traição é problema do seu grupo, com o meu não foi isso que aconteceu.
Quatro Arcos para ter uma armadura mágica? Isso é muito pouco. Lembre-se, armas mágicas e outras coisinhas a mais variam de acordo com cada mundo. Em uma campanha de Trevas que mestrei levou muito mais que um ano até aparecer o primeiro ser sobrenatural, imagine um item mágico. E o cenário de Berserk no começo não era algo onde se encontrava um demônio em cada esquina.

Curioso, Berserk e Vagabound são mangas/animes também. Lembre-se, o cenário não é anime, é anime de acordo com Cassaro.

Assim como os citados acima não seriam se os autores dissessem que não são.
Imagem
Moon[K]Night

Mensagempor Smaug em 17 Abr 2008, 18:33

Forçado não eh ela ter classe com 14 anos, eh o irmão dela te-la vendido para no mercado de escravos de Tapista pq queria protege-la da vida de pirata (embora não pareça estar preocupado com ela ser violentada por um minotauro). :roll:
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Yugoloth em 17 Abr 2008, 19:28

Oda Nobunaga escreveu:
Ok então saindo do anime pros livros: Artemis Folw.

Agora com um livro forçado :roll: ?

Bem depende mais da classe dela. Uma Maga ou até mesmo uma Feiticeira seria plausivel. Qualquer coisa que dê niveis em uma classe mais fisica é ridiculo.

Imagine uma menina usando uma armadura full plate derrotando um exercito de Orcs na base da porrada e me diga se isso não é forçado.

... me lembrei do jogo Princess Maker II, eu conseguia fazer a minha filha mata um dragão com apenas um golpe quando ela tinha 12 anos.
Yugoloth

Mensagempor AKImeru em 17 Abr 2008, 20:09

Seu problema é com meninas então? Elas não podem lutar aos 14 anos?

O que diabos isso tem a ver com tudo o que eu disse?

As campanhas do seu grupo são assim, né? Não generalize seu grupo com o dos outros. Se em sua campanha o grupo ia debandar por causa de traição é problema do seu grupo, com o meu não foi isso que aconteceu.

:roll: Okay vamos devagar, releia o que eu escrevi com calma. Eu estava falando o que aconteceria se Berserk fosse baseado em D&D.

Quatro Arcos para ter uma armadura mágica? Isso é muito pouco. Lembre-se, armas mágicas e outras coisinhas a mais variam de acordo com cada mundo. Em uma campanha de Trevas que mestrei levou muito mais que um ano até aparecer o primeiro ser sobrenatural, imagine um item mágico. E o cenário de Berserk no começo não era algo onde se encontrava um demônio em cada esquina.

Okay pare de viajar na maionesse aqui. Estamos falando de D&D, de valores de ouro associados a niveis de personagem. É impossivel quantificar ficção para D&D por muitos motivos, a nescessidade de se possuir itens mágicos para enfrentar desde a criaturas a outros humanos armados até os dentes é real ao core do sistema. Qualquer outra coisa é regra opicional ou até mesmo uma house rule.

Em resumo: Nem Berserk e nem Vagabound deveriam ser quantificados para fazer uma comparação em D&D. Dungeons & Dragons foi feito para representar um estilo bem particular de fantasia heroica cheio de convenções e particulariedades.

Agora voltando ao assunto principal: Eu acho forçado uma personagem(Homem ou mulher) possuir mais que um nivel de classe em uma classe mais fisica em D&D pois ele será muito mais poderoso que um ser humano normal(Apenas compare-os com classes de NPC) enquanto o primeiro nivel a diferença é grande mas dá para engolir.
Assim como os citados acima não seriam se os autores dissessem que não são.

E chegamos ao ponto que eu queria:

Não existe estilo anime.O que existe são convenções criadas na ilha de Nipon que fãs do exterior consideram um "estilo", quando qualquer animação e revistaem quadrinhos no Japão recebe a nomenclatura "manga" ou "anime", ou seja: Batman a serie animada é um anime para os japoneses.

Com isso dito, Cassaro tem uma visão só dele de como deve ser um anime(Leia Holy Avenger) e é justamente o estilo visto pelo prisma dele que está contido em tormenta.

Forçado não eh ela ter classe com 14 anos, eh o irmão dela te-la vendido para no mercado de escravos de Tapista pq queria protege-la da vida de pirata (embora não pareça estar preocupado com ela ser violentada por um minotauro).

Agora me lembro dela. Character Design anacronico. Do not want.

... me lembrei do jogo Princess Maker II, eu conseguia fazer a minha filha mata um dragão com apenas um golpe quando ela tinha 12 anos.

Quer que eu considere um jogo hentai da Gainax como evidencia de o quanto ela não é forçada? :linguinha:
AKImeru

Mensagempor kimble em 17 Abr 2008, 21:20

Com isso dito, Cassaro tem uma visão só dele de como deve ser um anime(Leia Holy Avenger) e é justamente o estilo visto pelo prisma dele que está contido em tormenta.

Sendo que mecanicamente essa visão não é suportada pelo cenário. Porque tirando os aspectos cosméticos, o cenário não permite coisas como 'o garoto superpoderoso e fora do padrão que nunca precisou se desenvolver para chegar a isso' (DBZ, etc.), a recuperação milagrosa e aumento de poder instantâneo quando o personagem sofreu uma surra mas é 'levado até o limite', a questão do 'vou só usar metade do meu poder', etc.

Porque D&D não suporta esse estilo de anime. Mas como algo que o Trio não domina é mecânica, eles continuam seguindo nessa direção mesmo que o máximo de anime shonen que consiga ser realmente colocado no cenário são alterações cosméticas das pessoas e itens.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor AKImeru em 17 Abr 2008, 22:35

Porque D&D não suporta esse estilo de anime. Mas como algo que o Trio não domina é mecânica, eles continuam seguindo nessa direção mesmo que o máximo de anime shonen que consiga ser realmente colocado no cenário são alterações cosméticas das pessoas e itens.

O que me irrita mais mesmo são os fãs que insistem que Tormenta não é anime.
AKImeru

Mensagempor planes em 18 Abr 2008, 01:20

Oda Nobunaga escreveu:Não existe estilo anime.O que existe são convenções criadas na ilha de Nipon que fãs do exterior consideram um "estilo", quando qualquer animação e revistaem quadrinhos no Japão recebe a nomenclatura "manga" ou "anime", ou seja: Batman a serie animada é um anime para os japoneses.

Eu penso de forma diferente neste caso, do ponto de vista de RPG, anime tem características distintas que tornam este um estilo distinto de RPG (assim como outros estilos como jogos dramáticos, que também seriam meras "convenções" usadas para classificação de sistemas/ambientações), inclusive com generos "catalogados" (como Mechas, típico exemplo Shonen, ou Magical Girls, típico exemplo Shojo) o suficiente para facilitar a criação de sistemas genéricos de RPG Anime (como BESM, que tem não só um apoio de sistema que engloba muito bem a natureza dos animes como consegue criar um padrão de classificação bem confiavel e abrangente, mais até que boa parte dos outros estilos de RPG).

Acredito que Tormenta seria uma ambientação estilo anime de "espada e feitiçaria" (outro genero clássico), ou pelo menos deveria ser. O maior problema que tive com Tormenta (isso desde o idos do antigo grupo de discussão para Tormenta que constantemente contribuia com material de campanha) foi sua falta de personalidade, falta de alguém chegar e definir qual a proposta real da ambientação, ao invés de cada um chegar e tentar interpretar o mundo de outra forma (hora anime, hora cartunesco, hora fantasia clássica, como que em uma disputa bizarra entre os autores), criando uma ambientação totalmente desconexa e, com isso, pouco verossimil.

Quanto a alguem com 14 ter niveis, não considero problemático, com 14 - 16 anos é bem provavel que seu grog esteja passando por maus bocados em um jogo de Ars magica que tem um enfoque mais realista que Tormenta. Concordo que D&D é mais restrito devido a mecanica de niveis, mas acredito que, se for algo sutil (um avanço bem suave), não haveria problema :)

nota: em um jogo de anime a la BESM um personagem com 14 ateria uma leve desvanatgem social, mas nada muito preocupante XD
Imagem
planes

Mensagempor AKImeru em 18 Abr 2008, 02:31

como Mechas, típico exemplo Shonen

Isso foi nos anos oitenta, a maioria dos Shonens recentes são estilo "Grupo de Herois vs. Vilões".

Em outras palavras: Os criadores de manga e anime decidiram tentar algo diferente, fez sucesso, outros tentam fazer algo parecido. Não é um fenomeno apenas Japones. Ou por que acha que existem tantas comics estilo super heroi nos EUA? E por que acha que inspirou paises a criarem super herois? É a mesma coisa com as manias dos mangas, os paises acabam achando interessante aqueles arquetipos e o "copiam". Até agora, não vimos nada que correspondesse um estilo não?

Acredito que Tormenta seria uma ambientação estilo anime de "espada e feitiçaria" (outro genero clássico)

Sabe o que eu acho ironico você falar "estilo anime espada e feitiçaria"? Slayers e Record of Lodoss War, os mais bem sucedidos(Bem Record um pouco menos do que Berserk mas deixa isso para lá) ambos foram baseados em D&D. O primeiro era uma parodia que começou em uma revista de RPG japonesa, e o segundo foi baseado em uma campanha de D&D. Ou seja, são animações que se basearam em D&D. O proprio Record foge de todos os arquetipos(Olhos grandes, personagens com expressões exageradas e estilizadas e alguns outros. Não me recordo se ele utiliza linhas de ação) que você definiria "esilo anime" enquanto Slayers mergulha de cabeça nos velhos arquetipos.

Então no seu proprio exemplo temos duas séries bem diferentes, criadas com propositos diferentes, criadas com estilos diferentes e animadas diferentemente. Por que, eu lhe pergunto, por que ambas são consideradas "Estilo Anime"? Anime é um termo para animação no Japão. E está inerente a um pais que produz coisas, seja quadrinhos ou música, certos arquetipos que já funcionaram por lá. Isso constitue um "estilo"? A nomenclatura não faz sentido, como eu apontei antes, obras como "Batman: A Serie animada" são chamadas de anime por lá. E a série definitivamente não é um anime.

O maior problema que tive com Tormenta (isso desde o idos do antigo grupo de discussão para Tormenta que constantemente contribuia com material de campanha) foi sua falta de personalidade, falta de alguém chegar e definir qual a proposta real da ambientação, ao invés de cada um chegar e tentar interpretar o mundo de outra forma (hora anime, hora cartunesco, hora fantasia clássica, como que em uma disputa bizarra entre os autores), criando uma ambientação totalmente desconexa e, com isso, pouco verossimil.

Bem vindo ao clube, o exagerado e ao mesmo tempo a falta de proposito fazem esse cenário ser artificial, forçado e acima de tudo "estilo sobre substancia".

Agora sobre BESM: O proprio BESM não consegue recriar todos os animes, ele apenas emula os cliches e arquetipos da região.

É como se eu criasse o "Big Muscles, Small Brain" para recriar TODOS os estilos e arquetipos dos Super Herois dos anos noventa, ignorando os arquetipos que vieram antes e os que vieram depois.

Moral da Historia: Chamar Anime de estilo é o mesmo que chamar Comics de estilo e Historia em Quadrinhos de estilo e considerar os três diferentes apenas porque vêm de paises diferentes com nomenclaturas diferentes.

E para fechar, vamos fazer comparações.

SPOILER: EXIBIR
Imagem

SPOILER: EXIBIR
Imagem

Pesquizando a fundo, eu descobri o porque da tendencia dos brasileiros confundirem anime como um estilo, a palavra americana deixa bem claro que anime é uma abreviação a "Animação Japonesa" o que fulano pode achar facilmente que seja um estilo, apesar da evidencia falar o contrario. Um otimo artigo devo dizer, e aqui está o link para ele:

http://en.wikipedia.org/wiki/Anime

Após analisar mais afundo, creio que me preciptei ao dizer "Anime não é um estilo". Lendo mais o artigo a fundo, ele é considerado um estilo sim.

While different titles and different artists have their own artistic styles, many stylistic elements have become so common such that they are described as being definitive of anime in general. However, this does not mean that all modern anime share one strict, common art style.

Interessante, aparentemente as convenções feitas por animes "enlatados" acabam se transformando em parte do estilo.
AKImeru

Mensagempor kimble em 18 Abr 2008, 10:41

Dois centavos,

A animação japonesa foi influenciada pelos quadrinhos americanos, que chegaram lá após a Segunda Guerra Mundial. A maioria desses quadrinhos eram de super-heróis americanos. Por isso alguns autores mais antigos tem clara influência ocidental, como a quantidade de influências do Superman em algumas obras do Toriyama (o personagem similar no Dr. Slump, Goku vem de um planeta mais avançado que foi destruído pouco antes dele partir e sua origem alienígena é o que justifica suas habilidades sobre-humanas, etc.).
Por isso é até engraçado dizer que são duas coisas diferentes, porque na verdade uma deriva da outra.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Eltor Macnol em 18 Abr 2008, 11:06

Bah Oda, a parte realmente chata é que eu tenho quase certeza que foi contigo uma conversa meses atrás em que você trouxe exatamente o mesmo papo de "anime não é um estilo, é só um nome diferente pra animação", até ser convencido do contrário. Aí passa-se alguns meses, aparentemente você esqueceu tudo e o ciclo começa de novo, igualzinho. E dá apenas pra presumir que daqui a mais alguns meses vai acontecer de novo...

EDIT: Sabe, o sistema de busca do fórum funciona bem mesmo. Tá aqui a conversa original, e nem foi há tanto tempo assim, foi em Dezembro. A parte mais engraçada é que naquela ocasião eu já reclamava que não era a primeira vez que essa questão de "anime não é estilo" era esclarecida e prontamente esquecida... :b

Por isso é até engraçado dizer que são duas coisas diferentes, porque na verdade uma deriva da outra.

Com toda certeza uma influencia a outra, assim como acontece em quase todos os campos da arte - mas daí a dizer que não são estilos diferentes são outros 500.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Sr. Pichu em 18 Abr 2008, 11:07

é engraçado eu recordar de uma amiga que quase me xinga quando eu chamos os animês que ela gosta de "desenho animado"...
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários