Técnicas para rolar Prelúdios.

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Anonimous000 em 18 Mai 2008, 16:17

Depois de uma rápida olhada neste tópico decidi abrir este.

Prelúdios geralmente são citados como um modo de aprofundar personagens e de criar um background mais forte para a campanha, seja aprofudando o cenário ou criando elos que mantém o grupo unido.

Bem, eu nunca fiz uso de prelúdios e nunca joguei com um mestre que fizesse uso dos mesmos, por isso venho aqui procurar dicas e conselhos sobre o que fazer ou não na hora de tentá-los.

Grato desde já aos que contribuírem.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor FreeSample em 18 Mai 2008, 16:22

Questionários e/ou roteiros dirigidos, até o momento, me parecem uma boa maneira de criar um passado do personagem. além de sugerir antagonistas e tramas.
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor Deicide em 18 Mai 2008, 20:57

Eu prefiro flashbacks. Na criação de personagem, o jogador cria o personagem e define uma coisinha ou outra do background. Daí, você faz o jogo rolar um tempo, e algum dia faz um flashback para o passado do personagem.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Youkai X em 18 Mai 2008, 21:48

Eu normalmente faço uma mini-sessão solo com o personagem novo, pra ele ir pegando o jeito com o personagem novo e ver um pouco do que ele pode fazer, como se fosse a cena introdutória dele na campanha.
Eu gostei datua idéia de flashback, Deicide, vou até querer aproveitá-la e usar em mesa XD
Youkai X

Mensagempor Deicide em 18 Mai 2008, 22:41

Acho o flashback legal porque quando você o faz já deu tempo tanto do Mestre como do jogador terem uma idéia de como o personagem é, e aí usa o flashback para expandí-lo.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Anonimous000 em 18 Mai 2008, 23:13

Já pensei em flashbacks, mas seria difícil usá-los no meio de uma sessão de jogo, pois os outros jogadores não teriam muito o que fazer.

Sobre sessões solo, me parecem uma boa solução (se eu conseguisse marcar elas com meu grupo seria bom...)
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Sampaio em 18 Mai 2008, 23:33

Eu prefiro flashbacks. Na criação de personagem, o jogador cria o personagem e define uma coisinha ou outra do background. Daí, você faz o jogo rolar um tempo, e algum dia faz um flashback para o passado do personagem.

Achei a idéia péssima. Muito ruim mesmo.

Pq tira a liberdade do jogador sob seu personagem, de modo que acaba que o Mestre quem define coisas que o personagem fez e/ou viveu, sem escolha pro jogador.

E além de ser arbitrário é cliché até a alma. Eu ficaria constrangido se um Mestre usasse isso comigo (a não ser que fizesse isso de uma maneira bem interessante e inovadora que sequer consigo imaginar).

E acho background/prelúdio um coisa essencial, e até hoje os únicos grupos que joguei que não fizeram foram alguns poucos de aventura rápida e os que eu me arrependi de ter jogado.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Youkai X em 18 Mai 2008, 23:37

Sobre sessões solo, me parecem uma boa solução (se eu conseguisse marcar elas com meu grupo seria bom...)

Pra uma sessão solo é só marcar uma sessão em separado apenas com o jogador cujo personagem terá o prelúdio. Ou se o prelúdio for mais curto que o jogador em questão venha mais cedo. Dificilmente os outros jogadores vão querer ver as cenas alheias e aprendi isso vendo parte do restante da mesa roncar!
Youkai X

Mensagempor Anonimous000 em 18 Mai 2008, 23:48

Meu grupo já marca jogos muito esporádicamente, se for trocar alguns desses jogos por sessões solos vai levar uns dois meses para rolar todos os prelúdios, e até lá alguns já perdem o interesse. E sobre o jogador chegar antes para o prelúdio, eu sou o único jogador com alguma pontualidade no grupo (sendo que alguns atrasam até cinco ou seis horas, isso se não deixaram de aparecer sem aviso).

Estou pensando em tentar fazer os prelúdios via internet, se houver algum meio para realizar rolagens de dados que eu faça o grupo usar (tivemos más experiências com alguns programas de RPG via internet).
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Cebolituz em 19 Mai 2008, 00:08

Creio que tais técnicas de prelúdio podem ser usadas aos poucos e de maneira bem distante entre um e outro e sempre variando de jogadores. Não ocupar mais do que 20 minutos e então voltar ao jogo. Usa-se em uma sessão, umas 3 sessões depois usa-se de novo ou com outro jogador, e assim varia. Creio eu que não fique cansativa.

Geralmente esse tempo pode ser gasto pelos outros jogadores a darem uma descansada ou ir até o banheiro e a cozinha.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Youkai X em 19 Mai 2008, 01:10

Uma pena então, Anonimous. Então pras sessões solo de prelúdio marque num outro dia da semana mesmo, onde esse jogador estará livre (pois aí seria só ele e seria mais fácil em teoria achar um horário pra ele).

È, Cebolituz, o ideal é que durem 20 minutos, mas eu acabo fazendo com que se estendam por pouco mais de 1 hora e isso é mal pra mim...
Youkai X

Mensagempor Deicide em 19 Mai 2008, 09:13

Sampaio escreveu:Achei a idéia péssima. Muito ruim mesmo.

Pq tira a liberdade do jogador sob seu personagem, de modo que acaba que o Mestre quem define coisas que o personagem fez e/ou viveu, sem escolha pro jogador.

Muito pelo contrário. O flashback é todo baseado nos parâmetros que o jogador definiu ao criar o personagem. Se ele definiu que perdeu a irmã quando era jovem por causa disso e daquilo, é exatamente isso que você vai mostrar. Contudo, você pode adicionar detalhes e tornar bem mais emocional aquela perda.

Flashbacks também são ótimos para mostrar uma relação antiga entre um NPC da crônica e um personagem. Voltando a crônica no tempo, você pode mostrar como aquele NPC prejudicou/ajudou o personagem no passado.

A idéia do flashback não é diferente da narração de qualquer outro momento da campanha. A diferença é que o personagem ganha uma ficha diferente, "mais inexperiente", de seu personagem, e você o faz viver momentos importantes de seu passado. É uma coisa bem diferente entre o jogador dizer que o personagem passou por uma experiência traumática e você fazê-lo interpretar essa experiência.

Flashback ficou tão popular na minha mesa que, depois dos dois primeiros personagens a terem flashback, os demais jogadores estavam loucos para chegar a sua vez.

E além de ser arbitrário é cliché até a alma. Eu ficaria constrangido se um Mestre usasse isso comigo (a não ser que fizesse isso de uma maneira bem interessante e inovadora que sequer consigo imaginar).

Então você não consegue imaginar. Na minha campanha atual, eu narrei os flashbacks de todos os personagens (exceto um, que ainda terá o dele), cada um em um ponto diferente da campanha. Depois dos flashbacks, os jogadores começaram a se importar muito mais com seus personagens. Além disso, eles começavam a referenciar fatos do passado, pois estes se tornaram momentos da crônica e não apenas descrição de background.

E acho background/prelúdio um coisa essencial, e até hoje os únicos grupos que joguei que não fizeram foram alguns poucos de aventura rápida e os que eu me arrependi de ter jogado.

Flashback é um tipo de prelúdio. A grande diferença entre um flashback e um prelúdio normal é que, no flashback, ele ocorre algum tempo depois do início da crônica. Note que ele não impede que o jogador tenha criado um background para o personagem: a idéia é expandir esse background e dar vida a ele. A vantagem é que, como a campanha já vai ter começado, o Mestre já tem conhecimento sobre como é o personagem e como o jogador o confuz, e pode trabalhar em cima disso. Além disso, o flashback permite que você priorize certos jogadores (aqueles que tem mais problema em interpretar), ao invés de fazer todos os prelúdios no início da campanha.

Normalmente, eu fazia flashbacks em dias que não dava para o grupo reunir, ou pedia para o jogador específico chegar mais cedo para jogarmos. Nenhum desses flashbacks tomou menos de uma hora, e alguns chegaram a três horas de jogo. Por isso, eu só os fazia quando não ia prejudicar o resto do grupo. Aqui foram os flashbacks que fiz (texto longo):

SPOILER: EXIBIR
Personagem 1:Background definido pelo jogador: Criança de rua, adotado por nobres na infância, pai morto em invasão de seu reino natal.

Momento da Campanha: Bem no começo, assim que chega ao seu primeiro destino na sua busca por justiça.

Flashback: volta no passado, mostrando como era sua infância nas ruas e como o personagem foi adotado por um nobre. Depois o treinamento dele com seu mentor (que viria a ser um vilão na campanha), e por fim a invasão de seu reino, quando seu mentor trai o reino e seu pai e o seu rei são mortos por um reino rival.

Personagem 2: Background definido pelo jogador: Mago, fugiu de casa por desavenças com o pai, fez uma promessa com um amigo de infância, que morreu, e tenta cumprir essa promessa.

Momento da Campanha: No meio de um combate, quando todos os outros personagens tinham sido derrotados (na verdade, no dia do combate o jogador não pode ir, e na semana seguinte não dava para o grupo reunir, então criei uma desculpa para o personagem abandonar o grupo, e ele apareceu no final da história para salvar os outros. Na semana seguinte, joguei com o jogador o que acontecera nesse intervalo e fiz seu flashback).

Flashback: Após abandonar o grupo, ele resolve ir embora da cidade. Na espera por um barco, lembra-se do seu passado na academia arcana e de um amigo de infância com quem fez uma promessa. Introduzi também seu mentor, um velhinho maluco que os ensina a seguir seus próprios sonhos, e mostrei o conflito do personagem com o pai. Também ocorreu a morte do amigo, e termina com o personagem adolescente fugindo de casa. Ele então retorna para salvar os companheiros, conforme ocorreu na seção anterior. Um dos NPCs do flashback viria a ser um vilão recorrente na campanha, aparecendo em três momentos diferentes.

Personagem 3:Background definido pelo jogador: VIndo de um reino de bárbaros, que foi atacado e conquistado por um reino vizinho. Passou a adolescência como escravo numa prisão, depois fugiu e deseja libertar seu povo.

Momento da Campanha: No segundo reino que visitaram, o grupo é atacado por selvagens e este personagem é levado prisioneiro. O líder dos selvagens, um guerreiro poderoso, nota a nobreza do personagem e sua busca por força, e decide enfrentá-lo. O flashback foi se intercalando com o confronto: cada vez que o personagem era derrotado nas múltiplas batalhas, a gente voltava no tempo e mostrava um pouco do passado.

Flashback: A infância do personagem, numa cidade de bárbaros. Seus amigos de infância, os líderes da tribo e a relação deles com o personagem. Segue a invasão de um reino vizinho para parar com os ataques dos bárbaros e a queda de sua cidade. O personagem, ainda criança, é escravizado e seus amigos são mortos ou desaparecem (para aparecer mais tarde na campanha). No fim da adolescência, o personagem é libertado quando um grande guerreiro desafia o imperador em troca da liberdade de seus compatriotas, e o personagem presencia o poder do imperador e o sacrifício desse guerreiro.

Personagem 4: Background definido pelo jogador: Pai exilado pelos líderes de sua cidade, desejava provar a inocência do pai e restaurar o nome da família.

Momento da Campanha: Quando ele foi morto em combate (seria ressucitado pouco depois).

Flashback: Volta à cidade natal do personagem, em sua infância, quando seu pai, um renomado estudioso local, descobre um segredo sombrio dos governantes. Tentando expor esse segredo, a família é exilada para as terras ermas ao norte, onde se estabelecem. Ele cresce ali, aprendendo o ofício do pai, até que um coronel invade as terras e tenta expulsar os moradores. O pai confronta esse vilão, mas após anos protegendo a região é morto. O personagem então parte para viajar o mundo. Aproveitei para, neste flashback, introduzir um amigo de infância e a mãe do personagem, que mais tarde teriam importância na campanha.

Bom, o ponto é que o flashback é um complemento para o background definido pelo jogador. Muitos jogadores definem pontos na história do personagem, mas não pensam no impacto emocional desses momentos. A idéia do flashback é expandir as idéias do jogador, não ir contra elas.

Deicide

Mensagempor Mirallatos em 19 Mai 2008, 15:38

Sem querer vender meu peixe, mas eu fiz exatamente como está no blog da minha campanha:

http://abismorpg.blogspot.com

Narrei prólogos separados para cada um. Com ganchos específicos relacionados ao enredo que estaria por vir, sem que no processo eu tenha me desfeito dos históricos criados por cada jogador.
Imagem
Mirallatos

Mensagempor Youkai X em 19 Mai 2008, 16:43

E Khelben, você me fez lembrar de uma coisa. Eu não consigo lembrar direito do que acontecem nas minhas ses~soes (fatos principais e copo, sim,m as detalhes legais pra dar uma descrição literária eu não consigo). Como eu procederia pra descrever as aventuras do meu grupo? A mesa já está razoavelmente avançada e muita coisa já aconteceu. Diga-me algo inspirador XD .
Youkai X

Mensagempor Mirallatos em 20 Mai 2008, 09:47

Khelben?
Imagem
Mirallatos

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias