[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Deicide em 14 Mai 2008, 17:05

Ranger may mean a keeper, guardian, or soldier who ranges over a region to protect the area or enforce the law ("range" meaning "travel around an area"). In Britain, the term has long been associated with a keeper of a royal forest or park. Likewise, in the US the term has meant a warden employed to maintain and protect a natural area, such as a government forest or park.

Ou seja, vamos traduzir Ranger como guarda florestal!

Eu sinto muito, mas a definição mais próxima de ranger em português é sim patrulheiro. A questão não é semântica, mas sim o fato de vocês gostarem ou não da palavra.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor AKImeru em 14 Mai 2008, 17:05

Warlord: Capitão
Ranger: Comando
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Tabris em 14 Mai 2008, 17:19

• Blast - Rajada
  • Bloodied - Ferido (Para um americano normal Bloodied não significa necessariamente que sangue foi derramado, só que houve uma certa desvantagem no combate que o inimigo conseguiu primeiro. Uma tropa de exercito encurralada por muito bem estar "badly bloodied")
  • Burst - Emanação
  • Combat Advantage - Vantagem de Combate
  • Controller - Controlador
  • Defender - Defensor
  • Dragonborn - Cria Draconica
  • Dragonkin - Povo Draconico
  • Epic Destiny - Destino Épico
  • Exploit - Feito
  • Feat - Proeza
  • Feywild - Ermo Féerico/Ermo das Fadas
  • Healing Surge - Surto de Cura
  • Lurker - Espreitador
  • Minion - Capanga (Ótima idéia do Deicide)
  • Paragon Path - Caminho Exemplar (Lendário não fica legal quando vc usa paragon fora do termo)
  • Pull - Puxar
  • Push - Empurrar
  • Ranger - Guardião/Protetor
  • Second Wind - Segundo Fôlego
  • Shadowfell - Abismo/Depressão Sombrio(a)
  • Shift - Ajuste/Mudança
  • Skirmisher - Batedor (Escaramuceiro ou Embosqueiro é complexo demais)
  • Slide - Deslizar
  • Striker - Matador (Eu sei que parece estranho, mas é o unico termo que encontrei que passa a mesma idéia)
  • Tiers - Patamares
  • Underdark - Escuridão Inferior
  • WARLORD - Comandante
Imagem
Imagem
Tabris

Mensagempor ShinRyuu em 14 Mai 2008, 17:26

Eu sinto muito, mas a definição mais próxima de ranger em português é sim patrulheiro. A questão não é semântica, mas sim o fato de vocês gostarem ou não da palavra.

Patrulheiro pode até ser a melhor tradução para o termo Ranger. Mas, pra mim, está longe de ser a melhor tradução para a classe de D&D que se chama ranger.

Dragonborn - Cria Draconica

Aí confunde com dragonspawn ou até com wyrmling...
ShinRyuu

Mensagempor Mai em 14 Mai 2008, 17:52

Uma coisa que citaram aqui por acaso e achei que combinava...

Porque não Bloodied como Enfraquecido?
RAWR. IMMA DINOSSOR.
Mai

Twitter: BoredMai

Mensagempor Tabris em 14 Mai 2008, 18:58

Eu tenho certeza que tem um termo melhor para traduzir bloodied que é a coisa mais obvia do mundo e ninguém falou antes aqui. Eu só não lembro qual é.
Imagem
Imagem
Tabris

Mensagempor Gladius Dei em 14 Mai 2008, 19:10

[*]Blast - Explosão/Rajada
[*]Bloodied - Ferido (nem todos sangram, mais fácil abstrair ferido que sangrando em um golem. Ademais, bloody é que é ensanguentado, bloodied pode significar outro coisa, como bem apontaram)
[*]Burst - Emanação
[*]Combat Advantage - Vantagem Tática (porque não será apenas de combate)
[*]Controller - Controlador
[*]Defender - Defensor
[*]Dragonborn - Draconato (draco = dragão, nato = nascido)
[*]Dragonkin - Povo-Dragão
[*]Epic Destiny - Destino Épico
[*]Exploit - Feito/Proeza
[*]Feat - Talento (mais por questão de tradição)
[*]Feywild - Ermo Féerico (tem menos chances de confundir com "das fadas sininho")
[*]Healing Surge - Surto de Cura
[*]Lurker - Espreitador
[*]Minion - Lacaio
[*]Paragon Path - Caminho Exemplar
[*]Pull - Puxar (¬¬)
[*]Push - Empurrar (¬¬)
[*]Ranger - Droga, esse é difícil... mas eu fico com Caçador. Mas não choro se sair Patrulheiro.
[*]Second Wind - Segundo Fôlego
[*]Shadowfell - Depressão Sombria (não colocaria Abismo por causa do plano do abismo C/M)
[*]Shift - Ajuste (de posição)
[*]Skirmisher - Batedor (mais pela simplicidade)
[*]Slide - Deslizar? (qual o sentido que essa palavra será usada?)
[*]Striker - Agressor (ao contrário de defensor, atacante não fica bom, matador empatou no meu gosto)
[*]Tiers - Patamares
[*]Underdark - Subterrâneo (essa tradução já foi utilizada antes, sempre com o S maiúsculo para entender a qual tipo de subterrâneo se referiam)
[*]WARLORD - Comandante
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor ShinRyuu em 14 Mai 2008, 22:10

[*]Slide - Deslizar? (qual o sentido que essa palavra será usada?)

É quando um poder permite que você mova o alvo pelo chão em qualquer direção. Por exemplo, suponha um gigante que tenha o poder de, com um golpe de clava a 2q, deslizar o alvo 2q; ele pode afastar o alvo 2q, ficando então a 3q, ou aproximá-lo até ficar adjacente, ou lançá-lo para outra direção... Eu acho que isso será mais usado por poderes mágicos, como o do pit fiend, mas já vi algo marcial assim também. Acho que era um golpe de tridente que o cara cravava no alvo e podia levantá-lo e rodá-lo para qualquer quadrado adjacente.
ShinRyuu

Mensagempor Luminus em 14 Mai 2008, 23:07

Alguns eu escrevi "no escuro", pois não conheço a mecânica, então fuca difícil contextualizar... outros eu sacaneei mesmo. Então, toma!

[*]Blast - jorro (se for algo que parte em uma única direção a partir de um ponto), explosão (se for em uma área ao redor de um ponto)

[*]Bloodied - surrado, espancado, ferido com borra.

[*]Burst - Dispersão (ao redor de um ponto), rajada (em uma única direção a partir de um ponto)

[*]Combat Advantage - Vantagem em Combate

[*]Controller - supervisor (no sentido de comandar um grupo), controlador (no sentido de subjugar a vontade de alguém).

[*]Defender - defensor, protetor, guardião

[*]Dragonborn - dragonato

[*]Dragonkin - dragonidade (feito humanidade, elvidade...)

[*]Epic Destiny - Destino épico

[*]Exploit - explorar (no sentido de tirar vantagem), desbravar (no sentido de investigar, visitar); Exploração, desbravamento, expedição.

[*]Feat - Proeza, Façanha (no sentido de concluir algo que exige coragem ou habilidade). TALENTO é outra coisa... a tradição nessas horas é melhor ser mandada às favas.

[*]Feywild - Fadocílio :D

[*]Healing Surge - surto de energia, ascensão metabólica (!), vergão (?), recobrar ferimentos.

[*]Lurker - espreitador (no sentido de esperar sentado para atacar).

[*]Minion - assecla

[*]Paragon Path - Caminho Primoroso

[*]Pull - don't push it...

[*]Push - ... you might as well pull my finger!

[*]Ranger - Escoteiro, Patrulheiro, Matuto, Finório.

[*]Second Wind - Novo Fôlego

[*]Shadowfell - Ocaso das Sombras

[*]Shift - diminutivo do Caps Lock... brincadeirinha... mudar, alterar, modificar.

[*]Skirmisher - escaramuçador, escaramuceiro

[*]Slide - deslizar, escorregar.

[*]Striker - golpeador

[*]Tiers - divisões, categorias

[*]Underdark - Grande Salão de Dança dos Drows, Illithids e Sahuagin... ou então apenas Penumbrabissal, Calígina, Trevaguda.

[*]WARLORD - heheheh... GUERREROMEM!!! Hmmm... caudilho, nem fudeno... hmmm... Gargamel? Neh, esse tem fama ruim... guerrófilo? Belicista, belicista é até bacana :)

E!
Luminus

Mensagempor Alduim em 14 Mai 2008, 23:25

Pessoal, eu não acho que adianta ficar discutindo isso aqui. Vocês tinham que discutir isso lá no outro forum pra que o Douglas visse e o todos concordassem.
Alduim

Mensagempor WillDice em 15 Mai 2008, 00:14

Deicide escreveu:Willdice, suas sugestões para Combate Advantage, Shift e Striker ficaram melhores que as minhas. Vou adotá-las.

Só para constar, essas foram justamente as traduções anunciadas pelo D3. ;)

* Bloodied: Ferido

O termo até seria legal. Mas pensem bem como ficaria a tradução de um poder com isso.

"Você causa +1d6 de dano se seu inimigo estiver ferido". Ou "você só pode usar esse poder se estiver ferido".

Notaram a ambiguidade? Fica difícil lembrar que esse termo se refere a ter PVs abaixo de determinada marca; o que se entende é que basta ter levado qualquer quantidade de dano para se estar "ferido".

ShinRyuu escreveu:Não só vi, como transcrevi a imagem para texto.

:ops:

Eu sei, sim, que a primeira frase da descrição dele é isso que você disse: "Rangers are watchful warriors who roam past the horizon to safeguard a region, a principle, or a way of life."

Entonces.

Eu vejo um "guardião" fazendo isso. Eu entendo um "patrulheiro" fazendo isso. Eu até aceito um "batedor" fazendo isso.
Agora, um "caçador" como guerreiro vigilante que protege algo...

Aproveito para ver o resto:

Masters of bow and blade, rangers excel at hit-and-run assaults and can quickly and silently eliminate foes. Rangers lay superb ambushes and excel at avoiding danger.

Patrulheiros se encaixam nessa parte muito bem, na minha opinião. Mas Caçador também, então vá lá.

As a ranger, you possess almost supernaturally keen senses and a deep appreciation for untamed wilderness. With your knowledge of the natural world, you are able to track enemies through nearly any landscape, using the smallest clue to set your course, even sometimes the calls and songs of beasts an birds. Your severe demeanor promises a deadly conclusion to any enemy you hunt.

Acho que esse é o trecho mais próximo do que considero um "caçador". Nada que fique estranho em um patrulheiro, no entanto.

E antes:
Class Features: Fighting Style, Hunter's Quarry, Prime Shot

Estou citando isso só para lembrar um dos argumentos do D3: tem que se pensar em outros termos que usam determinada tradução mais naturalmente. No caso, uma das características de classe do Ranger tem "Hunter" no nome. Vai traduzir as duas com a mesma palavra? Ou usar algum outro termo que não caçador toda vez que aparecer hunter?

Só que há dois problemas aí. O primeiro é que a classe ranger corresponde a um estereótipo muito mais amplo do que essa descrição, que achei muito específica, e dependendo da campanha, um PJ ranger pode acabar não protegendo coisa alguma além dos seus objetivos.

Toda classe acaba caindo nisso. Ou vamos querer que todo Guerreiro participe de conflitos entre forças militares? Warlord também sofrerá disso, qualquer que seja a tradução adotada.

E de qualquer forma, isso mata mesmo o "guardião".

Tudo bem que isso se enquadra como proteger um princípio ou modo de vida; só que "patrulha" remete fortemente à idéia de território, sendo que princípios e modos de vida independem de território.

Eu não estou falando de patrulha, mas de patrulheiro. Essa palavra quer dizer um pouco mais que "aquele que patrulha".

Ou melhor, patrulha é mais do que você pensa. Citando trechos de meu Aurelião para patrulha e patrulhar: "grupo de pessoas que fazem a ronda, zelando pela manutenção da ordem, ou que procuram localizar pessoas em perigo, etc; (Mil) Percorrer sistematicamente uma área ou zona de passagem provável do inimigo, para detectá-lo e obter informes acerca da composição, atividades, etc, da área ou zona".

Note que essa área ou zona que ele patrulha não precisa ser a área dele, mas a área onde ele está no momento.

Essa pesquisa me lembrou de outro dado importante: Patrulheiro é um termo mais marcial, militar até. "Caçador" é meio rústico demais para um Ranger, que não precisa viver no mato, mas saber se virar nele.

Essa coisa territorialista é que me incomoda em chamá-lo de Patrulheiro. Um cavaleiro errante (que pode ser um guerreiro, um paladino, um warlord ou um mero NPC) pode patrulhar um castelo, uma vila, ou até um reino. Ele é um patrulheiro, mas não é um ranger, nem um caçador.

Sim, e um ranger, warlord, paladino que participe de guerras poderá ser considerado um "guerreiro". Fighter, então, é qualquer um que lute...
E um guerreiro, paladino ou ranger que comande um grupo será o Comandante deles (assumindo essa a tradução adotada para warlord).

Mas certamente tem uma classe que faz cada coisa dessas melhor. Adivinha qual é o melhor em patrulhar?

A segunda questão é que o que DISTINGUE o ranger das outras classes, pra mim, são suas habilidades de caça: rastrear o alvo e eliminá-lo com arco ou armas brancas (embora eu ache que deveria ser só arco), e no meio disso sobreviver facilmente longe da civilização.

Coisas que patrulheiro também faz, sem fazer ninguém pensar que ele só faz isso contra animais.

Patrulhas também podem perseguir alvos, não concorda?
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor Nibelung em 15 Mai 2008, 00:23

Alduim escreveu:Pessoal, eu não acho que adianta ficar discutindo isso aqui. Vocês tinham que discutir isso lá no outro forum pra que o Douglas visse e o todos concordassem.

Imagem

Eu vinha dizer exatamente isso e você entra na minha frente.

Primeiro, existem alguns termos que já estão definidos e não estão abertos a discussão nessa lista. patrulheiro, Agressor, Defensor, Ajuste, Draconato, Agrestia das Fadas, etc. Eu acho que é simples perda de tempo discutí-los caso a intenção seja realmente entregar uma lista de sugestões à Devir. Claro que discussões pelo simples prazer de reclamar que poderia ser melhor ainda é válido.

Segundo, repetindo o que o colega acima disse, o D3 só consulta o fórum da RedeRPG por falta de tempo (sim, ele já disse que não tem como consultar X locais diferentes), então discutir as coisas aqui é igual peidar na água: Não serve pra nada.

Terceiro, proponho criarmos uma campanha "Senhor da Guerra NÃO!" e coletar assinaturas. Alguém se candidata? :b
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor WillDice em 15 Mai 2008, 06:33

A gente poderia reunir uma lista geral de termos nossos nesse tópico, e então alguém levaria pra RedeRPG.

Ou talvez passar para o D3 diretamente, sei lá se o M.Telles deixaria qualquer coisa vinda daqui aparecer no fórum dele.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor Madrüga em 15 Mai 2008, 08:56

Lumine Miyavi escreveu:Sim, mas é mais fácil abstrair "o golem está ferido" do que "o golem está ensanguentado". :cool:

Já que você quer ser tradutor, não incorra no primeiro e mais comum pecadilho de tradução: não queira recriar, não queira melhorar o original. Se você disser "bloodied" para qualquer falante de língua inglesa, a primeira coisa que vem à mente é sangue. É a raiz, não tem como fugir. Eles dirão isso de criaturas que obviamente não sangram, porque é uma abstração, o nome de uma condição que não tem exatamente a ver com o sangue. Se farão essa associação no original, não tem porque dar tratos à bola em tentar fugir dela e "melhorar" o texto na tradução.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários