Sampaio escreveu:Achei a idéia péssima. Muito ruim mesmo.
Pq tira a liberdade do jogador sob seu personagem, de modo que acaba que o Mestre quem define coisas que o personagem fez e/ou viveu, sem escolha pro jogador.
Muito pelo contrário. O flashback é todo baseado nos parâmetros que o jogador definiu ao criar o personagem. Se ele definiu que perdeu a irmã quando era jovem por causa disso e daquilo, é exatamente isso que você vai mostrar. Contudo, você pode adicionar detalhes e tornar bem mais emocional aquela perda.
Flashbacks também são ótimos para mostrar uma relação antiga entre um NPC da crônica e um personagem. Voltando a crônica no tempo, você pode mostrar como aquele NPC prejudicou/ajudou o personagem no passado.
A idéia do flashback não é diferente da narração de qualquer outro momento da campanha. A diferença é que o personagem ganha uma ficha diferente, "mais inexperiente", de seu personagem, e você o faz viver momentos importantes de seu passado. É uma coisa bem diferente entre o jogador dizer que o personagem passou por uma experiência traumática e você fazê-lo interpretar essa experiência.
Flashback ficou tão popular na minha mesa que, depois dos dois primeiros personagens a terem flashback, os demais jogadores estavam loucos para chegar a sua vez.
E além de ser arbitrário é cliché até a alma. Eu ficaria constrangido se um Mestre usasse isso comigo (a não ser que fizesse isso de uma maneira bem interessante e inovadora que sequer consigo imaginar).
Então você não consegue imaginar. Na minha campanha atual, eu narrei os flashbacks de todos os personagens (exceto um, que ainda terá o dele), cada um em um ponto diferente da campanha. Depois dos flashbacks, os jogadores começaram a se importar muito mais com seus personagens. Além disso, eles começavam a referenciar fatos do passado, pois estes se tornaram momentos da crônica e não apenas descrição de background.
E acho background/prelúdio um coisa essencial, e até hoje os únicos grupos que joguei que não fizeram foram alguns poucos de aventura rápida e os que eu me arrependi de ter jogado.
Flashback é um tipo de prelúdio. A grande diferença entre um flashback e um prelúdio normal é que, no flashback, ele ocorre algum tempo depois do início da crônica. Note que ele não impede que o jogador tenha criado um background para o personagem: a idéia é expandir esse background e dar vida a ele. A vantagem é que, como a campanha já vai ter começado, o Mestre já tem conhecimento sobre como é o personagem e como o jogador o confuz, e pode trabalhar em cima disso. Além disso, o flashback permite que você priorize certos jogadores (aqueles que tem mais problema em interpretar), ao invés de fazer todos os prelúdios no início da campanha.
Normalmente, eu fazia flashbacks em dias que não dava para o grupo reunir, ou pedia para o jogador específico chegar mais cedo para jogarmos. Nenhum desses flashbacks tomou menos de uma hora, e alguns chegaram a três horas de jogo. Por isso, eu só os fazia quando não ia prejudicar o resto do grupo. Aqui foram os flashbacks que fiz (texto longo):
Personagem 1:Background definido pelo jogador: Criança de rua, adotado por nobres na infância, pai morto em invasão de seu reino natal.
Momento da Campanha: Bem no começo, assim que chega ao seu primeiro destino na sua busca por justiça.
Flashback: volta no passado, mostrando como era sua infância nas ruas e como o personagem foi adotado por um nobre. Depois o treinamento dele com seu mentor (que viria a ser um vilão na campanha), e por fim a invasão de seu reino, quando seu mentor trai o reino e seu pai e o seu rei são mortos por um reino rival.
Personagem 2: Background definido pelo jogador: Mago, fugiu de casa por desavenças com o pai, fez uma promessa com um amigo de infância, que morreu, e tenta cumprir essa promessa.
Momento da Campanha: No meio de um combate, quando todos os outros personagens tinham sido derrotados (na verdade, no dia do combate o jogador não pode ir, e na semana seguinte não dava para o grupo reunir, então criei uma desculpa para o personagem abandonar o grupo, e ele apareceu no final da história para salvar os outros. Na semana seguinte, joguei com o jogador o que acontecera nesse intervalo e fiz seu flashback).
Flashback: Após abandonar o grupo, ele resolve ir embora da cidade. Na espera por um barco, lembra-se do seu passado na academia arcana e de um amigo de infância com quem fez uma promessa. Introduzi também seu mentor, um velhinho maluco que os ensina a seguir seus próprios sonhos, e mostrei o conflito do personagem com o pai. Também ocorreu a morte do amigo, e termina com o personagem adolescente fugindo de casa. Ele então retorna para salvar os companheiros, conforme ocorreu na seção anterior. Um dos NPCs do flashback viria a ser um vilão recorrente na campanha, aparecendo em três momentos diferentes.
Personagem 3:Background definido pelo jogador: VIndo de um reino de bárbaros, que foi atacado e conquistado por um reino vizinho. Passou a adolescência como escravo numa prisão, depois fugiu e deseja libertar seu povo.
Momento da Campanha: No segundo reino que visitaram, o grupo é atacado por selvagens e este personagem é levado prisioneiro. O líder dos selvagens, um guerreiro poderoso, nota a nobreza do personagem e sua busca por força, e decide enfrentá-lo. O flashback foi se intercalando com o confronto: cada vez que o personagem era derrotado nas múltiplas batalhas, a gente voltava no tempo e mostrava um pouco do passado.
Flashback: A infância do personagem, numa cidade de bárbaros. Seus amigos de infância, os líderes da tribo e a relação deles com o personagem. Segue a invasão de um reino vizinho para parar com os ataques dos bárbaros e a queda de sua cidade. O personagem, ainda criança, é escravizado e seus amigos são mortos ou desaparecem (para aparecer mais tarde na campanha). No fim da adolescência, o personagem é libertado quando um grande guerreiro desafia o imperador em troca da liberdade de seus compatriotas, e o personagem presencia o poder do imperador e o sacrifício desse guerreiro.
Personagem 4: Background definido pelo jogador: Pai exilado pelos líderes de sua cidade, desejava provar a inocência do pai e restaurar o nome da família.
Momento da Campanha: Quando ele foi morto em combate (seria ressucitado pouco depois).
Flashback: Volta à cidade natal do personagem, em sua infância, quando seu pai, um renomado estudioso local, descobre um segredo sombrio dos governantes. Tentando expor esse segredo, a família é exilada para as terras ermas ao norte, onde se estabelecem. Ele cresce ali, aprendendo o ofício do pai, até que um coronel invade as terras e tenta expulsar os moradores. O pai confronta esse vilão, mas após anos protegendo a região é morto. O personagem então parte para viajar o mundo. Aproveitei para, neste flashback, introduzir um amigo de infância e a mãe do personagem, que mais tarde teriam importância na campanha.
Bom, o ponto é que o flashback é um complemento para o background definido pelo jogador. Muitos jogadores definem pontos na história do personagem, mas não pensam no impacto emocional desses momentos. A idéia do flashback é expandir as idéias do jogador, não ir contra elas.