como Mechas, típico exemplo Shonen
Isso foi nos anos oitenta, a maioria dos Shonens recentes são estilo "Grupo de Herois vs. Vilões".
Em outras palavras: Os criadores de manga e anime decidiram tentar algo diferente, fez sucesso, outros tentam fazer algo parecido. Não é um fenomeno apenas Japones. Ou por que acha que existem tantas comics estilo super heroi nos EUA? E por que acha que inspirou paises a criarem super herois? É a mesma coisa com as manias dos mangas, os paises acabam achando interessante aqueles arquetipos e o "copiam". Até agora, não vimos nada que correspondesse um estilo não?
Acredito que Tormenta seria uma ambientação estilo anime de "espada e feitiçaria" (outro genero clássico)
Sabe o que eu acho ironico você falar "estilo anime espada e feitiçaria"? Slayers e Record of Lodoss War, os mais bem sucedidos(Bem Record um pouco menos do que Berserk mas deixa isso para lá) ambos foram baseados em D&D. O primeiro era uma parodia que começou em uma revista de RPG japonesa, e o segundo foi baseado em uma campanha de D&D. Ou seja, são animações que se basearam em D&D. O proprio Record foge de todos os arquetipos(Olhos grandes, personagens com expressões exageradas e estilizadas e alguns outros. Não me recordo se ele utiliza linhas de ação) que você definiria "esilo anime" enquanto Slayers mergulha de cabeça nos velhos arquetipos.
Então no seu proprio exemplo temos duas séries bem diferentes, criadas com propositos diferentes, criadas com estilos diferentes e animadas diferentemente. Por que, eu lhe pergunto, por que ambas são consideradas "Estilo Anime"? Anime é um termo para animação no Japão. E está inerente a um pais que produz coisas, seja quadrinhos ou música, certos arquetipos que já funcionaram por lá. Isso constitue um "estilo"? A nomenclatura não faz sentido, como eu apontei antes, obras como "Batman: A Serie animada" são chamadas de anime por lá. E a série definitivamente não é um anime.
O maior problema que tive com Tormenta (isso desde o idos do antigo grupo de discussão para Tormenta que constantemente contribuia com material de campanha) foi sua falta de personalidade, falta de alguém chegar e definir qual a proposta real da ambientação, ao invés de cada um chegar e tentar interpretar o mundo de outra forma (hora anime, hora cartunesco, hora fantasia clássica, como que em uma disputa bizarra entre os autores), criando uma ambientação totalmente desconexa e, com isso, pouco verossimil.
Bem vindo ao clube, o exagerado e ao mesmo tempo a falta de proposito fazem esse cenário ser artificial, forçado e acima de tudo "estilo sobre substancia".
Agora sobre BESM: O proprio BESM não consegue recriar todos os animes, ele apenas emula os cliches e arquetipos da região.
É como se eu criasse o "Big Muscles, Small Brain" para recriar TODOS os estilos e arquetipos dos Super Herois dos anos noventa, ignorando os arquetipos que vieram antes e os que vieram depois.
Moral da Historia: Chamar Anime de estilo é o mesmo que chamar Comics de estilo e Historia em Quadrinhos de estilo e considerar os três diferentes apenas porque vêm de paises diferentes com nomenclaturas diferentes.
E para fechar, vamos fazer comparações.
Pesquizando a fundo, eu descobri o porque da tendencia dos brasileiros confundirem anime como um estilo, a palavra americana deixa bem claro que anime é uma abreviação a "Animação Japonesa" o que fulano pode achar facilmente que seja um estilo, apesar da evidencia falar o contrario. Um otimo artigo devo dizer, e aqui está o link para ele:
http://en.wikipedia.org/wiki/AnimeApós analisar mais afundo, creio que me preciptei ao dizer "Anime não é um estilo". Lendo mais o artigo a fundo, ele é considerado um estilo sim.
While different titles and different artists have their own artistic styles, many stylistic elements have become so common such that they are described as being definitive of anime in general. However, this does not mean that all modern anime share one strict, common art style.Interessante, aparentemente as convenções feitas por animes "enlatados" acabam se transformando em parte do estilo.